Imagem em fundo azul. No centro, calendário de janeiro de 2023, ao lado, caneta, óculos e suculenta.

Feriados em 2023: datas dos feriados nacionais e dos pontos facultativos

Confira as datas que caem todos os feriados nacionais, pontos facultativos e feriados prolongados do ano 2023

Compartilhe

2023 está logo ali! E com a chegada de um novo ano, é hora de também planejar as novas viagens, os dias de descanso e lazer.

Em 2023, teremos 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos. Além disso, 5 feriados serão prolongados, dando oportunidades para viajar algumas vezes no ano, por exemplo.

Por outro lado, alguns feriados não caem em dias úteis, entre eles estão o de 1º de janeiro (Confraternização Universal) e o de 28 de outubro (Dia do Servidor Público).

Role a tela para conferir a lista completa dos feriados de 2023!

Quais são os feriados de 2023?

Em 2023, teremos um calendário com 9 feriados nacionais e 5 pontos facultativos.

Com isso, o Fashion Bubbles separou uma lista completa deles. Assim, dá para você se programar com antecedência para seus passeios do próximo ano. Veja mais!

  • 1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal (feriado nacional);
  • 20 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval (ponto facultativo);
  • 21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval (ponto facultativo);
  • 22 de fevereiro (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo);
  • 7 de abril (sexta-feira santa): Paixão de Cristo (feriado nacional);
  • 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes (feriado nacional);
  • 1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
  • 8 de junho (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro (quinta-feira): Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República (feriado nacional);
  • 25 de dezembro (segunda-feira): Natal (feriado nacional).

Calendário 2023 com seus feriados

Imagem em fundo bege, com desenho de flores no topo e parte de baixo. Na parte de cima, escrito "Calendário 2023" de preto. Ao longo da imagem, meses do ano 2023 com os feriados e datas comemorativas especiais.
Além disso, também temos neste calendário de 2023, datas comemorativas como Dia Internacional da Mulher, Sexta-feira Santa, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Professores. Fonte: Canva

Saiba mais sobre os feriados nacionais de 2023

Tem feriado em janeiro de 2023?

Em janeiro, há apenas um feriado: Confraternização Universal. Em seguida, confira um pouco mais sobre ele!

1º de janeiro: Confraternização Universal

A Confraternização Universal, cai no dia 1º de janeiro, um domingo, sendo considerado um feriado nacional.

A data foi instituída pelo ex-presidente Getúlio Vargas, através da Lei nº 108, em 1935. Desse modo, tem como objetivo a promoção da fraternidade universal. Ou seja, ela celebra o início de um novo ciclo, a união dos povos e a paz mundial.

Imagem em fundo branco. No topo, escrito de cinza "01 de janeiro". Abaixo, desenho cinza de pomba da paz. "Na parte inferior, escrito de cinza "Dia da Confraternização Universal" - feriados de 2023.
Gostou da imagem? Então, salve para compartilhar com seus amigos na data comemorativa. Fonte: Canva

Tem feriado em fevereiro de 2023?

Em fevereiro, os feriados se iniciam com o ponto facultativo do carnaval, no dia 20, segunda-feira. A comemoração vai até o dia 21, terça-feira.

Então, caso sua empresa libere e de esses dias de recesso, você pode aproveitar o feriado prolongado do dia 18 (sábado) a 21 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas).

20 de fevereiro: Carnaval

O Ponto Facultativo do Carnaval acontece em dois dias: o dia 20 (segunda-feira) e 21 (terça-feira) de fevereiro.

O Carnaval é um período de festa que acontece entre os meses de fevereiro e março, terminando sempre na Quarta-feira de Cinzas. Isto é, no início da Quaresma, faltando 40 dias para a Sexta-feira Santa.

Embora seja comemorado em todo Brasil, o Carnaval não é um feriado e sim um ponto facultativo. Desse modo, fica a critério das empresas suspenderem ou não suas atividades durante essa época.

Por outro lado, no Rio de Janeiro, a data é tida como um feriado estadual, de acordo com a Lei nº 4243, de 2008.

Dessa forma, caso você planeje emendar o carnaval e curtir a folia, logo após a virada do ano já pode começar a se programar!

Imagem em fundo roxo. No topo, desenho de bandeirinhas e confetes de Carnaval. No centro, desenho de máscara com penas colorida. Abaixo dela, escrito de amarelo, "Carnaval 2023", e de branco, "21 de fevereiro". Nos lados inferiores, desenho amarelo representando fogos de artifício - feriados de 2023.
Salve a imagem para mandar pros amigos no Carnaval 2023. Fonte: Canva

21 de fevereiro: Carnaval

Na terceira terça-feira do mês, ocorre novamente um ponto facultativo que representa o Carnaval.

22 de fevereiro: Quarta-feira de Cinzas

No dia 22 de fevereiro, celebra-se a Quarta-feira de Cinzas. Por isso, por questões culturais, neste dia há um ponto facultativo até as 14h.

Desse modo, a Quarta-feira de Cinzas é uma data muito prestigiada pela a comunidade cristã e representa o 1º dia da Quaresma.

Ou seja, os 40 dias entre a quarta de cinzas e a quinta-feira santa (uma semana antes da Páscoa). Este tempo representa a quantidade de dias que Jesus ficou sozinho no deserto.

Dessa forma, durante esse período, os cristãos são aconselhados a fazer jejum, principalmente de carne vermelha, mas também, de alguma comida que goste muito.

Além disso, neste dia, muitos católicos vão à missa e lá são benzidos com um pouco de cinza, provenientes da queima de ramos do Domingo de Ramos do ano anterior, geralmente na testa.

Imagem em fundo branco, com cinzas jogadas no lado direito e dedo fazendo desenho de cruz nela. No lado esquerdo, escrito de cinza "Quarta-feira de cinzas" - feriados de 2023.
Salve a imagem em seu celular para enviar nos grupos de WhatsApp na data comemorativa, por exemplo. Fonte: Canva

Quais são os feriados de abril de 2023?

Em abril, há duas comemorações, sendo dois feriados nacionais, o dia 7 (sexta-feira), a qual é a Paixão de Cristo e o Dia 21 (sexta-feira), Dia de Tiradentes.

7 de abril: Paixão de Cristo

No dia 7 de abril, comemora-se a Sexta-feira Santa, ou, a Paixão de Cristo. A data é considerada um feriado nacional e cai em uma sexta-feira.

Este dia é uma simbolização da morte de Jesus Cristo, ou seja, a paixão de Cristo representa a sua crucificação.

Inclusive, a sexta-feira santa não é uma data fixa. Isso porque, para definir a data da comemoração, é preciso considerar a 1ªa sexta-feira de lua cheia após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) e o equinócio de outono (no Hemisfério Sul).

Dessa forma, a sexta-feira santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Imagem em fundo de céu com crucifixo Jesus Cristo crucificado. No lado esquerdo, escrito de marrom: "Paixão de Cristo - E, quando se encontrava em forma humana, ele humilhou a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:8" - feriados de 2023.
Compartilhe essa foto com seus grupos no WhatsApp! Fonte: Canva

21 de abril: Tiradentes

O Dia de Tirantes é celebrado todos os anos em 21 de abril. A data é um feriado nacional e em 2023 cai em uma sexta-feira, ou seja, é um feriado prolongado.

O Dia de Tiradentes é uma homenagem à figura histórica brasileira, Tiradentes, que foi enforcado e esquartejado no dia 21 de abril de 1792.

Tiradentes era um dos principais participantes da Inconfidência Mineira e lutou muito pela independência de Minas Gerais contra o domínio de Portugal.

Imagem com fundo envelhecido de desenho antigo do Brasil. No centro, escrito de branco e amarelo "21 de abril - Feriado nacional de Tiradentes".
Gostou da imagem? Então, compartilhe com os grupos de amigos na data comemorativa. Fonte: Canva

Tem feriado em maio de 2023?

Em maio, há apenas um feriado nacional, no dia 1º, o Dia do Trabalho.

1º de maio: Dia Mundial do Trabalho

No dia 1º de maio, domingo, é o Dia do Trabalho. A data é feriado nacional em diversos países, como no Brasil, Portugal, Rússia, entre outros.

O objetivo da data é homenagear os trabalhadores que lutaram e lutam, diariamente, pelas melhores condições trabalhistas.

Sendo assim, neste dia, muitos trabalhadores vão às ruas e fazem manifestações, a fim de reivindicar que seus direitos sejam garantidos.

Fundo de imagem na cor azul. No centro, desenho de pessoas com profissões diferentes. No topo e parte de baixo, escrito de branco: "Dia do Trabalho: Toda profissão é grande quando exercida com honestidade e dedicação".
Mande essa mensagem para homenagear os amigos trabalhadores
no Dia do Trabalho em 2023, por exemplo. Fonte: Canva

Tem feriado em junho de 2023?

Em junho, temos o ponto facultativo no dia 98 dia de Corpus Christi.

8 de junho: Corpus Christi

No dia 8 de junho, se comemora o dia de Corpus Christi. A data é celebrada todos os anos, 60 dias após a Páscoa, e cai em 2023 em uma quinta-feira.

Então, é um ponto facultativo, ou seja, cada município deve estabelecer, por um decreto, se será feriado ou não, naquele ano.

Além disso, você sabe o significado de Corpus Christi? A expressão quer dizer “Corpo de Cristo”, em latim.

Com isso, a data tem como objetivo celebrar o mistério da eucaristia, isto é, o sacramento católico que os fiéis recebem na missa e acreditam ser uma parte do corpo de Jesus.

No Brasil, no dia de Corpus Christi, é comum vermos procissões nas ruas e também tapetes coloridos estendidos nas igrejas.

Imagem em fundo preto, com foto de padre segurando hóstia nas mãos. No lado superior esquerdo, escrito de amarelo "Corpus Christi". No lado direito, data 8 de junho.
Compartilhe essa imagem em seus stories no Dia de Corpus Christi em 2023, por exemplo. Fonte: Canva

Tem feriado em setembro de 2023?

Em setembro, há apenas um feriado nacional, o dia 7, que marca a Independência do Brasil

7 de setembro: Independência do Brasil

No dia 7 de setembro, é comemorado o Dia da Independência do Brasil. Sendo assim, a data é um feriado nacional e em 2023 cai em uma quinta-feira, possibilitando a existência de um feriado prolongado, caso seja emendado com a sexta-feira.

Essa uma das datas mais importantes para o Brasil. Neste dia, em 1882, Dom Pedro proclamou o grito da independência, “Independência ou Morte”, às margens do rio Ipiranga.

Dessa forma, para comemorar este marco de suma importância, acontecem desfiles escolares, nos quais, os alunos cantam os hinos do Brasil e da Independência.

Além disso, as forças militares também realizam apresentações, em diversos locais do país, para o público, em forma de homenagem.

Imagem em fundo branco com foto de bandeira do Brasil. Na parte inferior esquerda, escrito de branco "07 de setembro: Independência do Brasil".
Na Independência do Brasil, poste uma homenagem nas redes sociais. Fonte: Canva

Quais são os feriados de outubro de 2023?

Em outubro, acontece o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12, e o ponto facultativo do dia 28, que marca o Dia do Servidor Público.

12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida

Em 12 de outubro é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida. A data é considerada um feriado nacional e em 2023 acontece em uma quinta-feira.

Sendo assim, este dia foi instituído pela Lei nº 6802, em 1980, e tem como objetivo homenagear a santa padroeira do Brasil.

Além disso, no dia 12 de outubro também se comemora o Dia das Crianças.

Imagem em fundo bege claro. No lado direito, foto de Nossa Senhora Aparecida. No lado esquerdo, escrito de azul e amarelo: "Nossa Senhora Aparecida: Cubra-nos com teu grande manto sagrado. 12 de outuburo, Dia da Padroeira do Brasil".
Compartilhe essa linda imagem nas suas redes sociais em 2023. Fonte: Canva

28 de outubro: Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público em 2023, é comemorado dia 28 de outubro, uma segunda-feira. Trata-se, no entanto, de um ponto facultativo. Na qual o governo pode, sem obrigação, dispensar o trabalho dos profissionais do serviço público nesse dia.

Grande parte dos estados e municípios do Brasil consideram o Dia do Servidor Público facultativo para os profissionais da área.

A data comemora o profissional que exerce em algum setor de Poder Público, seja em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições públicas.

A data se originou por meio artigo 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Tendo surgido através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, motivada, em parte, pela fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.

Imagem com fundo azul. Na parte inferior, desenho de mulheres e homens segurando grandes peças de quebra-cabeça. No topo, escrito de branco e amarelo: "28 de outubro, feliz dia do Servidor Público, Parabéns a todos que se dedicam diariamente à sociedade e ao município!".
Homenageie os servidores públicos compartilhando nas suas redes sociais essa imagem em 2023, por exemplo. Fonte: Canva

Quando tem feriado em novembro de 2023?

Em novembro, há dois feriados nacionais, são eles: Dia de Finados (dia 2) e a Proclamação da República (dia 15).

2 de novembro: Finados

No dia 2 de novembro ocorre o feriado nacional Dia de Finados, que acontece em 2023 em uma quinta-feira.

Sendo assim, o Dia de Finados tem como finalidade, em algumas religiões, prestar homenagens aos entes queridos que já faleceram.

Portanto, no Brasil, a tradição é ir ao cemitério levar flores, acender velas e fazer uma oração para todos aqueles que já partiram.

Imagem com fundo de flores brancas. No centro, topo e parte superior, escrito de branco "02 de novembro, Dia de Finados, E para hoje: saudades...".
No Dia de Finados de 2023, compartilhe a sua saudade. Fonte: Canva

15 de novembro: Proclamação da República

No dia 15 de novembro é comemorada a Proclamação da República. A data é um feriado nacional e em 2023 cai em uma quarta-feira.

A data foi instituída pela Lei nº 662, de 6 de abril de 1949, e tem como intuito principal relembrar o evento que se deu a Proclamação da República brasileira.

Em 1889, o Brasil era o único país independente do continente americano que ainda era governado por um imperador.

Então, em15 de novembro daquele ano, ocorreu um evento feito por militares liderados por Marechal Deodoro da Fonseca, que garantiu que fosse dado um golpe de estado no império.

Assim, o Brasil se tornou uma república e durante o governo provisório, Marechal foi nomeado o 1º presidente do país.

Imagem com fundo verde e desenhos de bandeira do Braisl. No centro, escrito  de amarelo e branco: "2023, Proclamação da República, 15 de novembro".
Gostou da imagem? Então, salve para compartilhar com seus amigos na data comemorativa. Fonte: Canva

Quais feriados tem em dezembro de 2023?

Em dezembro, há apenas um feriado nacional, o Natal (dia 25).

25 de dezembro: Natal

Em todo 24 de dezembro celebramos a Véspera de Natal. A data é considerada um ponto facultativo após as 14h e em 2023 cai em um domingo.

A véspera de natal é a data que antecede a comemoração cristã do Natal. Neste dia, muitas famílias se reúnem para a Ceia e trocar presentes.

De acordo com a Bíblia, não há uma definição exata para o dia em que Jesus nasceu. Por isso, a madrugada do dia 24 para o dia 25 é considerada a “noite feliz”.

Imagem com fundo de árvore de Natal com luzinhas e criança olhando sorridente para ela ao lado. No centro, escrito de branco: "Feliz Natal, todo amor e prosperidade nessa data tão linda!".
No Natal de 2023, compartilhe uma frase de prosperidade com a família, por exemplo, Fonte: Canva

Quantos feriados prolongados vão ter em 2023?

Aproveite os feriados prolongados de 2023 para dar aquela viajem. O próximo ano contará com 5!

Em suma, feriado prolongado é o que entendemos por aqueles que é possível emendar com a segunda ou a sexta-feira. Assim, eles podem cair ou na terça, ou na quinta-feira.

Então, se você começar a se planejar, aproveite esses dias para se programar!

Em seguida, confira a lista de feriados prolongados de 2023:

  • Carnaval: de 18 de fevereiro (sábado) a 22 de fevereiro (quarta-feira);
  • Corpus Crhisti: de 8 de junho (quinta-feira) a 11 de junho (domingo);
  • Independência do Brasil: de 12 de outubro (quinta-feira) a 15 de outubro (domingo);
  • Nossa Senhora Aparecida: de 12 de outubro (quinta-feira) a 15 de outubro (domingo);
  • Finados: de 2 de novembro (quinta-feira) a 5 de novembro (domingo).

Conclusão

Falta pouco para 2023! E você, certamente, vai querer aproveitá-lo ao máximo. Então, agora que você já sabe todos os feriados nacionais, pontos facultativos e feriados prolongados do próximo ano, já pode começar a se planejar!

Por fim, não deixe de acompanhar nosso canal de Datas comemorativas. Lá tem conteúdo sobre as principais celebrações do calendário, todas as homenagens do dia, cartões virtuais para você compartilhar e muito mais!

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias