Montagem de banheiro feng shui.

Banheiro Feng Shui: o que pode e não pode ter na decoração

Saiba como manter a boa energia no lavabo ou banheiro feng shui com técnicas simples e que irão transformar a aura da casa

Compartilhe

Você sabia que um cômodo é capaz de filtrar as energias da casa? Pois é, a teoria do Feng Shui leva a posição, especialmente do banheiro, muito a sério.

Dentro da arte militar chinesa, a direção cardeal em que o banheiro é colocado na planta da casa faz toda a diferença na drenagem das boas energias. Porém, se você já tem seu banheiro pronto e quer melhorar a energia do ambiente, não se preocupe!

Afinal, selecionamos algumas dicas pontuais que farão toda a diferença para que você adote o Feng Shui no seu lar

O que é Feng Shui na decoração?

Banheiro preto e branco feng shui.
Fonte: @deborarealista

Antes de falarmos especificamente do banheiro na decoração, é preciso compreender como funciona essa teoria. Portanto, vamos começar pela importância do bom posicionamento de certos cômodos levando em conta os pontos cardeais.

De acordo com o Feng Shui, cada ponto cardeal representa um aspecto da vida. Por exemplo, o norte é o trabalho, leste é família, sul é sucesso e oeste é a criatividade.

Quando essa teoria é trazida para a decoração, significa que as energias podem ser diminuídas ou aumentadas em determinados pontos de acordo com os objetos colocados nele ou combinação de cores.

Um exemplo prático é: um objeto com cores que remetem a água diminui a energia do fogo. Por outro lado, usar elementos de fogo diminuem os de madeira.

Rosa dos ventos.
Fonte: Pinterest

Qual a melhor cor para banheiro Feng Shui?

Vaso com planta amarela.
Fonte: Pinterest

Essa pergunta irá depender da posição do banheiro na planta da casa. Para isso, use o desenho mostrado anteriormente como um mapa.

  • Norte: esta área deve ser representada por elementos de água. Por isso, azul e preto são as melhores opções. Afinal, este espaço representa a carreira.
  • Nordeste: quando se trata de educação, as melhores cores são relacionadas ao elemento terra. Portanto, aposte no marrom, rosa e amarelo.
  • Leste: as energias positivas de tais cômodos são voltadas à saúde e a família. Desta forma, o elemento madeira é muito importante. Assim, tons verdes e terrosos são favoráveis.
  • Sudeste: este ponto cardeal é representado pelas finanças atrai boas energias quando decorado com cores verdes e amadeiradas.
  • Sul: a cor vermelha é perfeita para representar a reputação e o sucesso que são regidos pelos elementos de fogo.
  • Sudoeste: para atrair as boas energias no amor aposte no rosa, marrom e amarelo.
  • Oeste: diferente de todos os outros, o oeste representa a criatividade e tem o metal como elemento central. Por isso, as cores prata, dourado e branco tem influência sob esta área.
  • Noroeste: por fim, este ponto cardeal representa as pessoas boas e os amigos. Assim, as cores metálicas também são as melhores opções.

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Como deve ser o banheiro no Feng Shui? 

Segundo a tradição Feng Shui, criada séculos atrás na China, um ambiente precisa transmitir tranquilidade e leveza. Assim, isso será um sinal de que há boas energias circulando por ali.

Portanto, além da coloração que faz toda a diferença para a harmonização do espaço, existem outros elementos que ajudam a manter as boas energias por perto.

Em primeiro lugar, invista em um espaço arejado e com uma boa iluminação natural. Por isso, as janelas são essenciais. Assim, as energias negativas terão por onde sair sem afetar o restante da casa.

Banheiro com decoração estilo industrial.
Fonte: Pinterest

Além disso, ter elementos que afastam as energias ruins também é muito importante. Portanto, uma boa dica é apostar nas plantas. Esses elementos naturais, além de dar um toque de cor na decoração do ambiente, também é essencial para manter as boas energias.

Um ambiente sujo e desorganizado prejudica a aura de toda a casa. Desta forma, mantê-lo organizado e limpo é um ponto importante no Feng Shui.

O que não pode ter no banheiro Feng Shui?

 

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que não há um tipo de elemento na decoração do banheiro que seja proibido no Feng Shui. Porém, segundo a tradição a prioridade é não manter a água e o vento estagnados.

Isso porque esses elementos são essenciais no banheiro e precisam ir embora para manter uma boa energia no espaço. Assim, janelas e um encanamento em ordem são essenciais.

Banheiro com banheira.
Fonte: Pinterest

Por outro lado, existem muitas casas e apartamento que não possuem janela nesse espaço. Nestes casos, é preciso colocar um ventilador no espaço e deixar a porta um pouco aberta para tirar a umidade.

Como neutralizar a energia negativa do banheiro?

 

Banheiro feng shui duplo.
Fonte: Pinterest

O banheiro é considerado o cômodo responsável por minimizar as boas energias da casa. Por isso, é importante fazer o máximo possível para que isso não aconteça.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de acordo com o Feng Shui que farão toda a diferença:

  1. Nunca deixe a porta do banheiro aberta.
  2. Além disso, também mantenha a tampa do vaso sempre fechada.
  3. Não encha o espaço com elementos decorativos ou objetos desnecessários, foque no essencial.
  4. Faça manutenções recorrentes no cômodo para evitar vazamentos e pisos quebrados.
  5. Aposte em um espelho na porta do banheiro para que ele reflita as boas energias da casa.
  6. Evite construir o banheiro no centro da casa ou encima da porta de entrada ou da cozinha.
  7. As plantas são essenciais na decoração pois filtram as energias negativas do ambiente.
  8. Não construa o banheiro de modo que ele fique de frente para as portas dos outros cômodos, isso irá sugar as boas energias deles.

Banheiros Feng Shui

Banheiro azul e branco.
Para quebrar o tom escuro do azul, os moradores apostaram em linhas brancas e um espelho com moldura clássica dourada. Fonte: @fengshuidecoracao | Projeto: @pacuryarqeng

Banheiro com portal redondo.
Além disso, para quem quer inovar na arquitetura, os elementos arredondados são tendência. Fonte: @homeconcept_porcelanosa

Banheiro feng shui verde com muitas plantas.
A mistura do verde da parede com as plantas cria-se a sensação de estar ainda mais próximo da natureza. Fonte: @fengshuicollective

Banheiro com banheira abaixo do nível do chão.
Este é um modelo mais básico de banheiro Feng Shui. Além do chuveiro com plantas, foi adicionada uma banheiro abaixo do nível do chão. Fonte: @fengshuicollective

Banheiro com tapete e livros.
Além de ser um banheiro, este espaço foi projetado para um momento de autorreflexão e relaxamento. Fonte: @fengshuicollective

Ofurô branco com bandeja.
Esta versão moderna do ofurô permite que a pessoa relaxe em meio a plantas que purificam o ar e filtram as energias ruins. Fonte: @fengshuicollective

Banheiro feng shui com pastilhas verdes.
Uma alternativa para não deixar as parede pintadas é investir em azulejos ou pastilhas coloridas. Fonte: @fengshuicollective

Azulejo verde e cuba preta.
Os elementos e cores que remetam a natureza são muito bem-vindos no Feng Shui. Por isso, os moradores apostaram no verde, amadeirados e cubas de pedras naturais. Fonte: Pinterest

Decoração minimalista.
A decoração minimalista também combina bastante com o Feng Shui. Afinal, evita o acúmulo de coisas no banheiro. Fonte: Pinterest

Tons neutros na decoração.
As plantas são elementos que dão um toque de cor em espaços com decoração de tons neutros. Fonte: Pinterest

Pastilha verde no banheiro.
Na área da banheira, apostem em cores relaxantes e elementos que ofereçam conforto. Fonte: Pinterest

Banheiro moderno.
O rosê gold está em alta. Portanto, aposte na combinação dele com o dourado para um banheiro mais requintado. Fonte: Pinterest

Banheiro feng shui com banheira.
Uma dica para quem não consegue abrir janelas no banheiro é abrir o teto. Fonte: Pinterest

Decoração com quadros e plantas.
Além disso, o espelho é peça fundamental para dar a sensação de amplitude em ambientes pequenos. Fonte: Pinterest

Revestimentos coloridos.
Repare que não há problema em misturar estampas e revestimentos no Feng Shui, desde que haja harmonização entre eles. Fonte: Pinterest

Decoração no Banheiro feng shui com plantas.
As suculentas são ótimas opções para decoração do banheiro. Afinal, são pequenas, delicadas e fáceis de cuidar. Fonte: Pinterest

Banheiro feng shui com armário planejado.
Na China, a madeira escura é muito utilizada quando se trata de Feng Shui. Fonte: Pinterest

Conclusão

A posição do banheiro diz muito sobre a energia de uma casa. Portanto, não esqueça de dar uma atenção especial a este cômodo durante o planejamento.

Por outro lado, se você já tem seu banheiro pronto, aposte nas técnicas de Feng Shui para manter uma boa energia no espaço sem afetar os outros cômodos da casa.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias