Máscara de argila verde: o segredo francês da pele aveludada

Antes de incluir esse tratamento no seu ritual de beleza, confira todos os benefícios da máscara de argila verde

Máscara de argila verde. Fonte: Ecrescer

A máscara de argila verde é um sucesso quando se fala em rotina de skincare. Isso porque ela complementa os cuidados com a pele proporcionando efeitos incríveis.

Quando bem aplicada de acordo com o tipo de pele da pessoa, a máscara é capaz de deixar a pele mais hidratada, iluminada, menos oleosa e, ainda controla os poros dilatados que incomodam tanto.

Todos os tipos de argila beneficiam a pele, mas a verde especificamente é excelente para peles oleosas, para o tratamento da acne.

 

 

Do que é feita a máscara de argila verde?

 

Mulher com argila verde no rosto. Fonte: Dogal Cilt

 

Antes de saber mais sobre os principais benefícios da máscara de argila verde para a pele, é essencial que você saiba do que ela é feita.

A argila verde é uma substância proveniente de rochas vulcânicas e que conta com diversos minerais em sua composição, incluindo:

  • Silício;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Zinco;
  • Potássio;
  • Ferro.

Quando em contato com a pele, esses compostos auxiliam no equilíbrio da secreção de gordura pelas glândulas sebáceas.

Related Post

 

 

 

 

Principais benefícios da argila verde para a pele oleosa

 

 

 

Mulher com máscara de argila verde. Fonte: Brooklinpedinnails

 

 

A máscara de argila verde é excelente para a pele oleosa porque ajuda a controlar a atividade das glândulas sebáceas.

Mas não é só isso. Veja a seguir os principais benefícios desse tratamento para a pele oleosa:

  • Diminui a oleosidade e aparência de pele brilhante;
  • Ajuda a diminuir a irritação na pele sensível;
  • Reduz a dilatação dos poros;
  • Elimina bactérias que podem causar problemas dermatológicos;
  • Reduz a incidência de acne;
  • Remove as impurezas e cria uma barreira contra a entrada de partículas de poluição;
  • Age como um poderoso antioxidante para a pele.
  • Pele oleosa;
  • Pele acneica;
  • Mista;
  • Pele oleosa e sensível;
  • Pele com manchas;
  • Normal.

 

 

Onde encontrar a argila verde?

 

Aargila verde. Fonte: Leaf TV

 

Se você gostou de saber como a máscara de argila verde pode ser excelente para a pele e quer investir nesse tratamento, deve estar se perguntando onde é possível encontrar esse ingrediente, não é mesmo?

Hoje em dia é relativamente fácil encontrar a argila verde na sua forma pura, em pó e, também na formulação de vários dermocosméticos.

Muitas máscaras voltadas para rituais de skincare são feitas a partir de argila verde e, atualmente são as queridinhas dos tratamentos estéticos.

Assim, além de se proteger contra os raios solares UVA e UVB, você ainda fica com a pele protegida dos efeitos nocivos da poluição.

Apesar de já haver essa possibilidade de usar a argila verde diariamente, a forma mais comum ainda é quinzenalmente após lavar o rosto, fazendo uma máscara facial.

 

 

 

 

A argila é usada há séculos em tratamentos de beleza

 

 

 

Mulher fazendo tratamento na pele com argila verde. Fonte: Marocdeal

 

 

Muitas máscaras comercializadas ou produzidas em casa, são compostas por mais de um tipo de argila, que é conhecida pelas cores que possui.

O uso desse ingrediente se deve ao fato de a argila contribuir para absorver o excesso de oleosidade e, assim prevenir a acne.

Mas a argila também é capaz de melhorar o aspecto da pele seca, graças ao seu poder regenerador.

A purificação da pele pela remoção de impurezas dos poros é mais um dos principais benefícios desse poderoso ingrediente.

Em ambiente urbano é comum que a grande quantidade de impurezas contidas no ar faça com que a pele perca o seu brilho e sofra com o envelhecimento precoce.

A máscara de argila verde atualmente é a queridinha dos tratamentos estéticos, mas existem vários tipos.

 

Principais tipos de argila

 

 

  • Verde: ajuda a diminuir a oleosidade, controlando o surgimento de acne. Ela é excelente para secar espinhas e também tratar cravos;
  • Preta: limpa a pele profundamente e possui efeito rejuvenescedor. Além disso tem poder anti inflamatório e tensor;
  •  Amarela: tem poder hidratante e funciona como iluminador. Ademais, contribui para a formação de colágeno e diminui as linhas de expressão da pele.
  • Branca: é a mais suave, sendo adequada para a pele sensível e delicada. Com isso, ela consegue eliminar as impurezas e diminuir a oleosidade sem provocar ressecamento;
  • Vermelha: ela revitaliza a pele e ajuda a regenerar a superfície. É rica em ferro, alumínio e silício e suaviza linhas de expressão;
  • Rosa: composta pela mistura entre a argila vermelha e branca, tem ação cicatrizante e antisséptica. Por ser suave, é excelente para a pele sensível.

Antes de começar a usar esse tipo de tratamento estético, o melhor é consultar um dermatologista ou profissional de estética capacitado, que possa te informar corretamente sobre as melhores indicações e formas de uso.

É importante avaliar sobretudo se a máscara de argila verde é realmente a melhor opção para você.

 

 

  • Confira também: Máscara de argila: qual a melhor para sua pele, benefícios e como preparar

 

 

Como fazer máscara de argila?

 

 

Diante de tantos benefícios desse tratamento estético, é comum que as pessoas se perguntem sobre como é possível usar a máscara de argila verde ou outros tipos em casa.

Esse tratamento é indicado para a hidratação profunda da pele e, também para a limpeza. No entanto, preparar adequadamente a máscara é fundamental para a obtenção de resultados positivos.

 

 

Mulher com máscara de argila verde e argila verde em pó. Fonte: Cvmatograph

 

 

Antes de começar, o ideal é ter a indicação e instrução de um profissional capacitado. Apesar disso, o preparo da máscara é bem simples.

Para ter um efeito hidratante ainda mais intenso, você pode optar por adicionar ainda algumas gotas de óleo vegetal ou óleo essencial. Isso potencializa o tratamento e confere um odor agradável.

 

 

 

 

Como usar a máscara de argila verde?

 

 

Isso é essencial para que esse mineral adentre a sua pele e proporcione os efeitos desejados nas camadas mais profundas.

Após ter a pele limpa e seca, aplique a mistura de argila deixando uma camada bem generosa. O ideal é deixar que a mistura fique no seu rosto por pelo menos 20 minutos, pois isso ajuda a proporcionar a ação profunda.

Mas tenha muito cuidado para não deixar que a argila fique seca na sua pele, pois isso pode prejudicar o tratamento.

Isso é necessário porque quando a argila resseca na pele acaba absorvendo toda a umidade que deixa a pele hidratada.

Com isso, ao invés de ajudar na hidratação da pele, a argila pode acabar piorando ainda mais e promovendo o ressecamento da superfície.

 

 

  • Veja também: Para que serve a argila branca? Conheça seus benefícios para a pele

 

 

Cuidados essenciais no preparo e aplicação da argila

 

 

A máscara de argila verde é ótima para a pele, mas é preciso saber como fazer a aplicação e o preparo corretos para evitar problemas.

A primeira coisa a ser dita, é que a mistura dos ingredientes não deve ser realizada com utensílios de metal.

Para se fazer isso, prefira recipientes de cerâmica ou plástico, pois esses evitam que o mineral perca as suas principais propriedades.

A extração segura do mineral é primordial para se evitar possíveis contaminações, principalmente devido a metais pesados.

O ideal é utilizar argilas orgânicas, que sejam certificadas para uso doméstico em tratamentos de beleza. Essas sim são 100% seguras.

 

 

O que passar depois da máscara de argila?

 

 

Depois de fazer a máscara de argila verde, você deve lavar o seu rosto com água e remover todos os resíduos.

Procure utilizar tonificantes naturais e um sérum hidratante de boa qualidade para obter bons resultados.

A máscara de argila verde vem sendo cada vez mais utilizada na rotina de skincare porque proporciona uma série de benefícios. Experimente você também esse tratamento.

Handreza Hayran: Handreza Hayran é pernambucana e adora descobrir os segredos do mundo, pois acredita na fonte inesgotável da sabedoria. Atualmente é redatora nos sites Mil Dicas de Mãe, Portal do Dog e editora do site Foco e Fama
Posts Relacionados