Frases de Consciência Negra: 50 mensagens para compartilhar

Não sabe o que postar nesse dia 20 de novembro? Então, confira 50 frases de Consciência Negra e 22 cartões virtuais para enviar nessa data
ilustrações de mãos com texto "frases de consciência negra"

Fonte: Rawpixel (adaptada)

Em 20 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data é importante para falar sobre o racismo estrutural em nossa sociedade. Desse modo, as frases de Consciência Negra podem nos ajudar a refletir. Além disso, são uma boa forma de começar uma conversa sobre o assunto.

O Fashion Bubbles preparou um especial com mensagens sobre preconceito, escravidão, assim como citações de grandes vozes negras. Tem também cartões virtuais que você pode compartilhar no WhatsApp ou postar nas redes sociais.

Quer baixar sua imagem preferida? Então, no celular, coloque o dedo sobre a imagem por alguns segundos. Em seguida, selecione “Fazer o download da imagem”. Por outro lado, no computador, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Salvar imagem como”.


O que postar no Dia da Consciência Negra?


Fonte: Rawpixel (adaptada)

É muito importante não deixar a data passar em branco! Com toda a certeza, o combate ao racismo deve durar o ano todo. Mas ele pode começar hoje! Que tal começar eliminando expressões preconceituosas do seu vocabulário?



Confira, em seguida, frases de Consciência Negra para compartilhar.



Frases de Consciência Negra


Fonte: Rawpixel (adaptada)

1) Consciência Negra: um dia para refletir e para reconhecer que combater o racismo é um dever de todos.

2) “Não precisamos de um Dia da Consciência Negra, Branca, Parda, Amarela, Albina… Precisamos de 365 dias de consciência humana.” (Thiago Saraiva)

3) Neste Dia da Consciência Negra, nossa luta é para que as gerações futuras não tenham que crescer sob o olhar do preconceito.


Fonte: Rawpixel (adaptada)

4) “Em uma sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” (Angela Davis)

5) “Enquanto existir o Dia da Consciência Negra, é porque ainda existe preconceito.” (Ivânia D Farias)

Related Post

6) Meu cabelo natural é a expressão da minha luta. Meu tom de pele é o meu orgulho. Meus traços são um retrato de quem eu sou. Feliz Dia da Consciência Negra!


Fonte: Canva (adaptada)

7) “Para que a discussão se amplie é fundamental compreender que estamos em um lugar de tratamento diferente. É preciso reconhecer o racismo.” (Marielle Franco)

8) Ninguém nasce racista. Afinal, o preconceito é ensinado. Neste Dia Nacional da Consciência Negra, vamos nos inspirar nas crianças e olhar para os outros sem ver a sua cor.




Frases sobre beleza negra


Fonte: Rawpixel (adaptada)

9) Da cor da minha pele, até a textura dos meus cabelos e a largura do meu sorriso: minha beleza é negra!

10) “Eu espero que a minha presença nas telas e nas revistas possa te levar, garota, em uma jornada similar. Que você sinta a sua beleza externa ser validada, mas que também vá mais fundo e sinta-se bonita por dentro. A beleza não tem cor.” (Lupita Nyong’o)


Fonte: Canva (adaptada)

11) “O black é a coroa e o pente é a libertação.” (Babu Santana)

12) “Os meus traços são lindos porque representam minha origem, minha história!” (Marianna Moreno)

13) “Pode aceitar, somos o brilho do mundo com muito orgulho.” (Iza)


Fonte: Rawpixel (adaptada)

14) O seu cabelo é lindo. A sociedade que é ruim.


  • Ao mesmo tempo, confira A relação entre estética negra e cargos de liderança

Frases sobre preconceito e discriminação


Fonte: Canva (adaptada)

15) “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.” (Haile Selassie)

16) Assim como o coronavírus, o preconceito também é uma pandemia.

17) “Não são as nossas diferenças que nos dividem. Mas sim nossa inabilidade de reconhecer, aceitar e celebrar essas diferenças.” (Audre Lorde)


Fonte: Rawpixel (adaptada)

18) Sem dúvida, o preconceito faz transparecer mais o caráter de quem julga do que de quem é julgado.

19) “Olha de novo: não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris.” (Ulisses Tavares)

20) A discriminação racial é resultado de uma sociedade limitada. Nela, a compaixão, a empatia e a inteligência estão cada vez mais escassas. O preconceito é o analfabetismo da alma.


Fonte: Rawpixel (adaptada)

21) “Sonho com o dia em que todos se levantarão e compreenderão que fomos feitos para viver assim como irmãos.” (Nelson Mandela)



Frases contra o racismo


Fonte: Rawpixel (adaptada)

22) Lutar contra o racismo é fazer justiça. Feliz Dia da Consciência Negra!

23) “Tire o seu racismo do meu caminho, porque eu quero passar com a minha cor!” (Georges Najjar Jr)

24) “É chegada a hora de tirar nossa nação das trevas da injustiça racial.” (Zumbi dos Palmares)

25) Neste Dia da Consciência Negra, lembre-se de que a diferença não está na cor, mas sim no coração.


Fonte: Canva (adaptada)

26) “Minha luta diária é para ser reconhecida como sujeito, impor minha existência numa sociedade que insiste em negá-la.” (Djamila Ribeiro)

27) “Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele.” (Martin Luther King Jr)


Fonte: Canva (adaptada)

28) Com toda a certeza, a cor da pele não define caráter.

29) “Não lutamos por integração ou por separação. Lutamos para sermos reconhecidos como seres humanos.” (Malcolm X)

30) Condenar o racismo não é suficiente. Precisamos, acima de tudo, fazer a nossa parte para combatê-lo todos os dias. No Dia da Consciência Negra, vamos levantar a nossa voz e gritar mais alto do que o preconceito.


Fonte: Rawpixel (adaptada)

31) Não precisa ser negro a fim de lutar contra o racismo. Só precisa ser humano.



Frases sobre a escravidão negra no Brasil


Fonte: Rawpixel (adaptada)

32) “Não sou descendente de escravos. Eu descendo de seres humanos que foram escravizados!” (Makota Valdina)

33) “O Brasil, último país a acabar com a escravidão, tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso.” (Darcy Ribeiro)

34) “A escravidão é uma espécie de lepra social: tem sido muitas vezes abolidas pelos legisladores, mas restaurada pela educação sob aspectos diversos.” (Luiz Gama)

35) “O movimento negro tem várias faces, mas sempre é uma continuidade da grande luta de libertação cujo maior líder e referência básica é Zumbi dos Palmares.” (Abdias do Nascimento)

36) “A Alemanha fez penitência pelo holocausto. Mas o Brasil ainda deve a sua pelo que fez com os índios e os negros.” (José Antônio Lutzenberger)


Fonte: Rawpixel (adaptada)

37) Imagine ser tirado à força da sua terra, levado para longe em um navio e, então, obrigado a trabalhar em um lugar estranho? A escravidão é, sem dúvida, a maior crueldade do ser humano!

38) “Aquele que é feito escravo por uma força maior do que a sua, ama a liberdade e é capaz de morrer por ela, nunca chegou a ser escravo.” (Zumbi dos Palmares)

39) Para existir racismo reverso, precisaríamos ter uma história reversa. Os brancos teriam que sofrer por 300 anos todos os martírios pelos quais os negros passaram.




Letras de música com frases de Consciência Negra


40) “Quer saber? Sou como sou / Não quero me encaixar em nenhum padrão / Pode crer, sou como sou / Não preciso ser galã de televisão” (Sou Como Sou – Preta Gil)



41) “Eles querem de nós a lamentação / Subestimam demais sem ter a visão / Causamos espanto quando transformamos o pranto / Em coragem e superação” (Todos os Olhos em Nóiz – Emicida Part. Karol Conká)



42) “Já é tempo de sonhar, superar o pesadelo / Ninguém mais vai nos calar e acorrentar o meu tornozelo / Sou Rainha de Sabá / A coroa é o meu cabelo / O meu canto milenar / Ninguém pode interrompê-lo” (Raízes – Negra Li Part. Rael)



43) “A carne mais barata do mercado é a carne negra / Na cara dura, só cego que não vê” (A Carne – Elza Soares)



44) “Racismo, preconceito e discriminação em geral / É uma burrice coletiva sem explicação / Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união / Mas demonstra claramente / Infelizmente / Preconceitos mil / De naturezas diferentes” (Racismo É Burrice – Gabriel O Pensador)



  • Em seguida, veja Inspirações de legendas: 200 frases famosas mais citadas de todos os tempos

Frases em inglês sobre Consciência Negra



Fonte: Rawpixel

45) Black lives matter. – Vidas negras importam.


Fonte: Rawpixel

46) We are all born equal. – Todos nós nascemos iguais.


Fonte: Rawpixel

47) Skin color is not a reasonable suspicion. – A cor da pele não é uma suspeita razoável.


Fonte: Rawpixel

48) We bleed the same color. – Nós sangramos da mesma cor.


Fonte: Rawpixel

49) All colours are beautiful. – Todas as cores são bonitas.


Fonte: Rawpixel

50) Who are we as human beings if we ignore the suffering of others? – Quem somos nós como seres humanos se ignorarmos o sofrimento dos outros?


  • Logo após, leia Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Por que a Consciência Negra é comemorada no dia 20 de novembro?


20 de novembro foi escolhido porque neste mesmo dia, em 1695, Zumbi foi assassinado por bandeirantes. Líder do Quilombo dos Palmares, ele é um símbolo da resistência dos negros escravizados no Brasil.

Desde que a data foi descoberta por historiadores, na década de 1970, o movimento negro passou a celebrá-la. No entanto, o Dia Nacional da Consciência Negra só foi oficialmente instituído pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

A data é um ponto facultativo, isto é, cada empresa decide se dará folga aos funcionários ou não. Mas o calendário de novembro costuma ser repleto de ações de combate ao racismo.




Qual é a origem do preconceito racial no Brasil?


Com toda a certeza, tudo começou por volta de 1539, quando os primeiros escravos negros chegaram ao Brasil, na Capitania de Pernambuco. A fim de justificar a escravidão, os colonizadores europeus diziam que os povos africanos eram compostos de pessoas inferiores.

Esse período, que consistiu em uma verdadeira anulação dos valores da cultura negra, durou mais de 300 anos. Com a abolição, no entanto, pouca coisa mudou. Afinal, os negros apenas passaram da condição de escravos para a de marginalizados.



  • Enquanto isso, veja Cabelo Black Power: um importante símbolo da luta do movimento negro. Entenda!

Conclusão


Dizemos que o racismo é estrutural porque ele está intrínseco em nossa sociedade. Afinal, faz parte das nossas práticas institucionais, históricas, culturais e interpessoais.

Neste dia 20 de novembro, as frases de Consciência Negra podem ajudar a começar um diálogo sobre esse problema. Então, o objetivo é que falar sobre o assunto leve à criação de ações antirracistas eficazes.

Por fim, não deixe de conferir nosso canal de Datas Comemorativas. Dessa forma, você fica por dentro das celebrações do dia, encontra mensagens para compartilhar e muito mais!

Laís Rodrigues: Laís Rodrigues é jornalista e produtora de conteúdo. Já trabalhou como redatora e editora de revistas de Decoração, Beleza e Comportamento e agora é pós-graduada em marketing digital e se dedica a escrever para a Internet.
Posts Relacionados