Tendências Tecnológicas – Revolução Pós-Digital e 4 movimentos para ficar de olho

Tendências Tecnológicas – Revolução Pós Digital e 4 movimentos para ficar de olho

A velocidade com a qual as tecnologias evoluem é cada vez maior, por isso é imprescindível ficar de olho nas próximas tendências tecnológicas que podem afetar a nossa vida e também o mundo dos negócios. Você consegue imaginar como seria o seu dia a dia sem o auxílio da internet? Difícil, né? E olha que ela é só a ponta do iceberg.

Estamos vivendo a Era Pós-Digital, um período da história humana onde a presença da tecnologia digital é tão onipresente e ampla que muitas vezes nem nos damos conta de que ela está lá. Essa nova Era está dividida em 3 principais revoluções e são elas que dão origem às cinco principais tendências tecnológicas que irão marcar o ano de 2018. Confira abaixo:

Tendências Tecnológicas – As três Revoluções Pós-Digitais

Com a internet presente em 24 horas dos nossos dias, estamos nos tornando híbridos: uma parte orgânica e uma parte tecnológica, ainda que inconscientemente. Parte online, parte offline, nossos dispositivos pessoais nos mantém conectados o dia inteiro. O sinal dos nossos televisores é digital, as informações de transporte dos nossos produtos são mapeadas online, nosso motorista particular esta a um clique da tela do celular. Deu para entender um pouquinho da dimensão? Tendo esse panorama em mente, dá para entender melhor a razão pela qual as três grandes revoluções da Era Pós Digital são exatamente um mix entre biologia e tecnologia. Ao invés de uma se sobrepor à outra, essas duas inteligências dinâmicas e quase sem fronteiras se unem, o natural servindo para inspirar tecnologias que, há 50 anos atrás, teriam sido impossíveis de imaginar.

O blog Page Books traz um conteúdo amplo, abrangente e de fácil compreensão sobre o Futurismo. Foram eles que elencaram as 3 grandes revoluções a seguir:

1. Biotecnologia – Tendências Tecnológicas

Tendências Tecnológicas – Revolução Pós Digital e 4 movimentos para ficar de olho

Com o estudo e aprimoramento de várias áreas da biologia, essa tecnologia evoluiu tanto nos últimos anos que hoje em dia é possível editar e produzir um ser vivo inteiramente escolhido no laboratório. Cor do olho, altura e porte físico são características que você já pode escolher antes de ter um filho.

Para além da estética, também é possível alterar o DNA para reduzir ou até mesmo extinguir as chances de doenças genéticas como câncer e Alzheimer. Com tantas possibilidades, a tecnologia também traz um debate ético acalorado, afinal, é correto projetar um humano em laboratório? Parece até ficção, mas o futuro já chegou e a evolução da espécie está literalmente em nossas mãos.

2. Nanotecnologia – Tendências Tecnológicas:

Tendências Tecnológicas – Revolução Pós Digital e 4 movimentos para ficar de olho

Trabalhando em escala nanométrica, essa tecnologia manipula a matéria para a produção de circuitos e dispositivos eletrônicos com as mesmas dimensões de um átomo ou molécula. A partir dela, é possível expandir a capacidade humana e nos transformar em verdadeiras máquinas híbridas.

Imagine implantar um chip para combater doenças e recriar tecidos de maneira inteligente dentro dos nossos corpos. Ou, ainda, acessar todo o conhecimento disponível no Google apenas com o pensamento. São incontáveis as possibilidades que a nanotecnologia traz e os seus desdobramentos podem mudar para sempre o curso da história da humanidade.

3. Robótica e Inteligência Artificial – Tendências Tecnológicas:

Tendências Tecnológicas – Revolução Pós Digital e 4 movimentos para ficar de olho

No começo, as máquinas eram programadas por seres humanos. Agora, com os avanços da Inteligência Artificial, essas tecnologias já são capazes de aprender sozinhas para então ensinar outras máquinas ou pessoas. As máquinas inteligentes já interpretam imagens, reconhecem expressões faciais e dirigem carros, utilizando bancos de dados para se aperfeiçoar cada vez mais.

Diferente do conhecimento humano, que é limitado pelas condições físicas, a inteligência artificial não tem limites, o que potencializa ainda mais o seu aprendizado. Youtube, Facebook e Spotify são apenas alguns sites que utilizam algorítmos de inteligência artificial para melhorar a interação do usuário com a plataforma, aprendendo mais seus gostos pessoais a cada pesquisa, faixa ouvida ou publicação curtida.

No entanto, o futuro das inteligências artificiais preocupam até mesmo as mentes mais brilhantes da tecnologia: Elon Musk, Stephen Hawking e outras personalidades da área já assinaram uma carta proibindo a utilização da I.A em armas de destruição, afinal uma inteligência tão poderosa, se usada para fins questionáveis, pode levar a humanidade a um cenário catastrófico.

 

As 4 principais tendências tecnológicas para 2018

TOTVS Labs é um laboratório de inovação brasileiro, localizado no famoso Vale do Silício, nos EUA. Seu diretor, Vicente Goetten, elencou quatro tendências que estão com tudo na área da tecnologia:

1. Inteligência Artificial

Já comentamos por aqui o quanto a Inteligência Artificial pode aprimorar a indústria da moda e a educação, uma tecnologia de ponta que veio para revolucionar diversos setores das nossas vidas. Evoluindo a passos largos, a IA pode ser adotada em praticamente todos os tipos de sistemas e, mais do que isso, a tecnologia também deixará as coisas mais inteligentes.

Drones, robôs e até mesmo máquinas agrícolas serão equipados para responder perguntas e oferecer insights para a tomada de decisões mais precisas em indústrias. Na vida pessoal e corporativa, as experiências conversionais como Siri, da Apple e Alexa, da Amazon, produzirão respostas cada vez mais precisas que podem auxiliar o consumidor e manter conversas quase como se fossem pessoas reais.

Desta forma, por meio de uma interação com linguagem natural, será possível interagir com um software e pedir para que ele emita uma nota fiscal para empresa X, por exemplo, e ele o fará sozinho.

Tendências Tecnológicas – Revolução Pós Digital e 4 movimentos para ficar de olho

2. Blockchain

O Bitcoin está na língua do povo: muitos já ouviram falar, poucos se aprofundaram nos estudos para compreender essa nova moeda, que é apenas uma parte ínfima de uma tecnologia muito maior. Em 2018, blockchains serão cada vez mais explorados, para além do segmento financeiro e das moedas virtuais.

A cadeia de blocos, ou blockchain, é uma tecnologia que visa a descentralização como medida principal de segurança. Suas bases de registros e dados são distribuídos e compartilhados, com a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. Esse é o sistema que garante a segurança das operações realizadas por criptomoedas.

Em 2018, haverá um crescimento forte não só da tecnologia em si, mas, principalmente, de soluções desenvolvidas em cima dela. Será possível, por exemplo, fazer rastreio e auditoria do transporte de medicamentos utilizando um sensor de internet das coisas (IoT) que mapeia todo o trajeto e a temperatura dos medicamentos durante o processo, salvando essas informações no blockchain. A medida garante a proteção dos dados, a imutabilidade deles e, até mesmo, a segurança e a qualidade dos produtos, que não sofreram alterações durante o trajeto.

3. Realidade virtual e aumentada

Muito usadas pela indústria de games, estas tecnologias se tornarão mainstream em 2018, atingindo um público cada vez maior e mais abrangente. Em uma loja física, por exemplo, será possível utilizar a tecnologia para obter informações adicionais de um produto ou ainda verificar se a bolsa que você está comprando combina com um sapato que já está em casa.

Na área da saúde, a realidade virtual e aumentada possibilitará ”escanear” o tornozelo após uma contusão e obter indicações do que aconteceu e recomendações do que fazer, tudo isso utilizando apenas a câmera do celular. Essas tecnologias permitirão uma experiência imersiva, como, por exemplo, no aeroporto de Singapura que já treina 100% de seus novos engenheiros mecânicos com óculos de realidade virtual.

Imagine visitar um museu e receber informações adicionais sobre a obra na tela do seu celular, ou ainda caminhar pelas ruas de um destino no outro lado do mundo virtualmente, antes mesmo de comprar a passagem. Tudo isso é possível, graças à realidade virtual, uma tendência tecnológica que será ainda mais explorada no ano que acaba de começar.

Tendências Tecnológicas – Revolução Pós Digital e 4 movimentos para ficar de olho

Leia também – Realidade virtual é destaque na NYFW – Tendências Tecnológicas

4. Fog Computing

Tendências Tecnológicas – Revolução Pós Digital e 4 movimentos para ficar de olho

Tendências Tecnológicas – Imagem ilustra o processo de transmição de informação no modelo Fog Computing

Computação em neblina, do inglês “fog computing”, é uma arquitetura de computação descentralizada, que estende o conceito de Nuvem para o mundo das coisas. Também conhecida como Fogging, ela permite que os dados sejam analisados e transformados em informações ou ações antes mesmo de serem transmitidos, o que agiliza o processo de resposta em drones ou robôs e economiza espaço de armazenamento, já que um único dispositivo como um motor a jato pode produzir 10TB de dados sobre seu desempenho e condição em apenas 30 minutos.

A utilização de Fog Computing agilizará a rotina de empresas e profissionais, pois não será mais necessário enviar todos os dados para uma nuvem, esperar ela processá-los e enviar a informação de volta para tomar decisões. Imagine a diferença dessa evolução tecnológica em um carro autônomo, onde a velocidade de decisão é fundamental para a segurança das pessoas. Ao usar o poder computacional das pontas, realiza-se o processo localmente e apenas o armazenamento do resultado na nuvem tradicional, combinando várias nuvens ao invés de centralizar tudo em uma só, uma tendência tecnológica que irá facilitar a vida nas empresas.

Publicação: 22 de janeiro de 2018

AUTOR

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
As correntes de óculos estão de volta – Conheça a Annellus + Dicas de como usar

As correntes de óculos viraram febre no feed do Instagram, elas aparecem nos looks de fashionistas, famosas e também estão...

Fechar