Filmes sobre espiritualidade

Filmes sobre espiritualidade: 10 melhores dicas para assistir e refletir

Confira 10 dicas de filmes sobre espiritualidade para assistir em diferentes serviços de streaming e refletir ao mesmo tempo

Quem não ama colocar um filme para assistir enquanto come pipoca em um domingo de tarde? A parte ruim é quando ficamos horas navegando pelo catálogo dos streamings sem saber o que assistir, não é mesmo? Por isso, separamos aqui 10 dicas de filmes sobre espiritualidade para quando você estiver nessa situação.

Aqui você encontra opções de documentários sobre religião, romances com enredos sobre vida após a morte, espíritos ou com mensagens profundas acerca do assunto. Sendo assim, confira a nossa lista completa e escolha um para começar.

1. Ghost

Veja também…

foto dos personagens principais do filme Ghost se beijando, filmes sobre espiritualidade
Fonte/Reprodução: Paramount Pictures

Ao falar em filmes sobre a espiritualidade, a maioria das pessoas se lembra do clássico dos anos 90, “Ghost – Do Outro Lado da Vida”. No longa, Sam (Patrick Swayze) e Molly (Demi Moore) são um casal apaixonado que passa por uma tragédia: Sam é morto após sofrer uma tentativa de assalto mal sucedida.

Entretanto, mesmo depois de passar para o outro plano, seu espírito tenta ajudar a amada, que está correndo perigo de vida. E, para isso, ele usa Oda (Whoopi Goldberg), uma falsa médium que se surpreende ao realmente conseguir falar com um fantasma.

O filme, além de um romance clássico com músicas que viraram hits, nos faz refletir sobre a vida após a morte, assuntos que ficaram mal resolvidos e a exploração da fé alheia.

Disponível na Apple TV e no Telecine Play

2. O Segredo

cartaz do filme The Secret, O Segredo em inglês
Fonte/Reprodução: Prime Time Productions

Filmes sobre espiritualidade também incluem documentários. Esse é o caso de “O Segredo”, inspirado no livro homônimo, que reúne falas de escritores, filósofos e cientistas que acreditam na lei da atração. Afinal, veem nela um segredo milenar que foi a chave do sucesso de grandes nomes da história.

Dessa forma, você pode compreender um pouco mais sobre a tal lei da atração que envolve fé, espiritualidade e técnicas de manifestação.

E se documentário não for muito a sua praia, tem o filme “O Segredo: Ouse Sonhar”, em que uma viúva com três filhos, interpretada por Katie Holmes, contrata um homem para consertar parte da sua casa afetada por uma grande tempestade. Assim, durante o trabalho, ele compartilha sua filosofia acerca da lei da atração e pensamentos positivos.

Ambos estão disponíveis na Netflix

3. Nosso Lar

cena do filme Nosso Lae, Filmes sobre espiritualidade
Fonte/Reprodução: 20th Century Studios

Na produção nacional “Nosso Lar”, o personagem André Luiz, interpretado por Renato Prieto, abre os olhos e descobre que não está mais no mundo dos vivos. A princípio, ele não entende muito bem o que está acontecendo e ainda sente necessidades humanas, como fome e sede. Mas, ao longo do filme, ele vai compreendendo a vida após a morte.

Com isso, ele percebe que está no purgatório e vê uma planície escura marcada por gritos e seres que vivem na sombra. Contudo, não é para lá que ele é enviado, e sim para um tipo de cidade em que ele aprende muitas lições que surpreendem e emocionam quem está assistindo.

Disponível no Prime Video e Globoplay

4. A Cabana

quatro atores em cena do filme A Cabana
Fonte/Reprodução: Lionsgate Films

Esse é mais um exemplo de filme sobre espiritualidade baseado em um livro homônimo. A obra “A Cabana” foi escrita pelo canadense William P. Young e fez muito sucesso na livrarias. Então, foi prontamente adaptada para as telonas.

No enredo, um homem vive atormentado após sua filha mais nova desaparecer. Tudo indica que ela foi violentada e assassinada em uma cabana localizada nas montanhas. Entretanto, seu corpo nunca foi encontrado e, mesmo anos após a tragédia, a família nunca se recuperou.

De repente, o protagonista recebe um misterioso convite para retornar a esse local, onde ele vai receber uma grande lição de vida e encontrar Deus, interpretado pela atriz Octavia Spencer. Como resultado, o longa nos faz refletir sobre fé, espiritualidade, vingança, culpa e perdão.

Disponível no Prime Video

  • Leia ainda mais Sete chakras: qual o significado de cada um e como alinhá-los

5. Um Olhar do Paraíso

Atriz Saoirse Ronan em cena de "Um Olhar do Paraíso" filmes sobre espiritualidade
Fonte/Reprodução: Paramount Pictures Studios

O filme “Um Olhar do Paraíso” narra a história de Susie Salmon (Saoirse Ronan), uma garota assassinada pelo vizinho quando está voltando para casa. Logo após a tragédia, os pais de Susie não conseguem aceitar a morte da filha, que está vendo eles em outro plano.

O filme não só mostra a tristeza dos pais, como também foca na investigação policial para descobrir o assassino de Susie. Entretanto, mesmo os detetives entrevistando George, o vizinho e assassino da menina, ele não é considerado suspeito. Assim, Susie, que ainda está entre o paraíso e o inferno, precisa lidar com a vontade de ajudar sua família e fazer com que a polícia desvende o crime.

Assim como “Ghost”, o filme “Um olhar do paraíso” nos faz pensar que a morte pode não ser o fim, para o amor ou a dor, e alguns assuntos ficam para os outros resolverem.

Disponível na Netflix e Apple TV

6. Soul

personagem Joe, do filme de animação da Disney Pixar, Soul
Fonte/Reprodução: Disney

Filmes sobre a espiritualidade não são apenas para adultos, assim como desenhos animados não são só para crianças. Um bom exemplo disso é “Soul”, a animação de 2020 da Disney com a Pixar que aborda o tema vida após a morte e de onde vem as almas.

No filme, Joe é um professor de música apaixonado por jazz. Entretanto, ele esperava ganhar a vida se apresentando como músico, algo que não estava dando certo. Porém, depois de tentar por muito tempo, finalmente ele recebe o convite que sempre esperou. O único problema é que ele se machuca gravemente no mesmo dia, sendo enviado para outra dimensão.

Nesse outro plano, ele conhece novas almas e acaba descobrindo o verdadeiro sentido da vida, fazendo os telespectadores refletirem sobre isso.

Disponível na Disney+

7. A Casa dos Espíritos

Glenn Close e Meryl Streep em A Casa dos Espíritos
Fonte/Reprodução: Miramax

“A Casa dos Espíritos” é um longa cheio de estrelas como Meryl Streep, Winona Ryder, Glenn Close e Antonio Banderas. Só isso já contribuiu para o filme dos anos 90, baseado no romance da escritora chilena Isabel Allende, ser sucesso de crítica.

Contudo, o que faz com que ele entre na lista de filmes sobre espiritualidade é que a personagem de Meryl Streep possui poderes paranormais e prevê mortes, fato que a deixa traumatizada por anos. Dessa maneira, em plena revolução chilena, a obra mostra a trajetória de 3 gerações de mulheres da família.

Assim, o público reflete sobre o fato de a violência passar de geração para geração e como o entendimento sobre espiritualidade pode ajudar a curar feridas.

Disponível na HBO Max

8. Deus Não Está Morto

Fonte/Reprodução: Pinnacle Peak Pictures

O filme “Deus Não Está Morto” conta a história de Josh Wheaton, um estudante que entra em conflito com seu professor de filosofia na universidade após uma discussão sobre a existência de Deus. Josh acredita em sua existência, diferente de seu professor, que é ateu e o desafia a comprovar o que está falando.

O longa se passa em um universo paralelo onde cristãos são minoria nos EUA e sofrem perseguições. O que faz o público refletir sobre o respeito que tem com a religião dos outros e relembrar que, ao precisar de provas para acreditar em algo, isso deixa de ser fé.

Disponível no Prime Video

  • Você vai gostar de ler Frases de fé: 48 mensagens para renovar sua força

9. Minha Vida na Outra Vida

Foto do filme Minha Vida na Outra Vida com a frase "Eles são sonhos... ou são memórias?"
Fonte/Reprodução: Versatil Home Video

“Minha Vida na Outra Vida” começa com Jenny Cole (Jane Seymour) tendo sonhos estranhos, que se passam em um tempo distante e em locais que ela não se lembrava de estar. Intrigada, ela descobre que tirou fotos com uma configuração semelhante quando era criança.

Passado um tempo, ela finalmente se dá conta que esses sonhos são visões da década de 30 e que se passam em uma pequena cidade da Irlanda, um destino místico com muita beleza natural e diversas lendas. Ela começa a questionar se essas visões podem ser de uma vida passada, pois descobre a história de uma mulher chamada Mary Sutton, que morreu nesse local durante o parto. Então, ela resolve ir com o seu filho e marido para a lá.

O filme fala sobre vidas passadas e nos faz questionar se os lugares que tanto desejamos conhecer ou em que nos sentimos bem não estão ligados a alguma coisa maior. E sabe o mais arrepiante? É baseado em uma história verídica.

Indisponível em streamings, apenas em site on-line.

10. As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu

foto de cena do filme As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu, com Jon Voight. Filmes sobre espiritualidade
Fonte/Reprodução: Alpha Filmes

Alguns bons filmes sobre espiritualidade são inspirados em livros, como é o caso de “As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu”, adaptação do livro homônimo de Mitch Albom.

Na história, Eddie (Jon Voight) é um senhor responsável pela manutenção de um parque de diversões local. Ele teve uma infância difícil, com uma educação rígida do pai, e ainda lutou na guerra durante sua juventude.

Ao morrer logo no começo do longa, ele vai para o Céu e encontra cinco pessoas que fizeram parte de sua vida. Por consequência, refletimos sobre a forma que todos estão conectados e que nenhuma ação ou trabalho é insignificante.

Disponível em sites ou no YouTube.

Filmes sobre espiritualidade: conclusão

Agora curta os filmes sobre espiritualidade! Esperamos que você se encante ou ganhe uma nova visão com algum deles. Mas lembre-se de que as informações sobre os streamings em que os filmes estão disponíveis podem ficar desatualizadas.

Por fim, fique de olho em nosso canal de Astrologia e Misticismo. Afinal, lá você encontra as características de cada signo, banhos energéticos para preparar em cada época do ano e muito mais!

Matérias Similares