papel escrito 10 de novembro em laranja

10 de novembro é Dia Nacional do Trigo. As datas comemorativas de hoje, sexta

Hoje é o décimo dia do décimo primeiro mês do ano, Dia Mundial da Qualidade. Veja as datas comemorativas de 10 de novembro

Compartilhe

Hoje é dia 10 de novembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 10 de novembro?

Fonte: Pinterest

Em 2023, 10 de novembro cai em uma sexta-feira. Trata-se do 314º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 51 dias para 2024. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos na primavera. Nascidos em 10 de novembro, são do signo de Escorpião.

Assim sendo, ainda estamos na metade do décimo primeiro mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de novembro de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual é o signo dos nascidos em 10 de novembro?

FImagem com fundo azul e estrelas. No centro, desenho de escorpião. Abaixo, escrito de laranja neon "Escorpião". Logo depois, escrito de branco com fundo azul "23 out - 21 nov". Abaixo, escrito de branco, "Aproveite o momento de interiorização e o contato com seu mundo emocional, que o levará ao crescimento. É um ótimo período para iniciar uma terapia e para cuidar da saúde integral".
Fonte: Canva

Hoje, 10 de outubro, estamos na temporada de escorpião! Os nascidos sobre o signo de escorpião são indecifráveis, enigmáticos, espertos, discretos.

Escorpianos são, além disso, guiados pelo seu instinto, quando no caminho da luz. Com habilidades de ajudar em situações que pedem delicadeza e discrição. Ainda mais, os escorpianos são como um camaleão: sempre ressurgem mais fortes e transformados.

O que se comemora no dia 10 de novembro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 10 de novembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia Nacional do Trigo, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, Dia Mundial da Qualidade, Dia Nacional do Intensivista e Dia Mundial do Ceratocone.

Dia Nacional do Trigo

Contudo, o dia 10 de novembro marca o Dia Nacional do Trigo. A celebração tem o objetivo de ressaltar a importância do trigo, que é a base de muitos alimentos que consumimos diariamente. Aliás, massas como pão, macarrão, bolos e pizza vêm deste cereal. O trigo é uma gramínea de ciclo anual, cultivada durante o inverno, e pode ser irrigado ou não.

Outra curiosidade que revela a popularidade do trigo é que ele é o segundo tipo de cereal cultivado em todo o mundo. Além disso, é um alimento rico em carboidratos e vitamina C, os quais são essenciais em toda dieta.

dia nacional do trigo
Fonte: Pixabay. Montagem: Ana Beatriz Ribeiro

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

No dia 10 de novembro também se comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. A data foi instituída como símbolo de luta pela educação, conscientização e prevenção para os problemas causados pela surdez.

A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno. Então, essas ondas são transformadas em estímulos elétricos e enviadas ao cérebro. O órgão é responsável pelo reconhecimento da audição.

Estão entre os fatores que podem provocar a surdez: predisposição genética, nascimento prematuro, baixo peso ao nascer, uso de antibióticos tóxicos ao ouvido e de diuréticos no berçário. A condição também pode ser causada por infecções congênitas, principalmente sífilis, toxoplasmose e rubéola. Assim sendo, vale ressaltar as formas de prevenção da surdez:

  • No caso de gestantes, é necessário fazer o pré-natal;
  • O teste da orelhinha, exame feito nos recém-nascidos que permite verificar a presença de anormalidades auditivas;
  • Atraso no desenvolvimento da fala das crianças pode indicar problemas auditivos.

Ao mesmo tempo, a data ressalta a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão. Assim como determina o apoio na sua difusão e uso pelo poder público. Para a execução dos sinais, usa-se o movimento das mãos, além das expressões facial e corporal, quando necessário.

combate à surdez, prevenção
Fonte: Freepik. Montagem: Ana Beatriz Ribeiro
  • Veja mais Cegueira: Dia Mundial da Visão fala sobre sintomas e prevenção

Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

Comemora-se Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento anualmente em 10 de novembro. Assim, a data destaca o papel importante da ciência na sociedade.

Ainda mais, expõe a necessidade de envolvimento de um público mais amplo nos debates sobre as questões científicas emergentes. O Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento tem o intuito de assegurar que os cidadãos sejam mantidos informados sobre os desenvolvimentos na ciência. Isso desde 2001, ano em que a data foi criada.

ciência e desenvolvimento 10 de novembro
Fonte: Freepik. Montagem: Ana Beatriz Ribeiro

Além disso, o dia serve para ressaltar o papel que os cientistas desempenham. Afinal, eles ampliam nossa compreensão do notável e frágil planeta que chamamos de lar. Dessa forma, ajudam a tornar nossas sociedades mais sustentáveis.

O dia, então, oferece a oportunidade de mobilizar todos os atores em torno do tema da ciência para a paz e o desenvolvimento. Isso inclui, aliás, autoridades governamentais e até a mídia e alunos da escola.

  • Leia ainda Bienal da Amazônia: Arte com consciência para ajudar a preservar a floresta brasileira

Dia Mundial da Qualidade

O Dia Mundial da Qualidade é celebrado em 10 de novembro. Todavia, a data tem sido comemorada pelas organizações durante toda a semana, e não apenas por 1 dia. Ou seja, o Dia Mundial da Qualidade agora é Semana Mundial da Qualidade.

Assim sendo, em 2023, a celebração começa dia 7 de novembro e acada dia 11. Sendo voltara para temas relacionadas à conscientização e importância da qualidade para muitas empresas.

Fundo de imagem com desenho de planeta Terra verde. No lado direito, escrito "Dia Mundial da Qualidade. Sustentabilidade: melhorando nossos produtos, pessoas e o planeta".
Fonte: Gov

Dia Nacional do Intensivista

No dia 10 de novembro comemoramos o Dia Nacional do Intensivista. A data foi instituída pela Lei nº 13.119, de 7 de maio de 2015. Sendo dedicada a homenagear os profissionais que cuidam dos pacientes gravemente enfermos internados nas unidades de terapia intensiva (UTIs).

Fundo de imagem com foto de intensivista cuidando de idoso na UTI. No centro em baixo, escrito "10 de novembro, Dia Nacional do Intensivista". Abaixo, logo da Coren SP.
Fonte: Facebook @corensaopaulo

Dia Mundial do Ceratocone

O Dia Mundial do Ceratocone é comemorado em 10 de novembro. Criada em 2016 pela National Keratoconus Foundation (NKCF), seu objetivo é conscientizar e informar sobre a ceratocone, doença que atinge 1 a cada 2000 pessoas.

  • Ao mesmo tempo, leia Pressão alta: sintomas, diagnóstico e como evitar

Sexta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a sexta-feira é dia de 1 orixá: Oxalá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é o Oxalá?

Oração para Oxalá.
Oração para Oxalá. Fonte: Canva (adaptado)

Considerado o orixá mais poderoso de todos, Oxalá foi o primeiro a ser criado. Assim, é ele quem rege toda vida na terra. Para homenageá-lo, acenda velas na cor branca.

Qual o santo do dia 10 de novembro?

Hoje, 10 de novembro, a Igreja Católica celebra o São Leão Magno. Veja tudo sobre a vida do religioso a seguir:

Dia de São Leão Magno

Leão nasceu por volta do ano 400, próximo de Roma. Foi sacerdote e no 430 se tornou arcediácono e conselheiro dos Papas Celestino I e Xisto III. Em 440, após Xisto III morrer, Leão assumiu o governo da Igreja.

Pouco se sabe sobre a história do santo, mas é venerado por sua profunda sabedoria, suas extraordinárias virtudes e sua brilhante direção. Leão é conhecido por Magno por ser um dos grandes pontífices da história do cristianismo.

Próximas datas comemorativas do mês de novembro

  • 11 de novembro – Fim da Primeira Guerra Mundial (1918);
  • 12 de novembro – Dia do Diretor de Escola, Dia do Supermercado, Dia Nacional do Inventor, Dia Mundial da Pneumonia, Dia Mundial do Hip Hop, Dia da Indústria Automobilística e Dia do Pantanal;
  • 13 de novembro – Dia Mundial da Gentileza;
  • 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes, Dia Nacional da Alfabetização e Dia do Bandeirante;
  • 15 de novembro – Proclamação da República, Dia do Esporte Amador, Dia do Joalheiro e Dia Nacional da Umbanda;

Relacionadas

10 de novembro: conclusão

Embora 10 de novembro não seja, de fato, um feriado, a data celebra marcos super relevantes para a sociedade. Nesse sentido, a Igreja Católica celebra hoje o Dia de São Leão Magno.

Em resumo, o Dia Nacional do Trigo, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, Dia Mundial da Qualidade, Dia Nacional do Intensivista e Dia Mundial do Ceratocone são as comemorações deste dia.

foto de cartão escrito 10 de novembro datas comemorativas
Montagem: Paulo Costa
papel escrito 10 de novembro em laranja
Fonte: Canva

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias