13 de dezembro é Dia do Marinheiro e Dia do Cego. Veja as datas comemorativas de hoje, terça

Também é o Dia de Santa Luzia e dia do orixá Oxumarê. Veja celebrações de 13 de dezembro e frases para compartilhar

Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Fashion Bubbles

Hoje é 13 de dezembro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais que podem ser compartilhados e dicas para as redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 13 de dezembro?

Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 13 de dezembro cai em uma terça-feira. Trata-se do 347º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 18 dias para 2023. Além disso, estamos na primavera e a fase da Lua é cheia. Enfim, quem nasce em 13 de dezembro é do signo de Sagitário.

Hoje é o décimo terceiro dia do décimo segundo mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de dezembro de 2022. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual jogo tem na Copa do Mundo 2022 hoje, 13/12, terça?

Hoje tem um jogo da semifinal:

  • Argentina x Croácia – 16h no horário de Brasília.

Qual o horóscopo de hoje?

Veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 13 de dezembro?

Fonte: Canva (adaptado)

Nascidos no dia 13 de dezembro são de Sagitário. Sem dúvidas, os sagitarianos são conhecidos por serem sinceros, animados e aventureiros.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ter características extrovertidas e por isso, costumam ser comunicativas e não gostar da solidão. Além disso, também são pessoas de alma livre e por isso amam viajar e conhecer o mundo.

Sendo assim, escorpianos tendem a gostar de profissões que não exigem rotinas rígidas. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar com turismo, jornalismo ou educação.

O que se comemora no dia 13 de dezembro?

Está se perguntando: afinal, 13 de dezembro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia do Marinheiro, Dia do Pedreiro, Dia do Cego, Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia, Dia do Ótico, Dia do Lapidador e Dia Nacional do Forró.

Dia do Marinheiro

O Dia do Marinheiro é celebrado anualmente em 13 de dezembro. A data escolhida para a comemoração é do nascimento de Almirante Joaquim Marques Lisboa (1807), um dos grandes Heróis Nacionais, o Patrono da Marinha do Brasil.

O marco homenageia a bela profissão de marinheiro, o responsável pela segurança, manutenção e serviço dos navios e submarinos.

Que tal postar hoje nas suas redes sociais uma mensagem sobre o Dia do Marinheiro? Confira algumas que você pode usar em seguida:

  • Que os marinheiros levem todo mal para o fundo do mar.
  • “Não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe onde ir.” (Sêneca)
  • Jamais perca seu equilíbrio por mais forte que seja o vento da tempestade.
  • No mar, velejando e desbravando o mundo, é onde me sinto em casa, me sinto completo!

Dia do Pedreiro

Outra data comemorativa de 13 de dezembro, o Dia do Pedreiro. O marco faz homenagem aos profissionais de uma das profissões mais antigas da história da humanidade.

Pedreiros são os responsáveis por ajudar a construir casas, prédios, utilizando técnicas de alvenaria. Seu próprio nome já diz, trabalha com a manipulação de materiais derivados de pedra ou tijolo.

Fonte: Pinterest

Você tem algum parente que é pedreiro? Então poste hoje uma foto com ele nas suas redes sociais! Assim, além de prestigiar o seu familiar, estará lembrando da grande importância desta profissão para o desenvolvimento do país.

Dia do Cego

O Dia do Cego é mais uma celebração de 13 de dezembro. O objetivo desta data é conscientizar a população contra a discriminação e preconceito. Assim, incentivando o espírito da solidariedade humana.

O Dia do Cego foi criado por meio do Decreto nº 51.405, de 26 de julho de 1961.

  • Logo depois, leia Frases de bom dia: 100 mensagens e 80 cartões virtuais para compartilhar

Fonte: Facebook

Compartilhe hoje nas suas redes sociais frases sobre esta data comemorativa. Confira algumas em seguida:

  • A verdadeira beleza não está naquilo que vemos, mas sim naquilo que sentimos.
  • Enxergar vai muito além da visão.
  • Hoje é dia de quem vê com os olhos do coração.

Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia

Mais uma data celebrada no dia 13 de dezembro, o Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia. Este marco tem origem através do decreto nº 46/2003, de 27 de junho da CAN – Comissão de Assuntos Nacionais.

Além de homenagear os profissionais da área, o objetivo é tornar essa profissão conhecida.

Fonte: CreaSP

Que tal compartilhar hoje alguma frase sobre este marco? Temos um especial Dia do Engenheiro com 30 mensagens que você pode usar!

Related Post

Dia do Ótico

Assim como o Dia do Cego, o Dia do Ótico é celebrado em 13 de dezembro. Esse marco então faz homenagem aos profissionais responsáveis pelas óticas, lojas que vendem produtos destinados ao cuidado e prevenção da visão humana.

A data é celebrada hoje por causa de Santa Luzia, a padroeira da visão.

  • Enquanto isso, confira Famosas de Óculos de Grau – Manual com tendências, dicas de estilo e o modelo ideal para cada tipo de rosto

Fonte: Facebook

Que tal postar algumas frases sobre esta celebração nas suas redes sociais? Confira algumas a seguir:

  • “Parabéns a todos aqueles que nos ajudam a ver melhor o mundo”.
  • “De longe podemos ver a competência e seu empenho em fazer sempre o melhor. Parabéns pelo seu dia!”
  • “Obrigado por ajudar a fazer com que todos os dias eu possa ver as belezas da vida, um lindo pôr-do sol, uma esplêndida lua cheia, a cor das flores e o sorrido de minha família! Parabéns pelo seu dia!”

Dia do Lapidador

Mais uma celebração de 13 de dezembro, o Dia do Lapidador. Este é o profissional responsável por aperfeiçoar pedras preciosas dando-lhes o formato ideal.

Muito além de produção de joias, a lapidação é uma atividade que envolve outros materiais, como mármore, granito, ardósia, e, aliás, até mesmo metais e vidros.

  • Ao mesmo tempo, veja Bella Hadid se destaca em Cannes com um sutiã de joias

Fonte: Dalvaday

Se você tem uma loja que venda joias, então que tal postar hoje algo sobre a data nas suas redes sociais? Você pode postar fotos mostrando os detalhes de uma coleção nova, fica a dica!

Dia Nacional do Forró

O Dia Nacional do Forró é comemorado anualmente no dia 13 de dezembro. A data foi instituída em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, em 13/12 de 1912, que é o Rei do Baião.

  • Leia também Prêmio Multishow: “Batom de Cereja” é favorita para Música do Ano

Fonte: Funcap

Que tal postar em suas redes sociais hoje frases sobre o Dia do Forró? Confira algumas em seguida:

  • Forró já é bom e se for das antigas, num tem a pareia, não!
  • 1 palavra, 5 letras e 1 amor: forró!
  • Fui atrás da felicidade, acabei no forró!
  • Lei da vida: tudo melhora quando a gente coloca um forrózinho!
  • Nem todo mundo é igual, alguns sabem dançar forró!

Próximas datas comemorativas do mês de dezembro

  • 14 de dezembro – Dia Nacional do Ministério Público, Dia Nacional de Combate à Pobreza e Dia do Engenheiro de Pesca;
  • 15 de dezembro – Dia do Arquiteto, Dia do Jardineiro, Dia da Mulher Operadora do Direito (Dia da Advogada) e Dia Nacional da Economia Solidária;
  • 16 de dezembro – Dia do Reservista, Dia do Teatro Amador e Dia de Santa Adelaide;
  • 17 de dezembro – Dia do Pastor Presbiteriano, Dia de São Lázaro e Dia do Engenheiro de Produção;
  • 18 de dezembro – Dia Internacional dos Migrantes, Dia do Museólogo e Dia de São Zózimo;
  • 19 de dezembro – Aniversário da Emancipação do Paraná;
  • 20 de dezembro – Dia do Mecânico e Dia Internacional da Solidariedade Humana;
  • 21 de dezembro – Início do Verão e Dia do Atleta;
  • 22 de dezembro – Aniversário da Criação de Rondônia;
  • 23 de dezembro – Dia do Vizinho;
  • 24 de dezembro – Véspera de Natal e Dia do Órfão;

Terça-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a terça-feira é dia de 1 orixá: Oxumarê. Logo depois, veja como homenageá-lo!

Oxumarê

Oração a Oxumarê. Fonte: Canva (adaptado)

Também conhecido por renovar nossa criatividade, Oxumarê, acaba com ciclos dolorosos, trazendo alegria e nos fazendo tomar as melhores decisões para a vida. Com o objetivo de homenageá-lo, acenda velas nas cores branca, ou bicolores amarela e verde.

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Aberém, uma comida feita com milho moído, macerado em água e cozido em folhas de bananeiras secas.

Qual o santo do dia 13 de dezembro?

Em 13 de dezembro a Igreja Católica celebra a Santa Luzia. Segundo registros, Luzia nasceu em Siracusa, Sicília, e viveu nos séculos III e IV.

Ela hoje é muito conhecida por padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão. Esta representação pode estar ligada ao seu nome Lúcia (Luzia) derivado de lux (= luz), elemento que dá sentido a visão.

A mártir cristã morreu aos 21 anos devido à Perseguição de Diocleciano. Esta “Grande Perseguição”  foi a maior e mais sangrenta persecução oficial do Império Romano contra os cristãos.

Oração a Santa Luzia

“Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.”

Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

13 de dezembro: conclusão

Embora 13 de dezembro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. A Igreja Católica celebra hoje a Santa Luzia.

Em resumo, é comemorado neste marco o Dia do Marinheiro, Dia do Pedreiro, Dia de Santa Luzia, Dia do Cego, Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia, Dia do Marinheiro, Dia do Ótico, Dia do Lapidador e Dia Nacional do Forró.

Ao mesmo tempo, é o dia de Santa Luzia. Fora que toda terça é dia do orixá Oxumarê.

Montagem: Equipe Fashion Bubbles

Editado e atualizado por Thamyres Barbosa

Laila Lopes: 26 anos, mineira (atualmente morando na região serrana do RJ) e amante de seus bichos: 2 cachorros e muitos peixinhos. Redatora digital há 4 anos, com mais de 2000 artigos publicados na internet
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais