Lavanderia pequena: 33 decorações práticas que ampliam o espaço

Saiba como otimizar o espaço da sua lavanderia pequena e ainda veja 30 fotos de como deixá-la decorada, organizada e multifuncional!

Recentemente, a maioria das casas populares e apartamentos estão com metragem cada vez mais reduzida. Com isso, é preciso pensar minuciosamente na decoração de cada cômodo, inclusive da lavanderia pequena. Como resultado, trouxemos 20 exemplos de lavanderias multifuncionais, planejadas, organizadas e decoradas.

Importante ainda destacar, que geralmente é na lavanderia, onde ficarão guardados itens de limpeza, como vassouras, baldes, aspirador de pó e mesa pra passar roupa.

Assim, na hora de planejar sua lavanderia pequena decorada, não esqueça de levar esses itens em conta. Desta forma, no final do artigo, seguem ideias de móveis planejados e e armários multifuncionais.


Lavanderia planejada


Lavanderia escondida, outra ideia que está muito em voga para decoração de espaços pequenos.

1. O primeiro passo para otimizar o espaço pequeno é planejando. Assim, será possível colocar armários feitos sob medida, evitando o desperdício de espaço.


Fonte: Reprodução/Instagram

2. Especialmente quem mora em apartamento pequeno tem um aquecedor que fica localizado na lavanderia. Portanto, lembre-se de construir um armário que dê fácil acesso a ele e sua tubulação, caso seja necessário.


Fonte: Reprodução/Instagram

3. Um detalhe que costuma incomodar muita gente é ter a cozinha pequena decorada integrada com a lavanderia pequena. Mas, saiba que com planejamento, é possível construir uma simples divisória que irá demarcar os espaços e deixar o cômodo decorado.


Fonte: Reprodução/Instagram

4. Mesmo que o espaço seja quase a medida exata da sua máquina de lavar, estude a possibilidade de acrescentar uma porta estreita de correr. Como resultado, você terá um mini armário para guardar o sabão e o amaciante.


Fonte: Reprodução/Instagram



Lavanderia pequena e organizada


5. Em qualquer ambiente a organização é indispensável, ainda mais em cômodos pequenos que quando estão bagunçados, parecem ser menores do que realmente são. Por isso, invista em prateleiras e organizadores para manter tudo em ordem.


Fonte: Reprodução/Instagram

6. Mesmo que você tenha um armário, vale a pena deixar algumas prateleiras. Assim, os objetos que são usados mais frequentemente estarão ao alcance das mãos, como os prendedores, por exemplo.

Related Post

Veja ótimas dicas em dicas de como usar Cestos e caixas na organização de ambientes.  Além de ideias de decoração utilizando cestos em diferentes estilos.


Fonte: Reprodução/Instagram

7.  Por outro lado, caso você não tenha um armário para guardar a bagunça, a atenção deve ser redobrada.


Fonte: Reprodução/Instagram

Além disso, se você gosta de paredes modernas, não deixe de conferir o artigo sobre como fazer sua própria parede geométrica e ainda ver 20 fotos criativas!

8. Quer uma dica que deixará seu dia a dia muito mais prático? Coloque o sabão líquido e o amaciante em potes grandes com torneiras. Assim, basta você deixar um copinho no armário para colocar as medidas certas na máquina de lavar.


Fonte: Reprodução/Instagram

Cômodo multifuncional


9. Com o espaço cada vez menor, é muito importante aproveitar cada centímetro. Então, por que não integrar um cantinho para o seu pet junto com a lavanderia?


Fonte: Reprodução/Instagram

10. E, caso seu pet durma com você na cama, vale a pena usar o cantinho sobrando da lavanderia para o local das refeições.


Fonte: Reprodução/Instagram

11. Principalmente nos apartamentos, a lavanderia pequena é integrada com a cozinha. Neste caso, as prateleiras podem servir para colocar pequenos eletrodomésticos, produtos usados para lavar roupa ou até mesmo objetos decorativos.


Fonte: Reprodução/Instagram

Lavanderia pequena decorada


12. Não é porque você tem um cômodo pequeno que ele não precisa ser decorado. Neste caso, a luminária é o grande centro das atenções, sendo que o estilo industrial combina com o restante da decoração.


Fonte: Reprodução/Instagram

13. As plantas são os artigos decorativos mais pedidos na decoração da lavanderia pequena. Afinal, ela se dá super bem com umidade do local.  Além disso, já pensou em ter um jardim vertical neste cômodo?


Fonte: Reprodução/Instagram

14. No entanto, caso você não tenha disponibilidade para cuidar das plantas, vale a pena colocá-las de outra forma, como em um quadro por exemplo. Mesmo sendo na área externa da casa, junto ao quintal gourmet pequeno, invista em artigos decorativos.


Fonte: Reprodução/Instagram

15. Geralmente, o revestimento da lavanderia costuma ter tons neutros na decoração, como branco ou off white. Então, para dar vivacidade ao ambiente e um toque colorido, aposte em um pequeno vaso de planta, vale até as suculentas.


Fonte: Reprodução/Instagram

Revestimento


16.  A escolha do revestimento é uma dúvida recorrente que cerca quem está planejando a decoração do cômodo. Em primeiro lugar, caso você queira inovar na cor do armário, invista em azulejos ou pastilhas que sejam de cor neutra.


Fonte: Reprodução/Instagram

17. A parede que fica atrás da pia e da máquina de lavar é que precisa ser azulejada. Afinal, ela é alvo de respingos e para não acabar mofando a parede, este é o revestimento mais indicado.


Fonte: Reprodução/Instagram

18. Por outro lado, nada te impede de usar um papel de parede na parede lateral. Como resultado, sua lavanderia pequena ficará descontraída e diferente.


Fonte: Reprodução/Instagram

19. Se a sua lavanderia for integrada com a cozinha e não tiver espaço para uma divisória, cuidado! Neste caso, você deve usar o mesmo revestimento em ambos os espaços que a os cômodos fiquem harmoniosos.


Fonte: Reprodução/Instagram

20.  Se você quiser fugir dos tons neutros, aposte no azul. Além disso, segundo o Significado das Cores, a cor fica bonita em qualquer cômodo e ainda remete a calmaria da água, o que tem tudo a ver com a lavanderia!


Fonte: Reprodução/Instagram

21. Além do revestimento, nesta imagem temos um armário vertical, perfeito para itens como vassouras, baldes, e mesa de passar ferro.



Na imagem abaixo veja ideia de como fazer a divisão levando em consideração alguns desses itens.



22. Outra sugestão de armário planejado para lavanderia pequena .



Lavanderia integrada com outros espaços


23. Lavanderia integrada com a cozinha.


24. Integrada com a sala


25. Cozinha e lavanderia juntas.



Lavanderia Minimalista



Lavanderia em tons de branco.



Lavanderia Escondida



Lavanderia Divertida



Dicas de móveis planejados e armários para lavanderia


Para manter a limpeza de uma casa, existem uma sequência de itens essenciais, como os materiais de limpeza. Assim, ter armários para organizá-los deixará a área de serviço mais clean e elegante.

Aqui, ideais para os armários da área de serviço.

        


Armário funcional para lavanderia, com mesa de passar ferro.


Medidas de armário funcional


Alternativas para a tábua de passar roupa

Mesa de passar retrátil é uma ótima opção para quem tem área de serviço reduzida.


Por fim, veja também 11 dicas para decorar gastando pouco e fotos incríveis de inspiração!

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados