montagem com 3 opções de penteados para festa junina
·

Penteados para festa junina: tutoriais fáceis de fazer e 60 fotos de looks para se inspirar

Se você ainda está em dúvida de qual penteado usar na festa junina, esse é o lugar certo para procurar inspirações de trança, maria-chiquinha e muito mais!

Compartilhe

Uma das festas preferidas dos brasileiros, sem dúvida, é o São João. Contudo, com essa época do ano, também chega a correria para ensaiar a quadrilha, preparar a roupa, escolher a maquiagem e, claro, decidir o que fazer no cabelo. Afinal, os penteados para festa junina fazem toda a diferença no visual.

Inclusive, escolher um look e penteado para o São João pode ser uma tarefa bem complicada. Além disso, executar um penteado pode ser bem difícil. Por isso, separamos aqui alguns penteados para festa junina e tutoriais, para você se inspirar e trazer aquele toque especial para o seu look de arraiá. Continue lendo a fim de saber mais!

Como usar o cabelo para festa junina?

Antes de sair vestindo sua camisa xadrez e pegando o pacote de pipoca, há um assunto importante a ser considerado: penteados para festa junina. Afinal, um verdadeiro traje de arraial deve ser bem pensado em todos os detalhes, desde os cabelos até os pés!

Mulher de pele negra usando blusa azul e penteado de festa junina, com tranças, cabelo solto e enfeites coloridos
Fonte: Instagram @studio_andressamarques

Além das tranças tradicionais e marias-chiquinhas, que vamos citar no decorrer da matéria, existem outras formas de usar o cabelo para a festa junina. A seguir, confira algumas mais básicas!

Penteados festa junina fácil

O rabo de cavalo com lenço é um penteado para festa junina super prático. Seja alto ou baixo, basta adornar a parte do cabelo com um lenço xadrez. Ele pode ser amarrado ao redor do elástico ou usado como uma faixa para enfeitar o penteado. Abaixo, veja um tutorial!

Mulher de pele clara e cabelo escuro de costas, usando blusa preta e branca e rabo de cavalo baixo com lenço branco e preto
Fonte: Instagram @brittoannapaula

Além disso, a trancinha na franja penteado fácil e versátil, uma vez que funciona bem em cabelos curtos e longos, lisos ou cacheados. Esta combinação combina a leveza do cabelo solto com o charme rústico e tradicional de uma trança, resultando em um visual perfeito para dançar quadrilha e aproveitar as festividades juninas.

Yara Cahrry de maquiagem azul, sardas e cabelo semi preso, com tranças finas na franja
Fonte: Instagram @yaracharry

Cabelo liso

Se preferir deixar o cabelo solto, uma tiara com elementos juninos, como pequenas bandeirinhas ou flores, pode ser o toque perfeito para o seu penteado. É uma opção simples, mas que mantém o estilo da ocasião.

Mulher loira de pele clara usando tiara de festa junina, colorida e com chapéu, além de vestido vermelho
Fonte: Instagram @nstoreacessorios

Ademais, você pode enfeitar o seu cabelo para festa junina com uma bandana. A seguir, veja inspirações de amarrações para reproduzir!

Mulher de pele clara usando blusa branca, maquiagem xadrez vermelha e branca e bandana xadrez vermelha e branca no cabelo solto
Fonte: Instagram @elevatemakeup
Sydney Sweeney usando blusa xadrez e bandana vermelha no cabelo solto
Aposte no xadrez e na bandana! Fonte: Instagram @sydney_sweeney
Mulher ruiva de pele clara sentada sobre penteadeira, usando calça xadrez, blusa verde e bandana vermelha no cabelo
Fonte: Instagram @lannamouura
Criança de pele clara usando bandana xadrez no cabelo solto
Confira essa amarração super diferente! Fonte: Instagram @helenalaraboutique

Ainda, prender o cabelo de forma aleatória é uma opção super divertida. Então, crie rabos de princesa, no topo da cabeça, meias maria chiquinhas e até meios coquinhos. O resultado fica uma graça!

Olivia Rodrigo usando vestido curto xadrez, bota preta de cano longo e penteado com amarrações aleatórias
Fonte: Instagram @oliviarodrigo
  • Ademais, confira São João 2024: calendário completo com datas e programação das principais festas juninas

Penteados para fetsa junina cabelo cacheado

Para penteados de festa junina em cabelos cacheados, aposte em um amarrado charmoso. O processo é fácil: pegue seu finalizador preferido e o pente, separe uma seção generosa de cabelo e prenda com um acessório.

Mulher de pele negra usando óculos de grau e cabelo cacheado preso com scrunchie
Fonte: Instagram @laurathelegs

Além disso, que tal conferir um tutorial de penteado para festa junina que une várias ideias e tendências? Gostou da ideia? Então, veja o vídeo abaixo!

Uma alternativa sofisticada para as festas noturnas é o rabo de cavalo trançado. Seja numa abordagem tradicional ou no estilo boho chic, reúna todo o cabelo para trás (com ou sem divisão no meio), utilizando gelatina, gel ou pomada para fixar, e então faça uma trança.

Julia Rodrigues usando blusa preta, batom vermelho e rabo de cavalo trançado
Fonte: Instagram @juliarodrigues

Além disso, as presilhas são excelentes alternativas. Assim, sugerimos dividir o cabelo ao meio ou alinhar os cachos em uma direção única, incorporando presilhas brancas, coloridas com designs únicos ou em tons metálicos. Para um toque extra, finalize o penteado com baby hair!

Mulher de pele clara e cabelo cacheado de costas em festa junina usando presilhas coloridas
Fonte: Instagram @dragiovanabotelho
Julia Rodrigues com unhas coloridas, sombra colorida e presilha prateada no cabelo
A make colorida também faz toda a diferença! Fonte: Instagram @juliarodrigues
Mulher de pele negra usando blusa verde e cabelo cacheado preto preso com presilha de pérola
Fonte: Instagram @_taisbrunaa

Qual penteado combina com Festa Junina?

Penteado de festa junina em cabelo castanho, com tranças e fitas brancas.
Fonte: Instagram @julianarochapenteados

Com a cara do brasileiro, essa festa típica é muito colorida e variada. Então, muitos são os penteados que combinam com a festa junina.

Os preferidos costumam ser tranças e maria-chiquinhas. No entanto, cabelo semi preso, rabos de cavalo e coques também são ótimas opções. Além disso, vale investir em acessórios para deixar o visual ainda mais festivo.

Passo a passo para um penteado de festa junina

Descubra como fazer um lindo penteado para curtir o São João. Aqui te apresentamos um tutorial fácil e que combina com tudo para você arrasar no visual!

Menina olhando para a frente com penteado composto por tranças.
Fonte: TikTok @allanasantiagoo

Primeiramente, esses são os materiais de que você vai precisar:

  • Elásticos de cabelo de silicone;
  • Pedaços de fita colorida, da cor que preferir.

Como fazer o penteado?

  1. Prenda uma mecha

    Você vai começar separando seu cabelo no meio. Depois disso, separe uma mecha em um dos lados e prenda com um elástico de silicone.Menina amarrando uma mecha do lado esquerdo do cabelo.

  2. Adicione mais elásticos

    Com um espaço de aproximadamente três dedos da primeira amarração, coloque outro elástico de silicone. Dê uma afrouxada no espaço entre eles, e repita o processo até o final da mecha.Menina prendendo elástico ao longo de uma mecha de seu cabelo.

  3. Decore com a fita

    Com um pedaço da fita colorida, amarre um laço por cima do primeiro elástico. Menina amarrando fita verde por cima do elástico de silicone.

  4. Faça uma trança

    Na parte da frente do cabelo, que ficou solta, faça uma trança simples. Menina fazendo uma trança na parte da frente do cabelo

  5. Resultado

    Por fim, repita o processo do outro lado e pronto! Seu cabelo já está pronto para dançar a quadrilha! Agora é só escolher a roupa e fazer a maquiagem para ir curtir a festa!Menina olhando para a frente com penteado composto por tranças.

  • Além disso, leia Dia de São João: verdadeiro significado da festa, 10 frases para compartilhar e 5 orações para o santo

Penteados para festa junina com tranças

As tranças são uma ótima escolha para usar como penteado de festa junina, mas existem tantas opções que pode ser até difícil escolher qual fazer.

https://youtu.be/EVFXbosjga0

Trança embutida

Tranças embutidas ficam lindas e podem ser utilizadas de diversas maneiras. Ela pode ser finalizada com um rabo de cavalo ou deixando o resto solto, e você também pode adicionar fitas e lacinhos para dar um charme extra no look.

cabelo castanho com duas tranças embutidas no topo
Fonte: Instagram @carolmesquitabeauty_
trança embutida com fitas coloridas, finalizada em rabo de cavalo em um cabelo preto.
As tranças embutidas podem ser finalizadas com um rabo de cavalo, criando uma estética mais casual e confortável. Fonte: Instagram @laressapenteados
duas tranças embutidas em cabelo preto amarradas com fitas vermelha e branca.
Fonte: Instagram @braidsdavivi

Bubble braids

Outra opção que está em alta são as chamadas “bubble braids”, ou “tranças bolha“. Só para ilustrar, elas são aquele penteado em que você prende elásticos ao longo de uma mecha, enquanto afrouxa os espaços entre eles.

mulher com cabelo preto, na altura dos ombros com duas bubble braids pequenas.
Fonte: Instagram @penteadoscabelocurto
bubble braids em cabelo castanho escuro decoradas com fitas e elásticos coloridos.
Você também consegue decorar a bubble braid com fitas e elásticos coloridos. Fonte: Instagram @ameninadetranca
cabelo castanho com duas tranças normais e duas bubble braids e fitas brancas para decorar.
As bubble braids podem ser feitas em vários tamanhos e, assim, é possível a junção com outros penteados. Fonte: Instagram @braidsdavivi

Não apenas são fáceis de fazer, mas você também pode mesclar essa trança com outros penteados. A seguir, veja algumas inspirações!

cabelo loiro com duas tranças embutidas finalizadas em bubble braids.
Fonte: Instagram @rohmannhair

Tranças clássicas

Por outro lado, para você que prefere a trança mais clássica, ou seja, aquela feita dividindo o cabelo em três mechas, também existem muitas opções para você inovar.

cabelo castanho preso com duas tranças.
Fonte: Instagram @fran.arantes_
cabelo castanho claro com trança lateral e rabo de cavalo semi preso
Puxar uma trança clássica pela lateral também fica muito bonito. Fonte: Instagram @alolarissacruz
Cabelo com duas tranças presas com laço colorido
Fonte: Instagram @ws.oficialhair

Além disso, você pode fazer várias tranças mais finas, dessa forma, compondo um lindo penteado. O que achou dessa ideia super diferente?

cabelo castanho com pontas avermelhadas, cacheado, semi preso com cinco tranças embutidas finas.
Fonte: Instagram @girpenteado
  • Sem dúvida, você vai gostar de Trajes de festa junina: looks modernos e as 168 melhores ideias do que vestir no São João

Relacionadas

Penteados para festa junina com maria-chiquinha

Um dos penteados mais lembrados nessa época é a maria-chiquinha. Apesar de muitas pessoas associarem ela a uma imagem infantil, existem formas de deixar o estilo lindo em qualquer pessoa.

cabelo castanho preso em maria-chiquinha com laços decorados
Fonte: Instagram @rafaelamuch

Sobretudo, uma forma de dar um ar mais sofisticado para a maria-chiquinha é, ao invés de você prender dois rabos altos, começar com uma trança embutida e prender no meio do cabelo.

cabelo cacheado castanho escuro preso em dois rabos baixos.
Fonte: Instagram @studio_amandha_montello

Do mesmo modo, uma variação possível desse penteado é não prender todo o cabelo, e sim apenas uma parte dele. Duas pequenas mechinhas de cada lado criam um visual lindo.

Mulher com cabelo loiro com duas mechas presas no topo.
Fonte: Instagram @salaolafontaine

Maria-chiquinha com tranças

A maria-chiquinha eventualmente também pode ganhar um toque especial ao ser combinada com tranças, a fim de parecer um cabelo mais trabalhado, desse modo, fugindo do básico.

Cabelo ruivo semi preso com duas tranças
Fonte: Instagram @braids_m.v
Cabelo escuro cacheado com duas tranças e com fitas e elásticos coloridos.
Fonte: Instagram @dudinha_fonsecaa

Penteados para festa junina com coques

O coque não é tão lembrado quando o assunto é festa junina, mas ele pode trazer muita beleza e conforto para os visuais da quadrilha.

Menina de cabelo castanho escuro com tranças e coque alto.
Fonte: Instagram @eileenhairstylist

O coque com um toque mais desarrumado também é ótimo se você gosta do estilo casual. Sem dúvida, esse tipo de penteado vai bem em qualquer ocasião, e na festa junina não é diferente.

Mulher com cabelo curto preto e trança lateral finalizada em coque
Fonte: Instagram @jualveshair
Cabelo cacheado castanho escuro preso em coque.
Fonte: Instagram @lumendespenteados

Contudo, se você não gosta de sair com o cabelo totalmente preso, você consegue deixar uma parte solta e complementar o penteado adicionando tranças e adereços.

cabelo ruivo com trança lateral e coque
Fonte: Instagram @cainavieirahair
duas tranças embutidas finalizadas em um coque em cabelo castanho com glitter
As tranças embutidas também podem ser usadas com coques. Fonte: Instagram @espacolauralima
Mulher de pele morena com cabelo preto semi preso em dois coques
Fonte: Instagram @anygabriellyofficial

Em contrapartida, para um toque mais leve e divertido, você pode fazer dois coques pequenos, um em cada lado da cabeça.

mulher de pele negra com duas tranças presas em dois coques.
Fonte: Instagram @kakatrancas
cabelo ruivo com dois coques altos trançados.
Para transformar num visual mais trabalhado, você pode mesclar os dois coques com tranças. Fonte: Instagram @espacolauralima
Dois coques em cabelo castanho com um fita rosa formando um laço.
Adicionar laços e adereços pode trazer um charme a mais para o penteado. Fonte: Instagram @penteadoprameninas
Mulher de pele negra com cabelo cacheado castanho escuro preso em dois coques
Fonte: Instagram @cahchavs

Como usar cabelo curto em festa junina?

Quando falamos de cabelos curtos, pode ser um desafio achar penteados que fiquem bons. Por isso, separamos algumas ideias e fotos.

As tranças embutidas se adequam bem aos cabelos médios, em especial, deixando uma parte solta. Desse modo, o penteado fica lindo e combina perfeitamente com a festa junina.

Mulher com cabelo curto e trança lateral. Ela tem um adereço de festa junina na trança.
Fonte: Instagram @blondsalaoebarbearia
Mulher com cabelo curto preto solto  e trança lateral
Fonte: Instagram @sumoreirahairpenteados
Mulher com cabelo curto preto e trança lateral
Você pode finalizar o cabelo com cachos. Fonte: Instagram @valeriamakeuphair

Coques se tornam complexos em cabelos mais curtos por você não conseguir prender todas as mechas e, eventualmente, acabam sobrando e saindo algumas partes. Mas você já pensou em fazer apenas um pequeno coque, deixando o cabelo semi preso? Essa é uma solução perfeita se você gosta desse tipo de penteado.

mulher com cabelo loiro curto semi preso com um pequeno coque no topo
Fonte: Instagram @penteadoscabelocurto

Ademais, outra ótima opção são rabos e maria-chiquinhas presos mais baixos. Eles não apenas trazem um toque muito delicado, mas também são super fáceis de fazer.

mulher com cabelo curto loiro, preso em pequeno rabo no final
Fonte: Instagram @penteadoscabelocurto
mulher com cabelo curto castanho preso em pequeno rabo no final
Fonte: Instagram @penteadoscabelocurto

Acessórios para penteados de festa junina

Todos os tipos de penteados para festa junina listados acima ficam lindos sozinhos e podem combinar com qualquer look. No entanto, se você quer deixar seu visual ainda mais festivo, existem diversas opções de acessórios que você pode adicionar.

Fitas

As fitas coloridas são uma escolha bem versátil. Além disso, você pode escolher a cor que mais combina com seu vestido ou sua blusa xadrez. Elas também são baratas, fáceis de encontrar e você pode usar quantas quiser.

cabelo castanho com trança bolha e fitas rosas
Fonte: Instagram @reflexo_cabeloeestetica

Em muitos penteados de festa junina também pode ficar legal uma composição com várias fitas, que não só podem ser de uma cor, bem como de cores diferentes.

Cabelo loiro com duas tranças e fitas coloridas.
Fonte: Instagram @danyxavierconcept
Cabelo preto com mechas azuis,  trançado com fitas coloridas.
Fonte: Instagram @divasloucasporcachos

Além de que, caso você opte por usar tranças, também fica lindo entrelaçar uma fita entre as mechas com efeito de deixar o visual alegre e harmônico.

Tranças com fitas coloridas entrelaçadas nas mechas.
A mistura de cores de fitas deixa o cabelo com um toque mais divertido e festivo. Instagram @espacolauralima
  • Ao mesmo tempo, leia Vitrines de festa junina: 50 fotos e dicas de decoração para o São João em Visual Merchandising

Laços

Mais um tipo de acessório que pode acrescentar um detalhe extra no visual são os laços. Você pode encontrá-los de várias cores e tamanhos. Dessa forma, você pode inclui-los no seu penteado de festa junina independente da roupa.

Laço colorido com flor branca no centro e fitas coloridas em cabelo castanho claro
Fonte: Instagram @juliback
dois laços coloridos com fitas em cabelo castanho
Além dos laços e fitas, você também pode colocar elásticos coloridos no penteado. Fonte: Instagram @espacolauralima
Laço em cabelo castanho com fitas coloridas e girassol
É possível encontrar uma vasta variedade de laços. Fonte: Instagram @bibipresentes9139

Mini chapéus

Logo, para deixar o look com a cara da festa junina, diversas lojas vendem presilhas com pequenos chapéus caipiras. Eles também são encontrados de diversos tamanhos, cores, e até mesmo estampados.

Mini chapéu com rosas e fitas rosa e roxa, em cabelo loiro.
Fonte: Instagram @salaobiancabacoccina
Mini chapéu com fitas e renda rosa
Fonte: Instagram @rafaelamuch
Dois mini chapéus com fitas rosa, roxa e azul em cabelo castanho escuro.
Usar dois mini chapéus também dá um toque muito charmoso no visual. Fonte: Instagram @bibipresentes9139
Mini chapéu quadriculado vermelho e branco em cabelo castanho
Fonte: Instagram @nanabijouxeacessorios

Conclusão

Com isso, você viu que a escolha do penteado é essencial para um look fabuloso para a festa junina e existem diversas opções para você escolher. Por consequência, isso pode deixar a tarefa da escolha mais difícil.

Assim sendo, também não deixe para a última hora para pensar nos outros detalhes. Confira nossa página sobre Festa Junina a fim de ter inspirações e poder curtir a festa sem preocupações.

  • Por fim, leia Estampa xadrez: por que tão tradicional nas festas juninas?

Revisado e atualizado por Luiza Mazon.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias