cartão rosa onde se lê 2 de novembro e datas comemorativas

2 de novembro é Dia de Finados. As datas comemorativas de hoje, quarta

Também é Dia dos Mortos e dia dos orixás Iansã, Obá e Xangô. Veja celebrações de 2 de novembro e frases para compartilhar

Compartilhe

Hoje é dia 2 de novembro! Embora não seja feriado, é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, preparamos ideias de conteúdo para as redes sociais. Dessa forma, se você tem uma marca ou administra um perfil, pode aproveitar para fazer um post temático. Então, continue lendo!

Quando é dia 2 de novembro?

Frase de bom dia, do dia 2 de novembro
Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 2 de novembro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 306º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 59º dias para 2023. Além disso, a fase da lua é crescente e estamos na primavera.

Dessa forma, ainda estamos no início do décimo primeiro mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de novembro de 2022. Por lá você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 2 de novembro?

fundo verde com símbolos dos signos e características do signo de Escorpião
Fonte: Canva (adaptada)

Nascidos em 2 de novembro são de Escorpião. Sem dúvida, os escorpianos são conhecidos por sua força e por sua capacidade de se reinventar, mesmo diante dos maiores desafios.

Além disso, pessoas desse signo são misteriosas, sensuais, determinadas e emotivas. Têm boa memória, tanto para o bem quanto para o mal, o que pode torná-las obsessivas e vingativas.

O que se comemora no dia 2 de novembro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 2 de novembro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia de Finados, Dia dos Mortos e Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas;

Dia de Finados

Em 2 de novembro é feriado nacional do Dia de Finados. A data é uma celebração importante para algumas religiões. Isto é, no dia de finados se presta homenagem aos entes queridos que já morreram.

A data é comemorada no dia 2 de novembro, pois no dia anterior é Dia de Todos os Santos, data que celebra todos que morreram em estado de graça, mas não foram canonizados.

cartão virtual para o Dia de Finados
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Portanto, no Brasil, a tradição do Dia de Finados é ir ao cemitério e levar flores, acender velas e fazer uma oração para aqueles que já se foram.

Dia dos Mortos

O Dia dos Mortos ou “Dia de los Muertos” celebra-se no dia 2 de novembro no México. A data é uma comemoração típica mexicana que celebra a memória dos que já morreram.

Então, os preparativos para data se iniciam no dia 31 de outubro e só terminam no dia 2 de novembro.

Dia dos mortos 2 de novembro
Nesse sentido, o dia dos Mortos é comemorado, principalmente, no México. Fonte: Canva (adaptado)

Além disso, ao contrario de no Brasil, no México a celebração é divertida, com festas, pois as pessoas vão aos túmulos, preparam altares e celebram com comida e música.

  • Leia mais Halloween: História, símbolos e como se vestir para a festa

Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas

No dia 2 de novembro comemora-se o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas. A data é uma homenagem aos jornalistas Ghislaine Dupont e Claude Verlon que foram assassinados no Mali, em 2013.

Assim sendo, a data foi criada pela ONU e tem como objetivo denunciar toda violência contra jornalistas ou profissionais da mídia.

Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Desse modo, também é importante lutar pela forma correta de condenar àqueles que cometeram qualquer crime contra estes profissionais.

Próximas datas comemorativas do mês de novembro

  • 3 de novembro – Dia Nacional do Cabeleireiro, Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher e Dia Nacional do Quilo;
  • 4 de novembro – Dia do Inventor, Dia da Favela e Dia do Oficial da Reserva;
  • 5 de novembro – Dia Nacional da Língua Portuguesa, Dia Nacional do Designer Gráfico, Dia do Radioamador, Dia da Cultura e da Ciência, Dia do Radioamador, Dia do Técnico em Eletrônica, Dia do Técnico Agrícola, Dia do Protético, Dia de Atenção Mundial para Tsunamis e Dia de São Zacarias e Santa Isabel;
  • 6 de novembro – Dia Nacional do Riso, Dia da Malária nas Américas, Dia Nacional do Amigo da Marinha do Brasil e Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Meio Ambiente em Tempos de Guerra e Conflito Armado;
  • 7 de novembro – Dia do Radialista;
  • 8 de novembro – 2º Eclipse Lunar Total de 2022, Dia do Radiologista e Dia Mundial do Urbanismo;
  • 9 de novembro – Dia do Hoteleiro, Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais, Dia do Técnico em Eletrotécnica e Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo;
  • Enquanto isso, leia Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Com o objetivo de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

oração para Iansã escrita em fundo rosado com ilustração do orixá
Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

oração para Obá escrita em fundo esverdeado com ilustração do orixá
Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

oração para Xangô escrita em fundo amarronzado com ilustração do orixá
Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 2 de novembro?

2 de novembro é a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos. Isto é, em 1º de novembro, Dia de Todos os Santos, a Igreja Católica celebrou seus fiéis que morreram e foram canonizados. Então, hoje, é dia de prestar homenagem à memória litúrgica dos demais falecidos.

2 de novembro: conclusão

Dia 2 de novembro é feriado de Dia de Finados, além disso, a data celebra outros marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, Dia de Finados, Dia dos Mortos e Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas são as comemorações deste dia.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias