Games: como atleta de e-sports foi aprovado em 28 universidades jogando Fortnite

Jovem de São Vicente conquistou vaga em 28 faculdades nos Estados Unidos por causa de Fortnite. Veja como!

Os personagens de Fortnite ao lado de Matheus segurando seu passaporte
Compartilhe

Já pensou que seu jogo favorito pode levá-lo à faculdade – não só uma, como 28 universidades nos Estados Unidos? Pois foi exatamente isso que aconteceu com Matheus Guimarães Montenegro, jogador de Fortnite. A paixão do jovem por e-sports lhe rendeu uma de estudos e agora ele se prepara para começar as aulas na Oklahoma Christian University.

A bolsa de 75% no curso de Ciência da Computação só se tornou possível porque o jovem investiu em uma das grandes tendências do mundo atual: os esportes online. Afinal, a bolsa é uma recompensa pelo desempenho em e-sports, assim como acontece com atletas de esportes tradicionais, como o baseball ou o basquete.

Atualmente, Matheus já está em Oklahoma e suas aulas começam em breve. Vamos entender como foi toda essa jornada?

Fortnite ajuda jovem a passar em 28 universidades

O jovem Matheus Guimarães usa uma camiseta branca e calça jeans. Ele está pousando em frente a um mural colorido
Fonte: Instagram @mth.gm

Matheus Guimarães morava em São Vicente e era aluno de escola pública. O sonho de estudar em uma universidade nos Estados Unidos parecia longe demais, até que ele viu a notícia de um brasileiro que foi aprovado em 32 universidades estrangeiras por conta de Fortnite.

Em seu Instagram, o jovem contou um pouco sobre como seu sonho se tornou realidade. Ao ver a notícia, ele decidiu entrar em contato com o jogador que conseguiu ser aprovado nos Estados Unidos por conta do jogo. Matheus decidiu tentar também e veio o resultado: ele passou em 28 faculdades diferentes!

Para isso, ele registrou seus melhores momentos jogando Fortnite e fez um compilado para enviar às universidades. Tudo isso, combinado com o bom desempenho na escola e o cumprimento dos demais requisitos possibilitou a aprovação em todas essas instituições.

O que é Fortnite?

Personagens de Fortnite
Fonte: Epic Games

Fortnite, jogo que garantiu a vaga deMatheus Guimarães Montenegro, é um game eletrônico lançado em 2018 e que segue o gênero multijogador de “battle royale”. O modelo consiste em ter um único vencedor – o sobrevivente dentre todos os jogadores da partida.

O jogo é uma verdadeira febre entre bilhões de jogadores ao redor do mundo. Além disso, também já conquistou celebridades que aproveitaram a plataforma com seus shows no metaverso e skins exclusivas, como é o caso de e Travis Scott.

Assim como outros jogos online, como Free Fire e League of Legends, existem também campeonatos profissionais de Fortnite. O crescimento dos e-sports é justamente o que fez com que Matheus tivesse um diferencial para as universidades estrangeiras.

Como entrar em uma universidade estrangeira

O sonho de Matheus é compartilhado por muitos brasileiros que estudam fora do país. Mas, afinal, o que é preciso para entrar em uma universidade estrangeira? Essa foi a principal dúvida de Matheus e agora ele compartilha sua experiência por meio das redes sociais.

As faculdades nos Estados Unidos têm requisitos diferentes das universidades no Brasil. Por isso, é preciso ficar atento aos requisitos de cada uma se você quer ser aprovado.

  1. Desempenho Acadêmico

    O primeiro passo é manter um bom registro na escola. Afinal, as universidades buscam alunos que têm um bom histórico, com boas notas que mostram que você está preparado para a vida acadêmica. O histórico escolar é imprescindível para a aprovação.

  2. Cartas de recomendação

    Além disso, as faculdades exigem também cartas de recomendação. No caso de Matheus, ele conseguiu três cartas: duas de seus professores e uma do diretor de sua escola.

  3. Teste de proficiência

    Da mesma forma, os testes de proficiência são exigidos para que a universidade saiba que você consegue falar inglês e poderá acompanhar as aulas. São exigidos testes padronizados, como o TOEFlL. Muitas instituições no Brasil oferecem cursos específicos para esses testes.

  4. Fortnite

    Em relação em e-sport que garantiu a vaga de Matheus, ele precisou mandar vídeos de seus melhores momentos e contar sobre a experiência tanto com o jogo, quanto em campeonatos. Por isso, é bom estar preparado!

Viu só como você também pode realizar o seu sonho? Porém, vale lembrar que cada universidade conta com seus próprios requisitos. Por isso, vale a pena ficar de olho na instituição dos seus sonhos para saber o que você precisa fazer para também conquistar a sua vaga por causa dos e-sports!

Compartilhe

Stories

Matérias Similares