Tatuagens Old School: tudo sobre esse estilo tradicional + 50 fotos para inspirar

Está pensando em fazer uma tattoo mas ainda não sabe qual estilo escolher? Conheça mais sobre as tatuagens old school e veja inspirações

Fonte: Instagram

Se você é apaixonado por esse universo, já deve ter ouvido falar nas tatuagens Old School. Isso porque esse estilo é bastante tradicional e chama atenção pela sua temática ligada ao porto e ao mar, bem como pelas suas formas simples e coloridas.

Old School significa, em português, “velha escola”, um termo usado para definir essa maneira específica e muito antiga de tatuar. Se você deseja saber mais sobre esse estilo, está no lugar certo! Nesse sentido, o Fashion bubbles trouxe tudo sobre as tatuagens old school e fotos para te inspirar!

O que é o estilo de tatuagem Old School?

A origem do estilo de tatuagens Old School se deu por volta da década de 1890. Porém, foi popularizado após o ano de 1920, quando a maioria dos tatuadores foi trabalhar perto das bases navais dos Estados Unidos.

Fonte: Instagram @leo__tattoo

Na época, a tatuagem era um símbolo de bravura e personalidade, inicialmente adotada pelos marinheiros para contar suas histórias e viagens.

Fonte: Instagram @henriq.gomes

Nesse sentido, como eles foram os primeiros a adotar o estilo, os desenhos mais populares são aqueles que definem esse universo: âncoras, pássaros, mulheres, caveiras e navios estão entre os mais repetidos pela temática.

#actampads1#
Fonte: Instagram @marciotattoorp
  • Em seguida, veja Frases para tatuagem: 231 ideias e fotos de inspiração para você escolher a sua próxima tattoo

Quem foi o principal tatuador Old School?

Um dos principais tatuadores da época foi Norman Collins, popularizado pelo seu codinome Sailor Jerry e reconhecido como o primeiro a abrir um estúdio de tatuagem profissional em 1920, no Hawaii.

Sailor Jerry foi o primeiro tatuador profissional do mundo. Fonte: Pinterest

Assim, ele aprendeu a arte de tatuar ainda na adolescência, que viveu como andarilho, pegando carona em trens de carga e andando pelos trilhos do oeste norte-americano. Aos 19 anos, resolveu se alistar na Marinha dos Estados Unidos, onde descobriu sua segunda paixão: o mar.

Já viu alguma dessas por aí? Fazem parte do trabalho clássico de Sailor Jerry. Fonte: Pinterest.

Os temas náuticos, aliás, bem como garrafas de bebida, dados, pin-ups e armas, estão presentes em muitos de seus desenhos, que até hoje são mundialmente reconhecidos e muito admirados.

Fonte: Instagram @rodrigosilveira.13

As tatuagens no estilo Old School são bastante clássicas e ficam incríveis tanto nos homens quanto nas mulheres. Os traços dos desenhos são fortes, em tinta preta, com elementos coloridos em cores bem convencionais, como o vermelho, azul, amarelo e verde.

#actampads1#
Fonte: Pinterest

Nos últimos anos, elas caíram no gosto dos descolados e vários tatuadores começaram a se especializar no estilo, abordando novas interpretações e misturando traços e pigmentos mais modernos.

Quais são as cores das tatuagens Old School?

Os contornos grossos e traços firmes na cor preta são grandes características das tatuagens Old School. Isso porque era essencial que a tattoo ficasse nítida e durasse muito tempo. Além disso, as cores fortes e chamativas como amarelo, azul, verde e vermelho também são marcantes nesse estilo.

Fonte: Instagram @rafaelortegatattoo

Assim, as cores tradicionalmente não se misturavam devido à escassez de recursos para fazer a tatuagem. Contudo, atualmente alguns tons foram adicionados nesse estilo, como o marrom e laranja.

Tatuagens Old School: coração

Um dos desenhos mais característicos do estilo de tatuagens Old School, o coração normalmente vinha marcado com o nome da mulher amada que ficava esperando seu retorno em terra firme. Assim, podia ser ou a esposa, namorada, ou mãe, e até mesmo filha!

#actampads1#
Fonte: Instagram @art.duduink
Inclusive, mulheres também fazem essa tattoo! Fonte: Instagram @letigresauvage
  • Você também pode gostar de Piercing na orelha: tipos, 32 fotos de inspiração e tudo que você precisa saber antes de furar

Estrela Náutica

Além do coração, as estrelas também se fazem presente em muitas tatuagens Old School. Isso porque os marinheiros se guiavam pelas constelações, que os levava até em casa. Assim, as estrelas são mapas nos céus que ajudavam os homens perdidos nos mares a encontrar o caminho de volta para casa.

Fonte: Instagram @vulcanotattoo

Normalmente, elas são usadas no peito ou ombro. Dessa forma, fazem referência às luzes de um barco. Ainda, se uma é vermelha e a outra é azul ou verde, fazem referência ao estibordo,

Na navegação, se um navio puder ver as luzes de estibordo a partir de outro barco, isso significa que elas estão em rota de colisão e o navio deve ceder. Então, na metáfora da tatuagem, isso sugere que os outros devem “dar lugar” de passagem à si.

Related Post

Tatuagens Old School: porco e galo

Um pouco menos comuns, o porco e o galo também fazem parte das tatuagens Old School. Isso porque eram os animais que os marinheiros transportavam em caixas de madeira.

#actampads1#
Fonte: Instagram @fabioxsales
Fonte: Instagram @lopeztattooing

Nesse sentido, em um eventual naufrágico, eram os únicos sobreviventes. Por isso, são tatuados nos pés e pernas, para prevenir o afogamento.

Fonte: Instagram @sodretattoo_

Andorinhas

Na época, os marinheiros tatuavam uma andorinha a cada 5 mil milhas náuticas para não se esquecerem do caminho. Então, quanto mais desses pássaros um marinheiro tinha, mais milhas ele já havia percorrido.

Fonte: Instagram @luaink
Fonte: Instagram @beachris.ink

Dessa forma, isso era sinal de respeito. Inclusive, atualmente, muitas pessoas tatuam uma andorinha a cada 5 anos de vida.

Fonte: Instagram @rodney.tattoo
Fonte: Instagram @beachris.ink

Tatuagens Old School: navios e barcos

Na época, indicava a passagem pelo Cabo Horn. Esse local é místico e com localização incerta, apelidado de “Fim do Mundo”. Isso porque é o ponto de encontro entre os oceanos Pacífico e Atlântico.

#actampads1#
Fonte: Instagram @alxbngala
Fonte: Instagram @peccinitattoo

Âncora

Esta tatuagem Old School possui um significado bastante sentimental, já que os marinheiros só as faziam após cruzar o oceano.

Fonte: Instagram @ivancanterastattoos
Fonte: Instagram @mustache011

Assim, ela traz o significado de firmeza e esperança. A seguir, confira mais duas fotos de tatuagens Old School de âncora para se inspirar!

Fonte: Instagram @lucaspaliarinitattoo
Fonte: Instagram @mukanovaskitattoo
  • Em seguida, veja Tatuagem no pulso: o que significa + 50 ideias para servir de inspiração

Relacionadas

Tatuagens Old School: adaga

Por fim, a adaga pode representar muitos fatores. Atualmente, é associada à morte, perigo e ferocidade. Porém, para os fuzileiros navais, ela significava o instrumento que protegia suas vidas.

Fonte: Instagram @dingotatto
Fonte: Instagram @drikaamaro

De modo geral, essas tatuagens Old School representam tenacidade e agilidade, que garantiam a sobrevivência dos marujos.

Fonte: Instagram @anamachado.tattoo
Fonte: Instagram @letigresauvage
  • Logo depois, confira Tatuagem no braço: o que significa + 50 ideias para inspirar sua próxima tattoo

Tatuagens Old School – Inspirações

A seguir, veja diversas inspirações de tatuagens no estilo Old School, em diferentes locais do corpo! Além disso, alguns desenhos são tradicionais do estilo.

Assim, as andorinhas são ótimas opções para tatuagens Old School! Fonte: Pinterest
Adicione flores para embelezar ainda mais seu desenho! Fonte: Pinterest

Assim, pássaros e flores são uma combinação certeira. Isso porque os pássaros indicavam a cercania da costa para aqueles que estavam nos navios; também, as andorinhas voltam ao seu lar todos os anos, sem importar onde elas estão.

Inclusive, você também pode fazer mais de uma! Fonte: Pinterest
Que tal uma tattoo Old School nos pés? Fonte: Pinterest

Além disso, as andorinhas simbolizam boa sorte, pois são aves migratórias que representam a fidelidade do viajante ao lar com a promessa de retorno.

Aqui, uma variação interessante entre as cores e a tattoo blackwork, toda em preto. Fonte: Pinterest
Preto, vermelho e amarelo são os pigmentos mais tradicionais do estilo. Fonte: Pinterest
Além disso, o que acha de um balão Old School? Fonte: Pinterest
As rosas vermelhas simbolizam o amor, embora outras flores sejam também muito utilizadas. Fonte: Pinterest
Assim, veja que lindo um braço cheio de tatuagens Old School! Fonte: Pinterest
Nas tatuagens mais atuais, as reinterpretações de paisagens marinhas são recorrentes. Fonte: Pinterest
Você pode combinar a âncora com uma mulher e coração! Fonte: Pinterest
Aposte nessa tattoo no pé! Fonte: Pinterest

Ideias de tatuagens Old School

Âncoras representam a resistência. Na literatura, elas também eram utilizadas para ilustrar um marinheiro que viajou o mundo e retornou para casa em segurança.

Que tal uma tattoo bem colorida? Fonte: Flickr
Além disso, adicione um olho para ficar ainda mais interessante! Fonte: Pinterest
Âncoras com flâmulas ganham frases e nomes de entes queridos, como uma homenagem. Fonte: Tumblr JanTattoo
Você pode abusar da imaginação nas frases! Fonte: Pinterest
As ciganas e rostos femininos também são uma inspiração constante no estilo. Fonte: Pinterest
Veja uma inspiração de cigana sem caveira! Fonte: Paul Anthony Dobleman
Que tal homenagear um animalzinho querido? Fonte: Pinterest
Traços grossos, com poucas cores e poucos sombreados são uma releitura moderna do Old School. Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
Corações com pegada mais sombria. Fonte: Pinterest

Nesse sentido, o desenho de coração mais típico das tatuagens Old School tem um laço com algumas palavras ou frases especiais. Além disso, em alguns casos, podia-se ver o nome da pessoa amada. Já os apaixonados trágicos incluíam uma adaga atravessada no coração, representando perda ou força.

Inspiração para quem pensa em fechar o peitoral. Fonte: Last Port
Fonte: Pinterest

Conclusão

Agora que você já sabe a origem das tatuagens Old School e já viu 50 inspirações de desenhos, que tal fazer uma? Assim, escolha qual significado mais te agradou e faça a sua! Agora, se deseja saber mais sobre tatuagem, não deixe de conferir nossa categoria.

Francieli Hess: Francieli Hess é estilista, empresária e produtora de conteúdo especialista em SEO. Atualmente reside na Índia, onde dirige sua marca Hess e atua como consultora internacional de negócios de moda, com foco em inovação e sustentabilidade. Instagram: @francielihess Site: www.hessbyhess.com
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais