A nova variante da Covid-19 é perigosa? Temos que voltar a usar máscaras? Tudo o que se sabe sobre a BA.6
A nova variante BA.6 foi identificada na Dinamarca e em Israel. Saiba se o uso de máscaras como medida preventiva é necessário
Você já ouviu falar da última no cenário da pandemia? Parece que o uso das máscaras está voltando à pauta, e essa nova variante é a razão. Enquanto pensávamos que os momentos mais críticos da Covid-19 estavam ficando para trás, uma pesquisadora britânica está chamando a atenção para a BA.6 e sugerindo a volta do uso das máscaras.
Não é oficial ainda, mas Trisha Greenhalgh, uma mente brilhante da Universidade de Oxford e membro do Grupo Consultivo Científico Independente para Emergências (Independent SAGE) do Reino Unido, está liderando o movimento para trazer de volta as máscaras protetoras. Confira tudo sobre a BA.6 e veja se ela é perigosa!
A variante da Covid-19 é perigosa?
A mutação do vírus denominada BA.6 tem gerado preocupações na comunidade científica devido às características genéticas singulares. Essa variação apresenta múltiplas mutações, algumas das quais foram associadas a um possível aumento na transmissibilidade do vírus e a potenciais alterações na resposta imunológica.
No entanto, até o momento, apenas três sequenciamentos foram realizados, o que limita nossa compreensão completa das implicações desse fenômeno.
- Ao mesmo tempo, leia O que é e para que serve ora-pro-nobis? Tudo sobre a planta rica em proteínas que você precisa conhecer
Pesquisadores, incluindo Trisha Greenhalgh da Universidade de Oxford, questionaram se o uso de máscaras poderia ser reintroduzido como medida preventiva diante da variante BA.6.
Contudo, as autoridades de saúde ainda não adotaram essa recomendação. Greenhalgh ressalta a importância da vigilância contínua e expressa preocupações sobre uma possível queda na imunidade devido à redução nas taxas de vacinação.
É essencial observar que, até o momento, não há consenso claro sobre o grau de risco apresentado por essa mutação. Os dados disponíveis são limitados, e não se sabe com certeza se essa variação terá um impacto significativo na disseminação da doença ou se se tornará predominante.
Portanto, embora haja razões para considerar a situação com cautela, a avaliação definitiva de seu potencial ainda está em andamento.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
Temos que voltar a usar máscaras?
- Em seguida, leia Xarope para tosse seca ou com catarro: melhores remédios e 8 dicas e receitas caseiras para aliviar os sintomas
Até o momento, a pesquisadora Trisha Greenhalgh, da Universidade de Oxford, sugeriu a volta do uso de máscaras novamente devido à disseminação da nova variante. No entanto, essa opinião ainda não foi reforçada por nenhuma autoridade de saúde ou governo.
A pesquisadora Christina Pagel também alertou para uma possível nova onda da doença entre os britânicos, com base no aumento das internações hospitalares diárias da covid-19.
Ela indicou que essa onda poderia afetar uma população mais suscetível devido à queda nas taxas de vacinação. No entanto, Pagel não defende o uso massivo de máscaras como medida preventiva.
Relacionadas
Psyllium: para que serve? Como tomar para emagrecer? Tudo sobre o “ozempic natural”
Quais são os benefícios de comer açaí? Confira quais doenças a fruta pode prevenir e outras vantagens
Tudo o que você precisa de saber sobre desreguladores endócrinos e como evitá-los
Cientistas identificam duas novas variantes da Covid-19
- Ao mesmo tempo, leia Salto alto faz mal à saúde? Entenda os riscos do uso excessivo do sapato
O que se sabe sobre a BA.6, nova variante da Covid?
A nova variante BA.6 foi identificada na Dinamarca e em Israel, com três sequenciamentos feitos até o momento. Apresenta várias mutações novas, algumas das quais podem estar associadas ao aumento da aptidão e evasão imune. No entanto, ainda não é possível afirmar se se tornará predominante em todo o mundo, pois precisa superar outras variantes, como a XBB.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) está monitorando a evolução das variantes do coronavírus, mas até o momento a BA.6 não está listada como uma variante de interesse (VOI) ou sob monitoramento (VUM).
Sobretudo, a atenção atual da OMS está voltada para a variante EG.5, também conhecida como Éris, que foi recentemente classificada como uma VOI devido à sua disseminação global. Saiba mais no vídeo abaixo!
- Logo depois, leia Para que serve o chá-verde? Benefícios da bebida e como usar para perder peso
OMS classifica nova cepa EG.5 do coronavírus como “variante de interesse”
Enfim, que tal agora conferir também Dor lombar: como saber se é grave e o que é bom para aliviar. Você confere muito mais sobre saúde em nossa categoria especial! Acesse e confira!