Você sabia que o vinho é uma das bebidas mais populares do mundo? Presente em diversas culturas espalhadas pelo mundo, não é por acaso que muitos gostem de ter uma garrafa guardada em casa. Porém, como as casas estão cada vez menores, muitas vezes faltam ideias de como fazer uma adega em apartamento pequeno.

Isso porque uma garrafa de vinho precisa ser armazenada corretamente para garantir a qualidade do produto. Além disso, a questão estética na decoração conta muito. Afinal, essa adega por estar integrada no barzinho em casa.

Portanto, se você quer ver lugares onde criar a adega e inspirações de decoração, está no lugar certo! Além dos modelos incríveis, também trouxemos dicas imperdíveis da arquiteta Fernanda Mendonça, sócia de Bianca Atalla no escritório Oliva Arquitetura.


Onde colocar adega em apartamento pequeno?


Adega em apartamento pequeno na varanda.
Fonte: Instagram @thaycostainteriores

Geralmente, uma adega fica em um espaço de convivência, como sala de jantar ou cozinha. Afinal, além de ficarem em ambientes relacionados à comida, também ajudam a integrar a decoração.

Porém, quando se trata de um apartamento pequeno, nem sempre esses cômodos possuem espaço o suficiente para abrir. Por isso, vale a pena explorar novos espaço, como a varanda, por exemplo.

O importante é que a adega esteja em um local de fácil acesso e que haja acentos próximos para que você consiga desfrutar do vinho por ali mesmo. Além disso, as salas de jantar estão ganhando destaque para a adega por permitir que os moradores apreciem uma taça da bebida junto aos convidados.

“Existem modelos de adegas bem pequenas, que são climatizadas e comportam até oito garrafas. Geralmente são em finas e baixa, assim conseguimos acoplar em algum móvel na cozinha, na copa ou ala de jantar, através de um planejamento bem executado”, explica a arquiteta.

Pensando nisso, separamos algumas ideias de como adicionar uma adega em apartamento pequeno divididas por áreas.


  • Veja também Varanda pequena: 17 inspirações de decoração para a área de lazer

Adega na varanda


Bar na varanda.
Fonte: Instagram @madame_surto_oficial

Basicamente, uma adega é formada por uma espécie diferenciada de frigobar e um espaço para guardar as demais garrafas ou outras bebidas.

Ao adaptar a varanda do apartamento pequeno, algumas coisas importantes precisam ser levadas em consideração. Em primeiro lugar, o ideal é que a varanda seja fechada para que a chuva ou sol excessivo não estrague seus móveis e/ou eletrodomésticos.


Varanda com banco e adega.
Fonte: Pinterest

“Se a escolha for varanda, é preciso se atentar à incidência de sol, que pode causar problemas no funcionamento da adega climatizada, como certamente danificará o conteúdo das garrafas”, alerta Fernanda.

Em segundo lugar, a melhor forma de aproveitar bem o espaço é investindo em um armário planejado. Assim, cada centímetro será bem aproveitado e a varanda ganhará a sensação de amplitude.


Adega na cozinha


Adega em apartamento pequeno embutida no balcão.
Fonte: Pinterest

Normalmente, o balcão da cozinha é um espaço que não costuma ser aproveitado na parte de baixo. Por isso, criar um nicho pode ser a opção perfeita para embutir uma adega.

Como resultado, ao invés de ocupar um espaço a mais, você estará aproveitando melhor o que já existe.


Adega e cervejeira na cozinha.
Fonte: Pinterest

Se você amante de mais bebidas, sem ser apenas vinho, vale a pena acrescentar um espaço mais completo. Por isso, aposte em uma cervejeira, e uma bandeja para um cantinho do café.


Adega em apartamento pequeno na cozinha.
Fonte: Pinterest

Para criar um espaço mais descontraído na adega em apartamento pequeno, aposte em elementos de cores vibrantes e divertidos.

Neste caso, o canto da cozinha foi decorado com uma luminária em formato de raio e um quadro com vários tons de azul.


  • Aproveite e nos siga no Google News para poder acompanhar o melhor da Moda, Beleza, Decoração, Famosos, BBB 22 e muito mais  direto em seu smartphone. Para seguir É só clicar aqui e depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Qual a diferença entre adega e cervejeira?


Armário preto e laranja.
Fonte: Instagram @madame_surto_oficial

Existem diversas diferenças entre uma adega e cerveja. A adega possui como função o controle da temperatura para manter o vinho armazenado da forma correta. Além disso, ela também ajuda no controle da entrada de umidade e luz, que podem interferir no sabor do produto.

Outro diferencial é como são feitas as grades de armazenamento. Como as garrafas são redondas e o vinho precisa ser guardado na horizontal, as grades são onduladas.

Por outro lado, a cervejeira tem objetivo de gelar o conteúdo armazenado, seja cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica.

Existe também a questão estética diante dessas diferenças. Enquanto a cervejeira possui a porta toda fechada, com exceção de uma pequena janela de vidro, a adega possui a porta inteira transparente.

Portanto, se você é apreciador de vinho, com certeza precisará de uma adega para apartamento pequeno.


Onde colocar uma adega na sala?


Adega em apartamento pequeno no rack.
Fonte: Instagram @lardocemoveislar

Se o seu objetivo é colocar poucas garrafas em um suporte específico para elas, a melhor opção é integrar a adega no rack. Essa solução nem sempre está disponível em móveis prontos.

Porém, hoje em dia existe a praticidade da marcenaria planejada que pode ser a solução perfeita. Além disso, para integrar a decoração deste cantinho, não esqueça de deixar algumas taças disponíveis.


Sala com adega, bar e cristaleira.
Fonte: Instagram @primeengprojetos

Por outro lado, se você faz parte dos apreciadores de álcool, independente do tipo, com certeza precisará de um espaço um pouco maior. Você também pode aproveitar o rack da sala, mas precisará de alguns espaços extras.

Neste caso, além da adega, os moradores apostaram um nicho, um suporte para garrafas e uma pequena cristaleira para expor diferentes copos e taças sem que eles acumulem pó.


Sala de jantar


Aparador com área de vinhos.
Fonte: Instagram @casadecor_planejados

Além disso, que tal adicionar uma adega em apartamento pequeno na sala de jantar? Ela pode ser usada como um aparador e ajudar a compor a decoração do ambiente.

Na parte de cima do móvel, além da bandeja de bebidas e das taças, vale a pena acrescentar alguns itens decorativos. Caso o cômodo seja revestido com cores neutras, aposte em detalhes coloridos como as plantas, por exemplo.


Adega em apartamento pequeno na sala de jantar.
Fonte: Pinterest

Que tal integrar a adega ao cantinho do café? Para isso, basta deixar um espaço livre no armário da sala de jantar. Essa opção oferece a sensação de que o ambiente é mais organizado.

Além disso, cria a ideia de uma decoração discreta, ou seja, combina com espaços com cores neutras.


Adega minimalista.
Fonte: Instagram @larissamurta.arquitetura

Sabe aquele armário com nichos que você comprou mas gostaria de transformá-lo? Que tal aproveitar e criar sua própria adega em apartamento pequeno?

Para dar um toque charmoso, os moradores apostaram em suportes minimalistas. Como resultado, as garrafas de vinho parecem flutuar em meio à madeira.


Sala de estar


Parede de madeira.
Fonte: Instagram @deborahroig8

Se você quiser dar um destaque à área, uma dica interessante é apostar as fitas de LED embutidas. Elas podem ser utilizadas em todos os exemplos já mostrados. Assim, toda atenção da visita será na adega.

Além disso, os moradores apostaram em uma espécie de armário com porta de vidro para armazenar os vinhos. Isso evita o acúmulo de poeira nas garrafas e ajuda a estabilizar a temperatura das bebidas.



Como decorar uma adega em apartamento pequeno?


Parede de vidro com rolhas.
Fonte: Instagram @marianaarrudafotografia

Se você já definiu onde será sua adega, está na hora de partir para os itens decorativos que irão compor o espaço. Uma ideia super criativa é criar uma parede fake de vidro que serve como depósito de rolhas.

Assim você poderá acompanhar a média de garrafas que está consumindo e criar uma decoração bem diferente.


Móvel com vários tipos de vinho.
Fonte: Instagram @onetok_design

Por outro lado, também é possível usar o próprio móvel como item decorativo. Por exemplo, neste caso, o móvel possui diversas divisórias que criam uma segmentação dos vinhos.

Assim, os vinhos secos, tintos, brancos, rosés e outros poderão ficar divididos sem que você tenha que ficar procurando. Essa técnica também oferece um efeito visual bastante interessante.


Espaço pequeno para bebidas.
Fonte: Instagram @imperiodosmoveeis1

Por fim, trouxemos uma ideia mais minimalista. Aqui, a decoração ficou por conta de um quadro decorativo e um vaso de plantas em cima do aparador.

Além disso, vale a pena explorar a beleza das garrafas e acessórios, como o balde de gelo, por exemplo.


Mais inspirações de adega em apartamento pequeno


Adega na cozinha.
Neste projeto das arquitetas do escritório Oliva Arquitetura, a adega está localizada entre a sala de jantar e a cozinha. Afinal, é um espaço super prático para o uso. No local, é possível encontrar a adega climatizada, que é utilizada para aos vinhos especiais e a adega seca que serve para compor um desenho agradável da marcenaria e armazenar os rótulos mais simples. Foto: Renan Soares

Cozinha com mesa de jantar.
O morador deste apartamento é um grande apreciador de vinho. Por conta disso, foi necessária a instalação de uma adega maior, onde o ponto de partida da marcenaria foi baseado no posicionamento do eletrodoméstico. Foto: Julia Ribeiro

Apartamento pequeno no home office.
No apartamento de 35m², Bianca e Fernanda conseguiram inserir uma adega mesmo com a limitação de espaço no dormitório. As profissionais aproveitaram a lateral da bancada de home office para desenvolver o espaço de armazenamento das bebidas, assim aproveitando cada cantinho atendendo as necessidades do morador. Hobby e trabalho dividem o mesmo espaço com a solução determinada pelas arquitetas. Foto: Julia Ribeiro

Adega na sala de jantar.
Engana-se quem considera que o investimento em adega é realizado apenas em aptos grandes: pequenos cantinhos podem receber os eletrodomésticos. Nessa cozinha executada pelo escritório Oliva Arquitetura, a marcenaria planejada embutiu o item dos moradores. Foto: Julia Ribeiro

Conclusão


Se você é um apreciador de um bom vinho, não há desculpas para não ter uma adega particular, mesmo que você more em um apartamento pequeno. Por isso, vale a pena pedir ajuda a uma arquiteta ou designer de interiores que irão oferecer ideias criativas para isso.


Sobre a Oliva Arquitetura:  


Juntas Desde 2015, Bianca Atalla e Fernanda Mendonça comandam o escritório Oliva Arquitetura e cuidam com carinho e dedicação desde a concepção do projeto até o acompanhamento e gerenciamento de obra. Além disso, também assinam a decoração dos ambientes.

O escritório possui como especialidade a reforma de interiores e atua com projetos residenciais e corporativos. Ou seja, desenvolvem também as áreas comuns de prédios.

 

 Tel.: (11) 97178 2643 / (11) 99657 9979 

www.oliva.arq.br 

@oliva.arquitetura