10 de dezembro é Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Veja as datas comemorativas de hoje, sábado

Também é o Dia de São Melquíades e dia do orixá Oxum e Iemanjá. Veja celebrações de 10 de dezembro e frases para compartilhar

Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Fashion Bubbles

Hoje é dia 10 de dezembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 10 de dezembro?

Nesse sentido, confira o cartão virtual de bom dia que você pode compartilhar nas suas rede sociais. Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 10 de dezembro cai em um sábado. Trata-se do 344º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 21 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é cheia e estamos na primavera. Nascidos em 10 de dezembro são do signo de Sagitário.

Assim sendo, estamos no início do décimo segundo mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de dezembro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de conteúdo para as redes sociais

Quais os jogos da Copa do Mundo 2022 hoje, 10/12, sábado?

Hoje tem 2 jogos das quartas de final da Copa do Mundo:

  • Marrocos x Portugal – 12h no horário de Brasília.
  • Inglaterra x França– 16h no horário de Brasília.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 10 de dezembro?

Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos no dia 10 de dezembro são de Sagitário. Sem dúvidas, os sagitarianos são conhecidos por serem sinceros, animados e aventureiros.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características extrovertidas e por isso, costumam ser comunicativas e não gostar da solidão. Além disso, também são pessoas de alma livre e por isso amam viajar e conhecer o mundo.

Sendo assim, escorpianos tendem a gostar de profissões que não exigem rotinas rígidas. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar com turismo, jornalismo ou educação.

O que se comemora no dia 10 de dezembro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 10 de dezembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Dia Universal do Palhaço, Dia da Inclusão Social, Dia do Sociólogo.

Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro, celebra-se o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Isso porque, neste mesmo dia, em 1948, ela era promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Declaração tem como objetivo garantir a todos os seres humanos, direito à liberdade, à defesa, à vida, à saúde e à dignidade, com base em 30 artigos.

Sendo assim, ela tem uma grande importância na história mundial, pois começou a ser escrita após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo sofria as consequências das barbaridades ocorridas na guerra.

Portanto, neste dia, ocorrem eventos culturais, manifestações e exposições com objetivo de reafirmar os direitos fundamentais que estão contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Fonte: Canva (adaptado)

  • Ao mesmo tempo, veja 2022: política, mortes, desastres e principais notícias que marcaram o ano. Retrospectiva completa!

Dia Universal do Palhaço

O Dia Universal do Palhaço é comemorado anualmente em 10 de dezembro.

A data foi instituída, no Brasil, pela lei nº 13.561, em 2017. Entretanto, ela já era celebrada em 1981, na cidade de São Paulo, pela Abracadabra Eventos.

O Dia Universal do Palhaço tem como objetivo celebrar esses profissionais que divertem muitas pessoas, sejam crianças ou adultos.

Sendo assim, neste dia, que tal homenagear os palhaços que marcaram a sua vida? Você pode até mesmo relembrar os que marcaram o Brasil inteiro, como o Bozo, o Pimentinha, o Piolin, entre outros.

Fonte: Canva (adaptado)

 Dia da Inclusão Social

No dia 10 de dezembro, celebra-se o Dia da Inclusão Social. A data foi regulamentada pela Lei nº 12.073, de 29 de outubro de 2009.

Sendo assim, o dia tem como objetivo conscientizar a população acerca da necessidade em incluir todas pessoas na sociedade.

Além disso, também preciso refletirmos sobre a importância da aplicação dos direitos humanos. Dessa forma, no Dia da Inclusão Social, é importante apoiarmos a todas as causas e com isso, dar lugar a diversidade.

Então, você pode compartilhar uma frase nas redes sociais ou participar de eventos e manifestações que ocorrem no dia!

Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Em 10 de dezembro, se comemora o Dia do Sociólogo.

A data se estabeleceu em 2009, porém, tem como base a sanção presidencial da Lei nº 6.888 de 10 de dezembro de 1980, que reconheceu esta profissão, no Brasil.

Assim sendo, o sociólogo tem como objeto de estudo as interações humanas na sociedade.

Dessa forma, ele desenvolve técnicas e pesquisas afim de interpretar como os indivíduos se comportam de acordo com os problemas dentro da sociedade, seja na política, na cultura, entre outros.

Você sabe o que é preciso para se tornar um sociólogo? Então, a profissão tem como formação a faculdade de Ciências Sociais.

Portanto, um profissional da área pode atuar em diversos campos, seja como docente, pesquisador e participando de políticas públicas ou de campanhas para partidos políticos.

Related Post

Fonte: Canva (adaptado)

Conhece algum sociólogo? Em seguida, veja frases para homenagear essa profissão que é tão importante para a sociedade!

  • Parabéns por seu contínuo trabalho de observação e análise das mais diversas facetas da sociedade e por serem os profissionais que nos ajudam a compreender melhor o nosso mundo. Parabéns, sociólogos!
  • Todo aquele que se dedica a refletir sobre a sociedade é alguém que almeja a construção de uma sociedade cada vez melhor. Feliz Dia do Sociólogo!
  • Os sociólogos ajudam a construir cidadãos melhores. Feliz Dia do Sociólogo!

Próximas datas comemorativas do mês de dezembro

  • 11 de dezembro – Dia do Engenheiro, Dia Internacional das Montanhas, Dia Nacional da Câmara Júnior, Dia Nacional das APAEs, Dia do Tango e Dia de São Dâmaso;
  • 12 de dezembro – Aniversário de Belo Horizonte, Dia Mundial da Cobertura Universal de Saúde, Dia Internacional da Criança na Mídia, Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, Dia do Plano Nacional de Educação e Dia da Bíblia;
  • 13 de dezembro – Dia do Marinheiro, Dia do Pedreiro, Dia de Santa Luzia, Dia do Cego, Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia, Dia do Marinheiro, Dia do Ótico, Dia do Lapidador e Dia Nacional do Forró;
  • 14 de dezembro – Dia Nacional do Ministério Público, Dia Nacional de Combate à Pobreza e Dia do Engenheiro de Pesca;
  • 15 de dezembro – Dia do Arquiteto, Dia do Jardineiro, Dia da Mulher Operadora do Direito (Dia da Advogada) e Dia Nacional da Economia Solidária;
  • 16 de dezembro – Dia do Reservista, Dia do Teatro Amador e Dia de Santa Adelaide;
  • 17 de dezembro – Dia do Pastor Presbiteriano, Dia de São Lázaro e Dia do Engenheiro de Produção;
  • 18 de dezembro – Dia Internacional dos Migrantes, Dia do Museólogo e Dia de São Zózimo;
  • 19 de dezembro – Aniversário da Emancipação do Paraná.

Sábado é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, o sábado é dia de 2 orixás: Oxum e Iemanjá. Com isso, venha ver como homenagear cada uma delas!

Quem é Oxum na Umbanda?

Oração para Oxum. Fonte: Canva (adaptada)

Também conhecida como a deusa dos lagos, dos rios, da riqueza, dos jogos de búzios e do amor, Oxum representa a pureza e a feminilidade. Com o objetivo de homenageá-la, acenda velas nas cores branca, amarela, rosa e azul-clara.

Além disso, a comida ritual da orixá se chama Omolocum, um cozido de feijão-fradinho, cebola, pó de camarão defumado, sal e azeite de dendê.

Quem é Iemanjá?

Oração para Iemanjá. Fonte: Canva (adaptada)

Deusa dos mares e oceanos, Iemanjá é muito conhecida no Brasil. Assim, para fazer uma homenagem à entidade, as melhores opções de velas são branca, azul clara, rosa e verde-clara.

Dessa maneira, a comida para a orixá é o Ebó, feito com milho branco, azeite, sal e cebola.

Qual o santo do dia 10 de dezembro?

No dia 10 de dezembro, a Igreja Católica celebra o dia de São João Roberts e Dia de São Melquíades.

  • Logo após, veja Frases de bom dia: 70 mensagens e 50 cartões virtuais para compartilhar

São João Roberts

Hoje, dia 10 de dezembro, a Igreja Católica, celebra o dia de São João Roberts. João Roberts foi o primeiro monge a ser executado na Inglaterra, após o advento do rei Henrique VII.

São João Roberts nasceu em 1578, no condado de Merioneth. Seus pais eram nobres e protestante. Entretanto, ele se converteu ao catolicismo em uma viagem a Paris, em 1599.

Um ano depois, ingressou no Mosteiro beneditino de São Martinho de Compostela, na Espanha.

A história de São João Roberts mostra um Inglês muito devoto ao catolicismo, mas que apenas conseguia pregar sua fé fora de seu país, já que toda vez que voltava para Inglaterra era preso.

Sendo assim, ele foi queimado em praça pública, em 10 de dezembro de 1610, na cidade de Londres.

Oração a São João Roberts

“Ó Deus, que destes a São João Roberts o ardor missionário e o amor à Santa Igreja capaz de enfrentar a prisão e a morte por causa da verdade, dai também a nós o mesmo amor e o mesmo ardor, para que possamos testemunhar o vosso nome onde estivermos. Pela intercessão de São João Roberts dai aos presidiários a graça da conversão, da cura interior e do encontro convosco, amém. São João Roberts, rogai por nós.”

Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Dia de São Melquíades

No dia 10 de dezembro, se comemora também, o Dia de São Melquíades. Melquíades fez parte do Clero Romano e tinha origem africana.

Em 310, após a morte do Papa Eusébio, São Melquíades foi eleito como o mais novo sucessor de São Pedro. Durante seus quatro anos de Papado, Melquíades defendeu a fé cristã e foi bastante perseguido pelo Imperador Máximo.

Entretanto, após o Imperador Constantino derrotar Máximo, surgiu o Edito de Milão, que trouxe consigo a liberdade religiosa. Assim, a partir do ano 313, São Melquíades ficou conhecido como o “Papa da liberdade dos cristãos

Dessa forma, em 314, após sua morte, ele recebeu o reconhecimento de “Verdadeiro filho da paz, verdadeiro pai dos cristãos”

Oração de São Melquíades

Deus, nosso Pai, ajudai-nos a cumprir os nossos deveres, para que possamos exigir o cumprimento dos nossos direitos. Cresce a consciência da dignidade exímia da pessoa humana, superior a todas as coisas.

Seus direitos e deveres são universais e invioláveis. É preciso, portanto que se tornem acessíveis ao homem todas aquelas coisas que lhe são necessárias para levar uma vida verdadeiramente humana.

Tais são: alimento, roupa, habitação, direito de escolher livremente o estado de vida e de constituir família, direito à educação, ao trabalho, à boa fama, ao respeito, à conveniente informação, direito de agir segundo a norma reta de sua consciência, direito à proteção da vida particular e à justa liberdade, também em matéria religiosa.

Portanto, a ordem social e o seu progresso devem ordenar-se incessantemente ao bem das pessoas, pois a organização das coisas deve subordinar-se à ordem das pessoas e não ao contrário (Gaudium et Spes, 279 ss.).”

Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

10 de dezembro: conclusão

Embora  10 de dezembro não seja um feriado, a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco celebra-se o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Dia Universal do Palhaço, Dia da Inclusão Social, Dia do Sociólogo.

Ao mesmo tempo, é o São João Roberts e Dia de São Melquíades. Fora que toda terça é dia do orixá Oxum e Iemanjá.

Montagem: Paulo Costa

Thamyres Barbosa: Estudante de Letras na UFRJ, apaixonada por literatura, por moda e pelo mundo.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais