Mulher com japamala, saia branca e cropped de braços abertos na natureza

O que é Ho’oponopono e para que serve?

Confira como funciona a técnica havaiana do ho’oponopono e como ela pode te ajudar a perdoar e prosperar na vida

Compartilhe

A técnica havaiana conhecida como Ho’oponopono está sendo utilizada cada vez mais e adquirindo novos adeptos no Brasil. Afinal, muitos buscam renovar as energias, melhorar o foco ou o sono e se conectar mais com sua espiritualidade, por exemplo. E as meditações auxiliam muito nessas jornadas.

Entretanto, a técnica do ho’oponopono traz outras vantagens: ela auxilia no perdão aos outros e a si mesmo, trazendo mais consciência, equilíbrio e fluidez para o dia a dia. Sendo assim, continue lendo e confira sua origem, como funciona e como você pode praticá-la em casa.

O que é Ho’oponopono?

Você já ouviu falar em Ho’oponopono? Essa famosa técnica surgiu no Havaí, a partir da tradição de uma tribo local que unia os membros para que pudessem pedir perdão uns aos outros, a fim de encontrar cura e equilíbrio.

Mais tarde, em 1982, o psiquiatra Ihaleakala Hew Len conheceu a técnica por meio da xamã Morrnah Simeona e começou a estudá-la melhor.

De acordo com as publicações do livro “Sua Cura com Ho’oponopono”, que estuda os passos do médico, o Dr. Hew Len levou a técnica para o Hawaii State Hospital, que na época era um hospital psiquiátrico designado aos criminosamente insanos.

Logo após seus testes, o doutor obteve bons resultados, entretanto, eles não são tão facilmente acessados pela Internet.

mulher com japamala nos braços para praticar Ho'oponopono
Fonte: Pexels

Em suma, a técnica faz uso de 4 frases que auxiliam no entendimento da responsabilidade e da aceitação. E, quando são repetidas por 21 dias seguidos, podem transformar algumas percepções. Afinal, segundo diversas pesquisas realizadas por neurocientistas, é possível reprogramar o cérebro nesse período de tempo.

Ademais, continue a leitura e descubra exatamente quais são essas 4 frases que devem ser repetidas durante a prática do Ho’oponopono.

O que significa as 4 frases do Ho’oponopono?

Primeiramente, as 4 frases repetidas durante a prática do ho’oponopono são:

  • Eu te amo;
  • Sinto muito;
  • Me perdoe;
  • Sou grato (a).

Elas trabalham na percepção de que temos total responsabilidade em relação ao que acontece, Contudo, o que estamos passando não é um castigo e as memórias negativas do passado precisam ser ressignificadas. Além disso, também ajudam a trabalhar a aceitação, a autoestima e o amor-próprio.

mulher tatuada, com roupas brancas e mochila usando japamala de Ho'oponopono e andando no sol
Fonte: Pexels

Sendo assim, “Eu te amo” declara o amor incondicional a nós mesmos. “Sinto muito” é quando você se desculpa por colocar o outro em uma situação que não pertence a ele. “Me perdoe” é a aceitação disso. E, por fim, “Sou grato (a)” é o agradecimento pela oportunidade de ter conhecido algo que está possibilitando sua evolução.

Apesar de simples, essas 4 frases auxiliam na purificação e limpeza do inconsciente. Só qu, é muito importante lembrar que algumas situações, como as de violência doméstica ou assédio sexual, devem ser tratadas com extremo cuidado.

Assim, praticar o Ho’oponopono pode auxiliar na hora em que a vítima diz se amar e se desculpa consigo mesma por achar que tinha culpa de algo, por exemplo. Todavia, dependendo do caso, pode não ser a melhor alternativa logo no primeiro momento e especialistas devem ser consultados.

  • Decerto, você gostará de ler sobre Destinos místicos: 10 lugares incríveis para conhecer no Brasil e no mundo

Como praticar e prosperar com o Ho’oponopono?

Assim, além das 4 frases utilizadas na hora de praticar a técnica do Ho’oponopono, há mais alguns detalhes que devem ser levados em consideração na hora de introduzir essa oração no seu dia a dia.

Primeiramente, é importante trabalhar a sua responsabilidade, pois sempre declarar que o universo está contra você, ou que o outro é sempre o culpado, pode ser extremamente negativo. A raiva que guardamos de um antigo relacionamento, por exemplo, pode estar te travando em algum sentido. Por isso, estar de mente aberta para limpar isso ajuda muito.

Então, não peça por nada. Esse não é um exercício de visualização ou técnica de manifestação, é algo que proporciona limpeza, livramento, perdão em relação a uma situação, pessoa ou a si mesmo. Entregue-se à experiência, sem cobrar algo específico.

mulher com japamala e mãos em formato de oração para realizar Ho'oponopono
Fonte: Pexels

Porém, a prosperidade pode muito bem vir até você. Isso se dá pelo fato de a raiva, o medo e a culpa poderem estar te travando e o Ho’oponopono trabalhar nesses pontos.

Sendo assim, busque realizar a prática em um local calmo, tenha todo o princípio da oração em mente, marque um horário e se dedique por 21 dias seguidos, sem pular nenhum.

Por fim, você pode colocar uma meditação guiada com as frases e repeti-las em voz alta, olhar para um espelho ou usar uma japamala, um cordão de contas que auxilia nessa prática. Você deve segurá-la como um terço e falar “eu te amo, sinto muito, me perdoe e sou grato (a)” a cada conta que estiver segurando, até terminar e ir descansar.

  • Após essa leitura, confira também Mindfulness: os benefícios da prática para a saúde física e mental

Meditação guiada

Em resumo, o Ho’oponopono pode trazer diversos benefícios para a mente e para o corpo, assim como meditar, praticar reiki, yoga ou aromaterapia, por exemplo.

Dito isso, como já citado no tópico acima, é possível realizar a técnica havaiana com uma japamala ou com alguma canção ou oração, inclusive as que podem ser achadas no YouTube.

Dessa forma, dê play no vídeo abaixo para ver como se sente e inicie a prática!

Fonte: YouTube

Conclusão

Enfim, a técnica do Ho’oponopono tem como objetivo a limpeza e o perdão. Por consequência, entrega muita leveza, prosperidade e abertura de caminhos. Entretanto, mesmo sendo uma oração estudada e aplicada por um psiquiatra, não substitui tratamento psicológico feito por um profissional, dependendo do caso.

Enfim, fique de olho em nosso canal de Astrologia e Misticismo. Afinal, lá você encontra as características de cada signo, banhos energéticos para preparar em cada época do ano e muito mais!

  • Sem dúvida, você vai gostar de Sol em Virgem: saiba mais sobre o signo e como essa fase te influencia
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias