Mesa de jantar: como escolher +22 modelos

Quadrada, redonda, retangular, de vidro ou de madeira? Saiba para quais ambientes cada formato e material de mesa de jantar é indicado

Fonte: Pinterest

Os horários das refeições são muito importantes do dia a dia. Além de ingerir os nutrientes para manter nosso corpo forte, é um momento de interação com os outros moradores da casa. Por isso, este espaço precisa ser confortável e agradável. Para isso, o primeiro passo é escolher a mesa de jantar perfeita!

Hoje em dia, o mercado oferece uma série de modelos para a sala de jantar que incluem diferentes formatos, tamanhos e material. Além disso, considerar o efeito decorativo do móvel é essencial para dar personalidade ao ambiente.

Portanto, separamos algumas dicas de como escolher a mesa de jantar, fotos de inspirações e ainda vídeos com tutoriais para quem quer colocar as mãos na massa e construir sua própria mesa.

Modelos de mesa de jantar

Fonte: Pinterest

Em primeiro lugar, é necessário estudar o local onde ela será colocada, ou seja, tirar as medidas do cômodo. Isso é essencial para que você possa calcular qual o tamanho certo para a mesa sem que ela fique apertada demais ou que ela aparente ser muito menor.

A dica é deixar a distância entre a cadeira com a mesa deve ser de 60cm. Além disso, atrás da cadeira deverá ter 90cm de sobra para que uma pessoa consiga passar de forma confortável.

Ademais, a disposição dos ambientes e móveis também deve ser levada em consideração. Afinal, colocar uma mesa redonda em um canto com quina pode não ser a melhor opção. Neste caso, um canto alemão ou uma mesa quadrada podem se encaixar melhor no espaço disponível.

Para exemplificar melhor as diversas possibilidades, elencamos alguns tipos de mesa, são elas: pequena, de vidro, redonda, quadrada e retangular.

Related Post

Mesa de jantar pequena

Fonte: Pinterest

As casas e apartamentos estão sendo construídos em espaços cada vez menores. Porém, se você acha que não pode ter uma mesa de jantar devido aos poucos metros quadrados disponíveis, está muito enganada!

A melhor opção para ambientes pequenos é apostar na marcenaria planejada. Com ela, é possível construir o móvel no tamanho exato que você precisa. Além disso, existem ótimas técnicas de otimização de espaço.

Por exemplo, criar uma coluna espelhada na parede onde a mesa é grudada. Esse recursos oferece a sensação de amplitude em todo o ambiente.

Ademais, outra dica é investir nas mesas dobráveis. Este modelo é perfeito para quem mora sozinho e só recebe visita de vez em quando. Além de economizar espaço, ela pode ser ser transformada em outro móvel ou artigo decorativo como um quadro, por exemplo.

Confira alguns modelos:

O canto alemão pode ser feito tanto com mesas redondas quanto com mesas quadradas. Quanto à decoração, os moradores apostaram no espelho na parede, cores neutras com focos de tons terrosos, moldura boiserie e ripado. Fonte: Pinterest

Nem sempre há espaço suficiente para uma mesa de quatro cadeiras. Porém, o recursos de cores e iluminação direcionada ofereceu um charme extra à decoração. Fonte: Pinterest

Uma mesa alta com banquetas é perfeita para realizar refeições rápidas. Porém, quando se tem visitas ou um jantar especial, os moradores abrem a mesa dobrável. Fonte: Pinterest

Lembra quando falamos que a mesa dobrável pode se transformar em parte da decoração? Neste caso, quando fechada, ela coloca em evidência uma tela preta com espaços para armazenar livros e revistas. Fonte: Pinterest

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Mesa de vidro

Fonte: Pinterest

O vidro é um material que oferece modernidade e simplicidade ao mesmo tempo. Portanto, adicioná-lo na decoração, necessariamente, você colocará outros recursos em evidência. Por exemplo, as cadeiras ou o enfeite no centro da mesa.

Entretanto, é importante levar em consideração que ele sozinho é bastante frágil. Nesta secção iremos descartar os modelos de mesa de vidro que possuem apenas um tampão que serve para cobrir um outro material, como a madeira.

Confira alguns modelos:

Neste caso, as cadeiras de couro claro são essenciais para criar harmonia com a parede revestida de madeira. Como resultado, o espaço fica visualmente agradável e clean. Fonte: Pinterest

Além disso, vale a pena criar um destaque na base da mesa. Para isso, os troncos de árvores são os preferidos dos brasileiros. Afinal, além da originalidade, este tipo oferece um charme rústico ao ambiente. Fonte: Pinterest

Por outro lado, quem prefere um estilo japandi com cores neutras, deve apostar em uma mesa de jantar mais discreta. Para isso, que tal adicionar uma base espelhada? Fonte: Pinterest

A mesa de vidro costuma ser um dos materiais mais baratos do mercado. Isso porque você mesmo pode criar uma base e pedir ajuda à um vidraceiro para criar um tampo perfeito para a sala de jantar. Fonte: Pinterest

Mesa de jantar redonda

Fonte: Pinterest

Apesar de ser um formato mais trabalhoso no planejamento da decoração, a mesa de jantar redonda é um charme muito pedido. Dentre suas vantagens, está a de permitir maior interação entre o grupo.

Além disso, quando se trata de decoração, as cadeiras usadas para esse tipo de formato são mais robustas e encorpadas. Isso permite que as preencham melhor a circunferência.

Porém, para criar um espaço confortável de circulação, é indicado ter um cômodo espaçoso. Caso contrário, a melhor indicação é apostar no canto alemão, como falamos anteriormente.

Confira alguns modelos:

Para ambientes menores, uma dica para otimizar espaço é investir em cadeiras com encosto baixo que podem ser colocadas quase totalmente embaixo da mesa. Fonte: Pinterest

O formato oval também possui proposta bastante parecida. Neste caso, o veludo preto oferece a sensação de seriedade e requinte na decoração da mesa de jantar. Fonte: Pinterest

Mesa de jantar quadrada

Fonte: Pinterest

A mesa de jantar quadrada é perfeita para ser colocada dentro de casa e poder acomodar até dez pessoas de forma confortável.

Embora haja a possibilidade de mandar fazer uma mesa de tamanho maior ela acaba perdendo sua praticidade. Isso porque os alimentos colocados no centro da mesa ficarão distantes demais para pegá-los enquanto estiver sentado.

Como resultado, para um espaço funcional e confortável, quanto menos cadeiras na mesa quadrada, melhor.

Confira alguns modelos:

A distribuição das cadeiras deve ser utilizada de acordo com a disponibilidade do ambiente. Neste caso, por exemplo, os moradores preferiram deixar os assentos em apenas dois lados no quadrado. Fonte: Pinterest

Um ótimo recurso para otimizar a distribuição dos alimentos na mesa de jantar é investir em um tampão giratório. Fonte: Pinterest

  • Além disso, confira Espaço zen: como criar um cantinho para meditar em casa

Mesa de jantar retangular

Fonte: Pinterest

Este é o modelo mais comum para as sala de jantar. Isso porque os cômodos costumam ser retangulares e, portanto, esse formato acompanha a estrutura do espaço.

Além disso, dependendo da área, é possível colocar uma grande quantidade de cadeiras. Outra vantagem é que o formato retangular se adequa à maioria dos espaços sendo que pode ficar no centro do cômodo ou encostado em uma parede.

Confira alguns formatos:

Uma mesa de madeira com tampão rústico é considerado um modelo de luxo. Isso porque além do preço elevado do material, ele precisa ser certificado de que não é fruto de desmatamento ilegal. Fonte: Pinterest

Este é um modelo de mesa simples mas que, quando agregado com os elementos certos, se transforma em sofisticado. Afinal, o espelho, o lustre e a parede são essenciais para agregar valor ao espaço. Fonte: Pinterest

Vimos anteriormente um canto alemão com mesa redonda. Agora, veja como fica em um modelo retangular. Esse formato permite que mais pessoas se acomodem no cômodo de forma confortável. Fonte: Pinterest

Como comprar mesa de jantar?

Fonte: Pinterest

Existem várias formas de adquirir sua mesa de jantar. Sendo assim, tudo dependerá do estilo que você deseja. Por exemplo, existem lojas de móveis que vendem produtos prontos com medidas padrão.

Por outro lado, se você prefere um modelo exclusivo e de um tamanho ou formato diferenciado, terá que investir em um marceneiro.

Como se faz uma mesa de madeira simples?

Por fim, separamos alguns vídeos com o passo a passo de como fazer uma mesa de jantar de madeira de forma simples e, o melhor, sem gastar muito!

  • Em conclusão, leia também Golden Decor: inspirações para usar e abusar do dourado na casa
Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados