Sala de TV: 4 dicas de decoração para deixá-la digna de cinema

Profissionais de arquitetura e design de interiores explicam como posicionar os móveis para uma sala de TV aconchegante

Sala de tv com papel de parede.
Compartilhe

Dia 11 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Televisão. Por isso, nada mais junto do que falarmos sobre sala de TV. Para isso, reunimos um time de arquitetos e design de interiores para dar de como deixar o cômodo confortável e perfeito para maratonar filmes e séries.

Afinal, quem é que não gosta de chegar em casa depois de um longo dia de trabalho ou estudo e relaxar assistindo TV? Sendo assim, esse eletrodoméstico é quase um item indispensável em uma .

Como montar uma sala de televisão?

Sala de tv com parede de madeira.
As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos , investiram no aconchego da madeira para idealizar o home theater. Sofá, uma chaise e o tapete completam a proposta para longas horas de filmes e séries | Foto: Maura Mello

Para responder essa pergunta, os profissionais do escritórios PB Arquitetura, Cristiane Schiavoni Arquitetura, Dantas & Passos Arquitetura e Patrícia Penna Arquitetura & Design de Interiores, selecionaram as principais dicas que implementam em seus projetos.

1. Escolha a tela certa

Sala de tv sem janela com iluminação nas sancas de gesso.
Ambiente com iluminação artificial, sistemas de áudio e vídeo projetados para dar um clima de no home theater realizado pela arquiteta Patricia Penna | Foto: Leandro Moraes

Por ser um espaço para relaxar, é preciso saber escolher os móveis e eletrodoméstico certo. Entretanto, a escolha vai muito além de um sofá enorme e uma tela gigante.

“A sala sem TV é mais dedicada à convivência e reunião de pessoas e, por isso, ressalta um décor mais leve composto por sofás, bancos e poltronas. Já o foco da sala de TV é sempre a tela: por isso, nosso processo consiste em elaborar um ambiente concebido com a ideia de relaxamento – desde a disposição do layout, até a definição do mobiliário empregado”, explica Priscila Tressino, do PB Arquitetura.

Sendo assim, o primeiro passo é tirar as medidas do cômodo. Assim, será possível calcular a distância entre o sofá e a televisão. Além disso, é importante que haja uma boa distribuição de pontos de elétrica, equipamentos que contribuem para a acústica e uma iluminação especial.

Segundo Priscila e seu sócio Bernardo, a televisão precisa ser compatível e harmônica com o tamanho do ambiente, especialmente pela comodidade visual.

“Não adianta adquirir um aparelho enorme se o espaço é pequeno. É necessário ser compatível e respeitar uma certa distância dos demais objetos”, relaciona Bernardo.

Na hora de escolher a altura da TV, certifique-se de que ela estará na linha dos olhos, considerando a estatura de uma pessoa sentada. Portanto, ela ficará em média entre 1,20m e 1,30 de altura.

Além disso, a distância mínima entre a pessoa e o eletrodoméstico deve ser de 1,5m e, a maior de 2,5m. Para saber qual a distância exata perfeita entre o sofá e a TV é preciso fazer um cálculo simples.

Sendo assim, os profissionais oferecem os seguintes exemplos, considerando que 1 polegada equivale a 2,54cm:

  • (50*1,5) * 2,54 = 190,5cm ou 1,90m – em distância mínima.
  • (50*2,5) * 2,54 = 317,5 ou 3,17m – em distância máxima.

2. Como deixar uma sala de TV mais aconchegante?

Sofá confortável com várias almofadas.
Fonte: @mcharquitetura

Agora que você já sabe como escolher a TV, está na hora do móvel responsável pelo conforto: o sofá.

Embora haja muitas opções no mercado, apostar em um sofá macio e profundo, que tem espaço para esticar as pernas, é a escolha mais pedida.

“Quanto mais acolhedor melhor. Em salas pequenas, os modelos retráteis respondem bem para quem dispõe de uma sala pequena. A versão com chaise responde super bem para propostas mais amplas, que podem ser complementadas por pufes, usados tanto para se sentar, como apoio para o balde de pipoca”, orienta a arquiteta Paula Passos, do Dantas & Passos Arquitetura.

Além disso, é importante destacar que os sofás para sala de TV e de estar devem ser diferentes. Afinal, neste caso, o melhor é investir em uma textura agradável e um encosto alto, que abrace o usuário.

“O sofá firme não é indicado para essa finalidade, mas sim para ambientes concebidos para o estar”, indica Danielle, também arquiteta e sócia de Paula. 

Quanto à decoração, aposte em uma cor sóbria que possa ser combinada com outros elementos como almofadas, tapetes, entre outros.

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre , Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

3. A estrutura da TV

Na hora de planejar o design de interiores de uma sala de TV, uma dúvida é muito frequente: aonde ela deverá ser fixada?

Existem vários modos de posicioná-la, porém, o rack é o mais utilizado quando o morador possui uma série de aparelhos conectados com a televisão.

Além disso, há também o suporte direto na TV que são perfeitos para estruturas de alvenaria e drywall. Por outro lado, os painéis são perfeitos para esconderem a fiação sem precisar quebrar a parede.

Já para quem mora em apartamentos pequenos ou lofts, onde os cômodos são integrados, uma solução interessante é apostar nos suportes giratórios. Afinal, eles otimizam espaço, permitindo que uma televisão possa servir dois tipos de ambientes.

4. Iluminação na sala de TV

Cômodo escuro com iluminação de cinema.
Fonte: @quadratarquitetura

Não conseguir assistir uma cena noturna de um filme por conta do reflexo da janela é uma péssima experiência. Portanto, saber controlar a iluminação da sala de TV é essencial para garantir uma bom momento de lazer.

Para isso, a Yamamura elaborou algumas dicas:

  • Opte pela luz indireta, ou seja, aquela que a luminosidade é rebatida e espalhada de forma mais leve no ambiente. A especialista recomenda evitar a luz direta principalmente em cima do sofá, das pessoas, ou em frente à TV, de forma a não ocorrer ofuscamento, reflexos e desconforto;
  • Instale peças de iluminação das laterais das paredes, do teto ou do piso como trilhos com spots direcionáveis, arandelas e pequenos pendentes nas laterais dos sofás;
  • Utilize a temperatura de cor branco quente (de 2700K a 3000K) e lâmpadas de menor intensidade para garantir maior conforto visual;
  • Faça uso da automação e dimerização.

Além disso, na hora de planejar a iluminação leve em consideração que o cômodo poderá ser utilizado com mais de uma finalidade.

“Devemos pensar em cenas com iluminação mais intimista, para momentos de relaxamento e uma iluminação guia referencial, que pode ser introduzida por meio de arandelas e balizadores, semelhante à existente nos cinemas convencionais”, finaliza Patrícia Penna.

Inspirações de sala de TV

Se você vai construir ou reformar e está à procura de ideias para se inspirar, está no lugar certo. Confira a seguir uma galeria com fotos de sala de TV pequena, grande, simples e moderna.

Sala de TV pequena

Sala de tv pequena com parede de mármore.
Uma sala de TV com cores neutras oferece a sensação de amplitude. Fonte: @lauventurelliarquitetura | Foto: @alineresende.fotoarq

Cômodo pequeno decorado com cores neutras.
Além disso, o estilo japandi é perfeito para garantir um toque aconchegante e minimalista. Fonte: @apezinho210

Sala com parede de tijolos à vista brancos.
Uma opção para decorar sem enjoar é apostar nas plantas. Fonte: @apedathally

Cômodo com parede com textura, sofá cinza e tv pequena.
A manta no sofá da sala de TV é um recurso que pode ser usado tanto para decorar quanto para aquecer. Fonte: @apartamentoplanejado

Sala decorada com plantas, tapete e almofadas coloridas.
Na hora de instalar a prateleira em cima do sofá, tome cuidado com a altura para que não ocorra acidentes. Fonte: @nossocantinho607

Sala de TV grande

Cômodo grande com parede rústica.
Para quebrar a monotonia dos tons claros, a parede rústica ganhou destaque. Fonte: @arquitetovm

Parede ripada com móvel feito sob medida no mesmo modelo.
O ripado também é muito pedido. Afinal, oferece textura e aconchego ao ambiente. Fonte: @vanjamania_arqinteriores

Parede escura ripada com aparador suspenso abaixo da tv.
Em casos de sala de TV com varanda, invista em uma persiana ou cortina blackout para não dar reflexo. Fonte: @sessoedalanezi | Foto: @thiagotravesso

Sala de tv com painel branco.
O painel planejado é perfeito para conferir elegância ao ambiente. Fonte: @a_ainteriordesign

Sala de TV simples

Decoração minimalista para sala de tv.
O estilo minimalista deve fazer jus à personalidade dos moradores a fim de criar um ambiente agradável. Fonte: @flaviatheo.arq | Foto: monicaassan

Sala pequena integrada com sala de jantar.
Além disso, repare como poucos elementos decorativos, quando bem distribuídos, fazem a diferença na sala de tv. Fonte: @apeporelas

Sala de TV moderna

Sala que parece cinema com poltronas e telão.
Essa sala de TV com aspecto de cinema possui sofás e poltronas em diferentes níveis para garantir uma boa visão à todos. Fonte: @lustresirie | Projeto: @studioak2 | Foto: @arquiteturafotografia

Tapete para sala com formas.
A parede de fundo branca ajuda a dar destaque na TV. Ademais, é perfeita para os modelos que possuem luzes laterais. Fonte: @iung.interiores

Sala de tv com cortina blackout e tela que desce do teto.
No projeto de home theater da arquiteta Patricia Penna, o projetor faz do ambiente um verdadeiro ‘cinema em casa’. A estrutura áudio visual, o controle de iluminação, sofás amplos e confortáveis e persianas blackout completam a proposta para momentos infindáveis de entretenimento | Foto: Sergio Israel

Decoração cinza e branca.
Por fim, a luz de LED no painel oferece uma iluminação indireta ao cômodo. Fonte: @italiaplanejadosne

Compartilhe

Stories

Matérias Similares