Montagem de três tatuagens mostradas na matéria. A da esquerda é uma borboleta metade vermelha com flores e metade preta. A do meio é uma borboleta azul e roxa sombreada nas costas de uma mulher. A da direita é uma tatuagem de traços mais grossos feitas na perna de um homem.

Tatuagem de borboleta: significado + 50 ideias de tattoos para se inspirar

Está cogitando fazer uma tatuagem de borboleta? Pois confira aqui o significado dessa tattoo e 50 referências para você se inspirar

Compartilhe

Quem nunca quis fazer uma tatuagem de borboleta que atire a primeira pedra, não é mesmo? Essa tattoo é uma tendência que está sempre se renovando e nunca sai de moda. Isso pode ocorrer pelo seu significado, diversidade dos desenhos ou pela facilidade de ficar bonita em qualquer local do corpo.

Então, independente do seu estilo, com certeza há uma tatuagem de borboleta que te agrade. Desse modo, seja grande ou pequena, de traço fino ou mais grosso, com ou sem frase, essa tattoo pode combinar com você. Por isso, o Fashion Bubbles trouxe uma seleção de 50 ideias para te inspirar!

Qual é o significado da borboleta na tatuagem?

Você já ficou sem saber o que responder quando te perguntaram o significado de alguma tattoo sua? Ou você é daquelas pessoas que só faz uma se ela tiver um motivo especial? Seja como for, o significado da borboleta na tatuagem é muito interessante e pode te ajudar a decidir se sua pele vai ganhar esse desenho.

Tatuagem de borboleta no braço de uma mulher de pele clara. Metade da asa do inseto são flores em traço fino vermelho e a outra metade é uma asa normal com traços finos e grossos. Abaixo do desenho, há a palavra resiliência.
Fonte: Instagram @chrisonertattoo

Esse inseto é considerado o símbolo da transformação. Isso porque essa criatura emerge do casulo após ter passado uma fase da vida como largarta. Assim, a tatuagem de borboleta também significa as mudanças e fases que permeiam toda a trajetória da vida humana.

Tatuagem grande na costela da metamorfose de uma borboleta. Próximo ao seio, há uma lagarta no casulo que vai se tornando borboleta conforme a tattoo se aproxima da cintura. A tatuagem é preta e vermelha, em estilo mais realista e feita em uma mulher de pele morena.
Fonte: Instagram @k_uztattoo

Nesse sentido, a metamorfose que a borboleta sofre é impressa de maneira poética nos corpos das pessoas que escolhem carregar esse símbolo, expressando a sua evolução pessoal.

Tatuagem de borboleta no peitoral de um homem de pele clara. A borboleta é em traços pretos, sombreados e sua asa direita está estilhaçada.
Fonte: Instagram @_maciel.tattoo

Além disso, esse inseto, assim como a tatuagem dele, também representa liberdade. Seu voo gracioso é atribuído à busca incessante pela autonomia de seguir o caminho que desejar, desafiando qualquer restrição imposta. Assim, essa tattoo é uma manifestação visual dessa busca por independência.

Tatuagem de borboleta em traços finos com tons de azul e roxo no braço de uma mulher de pele clara.
Fonte: Instagram @tintha.tattoo

Por outro lado, as borboletas apresentam significado religioso, uma vez que estão ligadas à Orixá Yansã (ou Oyá), cultuada pela Umbanda, Candomblé e outras religiões afrobrasileiras. Isso ocorre principalmente com as tatuagens de borboleta que trazem uma espada ou a cabeça/chifres de búfalo, também símbolos dessa Orixá.

Tatuagem de borboleta com traços finos e grossos em uma perna de uma mulher de pele clara. A tattoo também apresenta uma adaga no meio da borboleta.
Fonte: Instagram @hill.ink

Ainda, esse inseto também é muito relacionado com a feminilidade, devido à sua natureza e beleza delicadas.

Quais as melhores inspirações para tatuagem de borboleta?

Os desenhos de borboleta apresentam estilos diversos, como citado anteriormente. Ou seja, são extremamente versáteis e fáceis de combinar com qualquer pessoa que deseja tatuá-los.

Tatuagem de uma asa de borboleta com traços grossos e pretos e a outra asa é o desenho de uma cobra de traços finos na cor vermelha. A tattoo foi feita na costela de uma mulher de pele clara, usando uma saia preta e uma blusa rosa, laranja e azul.
Fonte: Instagram @xaviertattooerr

Tatuagem de borboleta pequena

Se você prefere tattoos mais delicadas e discretas, aposte em uma tatuagem de borboleta pequena. Isso porque você pode fazê-la em um local aparente, como braço e perna, sem que chame tanta atenção. Mas calma, o fato do desenho ser pequeno não anula seu grande significado.

Tatuagem de duas borboletas pequenas, delicadas com traço fino no interior do braço de uma mulher de pele clara e vestindo uma blusa laranja e verde.
Fonte: Instagram @_mandytattoo

Caso você ache que a tatuagem pequena nesses locais sugeridos ainda é chamativa, uma sugestão é manter o tamanho mas fazer em áreas mais escondidas, como a nuca, atrás da orelha, na costela e no pé.

Tatuagem pequena de uma borboleta em traços finos no tornozelo de uma mulher de pele clara usando calça jeans e tênis preto.
Fonte: Instagram @_mandytattoo

Outro local interessante de se tatuar uma borboleta pequena é o dedo. Isso mesmo, muita gente adora tattoos nesse local e essa ideia está super em alta. Porém, é válido ressaltar que, por ser uma área de muito contato, o desenho acaba desbotando mais facilmente.

Tatuagem de várias borboletas pequenas no dorso e dedo anelar da mão de uma mulher de pele clara.
Fonte: Instagram @aeroicetatuagens

Além disso, você também pode usar essa tattoo de borboleta menor para preencher um espaço entre outras tatuagens. O que acha da ideia?

Tatuagem de borboletas pequenas em traço fino no pulso, formando uma espécie de bracelete. Foi feita numa mulher de pele clara.
Fonte: Instagram @juniorgotti.tattoo

Traço fino

Para quem deseja ainda mais sutileza, aposte na tatuagem de traço fino! Esse estilo de tattoo é uma super tendência, uma vez que o seu design é moderno e sutil. Por isso, a tatuagem de borboleta com traço fino vai deixar seu visual ainda mais gracioso e lindo.

Tatuagem de duas borboletas em traço fino com um leve traço grosso na costela de uma mulher de pele clara usando uma blusa cinza.
Fonte: Instagram @myposs.art7

Por essa razão, ouse fazer uma tattoo nesse estilo sem medo e em qualquer parte do corpo!

Tatuagem de borboleta em traço fino vermelho na nuca de uma mulher de pele clara e cabelo liso marrom.
Fonte: Instagram @suhjeom_tattooer

Tatuagem de borboleta com frase

Para quem deseja dar mais charme para sua tatuagem de borboleta, uma boa ideia é escrever uma frase junto a ela. No geral, as palavras se aliam ao significado da borboleta, como transformação e liberdade. Porém, é necessário ressaltar que você é completamente livre para escolher a frase, tendo relação ou não com a borboleta.

Tatuagem de borboleta com sombreamento, traços finos e grossos. Nela, há o desenho do casulo de onde e a borboleta saiu e também a frase "Confie no processo". Foi feita no braço de uma mulher de pele morena.
Fonte: Instagram @giovannatattoo

Outro ponto importante é saber escolher a fonte em que a frase será tatuada. Isso porque é preferível que ela combine com o estilo da borboleta. Além disso, pensar na proporção entre o desenho e as palavras é essencial para garantir a harmonia da tatuagem.

Tatuagem de Borboleta cheia de detalhes, sombreamento, traços finos e mais grossos. Ela acompanha  a frase "An ending is not the end" e as fases da lua acima. Foi feita na canela de uma mulher de pele clara que está usando um tênis quadriculado de branco e preto.
Fonte: Instagram @heloisaink

Se a tatuagem for grande, é interessante fazer em regiões do corpo que comportem esse tamanho, como as costas e a costela. O braço e a perna são sempre boas pedidas para tatuagem de tamanho médio.

Ttuagem grande de borboleta com traços finos e grossos, flores e frase "respect the process" na costela de uma mulher de pele clara.
Fonte: Instagram @kawanywildner
  • Leia também Tatuagem no pulso – o que significa + 50 ideias para servir de inspiração

Minimalista

Com estilo similar ao das tatuagens de traço fino, as minimalistas são uma boa alternativa principalmente para quem tem medo de arriscar. Além disso, se tem receio de tatuagens muito coloridas ou elaboradas, esse estilo combina com você.

Desenho do contorno de uma pequena borboleta no estilo minimalista na virilha de uma mulher e pele branca.
Fonte: Instagram @ 595tattoo

As minimalistas grandes devem ser feitas em locais do corpo que comportem uma tatuagem desse tamanho, assim como as tatuagens de borboleta com frase. Isso porque uma tatuagem minimalista não quer necessariamente dizer que ela é pequena, mas sim com poucos detalhes.

Tatuagem minimalista de borboleta com traços finos em parte interior do antebraço de uma mulher e pele clara.
Fonte: Instagram @_mandytattoo

Já as minimalistas médias e menores podem ser feitas em partes do corpo como ombro, pulso, braço, perna e pé.

Ttuagem de borboleta em traço fino minimalista, cujas antenas são em formato de rosas. Ela foi feita no interior do braço de uma mulher de pele clara.
Fonte: Instagram @tatuagens_deliicadas
  • Ao mesmo tempo leia Tatuagem feminina – mais de 70 ideias e fotos para inspirar sua tattoo

Tatuagem de borboleta nas costas

Quer fazer uma tatuagem de borboleta maior e mais elaborada? Para isso, as costas é um dos locais preferidos da galera e também um dos mais indicados para uma tattoo assim. Além disso, essa parte do corpo também tem a fama de ser tranquila em relação à dor. Mas lembre-se, isso varia de pessoa para pessoa, do tamanho e do profissional.

Tatuagem de borboleta com traços grossos e espinhos nas asas. Feita na nuca/costas de um homem de pele clara.
Fonte: Instagram @gustavoaleff13

Outro bônus de fazer uma tatuagem nas costas é que esse local é pouco visível. Ou seja, ela é pouco chamativa para os outros e você irá vê-la raramente, o que ajuda a não enjoar.

Tatuagem grande e chamativa de uma borboleta com traços grossos, sombreada, ramos e arabescos. nas costas de uma mulher de pele morena e cabelo preso.
Fonte: Instagram @bolchat.ink

Assim, essa tattoo pode ser de diversas formas, principalmente bem marcante, cheia de detalhes e colorida.

Tatuagem de borboleta com metade da asa em traços finos e grossos. A outra metade da asa é comporta por flores. O corpo do inseto é uma frase que se estende na coluna: "temos nosso prórpio tempo". Ela foi feita nas costas de uma mulher loira de pele clara.
Fonte: Instagram @_mandytattoo

Colorida

Poucas tatuagens ficam tão bonitas coloridas quanto as de borboleta, não é mesmo? Isso porque as cores deixam o desenho desse inseto ainda mais realista e autêntico. Inclusive, acredita-se que a tatuagem de borboleta colorida traz mais facilmente a felicidade.

Mulher loira de pele clara com tatuagem de três borboletas coloridas no ombro, uma azul, outra roxa e outra amarela.
Fonte: Instagram @ferreztatuador

Assim, por ser mais chamativa, o ideal é que essa tatuagem seja feita em um local mais discreto e pouco visível. A razão disso é que você pode acabar enjoando dela se a vir muito. Por isso, opte por fazer nas costas, nuca ou costela.

Tatuagem realista e cheia de detalhes de borboleta em tons de azul claro e amarelo no braço de uma pessoa de pele clara.
Fonte: Instagram @tattooist_color.b

Porém, isso é só uma dica, você pode fazer a tatuagem onde julgar ser melhor.

Tatuagem de borboleta azul, rosa e lilás cheia de detalhes. Feita no braço de uma mulher de pele clara.
Fonte: Instagram @tattooist_color.b

Um detalhe importante sobre a tattoo colorida é que isso não significa apenas pintar o desenho. Você pode simplesmente fazer o contorno dele usando tinta de outra cor além da preta, como branca e vermelha.

Tatuagem pequena de borboleta com traços finos e um pouco mais grossos em vermelho no braço de uma mulher de pele clara.
Fonte: Instagram @tattooist_yun

Relacionadas

Tatuagem de borboleta com traços finos e um pouco mais grossos na cor branca. Foi feita no braço de uma pessoa de pele clara.
Fonte: Instagram @tattooist_color.br

Tatuagem de borboleta no ombro

Outra área muito procurada para tatuar é o ombro, principalmente pelo público feminino. Isso porque no vestuário feminino existem várias roupas que deixam o ombro visível, como o tomara que caia. Então, as mulheres apresentam uma facilidade em expor essa região, ou também escondê-la.

Duas pequenas borboletas em traço fino no ombro de uma mulher de pele morena.
Fonte: Instagram @camiladiastattoo

Os estilos de tattoo de borboleta no ombro são infinitos. Mas é interessante escolher um desenho que se adeque ao formato do ombro. Além disso, essa parte do corpo é ideal para tatuagens mais delicadas, ainda mais na parte frontal dessa área. Caso você opte por fazer a tatuagem na parte de trás do ombro, pode ousar um pouco mais.

Borboletas pequenas em traços finos e um pouco mais grossos com ramos de flores no ombro de mulher de pele bronzeada, com marca da parte superior do biquíni e cabelo marrom preso.
Fonte: Instagram @marianafloresrj

Estilo aquarela

Outro estilo de tatuagem que está na moda é o efeito aquarela. A ideia é que o tatuador recrie um movimento de pincelada e um aparente “excesso” de tinta no momento de pintar a tatuagem. Assim, a tattoo imita uma aquarela e como resultado temos um desenho super fluido e delicado.

Tatuagem estilo aquarela em tons de azul, verde, rosa e roxo no braço de uma mulher de pele clara.
Fonte: Instagram @baltapaprocki

Por esse motivo, essa é uma opção divertida e artística para quem deseja apostar em uma tatuagem colorida. Além disso, esse estilo combina com a delicadeza de uma borboleta.

Tatuagem de uma borboleta em estilo aquarela com as cores roxo, rosa e amarelo. Ela está feita no braço de uma mulher de pele clara.
Fonte: Instagram @baltapaprocki

Então, se você gosta de tatuagem com cor, mas quer fugir do comum, aposte na aquarela. Quanto ao local do corpo, é de gosto pessoal. Por ser chamativa, o ideal é fazer em locais mais discretos, como as costas e costela. Mas se a tattoo for pequena, aposte no pulso, braço, perna e ombro.

Tatuagem de borboleta com traços finos e grossos e desenho um pouco mais minimalista, mas com efeito aquarela nas cores azul, rosa e amarelo. Foi feita no braço de uma mulher de pele clara.
Fonte: Instagram @thiagomelloarte

Tatuagem de borboleta na perna

A perna é uma parte do corpo super interessante para se fazer tattoo de borboleta. A coxa, por exemplo, é um lugar fora do comum para tatuagens, mas não deixa de ser super legal. Ela ganha a preferência de muitas mulheres que desejam algo marcante, original e com muita personalidade.

Tatuagem grande de borboleta na coxa de pele clara com sombreamento, traços grossos e detalhes de chamas.
Fonte: Instagram @abira.tattoo

Outro motivo para tatuar borboleta na perna é a possibilidade de fazer desenhos pares. Assim, você pode ter uma borboleta em cada perna ou metade em cada uma. Por isso, aproveite essa área que oferece bastante espaço e invista em ideias originais.

Tatuagem de duas borboletas, uma acima de cada joelho de uma mulher de pele clara. Uma delas apresenta traços grossos, muito uso da tinta preta e a outra é mais delicada, com traços mais finos e sem sombreamento,
Fonte: Instagram @galltattoo

Seja na coxa, na panturrilha ou até mesmo abaixo do joelho, a tatuagem de borboleta pode combinar com você.

Tatuagem de borboleta com estampa de caveira feita em traços grossos na canela de um homem de pele clara.
Fonte: Instagram @tattooshalom

Isso porque, qualquer estilo fica perfeito nessa região do corpo, seja a tattoo preta ou colorida, grande ou pequena…

Tatuagem de borboleta na canela de uma pessoa de pele clara com sombreamento, traços finos e grossos e o número 1992 tatuado abaixo.
Fonte: Instagram @pablohenriquetattoogyn

Tatto de borboleta com flores

De forma geral, associa-se as flores à beleza, alegria e delicadeza. Por essa razão, elas trazem ainda mais significado à tatuagem de borboleta. Essa união pode ser de maneira delicada ou chamativa, dependendo do seu estilo favorito.

Tatuagem de borboleta com asa metade em traços finos pretos com sombreado e a outra metade com flores rosas. Feita no braço de uma mulher de pele clara.
Fonte: Instagram @pritirelli_tattoo

Apesar de ser uma tatuagem com significado mais delicado, há quem goste de ousar nas cores e nos traços mais grossos. Por outro lado, esse desenho também fica ótimo no estilo minimalista com traços finos. Assim, você pode fazê-la no local do corpo que desejar, como braço, costela, pernas e até no dorso da mão.

Borboleta delicada com traços finos e mais grossos e flores próximas à ela no braço de uma mulher e pele clara.
Fonte: Instagram @brunatattooer

Uma ideia que é tendência nas tattoos de borboleta é fazer uma asa do inseto próxima ao real e a outra com flores, apenas respeitando o formato da asa. Outro desenho interessante é mesclar as linhas da borboleta com as flores. Além disso, você também pode apostar em tatuar flores próximas à borboleta, como o inseto pousando sobre elas.

Tatuagem de borboleta nas costas de uma mulher de pele clara sendo as flores a estampa das asas.
Fonte: Instagram @joaosiqueira62

Tatuagem de borboleta no braço

O braço é, sem dúvidas, uma das partes do corpo que mais recebe tatuagens. Isso porque essa área é uma das que menos sofre com sensibilidade. Então, se você está pensando em fazer sua primeira tatuagem ou é muito sensível à dor, aposte nessa região.

Tatuagem de borboleta no braço de uma mulher de pele clara sendo metade da asa em flores de traço fino e a outra metade uma asa em estilo aquarela em azul.
Fonte: Instagram @wagnertattooink_

Além disso, do meio do braço superior até o fim do antebraço, é uma área muito visível, ótima para quem deseja mostrar sua tatuagem para as pessoas. Por isso, é interessante que ela não seja tão chamativa, até para você não enjoar.

Porém, se você deseja aproveitar o fato de sentir pouca dor nessa região e apostar em uma tattoo mais elaborada, também é uma ótima ideia. Assim, o interessante desse local é a pluralidade de opções de designs e estilos que você pode fazer.

Tatuagem de borboleta com sombreamento e estampa de caveira, feita no braço de um homem de pele clara.
Fonte: Instagram @estudiovespa

Minimalista, colorida, traço grosso ou fino, com ou sem flores, apostamos que o seu braço está pronto para receber uma tatuagem de borboleta.

Tatuagem de borboleta com ramos em traço fino no braço de uma mulher com pele morena, usando blusa preta e calça jeans.
Fonte: Instagram @andredls_tattoo

Qual é o significado da tatuagem de borboleta no braço?

Como citado anteriormente, a borboleta remete à liberdade. Então, ter uma tatuagem de borboleta no braço simboliza essa busca e conquista por independência. Assim, seus braços representam as asas desse inseto, que te permitem voar e sentir-se livre.

Tatuagem de borboleta com traços finos e grossos no  bíceps de homem de pele clara. Ela acompanha diversos traços triangulares.
Fonte: Instagram @luanadorea
  • Confira também Tatuagem no braço – o que significa + 50 ideias para inspirar sua próxima tattoo

Delicadas

Esse estilo de tattoo é uma ótima pedida para quem tem uma personalidade mais delicada, e realmente deseja tatuar uma borboleta menos expressiva. Esse tipo é uma mistura de minimalista, de poucos detalhes, com traço fino, que confere a sutileza ao desenho. Além disso, normalmente, são pequenas para garantir ainda mais a delicadeza.

Tatuagem de borboleta delicada com poucos traços, sendo eles finos e pretos, pequena e minimalista. Feita no braço de uma mulher de pele clara.
Fonte: Instagram @anthony_tattooink

Por isso, é interessante apostar em uma tatuagem delicada de borboleta se o seu estilo for mais contido. Assim, você pode fazê-la em locais mais discretos, como nuca, atrás da orelha, pé ou costela, o que irá aumentar a delicadeza do desenho. Porém, por ser sutil, nada te impede de fazer em uma área de maior destaque, como braços e pernas.

Tatuagem de borboleta com poucos traços, sendo eles finos e poucos detalhes. Feita no braço, próxima ao ombro, de uma mulher de pele clara vestindo uma blusa branca.
Fonte: Instagram @vanlumetatattooestudio

Tatuagem de borboleta sombreada

O sombreado cria uma ideia incrível de movimento para sua tatuagem. Pode-se utilizar essa técnica tanto na hora de pintar o desenho da borboleta, quanto por fora dele, ao fundo, criando uma terceira dimensão. Por essa razão, se o seu estilo de tattoo for mais realista, sem dúvidas a borboleta sombreada combina com você.

Tatuagem de borboleta com sombreamento na asa, traços grossos e feita no peitoral de um homem de pele clara.
Fonte: Instagram @claratattoo

Por trazer esse efeito de movimento, essa técnica imprime uma ideia de que a borboleta está pousando em você. Devido a isso, é interessante fazer essa tatuagem em locais possíveis disso acontecer na realidade, como os braços, ombros e coxas.

Tatuagem de borboleta roxa e azul com sombreamento na parte de trás do ombro de uma mulher de pele clara.
Fonte: Instagram @josealexandre_ink

Azul

Considerada por muitos como a borboleta da sorte, essa cor é a mais presente quando o assunto é a tatuagem colorida desse inseto. Além disso, ela também está associada à fé, espiritualidade e sabedoria, o que auxilia na sua popularidade.

Pequena tatuagem de borboleta azul com sombreamento que dá efeito 3D de pouso do inseto no ombro de uma mulher de pele clara vestida com uma roupa azul.
Fonte: Instagram @cata_tattoo27

Ainda, em algumas culturas acredita-se que a leveza dessa cor também é capaz de atrair estabilidade emocional, trazendo equilíbrio e clareza mental para o indivíduo que a possui.

Braço de uma mulher de pele clara com duas borboletas delicadas azuis tatuadas com um leve sombreamento.
Fonte: Instagram @mara_bonita_tattoo

Então, se você crê nesses significados ou gosta muito de azul, aposte nessa cor na sua tatuagem de borboleta. Assim como com as coloridas, é necessário ter um pouco de atenção no momento de escolher o local. Por serem chamativas, é interessante optar por locais mais discretos, como costela, pé e nuca.

Tattoo de borboleta-azul com sombreamento efeito 3D no ombro de uma mulher de pele clara.
Fonte: Instagram @shautattoo

Tatuagem de borboleta: Conclusão

Como você pôde perceber no decorrer do texto, as tatuagens de borboleta podem se encaixar em qualquer estilo. Por isso, trouxemos várias dicas de como pode fazê-las, seus significados e diversas inspirações. Achou a tattoo de borboleta perfeita para você? Esperamos ter te ajudado nessa busca.

Por fim, confira mais sobre tatuagens em nossa categoria.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias