Rituais com velas: confira como fazer em casa e o significado de cada cor
Descubra mais sobre rituais com velas e peça por amor, proteção e abertura de caminhos. Além disso, também confira o significado de cada cor
Muito se ouve falar sobre simpatias ou rituais com velas. Aliás, diversos cultos religiosos são adeptos desse costume. As pessoas acendem velas em igrejas ou em cerimônias de religiões de matriz africana, por exemplo. E a maior razão é a ligação mística com o fogo, um dos quatro elementos da natureza.
E dependendo do motivo, a cor da vela é muito importante nesse momento. Principalmente para haver conexão com o pedido.
Sendo assim, confira mais sobre o assunto e consulte a tabela com o significado de cada tonalidade no final do texto.
Qual significado de acender velas?
Primeiramente, rituais com velas variam de acordo com a crença de cada pessoa, assim como o significado de acendê-las.
Entretanto, a premissa é muito parecida: o fogo possui grande poder por ser um elemento da natureza que traz luz e representa a vida espiritual.
Além disso, o fogo significa transmutação, o que dá força às nossas orações e intenções. Por isso as velas são utilizadas nos bolos de aniversário, alguns acreditam que ela ajuda a realizar um pedido e outros que afasta espíritos de perto do aniversariante.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha🌟 lá no News!
O que significa quando uma vela queima muito rápido?
Antes de procurar significados no que acontece durante os rituais com velas, tente levar em conta os aspectos do ambiente e da própria parafina.
Às vezes, uma vela de sete dias dura menos tempo pela forma como você a acendeu. E se o ritual for realizado ao ar livre ou perto de alguma porta ou janela, o vento pode apagar a chama. E isso não significa nada espiritualmente falando. Então, não precisa querer achar um recado oculto em tudo.
Entretanto, se você realizar algum ritual com velas e uma chama específica queimar mais rápido do que as outras, isso pode significar que seu pedido foi ouvido e acontecerá em breve.
- Decerto, você também gostará de ler Horóscopo de agosto de 2023: descubra as reviravoltas desse mês lendo as previsões para o seu signo
Rituais com vela branca para proteção
Agora, aprenda um ritual para proteção que é extremamente simples e irá te conectar com seu anjo da guarda.
Inclusive, você pode fazer isso toda semana, às segundas-feiras, usando uma vela de sete dias branca e tendo muita firmeza e fé em seu pensamento e em suas orações. Além disso, você pode realizar um banho de ervas logo depois.
Materiais:
- 1 vela de sete dias branca;
- Copo com água.
Modo de Preparo:
- Para começar, acenda a vela de 7 dias em cima de um pires e dentro de casa, em um lugar alto;
- Em seguida, coloque um copo com água do lado da vela e faça uma oração para o seu anjo da guarda, pedindo por proteção;
- Por fim, após os 7 dias, repita o processo e jogue a água fora, se possível, em um vaso ou na grama.
Oração para o anjo da guarda
Uma oração para seu anjo da guarda pode ser feita de diversas maneiras. Pode ser apenas uma conversa, uma oração que você foi ensinado quando criança ou o que sua fé ou religião disser. Aqui vai um exemplo de uma prece umbandista:
“Meu companheiro de todas as horas, amigo de todos os momentos, tanto os de alegria como os de sofrimento.
Guia meus passos, meus pensamentos e minhas ações, cria em redor de mim um círculo de defesa contra os fluídos, influências ou interferências que possam afetar-me o corpo ou a mente. Ajudando-me também estarás te ajudando, num intercâmbio de amor, de paz e de compreensão.
Sê o meu porta voz diante de outros espíritos superiores, médicos ou cientistas, professores ou sacerdotes, guias ou amigos para que me dirijam na solução dos meus problemas físicos-espirituais.
Agradeço-te sinceramente toda a assistência que prestaste, toda orientação que imprimiste a minha vida, socorrendo-me nas horas aflitivas, consolando-me nas épocas de amargura e sugerindo-me a prática do amor e da caridade.
Que Deus te dê mais luz, força e poder como recompensa pelo esforço, dedicação e afeto que demonstras no cumprimento de tão importante missão.”
- Confira ainda mais Frases de reflexão: as 150 melhores mensagens para pensar sobre a vida
Com acender uma vela de sete dias?
Esta pode ser uma questão aparentemente simples, mas causa confusão em muitas pessoas! Você já acendeu uma vela de sete dias e reparou que ela durou menos tempo? Há mais de uma explicação para isso!
A primeira é que a vela pode não ser de boa qualidade e realmente não possui material para durar uma semana completa. Já a outra é que você pode estar fazendo esse ritual de forma errada.
Uma vela de sete dias vem com um plástico em volta com os dizeres “não retirar o plástico ao acender”. Contudo, alguns não reparam nisso e acham que o óbvio é remover essa parte. Mas na verdade, ela que faz a vela não derreter por completo e continuar em pé durante os sete dias.
Portanto, é assim que se acende uma vela de sete dias! Porém, é sempre válido lembrar de ler as instruções na embalagem, alguma marca pode sugerir um uso diferente.
- Logo depois, confira mais sobre Banho de sal grosso: para que serve e como preparar
Velas no Cristianismo, Candomblé e Umbanda
A chama da vela representa uma grande fonte de energia, então, quando ela é acesa em qualquer religião, uma ligação com o plano espiritual é feita. E isso vale para o cristianismo, as religiões de matriz africana e muitas outras.
No Santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado no estado de São Paulo, velas brancas são acesas quando as preces são feitas.
Além disso, lá é comum ver velas no formato de partes do corpo, como olhos, fígado ou coração, por exemplo. Elas servem para quando alguém está pedindo pela saúde e possui alguma doença em um membro ou órgão específico.
Já no candomblé e na umbanda, cada orixá está ligado à uma cor de vela. E ainda podem haver velas bicolores e tricolores, como metade preta e metade vermelha. Iemanjá, por exemplo, é representada pela cor azul claro, mas isso podem variar de acordo com os ensinamentos de cada terreiro.
- Do mesmo modo, confira Banho energético de cada signo: descubra qual é o seu e aprenda como preparar!
Como usar a vela abre caminho?
Além de todos os outros tipos de velas que vimos até aqui, também existem as velas aromáticas, curativas, óleos essenciais e com propósitos. Afinal, é comum achar para vender uma vela vermelha com essência de rosas com o nome de “vela para o amor”.
Nesse sentido, também existem rituais com velas para abertura de caminhos. Pode ser uma vela para algum orixá que ajuda as pessoas nesse sentido, como Ogum. Mas cuidado, a vela de Ogum pode ser azul escuro ou bicolor branca e vermelha, isso depende da religião ou terreiro frequentado.
Contudo, também pode ser uma vela feita com essências, e até ervas, que auxiliam na abertura de caminhos e são vendidas prontas. Mas se você preferir algo mais simples, vale acender uma branca para seu anjo da guarda e firmar o pensamento nesse pedido.
No mais, basta colocar a vela em um pires e acendê-la longe de lugares com materiais inflamáveis e manter a cabeça firme em seu propósito.
- Leia ainda mais Banho de louro: atraia prosperidade e riqueza
Significado das cores das velas
Finalmente, confira a seguir o que cada cor de cada vela significa e faça a melhor escolha na hora de realizar seus pedidos. Lembrando que esta lista não está ligada à uma religião específica!
- Branca: rituais com velas brancas são para pedir proteção e firmar o anjo da guarda. Elas sempre devem ser acesas em lugares altos e podem ficar dentro de casa;
- Preta: essa cor serve para limpezas energéticas ou para magias de banimento, sempre sendo acesas no chão e fora de casa;
- Rosa: usada para pedir amor verdadeiro e harmonia dentro de casa. Ela também pode ser acesa em momentos de autocuidado;
- Vermelha: essa cor trabalha a paixão e a energia;
- Verde: rituais com velas verdes são para pedir cura e saúde;
- Amarela: a cor serve para pedidos de prosperidade material;
- Azul: a cor azul na decoração é utilizada para promover tranquilidade no lar, e acender uma vela dessa tonalidade possui a mesma finalidade, além de ser ligada a Iemanjá;
- Laranja: a vela de cor laranja trabalha a energia vital e proporciona prosperidade;
- Roxa: essa é a melhor cor na hora de pedir por mudanças e trabalhar a intuição;
- Marrom: por ser uma cor ligada à terra, rituais com velas marrons são bons para pedir coisas materiais.
O que fazer com o resto da vela queimada?
Após os rituais com velas, o que fazer com a cera que restou? Alguns simplesmente jogam fora e outros resolvem reaproveitar o material de uma forma criativa, mas cuidado com isso.
Após uma vela queimar por completo, é possível raspar a cera do pires ou retirá-la do vidro em que veio com o auxílio de água morna. Assim, tem como reutilizar essa cera derretendo-a novamente para produzir uma nova vela.
Entretanto, se você fez um ritual específico para proteção ou limpeza, faz mais sentido jogar o que restou no lixo!
- Enfim, confira mais sobre Sol em Leão: características do signo e como essa fase te influencia
Rituais com velas: conclusão
Ademais, rituais com velas são comuns em mesquitas, igrejas, centros religiosos e dentro da casa de diversas pessoas. Dessa forma, além de trazerem luz ou charme para o local, elas têm o poder de criar uma forte ligação com os nossos desejos e orações.
Enfim, fique de olho em nosso canal de Astrologia e Misticismo. Lá você encontra as características de cada signo, banhos energéticos para preparar em cada época do ano e muito mais!