Azul na decoração: 25 formas de transmitir tranquilidade

Saiba como adicionar a cor azul na decoração da sala de estar, sala de jantar, quarto adulto e infantil, cozinha e banheiro, são 25 fotos

Compartilhe

Se você acessou esta matéria é porque você pretende adicionar o azul na decoração da casa, certo? Além disso, é possível também que você já tenha alguns elementos desta cor mas ainda não sabe muito bem como explorá-lo em um ambiente.

Fato é que o azul é uma das cores mais pedidas para decorar qualquer tipo de ambiente. Afinal, é uma cor que cai bem em todos os cômodos como sala, quarto, cozinha, banheiro e home office. Isso se deve ao fato de que a cor remete ao céu e a água, ou seja, simboliza o infinito. Como resultado, é a cor perfeita para trazer harmonia, tranquilidade, espiritualidade e serenidade na decoração.

Porém, por ser uma cor fria, é preciso usá-la com cautela. Isso porque quando usada de forma errada pode transmitir frieza e monotonia. E com certeza não é esse o resultado que queremos, não é mesmo?

Então, para que você aprenda a usá-la com criatividade e personalidade, separamos 25 modelos para você se inspirar.

 

Azul na decoração da sala

 

A forma mais comum se usar uma cor de destaque na decoração é pintar a parede. Neste caso, como todas as paredes do cômodo são azuis, os moradores resolveram pintar a porta na mesma cor. Como resultado, houve continuidade entre as paredes.

 

Azul na decoração da sala
Sala de estar com paredes e portas azuis. Fonte: Pinterest

 

Por outro lado, se o tom escolhido for um pouco mais escuro, o ideal é investir em quadros, relógios ou macramês claros. Assim, além de quebrar a monotonia, você fará pontos de claridade e destaque no cômodo.

 

Azul escuro na parede.
Sala com parede azul. Fonte: Pinterest

 

Existem vários tons de azul na decoração. Dentre os mais conhecidos estão o azul marinho, azul turquesa, azul royal, azul Tiffany e azul bebê. Para escolher a tonalidade ideal para seu cômodo, avalie qual deles torna o ambiente mais tranquilo de acordo com o seu gosto.

 

Azul turquesa.
Azul claro na decoração da sala de estar. Fonte: Pinterest

 

Além disso, uma outra forma de adicionar azul na decoração é por meio de um móvel. Nesta sala de estar, o escolhido foi o sofá. Este tipo de toque colorido é ideal para quem enjoa com facilidade de cores chamativas.

 

Sofá azul.
Sala de estar com sofá azul. Fonte: Pinterest

 

Uma opção ainda mais discreta é colocar poltronas azuis na sala. No entanto, é preciso que o restante da decoração seja feito com cores que combinam com o azul. Por exemplo, o branco e a madeira são cores neutras que servem de base para itens coloridos.

 

Duas poltronas azuis.
Sala com poltronas azuis. Fonte: Pinterest

 

Por outro lado, uma dica interessante é investir em um cômodo com base de cores claras e adicionar pontos de destaque zuis. Neste caso, o projeto da arquiteta Carina Dal Fabbro, a referência utilizada foi um universo praiano que integrou a sala de estar e jantar.

 

Salas integradas.
Sala de estar e jantar com itens decorativos azuis. Foto: Rafael Renzo

 

Além disso, que tal deixar os brinquedos em exposição? A ideia da arquiteta foi colocada em prática por meio de uma parede com nichos assimétricos em tons de azul.

 

Sala com parede azul.
Sala pequena com parede destacada. Foto: @buzinadeimagem por Herman Charles Christ

 

Sala de jantar

 

A madeira é um elemento que combina muito bem com o azul. Afinal, ambos os tons remetem a natureza. Como resultado, são muito utilizados na decoração de casa de praia.

 

Sala de jantar.
Sala de jantar azul com elementos amadeirados. Fonte: Pinterest

 

Este projeto da arquiteta Marina Carvalho ganhou um cloffice integrado na área social do apartamento. Basicamente, se trata de um armário que hospeda o escritório de uma forma confortável e super estilosa. Assim, ao fechar as portas, no final do expediente, a bagunça ficará toda escondida.

 

Cloffice azul.
Cloffice azul integrado com a sala de jantar. Foto: Evelyn Muller

 

  • Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Quarto azul

 

O quarto é o cômodo preferido dos brasileiros para adicionar azul na decoração. Isso porque é o ambiente onde a tranquilidade é prioridade. Por isso, é mais comuns os detalhes coloridos do que uma parede inteira. Neste caso, a obra destacada é a cabeceira da cama.

 

Quarto de casal.
Cabeceira de cama azul. Fonte: Pinterest

 

Uma outra forma de dar um toque de vivacidade e cor é por meio da roupa de cama. A vantagem é que ela pode ser substituída por outra cor sempre que você enjoar. Além disso, agrega conforto à sensação de tranquilidade oferecida pela cor.

 

Detalhes azuis.
Azul na decoração do quarto de casal. Fonte: Pinterest

 

A regra do móvel colorido também é muito bem-vinda. Um dos mais simples de acrescentar na decoração é a mesinha de cabeceira. Afinal, você mesma pode usar um pouco de tinta um papel adesivo para fazer essa customização.

 

Azul na decoração do quarto.
Mesinha de cabeceira azul. Fonte: Pinterest

 

Porém, se você não abre mão de uma parede colorida, não se preocupe! A dica, porém, é usar um tom de azul na decoração que seja mais claro. Isso é importante, principalmente, para ambientes pequenos para não dar a impressão de que o espaço é ainda menor.

 

Quarto com parede azul clara.
Parede do quarto azul clara. Fonte: Pinterest

Este dormitório duplo mostra como a cor de uma parede pode substituir elementos, neste caso, serviu como uma cabeceira de cama visual.  Este quarto foi projetado pela arquitete Carina Dal Fabbro.

 

Decoração praieira.
Quarto duplo com decoração azul e branca. Foto: Rafael Renzo

 

Quer saber mais sobre o que faz um ambiente parecer menor? Então confira nossa matéria com os 10 erros na decoração mais comuns!

 

Quarto infantil

É claro que não poderíamos deixar de falar sobre azul na decoração de quarto infantil. Afinal, é uma das cores mais pedidas.

 

Quarto infantil.
Quarto infantil com desenhos na parede. Fonte: Pinterest

 

Neste espaço, a criatividade é quem manda. Por isso, fazer desenhos com azul na parede é uma excelente ideia. Desta forma, além de dar personalidade ao ambiente, despertará a criatividade dos pequenos.

 

Azul na decoração de quarto de bebê.
Quarto de bebê com parede azul. Fonte: Pinterest

 

E por que não variar em tons de azul? Neste caso, as prateleiras, o nicho e a cômoda deram vida ao espaço.

 

Prateleira azul.
Detalhes azuis para quarto infantil. Fonte: Pinterest

 

O céu é uma temática versátil e unissex para usar na decoração infantil. Por isso, fazer uma parede estrelada pode ser o diferencial que estava faltando. Além disso, a cor é muito indicada para quartos de bebê por oferecer conforto e tranquilidade.

 

Decoração de céu.
Decoração com tema de céu. Fonte: Pinterest

 

Que tal uma parede geométrica? Assim, é possível mesclar diferentes tons de azul na decoração. Como resultado, o quarto infantil ficará harmônico e cheio de personalidade.

 

Dois tons de azul na decoração.
Parede geométrica azul. Fonte: Pinterest

 

Leia também: Teto colorido – 20 ideias para decorar o lar usando tinta!

 

Azul na decoração do banheiro

O banheiro ou lavabo precisa ser um espaço acolhedor. Por isso, que tal apostar em uma parede inteira com azulejos azuis? Além disso, para dar um charme, vale a pena brincar com a posição e o formato deles.

 

Lavabo azul.
Lavabo com parede de azulejos azuis. Fonte: Pinterest

 

Neste banheiro, além dos armários azuis, os moradores tiveram uma ideia inovadora: pintar a grade do box no mesmo tom de azul. Como resultado, os elementos ficaram combinando de uma forma leve e super estilosa.

 

Azul na decoração do banheiro.
Azul na decoração do banheiro. Fonte: Pinterest

 

Depois de um dia cansativo, tudo que precisamos é um banho tranquilo e relaxante, não é mesmo? Por isso, apostar no azul na decoração do banheiro é uma ótima ideia!

 

Parede meio a meio.
Paredes com azulejo branco e tinta azul marinho. Fonte: Pinterest

 

O recurso de fazer meia parede de azulejo tem sido muito utilizada. Afinal, além de ser bem mais barata também permite usar a criatividade para adicionar com de uma forma muito mais simples.

 

Banheiro branco e azul.
Azul claro para banheiro. Fonte: Pinterest

 

Em banheiros pequenos é muito importante que haja a maior quantidade possível de elementos de cor neutra. Afinal, elas oferecem a sensação de amplitude. Por outro lado, nada te impede de dar vivacidade através de elementos decorativos, como a planta para banheiro, ou o gabinete.

 

Gabinete azul royal.
Gabinete azul. Fonte: Pinterest

Com a cuba de apoio e o gabinete em pedra formando estar combinação clássica de preto e branco, o que chama a atenção e fez toda a diferença foi o papel de parede. Os contrastes do azul com o padrão de círculos na estampa oferecem profundidade ao lavabo.

 

Azulejos azuis.
Lavabo com vários tons de azul. Foto: @buzinadeimagem por Herman Charles Christ

 

Confira: Banheiro barato – como decorar gastando pouco + 15 inspirações!

 

Azul na decoração da cozinha

 

O azul costuma ser uma cor democrática em qualquer ambiente. Isso porque é difícil quem não goste das diferentes tonalidades. Nesta cozinha, por exemplo, os moradores apostaram em parte dos armários coloridos.

 

Azul na decoração da cozinha.
Armário de cozinha azul. Fonte: Pinterest

 

Além disso, diferente do quarto e do banheiro, o azul pode ser utilizado em grande parte da cozinha, independente de seu tamanho.

 

Cozinha pequena.
Cozinha integrada com lavanderia com armários azuis. Fonte: Pinterest

 

Por outro lado, também é viável ter armários brancos e azulejos azuis na parede. Como resultado, o espaço decorado será destacado.

 

Azulejo azul.
Azul na decoração da cozinha. Fonte: Pinterest

 

A vantagem deste método é que por mais que o azul na decoração seja escuro, não há problemas. Afinal, outros elementos claros deixarão o ambiente mais leve.

 

Decoração branca, azul e amadeirado.
Azulejo azul na cozinha. Fonte: Pinterest
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias