papel rosa com galhos de flor escito 11 de outubro

11 de outubro é Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. As datas comemorativas de hoje, quarta

Hoje é o décimo primeiro dia do décimo mês do ano, Dia Internacional da Menina Veja o que é comemorado, ideias de conteúdo e frases para compartilhar

Compartilhe

Hoje é dia 11 de outubro! Não é feriado, mas um dia com celebrações muito relevantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a importância de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhadas nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 11 de outubro?

Em 2023, 11 de outubro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 284º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 82 dias para 2024. Além disso, a fase da lua é nova e estamos na primavera. Nascidos em 11 de outubro são do signo de Libra.

Hoje é o dia anterior ao feriado de Nossa Senhora Aparecida! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de outubro de 2023. Por lá você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 11 de outubro?

Ilustração do signo de libra
Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos em 11 de outubro são de Libra. Sem dúvida, os librianos são conhecidos por serem sinceros, charmosos e alegres. Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características diplomáticas e por isso, costumam ser delicados e sociáveis. Além disso, os librianos também são pessoas muito indecisas, o que pode gerar uma dificuldade para tomar decisões.

Sendo assim, tendem a gostar de profissões que exigem a capacidade de ouvir outras pessoas ou até mesmo algo mais intelectual. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar em áreas como conciliador, psicólogo, maquiador, juiz e publicitário.

O que se comemora no dia 11 de outubro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 11 de outubro? Então, confira mais sobre o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, Dia Internacional das Meninas, Dia do Deficiente Físico, Dia do Teatro Municipal e Aniversário da Criação do Mato Grosso do Sul.

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Nesta segunda-feira, 11 de outubro, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. O marco se tornou oficial em junho de 2008, depois que foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A data já havia sido criada dez anos antes, pela Federação Latino-Americana de Obesidade. Contudo, o Governo Federal a reconheceu somente em 1999. Assim, na época, recebeu o título de Dia Nacional de Combate à Obesidade. Em 11 de outubro, a luta é pela conscientização da importância da alimentação adequada e da prática de atividade física.

Foto com frase sobre o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade (11 de outubro).
Fonte: Freepik. Montagem: Laila Lopes

Se você tem bons hábitos alimentares, rotina saudável e um negócio relacionado a isso, por que não aproveitar o marco para incentivar os seguidores de suas redes sociais a serem menos sedentários?

Faça um e-book com um cardápio especial para o dia ou semana, com receitas que você sabe serem ricas em nutrientes. Inclua também dicas de exercícios físicos. Em seguida, crie um grupo no WhatsApp e deixe que os interessados no assunto entrem nele. Tudo de forma gratuita.

Dia Internacional da Menina

O Dia Internacional da Menina, comemorado em 11 de outubro, surgiu diante a desigualdade de gênero — que contribui para o aumento da violência e da pobreza desde a primeira infância.

O objetivo final da celebração é conscientizar a população mundial sobre a importância de empoderar as meninas de todo o mundo. Em particular, de países em desenvolvimento, por meio da educação. O dia, além disso, estimula a criação de políticas públicas e projetos que visam impulsionar o potencial das meninas. Asseguram-se, assim, os seus direitos.

Foto com frase sobre o Dia Internacional da Menina (11 de outubro).
Fonte: Freepik. Montagem: Laila Lopes

Que tal aproveitar o marco para promover ações de igualdade? Você pode divulgar dados, textos de conscientização, ajudar alguma ONG, fazer ação em escola, entre outros. Tome partido, mostre que se importa!

  • Leia mais Duda Reis planeja abrir ONG para combater violência doméstica

Dia do Deficiente Físico

Em 11 de outubro também é comemorado o Dia Nacional do Deficiente Físico. A data destaca a necessidade de ações e políticas que garantam a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência. O marco, aliás, estimula a conscientização sobre a importância da evolução de meios de inclusão desses indivíduos na sociedade.

  • Em seguida, leia mais Modelos encantadores que mudaram a história da moda por terem uma beleza rara
Foto com frase sobre o Dia do Deficiente Físico.
Fonte: Freepik. Montagem: Laila Lopes

Em seguida, confira frases sobre a data para compartilhar:

  • No dia 11 de outubro, comemora-se o Dia do Deficiente Físico. Devemos parabenizá-los pela paciência que eles têm conosco. Às vezes, falhamos no tratamento e na forma de lidar. Ainda assim, somos aceitos e amados. Devemos jogar fora qualquer preconceito que exista em nós. Afinal, somos todos iguais!
  • O nosso papel é construir acessos e destruir barreiras. As pessoas com deficiência física merecem mais atenção, mais acesso e mais igualdade.
  • No Dia do Deficiente Físico, destrua seu preconceito. Quebre obstáculos e se disponha a ajudar quem tem necessidades maiores que as suas.

Dia do Teatro Municipal

O Dia do Teatro Municipal é comemorado em 11 de outubro, independente da cidade em que esteja localizado. A data tem relação com a criação do Museu do Teatro Municipal de São Paulo, em 11 de outubro de 1983. Foi criada com o intuito de preservar a memória da instituição.

Foto com frase sobre o Dia do Teatro Municipal (11 de outubro).
Fonte: Freepik. Montagem: Laila Lopes

Aproveite o marco e engaje nas redes sociais! Que tal compartilhar com os seguidores uma lista de obras teatrais gratuitas que podem ser assistidas de casa? Acesse, confira e divulgue: Teatro em casa — 18 peças completas para assistir online.

Aniversário da Criação do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul fazia parte do território do Mato Grosso. Até que empresários e políticos tiveram a iniciativa de um movimento separatista. O êxito aconteceu na década de 70, marcando, assim, a criação de um novo estado no Brasil.

A assinatura do decreto-lei aconteceu, de fato, em 11 de outubro de 1977. Algumas das justificativas apresentadas para os desmembramentos foram: dificuldade de administração por conta da área super extensa, o relevo e as peculiaridades biológicas.

Foto com frase sobre o Aniversário da Criação do Mato Grosso do Sul.
Fonte: Destinos Notáveis. Montagem: Laila Lopes

Desse modo, em 11 de outubro se comemora o Aniversário da Criação do Mato Grosso do Sul. Em 2023, o estado completa 46 anos. Você é sul-mato-grossense? Então, confira frases para celebrar o Aniversário da Criação de seu estado!

  • Por acolher a diversidade de braços abertos, encontrei em você o meu lar. Parabéns, meu estado lindo!
  • O meu estado é a minha identidade, onde guardo as melhores recordações da minha vida. Hoje, o dia é dele. Parabéns!
  • Meu estado, meu lar, hoje comemoro seu aniversário com orgulho porque nas suas estradas, encontro a minha paz. Parabéns!
  • O estado onde nasci e cresci como pessoa completa mais um ano de glória. Hoje, a ele, eu faço a minha homenagem. Parabéns!

Quarta-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Para agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 11 de outubro?

Os santos do dia 11 de outubro são João XXIII, papa e Santo Alexandre Sauli.

 Papa João XXIII

Angelo Giuseppe Roncalli, nascido em 1881 na Itália, tornou-se Papa João XXIII em 1958 aos 77 anos. Ele foi conhecido por sua abordagem conciliatória e tolerante na liderança da Igreja Católica, convocando o Concílio Vaticano II para modernizar a doutrina. Salvou judeus durante a Segunda Guerra Mundial, mas também excomungou Fidel Castro. Apesar de ser amado por muitos, enfrentou críticas de católicos tradicionalistas. Faleceu em 1963, antes do término do concílio, sendo beatificado em 2000. Seu corpo está exposto na Basílica de São Pedro.

Santo Alexandre Sauli 

Santo Alexandre Sauli, nascido em 1530 em Milão, Itália, foi membro dos Barnabitas e professor de Teologia. Tornou-se Bispo de Aléria, na Córsega, em 1570, onde enfrentou desafios na reforma da diocese. Em 1591, foi nomeado Bispo de Pavia pelo Papa Gregório XIV, onde adoeceu e faleceu em 11 de outubro de 1592. Sua vida foi marcada pela dedicação religiosa, penitência e generosidade.

Próximas datas comemorativas de outubro

  • 11 de outubro – Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, Dia Internacional das Meninas, Dia do Deficiente Físico, Dia do Teatro Municipal e Aniversário da Criação do Mato Grosso do Sul;
  • 12 de outubro – Dia de Nossa Senhora AparecidaDia das Crianças, Dia Nacional da Leitura, Dia Nacional do Mar, Dia do Engenheiro Agrônomo, Dia do Corretor de Seguros, Dia do Rio Tietê, Dia do Cirurgião Pediátrico, Dia Mundial da Artrite Reumatoide e Dia Nacional do Lobo-Guará;
  • 13 de outubro – Dia Nacional do Fisioterapeuta, Dia Internacional para a Redução de Desastre, Dia Mundial da Trombose, Dia do Terapeuta Ocupacional e Dia Mundial da Visão;
  • 14 de outubro – Dia do Meteorologista, Dia Mundial da Normalização e Dia Nacional da Pecuária;
  • 15 de outubro – Dia do Professor, Dia do Educador Ambiental, Dia Internacional do Bicho Preguiça, Dia do Consumo Consciente, Dia do Médico Neurologista, Dia de Santa Teresa D’Ávila, Dia Internacional da Mulher Rural, Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, Dia do Normalista e Dia Mundial da Lavagem das Mãos;

Relacionadas

11 de outubro: conclusão

Embora 11 de outubro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. A Igreja Católica celebra hoje, portanto, o são João XXIII, papa e Santo Alexandre Sauli. Em resumo, celebramos hoje: Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, Dia Internacional das Meninas, Dia do Deficiente Físico, Dia do Teatro Municipal e Aniversário da Criação do Mato Grosso do Sul.

Foto com a frase "Hoje é dia 11 de outubro".
Fonte: Freepik. Montagem: Laila Lopes

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias