Testes rápidos: Covid-19 ou Influenza?

Conheça os diferentes tipos de testes rápidos e saiba qual deles é possível diagnosticar a Covid-19 e a Influenza de uma vez
Teste rápido PCR.

Fonte: Pexels

Desde o início da pandemia de Covid-19, a corrida por exames de testagem para confirmar o diagnósticos da doença levou milhões de pessoas a farmácias, laboratórios e postos provisórios.

Estamos caminhando par o terceiro ano e os testes rápidos voltaram a ser o centro das atenções, principalmente porque a nova variante Ômicron se soma a um surto de Influenza.

O mercado oferece testes que detectam ambos os vírus, tomando o resultado mais assertivo e rápido. Além disso, é importante saber quais são os tipos de exames que estão disponíveis e qual é a melhor opção para cada caso.


Teste de Covid-19 e Influenza


Basicamente, há dois tipos de medição de mercadores virais para o diagnóstico de Covid-19, o PCR e o Antígeno. Os dois utilizando a coleta realizada por meio de uma amostra de secreção SWAB nasofaringe e/ou orofaringe.

Por outro lado, quem teve contato com o vírus há mais de 20 dias e tem vontade de saber se já teve a doença e foi assintomático, os exames mais indicados são de sorologia.

“Se os testes rápidos ganharam evidência nesse momento, eles já são um recurso disponível e confiável há bastante tempo, não apenas para detecção de vírus respiratórios como também para outras doenças como zika, dengue, sífilis e HIV, e condições hormonais, como o beta hCG, presente nas mulheres grávidas”, explica Daniel Rocha, diretor de Point of Care da Vyttra Diagnósticos.

#actampads0#

A Vyttra Diagnósticos, é uma empresa brasileira especializada na fabricação de equipamentos e reagentes para diagnóstico in vitro. Além disso, em 2020, lançou o Smart Test Cov Ag Combo, que usa a mesma fita, com cavidades distantas, para fazer testes de Covid-19 e Influenza A e B.

O teste de sensibilidade foi de 97,06% para Covid-19, 90,48% para Influenza A e 88,57% para Influenza B. Ademais, o resultado sai em 15 minutos.

Mas, afinal, quais sãos os tipos de teste?


Fonte: Unsplash


Tipos de teste


Antígeno (Covid-19 e Influenza)


Este é o método utilizado nos teste rápidos. Em primeiro lugar, é coletado uma amostra SWAB nasal, no qual é possível detectar os antígenos de SERS-Cov-2 de forma qualitativa. Em seguida, é avaliado a proteína do vírus no organismo.

Caso o teste seja realizado nos primeiros dias de sintoma, o resultado apresentará uma sensibilidade de 90%.

Related Post

A metodologia utilizada nos teste de antígeno é a chamada imunocromatografia. Basicamente, ela identifica doenças infecciosas e hormônios por associação a anticorpos com partículas coloridas conjugadas. Assim, caso o teste tenha uma marca colorida, significa que o resultado é positivo para o antígeno utilizado.


Quando devo fazer esse teste rápido?


Para o diagnóstico inicial da infecção, é indicado que faça o teste até o 7º dia de sintoma ou contato com uma pessoa infectada. Além disso, o resultado sai em 15 minutos.



PCR (Covid-19)


Por outro lado, esse tipo de teste é realizado apenas em laboratórios de análise. Isso porque após a coleta de secreção SWAB (nosofaringeorofaringe), a a haste é colocada dentro de uma solução em um tubo de ensaio. Em seguida, esse tubo é colocado em um equipamento responsável por separar o RNA viral da amostra.

Depois, o material será colocado em uma placa para análise da presença ou ausência dos genes do SARS-Cov-2, vírus causador da Covid-19.

Na sequência, as placas são colocadas em um equipamento que amplifica o RNA. Isso gera um gráfico que indica a presença ou não do RNA do vírus. Neste tipo de teste, o resultado sai em 24 horas.


Quando devo fazer esse teste rápido?


O diagnóstico deste tipo de teste ocorre apenas quando o vírus está presente na pessoa infectada. Por isso, é necessário que ela esteja entre o 3º e 4º dia da doença, podendo se estender até o 10º.

Por outro lado, se a pessoa estiver assintomática, o indicado é que o teste seja feito cinco dias após o contato com a pessoa infectada. Em alguns casos, médicos solicitam a realização do teste PCR para confirmar o teste rápido por antígeno.




Sorologia (Covid-19)


Este tipo de teste busca analisar o soro sanguíneo. Por isso, é feito através do exame de sangue. As sorologias são moléculas produzidas em resposta a antígenos, o que as caracteriza como anticorpos.

Basicamente, existem cinco tipos de sorologia: IgG, IgM, IgA, IgD e IgE, sendo que cada uma age sobre um determinado antígeno. Afinal, os responsáveis por detectar a Covid-19 são o IgM e o IgG (imunoglobulina M ou G).

Caso o resultado aponte o IgM positivo, significa que a pessoa ainda está com a doença ativa, ou seja, o vírus ainda circula por sua corrente sanguínea. Por outro lado, se o IgG for apontado significa que a pessoa já teve contato com o vírus em algum momento da vida.

O resultado de ambos aparece como reagente ou não reagente.



  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Sobre a Vyttra Diagnósticos


A Vyttra Diagnósticos é uma das maiores empresas brasileiras na fabricação e distribuição de equipamentos e reagentes para o mercado de diagnósticos, oferecendo mais de mil itens a laboratórios, hospitais, bancos de sangue, clínicas veterinárias e farmácias de todo o Brasil. A empresa investe continuamente em soluções tecnológicas que traduzam confiança e qualidade, contribuindo pata a saúde e o bem-estar dos brasileiros.


Sobre a Proxima


A Proxima é a marca da Vyttra Diagnósticos de Point of Care (POC), voltada ao desenvolvimento de soluções de qualidade, que permitam a democratização do diagnóstico rápido a todos os pacientes.

Com padrões elevados, seu portfólio oferece resultados assertivos – pelos índices de sensibilidade e especificidade alcançados – para a identificação de inúmeras enfermidades, entre elas a Covid-19 e a Influenza A e B.

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados