fundo de nuvens com imagem de São Pedro e mensagem para compartilhar 29 de junho

Dia de São Pedro: quando é, o que se comemora, onde é feriado + 30 frases e 10 orações para o santo

Dia 29 de junho comemoramos o Dia de São Pedro, mas você sabe o que isso significa? Leia abaixo o que representa e como celebrar o santo

Compartilhe

Em junho é comemorado o Dia de São Pedro, um dos santos homenageados durante as festas juninas. Pedro foi apóstolo de Jesus, assim sendo citado durante diversas passagens da Bíblia. Além disso, o santo também é considerado o primeiro Papa da Igreja Católica.

Explicamos um pouco mais sobre o santo, qual é sua importância religiosa e por que ele é relacionado com as chuvas. Além disso, separamos frases para compartilhar, orações e simpatias para o santo que você pode fazer. Continue lendo!

Qual é o dia de São Pedro?

É comemorado em 29 de junho, dia em que o santo morreu. Nesse sentido, ele é um dos santos homenageados na festa junina, junto com São João e Santo Antônio e, pela tradição, seu dia é a data em que deve se declarar o fim do ciclo de festividades do mês de junho.

Foto de estátua de São Pedro, com vestimentas laranjas e verde e segurando chave
Fonte: Canva

As pessoas celebram a data com festas, missas, orações e também acendem a fogueira de São Pedro. Assim, fazem essas tradições ao redor de todo o Brasil.

Por que São Pedro é comemorado no dia 29 de junho?

Existem duas hipóteses para a origem do Dia de São Pedro. A primeira é que, como citado anteriormente, alguns historiadores e arqueólogos sugerem que assassinaram Pedro no dia 29 de junho de 64 d.C., juntamente com o apóstolo Paulo (São Paulo).

Por outro lado, a segunda hipótese é que, além do dia 29 ser a data da morte de Pedro, nesse mesmo dia também celebrava-se o culto pagão aos irmãos Rômulo e Remo, considerados os míticos fundadores de Roma.

Com o avanço do cristianismo no Ocidente, a celebração a esses irmãos gêmeos foi gradualmente substituída pela comemoração dos dois principais apóstolos, Pedro e Paulo.

O que se comemora no Dia de São Pedro?

No Dia de São Pedro, comemorado em 29 de junho, celebram-se a vida, o martírio e a importância do santo, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e considerado o primeiro Papa da Igreja Católica.

Desse modo, as comemorações incluem missas solenes em igrejas ao redor do mundo, procissões, especialmente em cidades e vilarejos com forte tradição católica, e festividades populares em algumas regiões, principalmente em áreas pesqueiras, onde ele é o padroeiro dos pescadores.

Além disso, o dia é uma ocasião para os fiéis refletirem sobre o legado do santo, sua liderança na igreja e sua dedicação à fé cristã. Ainda, a celebração também se estende a São Paulo, outro importante apóstolo, e juntos, eles são homenageados como pilares da Igreja Cristã.

Onde é feriado no Dia de São Pedro?

Embora seja uma data importante para as festividades juninas, esse dia é feriado apenas no estado de Alagoas e em alguns municípios.

Em São Paulo, é feriado nas cidades de Carapicuíba, Guararapes, Praia Grande, São Pedro, Viradouro, Tupã e Monte Azul Paulista. Já no Rio de Janeiro, os municípios são Santa Maria Madalena e Paracambi. Por sua vez, em Minas Gerais, é feriado em Capinópolis, Conceição das Alagoas, Divino, Muriaé, São João do Paraíso e Teófilo Otoni.

No Espírito Santo, é feriado apenas na cidade de Serra. Já no Rio Grande do Sul, os municípios são Garibaldi, Rio Grande e São Pedro do Sul. Por sua vez, no Paraná, é feriado em Matinhos, Pato Branco e Rolândia. Em Roraima, a única cidade é a capital, Boa Vista.

Em Alto do Rodrigues (RN), Cajazeiras (PB), Teixeira de Freitas (BA), Caririaçu e Camocim, ambas no Ceará, o Dia de São Pedro também é feriado.

São Pedro é santo protetor de quê?

De acordo com as passagens da Bíblia, São Pedro era pescador e recebia o nome de Simão. No entanto, mudou seu nome para Pedro após virar apóstolo de Jesus.

Em uma das passagens, Cristo pede para que o apóstolo lance sua rede de volta ao mar, Pedro se recusa, pois não havia conseguindo pescar nada até o momento. No entanto, com a insistência de Jesus, Pedro lança a rede e consegue pescar o suficiente para ser até difícil retornar com os peixes para a terra.

Por isso, o santo é padroeiro dos pescadores. Mas, também o consideram padroeiro dos viúvos e dos porteiros, por ter posse das chaves do Reino dos Céus.

  • Em seguida, confira Dia de São Jorge: significado da data, 15 frases para compartilhar e 4 orações para rezar em 23 de abril

Por que São Pedro segura uma chave?

Na maioria das representações de São Pedro, seja em pinturas ou esculturas, as pessoas retratam o santo segurando uma chave. Isso é explicado na Bíblia, em Mateus 16:19, que diz “E Eu vos darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligardes na terra será ligado no céu; e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu”.

Pintura de São Pedro, com fundo marrom. O santo usa vestimenta azul e amarela, enquanto segura chave
Fonte:  Pixabay

Ou seja, é o encarregado por fazer o controle de quem entra no reino dos céus e, por isso, o conhecem como chaveiro do céu.

Dessa forma, as pessoas também passaram a associar sua imagem com a chuva e as mudanças climáticas, considerando o santo responsável pelas águas que caem do céu.

  • Ademais, confira Dia de Santo Expedito: o que o padroeiro das causas urgentes protege + 15 orações e frases poderosas

Passagens de São Pedro na Bíblia

1) “Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão.” (2 Pedro 1:10)

2) “Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.” (1 Pedro 2:24)

Cartão virtual de fundo bege com pintura de São Pedro usando vestimentas azuis e amarelas enquanto segura chave e frase "Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados." (1 Pedro 2:24)
Fonte: Canva (adaptada)

3) “Ele está à destra de Deus, tendo subido ao céu; e a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.” (1 Pedro 3:22)

4) “Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém. ” (1 Pedro 4:11)

5) “Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito.” (1 Pedro 3:18)

Cartão virtual de fundo bege com desenho de São Pedro segurando chave e fease "Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês." (1 Pedro 5:7)
Fonte: Canva (adaptada)

6) “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5:7)

7) “Acima de tudo, porém, tenham muito amor uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão de pecados.” (1 Pedro 4:8)

8) “E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?” (1 Pedro 3:13)

Foto de estátua de São Pedro segurando chave, com frases "E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?" (1 Pedro 3:13) e "Dia de São Pedro 29 de junho"
Fonte: Canva (adaptada)

9) “Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia.” (2 Pedro 3:8)

10) “Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o Dia de Juízo, para serem castigados.” (2 Pedro 2:9)

Mensagens para 29 de junho

Cartão virtua de fundo amarelo com desenho de São Pedro e frase "No Dia de São Pedro, que sua fé seja renovada e sua vida seja cheia de bênçãos."
Fonte: Canva (adaptada)
  • Ao mesmo tempo, confira Dia de São José: 12 orações para abençoar sua família + como celebrar 19 de março

11) No Dia de São Pedro, que sua fé seja renovada e sua vida seja cheia de bênçãos.

12) Guia e protetor, abençoe todos os pescadores e suas famílias neste dia especial.

13) Feliz Dia de São Pedro! Que sua fé seja tão firme quanto a rocha sobre a qual a Igreja foi construída.

14) Seja como São Pedro! Para ele, o amor vale muito mais que a força.

Cartão virtual de fundo claro com bandeiras juninas, cactos e fogueira, além de frase " Seja como São Pedro! Para ele, o amor vale muito mais que a força. "
Fonte: Canva (adaptada)

15) Neste 29 de junho, lembremos da importância da fé e do amor em nossas vidas.

16) Celebrando o Dia de São Pedro, pedimos sua intercessão para que tenhamos uma vida plena de bênçãos.

17) São Pedro, protegei nossas famílias, santificai nossas almas e dai-nos aquela graça que precisamos em cada momento de nossa vida!

Cartão virtual de fundo cor pêssego, com desenho de São Pedro, bandeiras juninas e frase "São Pedro, protegei nossas famílias, santificai nossas almas e dai-nos aquela graça que precisamos em cada momento de nossa vida!"
Fonte: Canva (adaptada)

18) Que a devoção do Apóstolo Pedro inspire nossa jornada espiritual e nos aproxime mais de Deus.

19) Feliz Dia de São Pedro! Que sua intercessão traga abundância e prosperidade para todos.

20) Para hoje e sempre, seja como o Apóstolo Pedro, a fé que acredita sem precisar de explicações, fiel seguidor de Jesus.

  • Inclusive, leia Adereços de festa junina: faça você mesmo 110 ideias de tiara, chapéu e outros acessórios de festa junina

Frases para compartilhar no Dia de São Pedro

21) Que São Pedro abençoe o seu dia e ilumine o seu caminho com esperança e proteção.

22) Neste Dia de São Pedro, que possamos ser fortes como as rochas e resilientes diante das tempestades da vida.

Cartão virtual de fundo claro com desenho de São Pedro usando vestimentas azuis e vermelhas, desenho de estrelas, girassol e nuvem, com frase "Neste Dia de São Pedro, que possamos ser fortes como as rochas e resilientes diante das tempestades da vida."
Fonte: Canva

23) Que São Pedro, o guardião dos pescadores, proteja todos aqueles que trabalham no mar e conceda-lhes segurança.

24) São Pedro, interceda por nós e nos guie pelas águas tranquilas da fé e da serenidade.

25) Que São Pedro abra as portas do céu e derrame suas bênçãos sobre nós neste dia especial.

26) No Dia de São Pedro, renove sua fé e confie no poder da oração.

27) “Tende, antes de tudo, ardente Amor uns para com os outros, porque o Amor cobre uma multidão de pecados.” (Apóstolo Pedro)

Cartão virtual preto e branco com foto de estátua de São Pedro e frase "Tende, antes de tudo, ardente Amor uns para com os outros, porque o Amor cobre uma multidão de pecados." (Apóstolo Pedro)
Fonte: Canva

28) Que a luz de São Pedro brilhe em nossas vidas, dissipando as sombras e trazendo paz e alegria.

29) Que a sabedoria e a coragem de São Pedro estejam conosco em todas as decisões que tomarmos.

30) 29 de Junho é a data para celebrar o primeiro apóstolo, Papa e fundador da Igreja Católica. Um bom dia e um feliz Dia de São Pedro!

Qual é a oração de São Pedro?

As orações dedicadas ao Apóstolo Pedro são frequentemente usadas pelos fiéis para buscar sua intercessão em momentos de necessidade,pedir proteção, orientação espiritual e ajuda em diversas situações da vida. Assim, existem diversas preces e invocações, que variam de acordo com as tradições locais e as práticas devocionais de cada comunidade.

Algumas pessoas recorrem ao santo para obter auxílio em assuntos específicos, como proteção contra acidentes, tempestades ou doenças, enquanto outros buscam questões relacionadas à fé e perdão. A seguir, confira algumas orações!

Oh! Glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, olhai por nós, abri-nos as portas do céu, pois vós tendes a chave do Reino dos Céus. Como quer que seja grande o nosso pecado, maior é a vossa misericórdia. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Relacionadas

Oração a São Pedro e São Paulo

Ó Deus, que pela vossa infinita bondade e misericórdia destes a São Pedro e a São Paulo a dignidade de serem os fundadores da vossa Igreja, concedei, por sua intercessão, que, sustentados por eles, possamos firmar-nos sempre na vossa verdade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

  • Em seguida, leia Festa junina infantil: 65 ideias de looks e dicas de maquiagem criativa para crianças

Para pescadores

São Pedro, padroeiro dos pescadores, protegei aqueles que se aventuram no mar em busca do sustento. Dai-lhes força e coragem para enfrentar os perigos das águas e conduzi-los em segurança de volta aos seus lares. Amém.

  • Além disso, veja Dia de Santo Antônio: 40 orações e frases para pedir a intercessão do santo casamenteiro em 13 de junho

Oração para chover

Glorioso São Pedro,
Porteiro do reino dos céus e responsável pelas chuvas,
Tu que sabes de todos os segredos do céu e da terra,
Ouve a minha oração
E atende a prece que vos dirijo.
Amém.

Como fazer pedido a São Pedro?

Você pode fazer pedidos diversos para São Pedro. Para isso, separamos algumas orações, então procure um local tranquilo, mentalize coisas positivas, agradeça e leia a oração que você preferir.

Pedido de proteção

São Pedro, que com fé e coragem enfrentaste as adversidades, rogai por nós para que possamos superar os desafios da vida com a mesma confiança e determinação que demonstrastes. Protegei-nos, amparai-nos e guiai-nos sempre pelo caminho da fé. Amém.

Oração para fazer todo dia 29 por 12 meses

“Oh, São Pedro, pedra viva da igreja fundada por Jesus Cristo, vós que fostes chamado pelo Senhor para ser pescador de homens e mulheres. Vós que dissestes: ‘Senhor, a quem iremos? Pois só Tu tens palavras de vida eterna’, vinde em meu auxílio com vossa intercessão junto a Deus, dando-me coragem para seguir vosso exemplo de amor fiel a Cristo e anunciar a boa nova na família, na comunidade, no trabalho e em toda parte. Oh, São Pedro, vós que fizestes a mais bela declaração de amor: ‘Senhor, Tu sabes que eu Te amo’, ensinai-me, hoje, o caminho da justiça para que eu tenha saúde e paz e alcance a graça que Vos peço. Amém.”

(Fonte: Paróquia São Pedro)

Oração das 7 chaves

Oração para São Pedro

“Glorioso São Pedro, creio que vós sois o fundamento da Igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do Céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Ó glorioso São Pedro, rogai por nós que recorremos a vós. Amém.”

(Fonte: Twitter @padremanzotti)

Imagem de São Pedro com assinatura do Padre Reginaldo Manzotti e frase "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja"
Fonte: Twitter @padremanzotti

Oração das 3 chaves

Terço

Primeiramente, pegue o terço e inicie pelo crucifixo com o Creio. Logo depois, é a vez do Pai-Nosso na primeira conta grande, Ave-Maria nas três contas pequenas e, na segunda conta grande, Glória ao Pai. Em seguida, faça seu pedido e recorra ao auxílio de São Pedro.

Em todas as contas grandes do terço, reze um Pai-Nosso. As pequenas devem vir acompanhadas de “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”. Termine com Glória ao Pai e repita o processo em todos os mistérios.

  • Ademais, leia São João 2024: calendário completo com datas e programação das principais festas juninas

Mistérios

Primeiro: Contemplamos o chamado de Jesus a Pedro: “Vem e segue-me. Tu serás pescador de homens”.

Segundo: Contemplamos Jesus confirmando São Pedro como líder dos Apóstolos: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

Terceiro: Contemplamos as três negações e as três afirmações do santo a Jesus, dizendo que o amava.

Quarto: Contemplamos a longa missão do santo como líder da Igreja depois de Pentecostes, viajando, pregando, escrevendo cartas, unindo a Igreja na sã Doutrina.

Quinto: Contemplamos o Martírio de São Pedro em Roma, sabendo que seria crucificado, pede para ser colocado de cabeça para baixo na cruz, não se julgando digno de morrer como Jesus.

Oração a São Pedro

“Ó glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, a quem o Senhor Jesus escolheu para ser o fundamento da Igreja, entregou as chaves do Reino dos Céus e constituiu Pastor universal dos fiéis, queremos ser sempre vossos súditos e filhos.

Confiantes na Palavra do Senhor, que vos concedeu o encargo de confirmar os irmãos na fé, nos conceda a graça de, diante da diversidade das opiniões dos homens, saber professar com firmeza a nossa fé em Cristo, filho de DEUS, e permanecer naquele fervoroso amor a Jesus, que por três vezes proclamastes após a ressurreição.

Fazei que sejamos fiéis aos ensinamentos do evangelho, a fim de permanecermos unidos no rebanho do SENHOR, sob a vossa guarda, e no amor ao Santo Padre, o Papa, vosso legítimo sucessor, a fim de que, após o tempo desta vida, possamos nos unir para sempre à Igreja triunfante no céu. Amém.”

(Fonte: Blog Malu Pires)

Simpatias para São Pedro

Além de pedidos e orações, você também pode praticar simpatias para São Pedro. Dentre elas, as mais conhecidas são em busca de proteção e relacionadas ao lar.

Simpatia para proteção da casa

No dia de São Pedro, coloque dentro de um copo com água a chave da porta de entrada da sua casa e diga:

“São Pedro, proteja minha casa, assim como protege de intrusos o céu; afaste todo e qualquer mal da minha casa e com a ajuda do anjo guardião, não deixe entrar nenhum ladrão”.

(Fonte: Centro Universitário Tiradentes)

Alugar uma casa

No dia do santo, tome um banho de alecrim mentalizando coisas boas, pedindo para renovar suas energias. Vista uma roupa clara, pegue uma chave qualquer e chegue à janela. Olhando para o céu, diga: “São Pedro da terra, São Pedro do ar, ajuda-me, por caridade, porque preciso alugar meu imóvel! São Pedro do céu, São Pedro do mar, ajuda-me, por piedade, porque tenho necessidade de alugar meu imóvel! Assim que meu pedido for atendido, te darei uma chave nova de presente. E, além dela, uma vela e, muito mais que tudo, meu amor, minha gratidão, meu coração!”. Quando seu pedido for atendido, compre a chave, embrulhe num papel branco ou verde e deixe-o na praia ou na igreja. Depois, acenda uma vela verde para São Pedro.

(Fonte: Ana Maria Braga)

Achar o lar ideal

Escreva em um papel branco três pedidos e descrevendo como você deseja que seja a sua casa nova. Use esse papel para embrulhar a chave nova que você comprou e coloque esse embrulho embaixo do seu travesseiro. Ao deitar, antes de dormir, mentalize que São Pedro e seus anjos estão procurando a casa dos seus sonhos e logo, logo irão encontrá-la e entregá-la a você!

(Fonte: Astrocentro)

  • Em seguida, confira Dia do Espírito Santo: significado da data + 50 frases para compartilhar e 15 orações

Conclusão

Em conclusão, o dia de São Pedro é muito importante dentro de tradições e da cultura brasileira. Por outro lado, além de celebrar o padroeiro dos pescadores, a data também é representada por festividades, orações e atos de religiosidade.

Ademais, para conhecer outras celebrações, dias de santos e feriados, não deixe de acompanhar nosso canal de Datas Comemorativas.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias