Cinco colheres de madeira estão dispostas horizontalmente, cada uma contendo um tipo diferente de suplemento ou medicamento.As colheres estão sobre um fundo branco limpo, que contrasta bem com as cores escuras dos medicamentos e suplementos.Folhas verdes estão espalhadas ao redor das colheres, adicionando um toque natural à composição da imagem.

Qual é a função do termogênico? Toda a verdade sobre o suplemento que promete emagrecer

O termogênico deve ser considerado uma solução mágica para a perda de peso? Descubra qual é a melhor forma de acelerar o metabolismo

Compartilhe

Você já ouviu falar em termogênico? Talvez você esteja em busca de algo que te ajude a emagrecer mais rápido e encontrou esse suplemento que possui a promessa de acelerar o metabolismo. No entanto, a verdade é que não é bem assim que ele funciona.

Para te esclarecer toda a verdade sobre o termogênico, o Fashion Bubbles reuniu aqui o que ele é, para que serve, o que acontece quando o tomamos e muito mais. Você vai descobrir também qual a melhor forma de acelerar o metabolismo, para assim ter mais chances de emagrecer em pouco tempo. Confira!

O que é termogênico para que serve?

Os termogênicos são suplementos populares pela promessa de acelerar o metabolismo e com isso aumentar a velocidade do emagrecimento.

A imagem mostra uma variedade de termogênico dispostos artisticamente sobre um tecido branco texturizado. Há uma colher de madeira contendo duas cápsulas amarelas ovais, e ao lado, três compartimentos em forma de coração de madeira contêm diferentes tipos de cápsulas e pílulas. Folhas verdes frescas e flores brancas adornam a composição
Fonte: Canva

Na prática, quando falamos em acelerar o metabolismo, isso seria aumentar a velocidade com que as reações do nosso corpo ocorrem e esse aumento, teoricamente, levaria a um maior gasto de energia (que pode ser contabilizada em calorias).

No entanto, esse aumento precisa ser significativo para que o emagrecimento ocorra. Além disso, o aumento deve ser mantido, com constância, por um longo período para ter relevância em sua composição corporal.

  • Em seguida, leia Vitamina D: entenda os benefícios e quando é preciso suplementar
A imagem mostra uma pessoa segurando um garfo com um pedaço de comida verde, possivelmente um vegetal. A pessoa está usando uma fita métrica amarela ao redor do pescoço, sugerindo um tema de dieta ou saúde. Além disso, a pessoa está usando um relógio preto no pulso esquerdo. A pessoa está vestindo uma blusa branca sem mangas e o fundo da imagem é claro e minimalista, colocando o foco na pessoa e no garfo com comida.
Fonte: Canva

Geralmente os termogênicos são encontrados em pó ou em cápsulas e a composição do produto varia entre as marcas. É comum encontrarmos estimulantes como a cafeína, o chá-verde, a pimenta, o gengibre, entre outros.

O que acontece quando tomo termogênico?

Como mencionado anteriormente, o termogênico tem a promessa de acelerar o metabolismo e com isso aumentar a velocidade do emagrecimento. No entanto, a verdade é que esse suplemento não é capaz de ser eficaz a ponto de isoladamente levar ao emagrecimento.

O essencial para o emagrecimento saudável, segundo o médico nutrólogo e do esporte, Eduardo Rauen, um dos fundadores da healthtech Liti Saúde, “O essencial para um emagrecimento saudável é a união da alimentação junto à prática regular de exercícios físicos para alcançar resultados efetivos e sustentáveis”, diz.

A imagem mostra uma pessoa sentada à mesa, desfrutando de uma refeição saudável. Ela está usando uma camisa branca e segurando um garfo com um pedaço de comida nele. A mesa é clara e há vários vegetais espalhados sobre ela, incluindo brócolis e cebolinhas. Há um pote de vidro contendo um líquido vermelho, possivelmente chá ou suco, ao lado do prato. O ambiente é iluminado e arejado, com plantas ao fundo e itens de cozinha visíveis nas prateleiras. A imagem transmite uma sensação de estilo de vida saudável e consciente.
Fonte: Canva
  • Logo depois, leia Água de alecrim emagrece e traz benefícios para o cabelo. Saiba como fazer!

Eduardo Rauen também explica que os termogênicos não devem ser considerados uma solução mágica para a perda de peso. “O termogênico é um suplemento que contém estimulantes na sua composição, como a cafeína e o chá-verde. Estes, ao serem metabolizados pelo organismo geram um aumento da termogênese (processo que converte calorias em energia térmica liberando calor), mas esse aumento na maioria das vezes não é duradouro”.

Em teoria parece interessante, mas hoje sabemos que o corpo se adapta aos efeitos do termogênico e por isso a efetividade para o emagrecimento é reduzida.

  • Logo após, leia Vinagre de maçã: 5 benefícios comprovados, como usar para emagrecer e os efeitos ao tomar em jejum

É saudável tomar termogênico?

Devemos também ter atenção ao usar termogênicos, pois eles podem desencadear alguns efeitos colaterais como insônia, irritabilidade, tremores, palpitações cardíacas, distúrbios gastrointestinais e até mesmo dependência.

A imagem mostra uma pessoa segurando uma cápsula branca entre o polegar e o indicador (termogênico). O rosto da pessoa está desfocado para proteger sua identidade. Ela parece estar em um ambiente interno claro, possivelmente um ambiente doméstico ou de escritório, como sugerido pela presença de uma planta no canto superior direito da imagem. A cápsula branca é o foco principal da imagem.
Fonte: Canva
  • Logo depois, leia Efeito platô: o que é, como prevenir e o que fazer para continuar emagrecendo

Pessoas com problemas cardíacos, pressão alta, distúrbios do sono, ansiedade, histórico de convulsões ou outras condições médicas preexistentes devem sempre consultar um médico antes de usar algum suplemento.

“É fundamental o acompanhamento por um profissional capacitado para que a prescrição seja feita de forma adequada levando em consideração o seu histórico de saúde, a sua composição corporal e os seus objetivos”, alerta Eduardo Rauen.

Relacionadas

O que é bom para substituir o termogênico?

A imagem mostra uma pessoa posando em frente a um fundo branco, exibindo seu bíceps. Ela está vestindo um top esportivo verde claro e fazendo uma pose de força, com um braço flexionado para mostrar o bíceps. O fundo é completamente branco, colocando foco total na pessoa em primeiro plano.
Fonte: Canva
  • Ao mesmo tempo, leia Água saborizada: 10 receitas fáceis de fazer, seus benefícios para a saúde e dicas para manter a hidratação

Alimentos ricos em cafeína (café, chá-verde e suas derivações), a canela e as pimentas, apresentam a capacidade teórica de aumentar o metabolismo, isto é, substituir o termogênico.

Mas, com o tempo de consumo, os efeitos são combatidos pelo próprio corpo que busca manter o equilíbrio energético entre o que comemos e o que gastamos. Geralmente são esses compostos encontrados em alguns produtos termogênicos.

Uma sugestão de alimento que pode ajudar na melhora do metabolismo são as proteínas, pois elas consomem mais energia (caloria) do nosso corpo para serem digeridas quando comparadas aos carboidratos, sobretudo os carboidratos simples (farinha branca e o açúcar que estão presentes em massas e em biscoitos, por exemplo).

A imagem apresenta uma variedade de alimentos ricos em proteínas dispostos sobre uma superfície escura. Os alimentos incluem diferentes tipos de carne, laticínios e leguminosas, representando uma seleção diversificada de fontes de proteína, eles funcionam melhor que termogênico para acelerar o metabolismo
Fonte: Canva

Além disso, o impacto do consumo proteico está também relacionado ao fato de favorecer o aumento da massa muscular. O músculo é um tecido ativo que demanda energia para ser mantido e por isso aumenta a nossa taxa metabólica basal.

O ideal em relação à alimentação é entender como o seu corpo responde às diferentes combinações de macronutrientes ao longo do dia, pois é dessa forma que o seu metabolismo será capaz de funcionar da melhor maneira possível.

Musculação aumenta o metabolismo?

A imagem mostra duas pessoas em um ambiente de academia. Uma pessoa está sentada em um banco de exercícios, segurando halteres e parece estar se exercitando. A outra pessoa está ao lado, aparentemente auxiliando ou orientando o exercício.
Fonte: Canva

O aumento da massa muscular eleva o gasto calórico total do corpo, em outras palavras, quanto mais músculo, maior a taxa metabólica. Realizar exercícios de resistência muscular com regularidade é o mais indicado.

Os termogênicos podem ser considerados, dependendo do caso, como parte de uma abordagem global em conjunto com a manutenção de hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de exercícios físicos.

  • Em seguida, leia Creatina: o que é, para que serve e quando é bom tomar

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre termogênico, que tal ver também Pistache faz bem para o coração! 5 benefícios da semente para a saúde. Ou então, saiba mais sobre saúde em nossa categoria especial.

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vence o programa após a eliminação de Anny?

Anny foi a nona eliminada do Big Brother, e agora restam 16 pessoas na disputa pelo prêmio. Qual delas você acha que merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias