Você provavelmente já ouviu falar na harmonização facial, mas já conhece a harmonização orofacial? Embora os dois procedimentos sejam semelhantes e compartilhem as mesmas técnicas, a versão orofacial tem uma diferença: realizam-se também as correções dentárias para alcançar o resultado desejado.

O procedimento é queridinho das celebridades e está se popularizando cada vez mais. Então, se você também é apaixonada por beleza e quer saber tudo sobre essa nova tendência, vem com a gente!


O que é a harmonização orofacial?


Conheça a harmonização orofacial
Fonte: Canva


A harmonização orofacial é um conjunto de procedimentos cujo objetivo é equilibrar relação estética e funcional do rosto e do sorriso do paciente.


“É possível corrigir assimetrias e melhorar algumas proporções faciais, contribuindo para a estética facial, autoestima e bem estar do paciente.” comenta a Dra. Karin Stamer, diretora clínica da Eclinic Odontologia e especialista em HOF (Harmonização Orofacial).


Para isso, são utilizadas diversas técnicas, como o preenchimento com ácido hialurônico, aplicação de toxina botulínica, bioestimuladores da derme e, claro, as correções dentárias.

A harmonização orofacial pode ser realizada por um dentista, já que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) autoriza sua execução em consultório odontológico.

No vídeo abaixo, você vai saber um pouco mais sobre como funciona o procedimento:




Como é feita a harmonização orofacial?


Conheça a nova tendência de beleza
Fonte: Canva

  • Na sequência, aproveite para saber mais sobre Ácidos para a pele: os 12 principais, para que servem e como usar

Antes de realizar o procedimento, o cirurgião dentista faz uma avaliação completa das estruturas do rosto e da arcada dentária dos pacientes.


“Ouvimos o paciente que procura o procedimento, para poder analisar e compreender o que deve ser melhorado. Com isso, conseguimos fazer um atendimento exclusivo e personalizado, já que cada paciente apresenta suas próprias particularidades. Afinal, fugimos da produção em série, onde todos parecem ser iguais”, relata a diretora da Eclinic Odontologia.


Sendo assim, o primeiro passo é justamente o estudo minucioso da face do paciente. Ele passa por uma avaliação criteriosa, na qual são produzidas fotografias e exames radiológicos da sua face.

Então, a partir da avaliação dessas estruturas, o dentista poderá definir, junto ao paciente, quais são os melhores tratamentos de acordo com as suas particularidades e desejos.

São usadas substâncias como o ácido hialurônico, a toxina botulínica (botox) e outras substâncias indicadas pela dentista. O botox para sorriso gengival, a bichectomia e a rinomodelação também podem fazer parte do tratamento completo. Tudo vai depender de cada paciente! No vídeo abaixo, um especialista explica quais são os procedimentos que fazem parte do processo:




Famosos que já fizeram a harmonização orofacial

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o procedimento, que tal conferir o antes e depois de algumas celebridades que realizaram o tratamento?


Kylie Jenner antes e depois da harmonização orofacial
Fonte: Instagram @kyliejenner

Embora as fotos tenham alguns anos de diferença, as mudanças na aparência da socialite e empresária Kylie Jenner são notáveis. Ela é uma das celebridades que já apostou na harmonização orofacial!


Kim Kardashian Harmonização orofacial
Fonte: Pinterest

Kim Kardashian – irmã de Kylie – também já passou pela harmonização orofacial.


Gretchen Harmonização
Fonte: Pinterest

Gretchen, a rainha do meme, investiu no procedimento para dar um up no visual!


Antes e depois de Nadine Gonçalves, a mãe de Neymar
Fonte: Instagram @nadine.goncalves

Nadine Gonçalves, a mãe do Neymar, também surpreendeu o público ao mostrar o seu antes e depois do procedimento ofofacial!


Antes e depois da harmonização de Arcrebiano
Fonte: Instagram @billaraujo

Arcrebiano, o “Bil” do BBB 21, também entrou para o time de harmonizados!


Harmonização orofacial Luisa Sonza
Fonte: Pinterest WeTrends

A nova queridinha da música brasileira, Luísa Sonza, também passou pelo glow up da harmonização!

Como o procedimento orofacial ainda não foi tão popularizado, não são muitas as celebridades que já revelaram ter participado do tratamento completo. Porém, não há dúvidas de que o procedimento está em processo de ascensão e deve se tornar uma verdadeira trend de beleza!

Viu só a diferença de antes e depois dos famosos? Agora, vamos tirar todas as dúvidas que você ainda pode ter sobre a harmonização.


Em seguida, veja mais antes e depois dos famosos do BBB 22:



Qualquer dentista pode fazer o procedimento?


Tire todas as suas dúvidas sobre harmonização
Fonte: Canva

Apenas os dentistas especializados em harmonização orofacial, com registro no Conselho de Odontologia, são aptos para realizar o procedimento.


“O tratamento abrange cuidados com os dentes, gengivas, lábios, expressões faciais, funções musculares faciais e até marcas de expressão”, esclarece Stamer.


Por isso, somente os profissionais qualificados podem fazer a harmonização.


  • Além disso, leia também Truques de beleza: respondemos às 10 perguntas mais feitas no Google

Quais são os benefícios da harmonização orofacial?


Benefícios da harmonização
Fonte: Canva

Aumento da autoestima


Ao ficar com o rosto e o sorriso mais harmônico, o paciente se sente mais belo e renovado. Consequentemente, a autoestima aumenta também a sua confiança em si mesmo, no trabalho e em todas as suas relações.

Os procedimentos reduzem os sinais de envelhecimento do rosto, como as rugas. Esses resultados são perceptíveis até mesmo em pacientes com a pele madura. Então, vale a pena consultar o seu dentista para ver como a harmonização pode melhorar sua autoestima!



Facilidade de realização


Além disso, a harmonização orofacial é um procedimento minimamente invasivo e não exige internação hospitalar. Tudo pode ser feito no consultório do dentista, sem que você precise encarar uma mesa cirúrgica.



Resultados duradouros


Benefícios de procedimentos estéticos
Fonte: Canva

Da mesma forma, vale ressaltar os resultados do procedimento, que podem ser percebidos por até 6 meses após a realização. Caso o paciente mantenha hábitos saudáveis, como os cuidados com a pele, uso de protetor solar, evite o álcool e o tabaco, eles podem durar ainda mais!

E aí, gostou de saber mais sobre a harmonização orofacial? Caso você queira saber mais sobre os procedimentos de beleza, continua acompanhando nossa categoria de cuidados pessoais. Além disso, aproveite para divulgar o artigo nas redes sociais!


A Dra. Karin Stamer Janikian, da Eclinic Odontologia, é Ortodontista e Especialista em Harmonização Orofacial. Graduada em Odontologia pela Universidade Paulista – UNIP, é Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial também pela UNIP e Odontopediatria pela ABENO – Associação Brasileira de Ensino Odontológico. Fez residência em Ortodontia pela Michigan University, Ann Arbor e pós-graduação em Harmonização Orofacial com aperfeiçoamento pela Harvard University, Cambridge Massachusetts.