Que tal dar um toque de luxo na decoração usando apenas a cor a seu favor? Seja na parede, no objeto decorativo ou em um revestimento, o dourado é capaz de garantir sofisticação nos projetos de design de interiores. Por isso, fizemos esse especial sobre golden decor.

Esse nome veio graças a chamada “febre do ouro” no qual o sucesso pelo dourado caiu no gosto do povo e passou a integrar a paleta de arquitetos.

Então, se você quer impressionar os convidados, é melhor buscar por inspirações de decor que combinem com o estilo da casa. Além disso, para contribuir com dicas sobre iluminação para dar ainda mais destaque à cor, conversamos com a arquiteta Mariana Cecchine, que possui uma coleção na Yamamura, uma empresa especialista em artigos de iluminação.

Como usar o dourado na decoração?

Cozinha com golden decor.
Fonte: Pinterest

Por ser uma cor nada neutra, o dourado é usado para enriquecer os detalhes de um ambiente. Sendo assim, costuma-se criar uma base com tons neutros como bege, cinza, tons de marrom, branco e preto e criar uma golden decor por cima.

Embora o dourado seja uma cor versátil, que combina com todas as cores, nem sempre combinações muito ousadas sejam convenientes.

Isso porque caso haja uma mistura significativa de cores vibrantes, nenhuma deles se sobressairá e o dourado acabará ficando camuflado na decoração. Como resultado, o que era para ser ponto de destaque, se transforma em um mero item jogado no cômodo.

Esses detalhes podem ser: luminárias, quadros, enfeites, móveis, objeto de metal, entre outros. Aqui, o que realmente irá contar é a criatividade dos moradores.

O que o dourado transmite?

Banheiro com torneira dourado.
Fonte: Pinterest

A principal ideia que o dourado transmite é de riqueza. Por isso, a golden decor diz muito sobre luxo e ostentação.

Antigamente, itens dourados em casa eram sempre de ouro. Porém, atualmente, com a evolução das fábricas de tinta, é possível termos detalhes na mesma cor que ele.

Como resultado, embora poucos tenham de fato a pedra preciosa dentro de casa, objetos nesta cor continuam falando sobre riqueza material.

Por outro lado, especialistas do marketing associam a golden decor a diversos outros fatores como sucesso, triunfo, realização, prosperidade, sofisticação e elegância.

Portanto, se você quer transmitir todos esses sentimentos dentro de casa, a melhor opção seja esbanjar nos itens dourados.

Qual a energia da cor dourada?

Banheiro preto, branco e dourado.
Fonte: Pinterest

A cor na decoração significa muito mais do que uma simples parede colorida. Especialmente na cultura feng shui, uma cor é capaz de influenciar diretamente na energia da casa.

Portanto, é importante que os moradores estejam de acordo com a escolha a fim de que transmita ambas as personalidades, sem causar interferência.

Como resultado, o dourado vibra nobreza, vigor e inteligência superior. Isso porque a golden decor oferece poder e persuasão a seus donos.

Qual cor dourado combina?

Quarto de casal rosa e dourado.
Fonte: Pinterest

Você já sabe que o dourado é uma cor versátil que combina com todas as outras. Porém, cada combinação pode representar um estilo de decoração.

Por exemplo, uma cozinha dourada com preto e cinza oferece um ar de modernidade. Por outro lado, combiná-la com cores em tons pasteis como azul ou rosa, o ambiente ganhará um toque vintage.

Sendo assim, antes de comprar qualquer item decorativo, tenha definido qual o estilo de decoração que você deseja para o ambiente. Isso evitará erros na decoração e deixará o espaço muito mais harmônico.

Estilo luxuoso

Cômodo comum com golden decor.
Projeto de Mariana Cecchini e foto de Emerson Rodrigues

Um dos principais critérios da arquiteta Mariana é criar um projeto que represente os sentimentos que os moradores desejam transmitir.

No caso deste projeto, os indicados foram: delicadeza e luxo. Por isso, ela investiu em um golden decor exuberante para passar a ideia de sucesso e prosperidade. Como resultado, em vários cômodos do apartamento encontram-se detalhes dourados.

“Nesse projeto, a ideia principal foi pincelar a cor em vários pontos, como na superfície de algum móvel, nos pés das cadeiras, nas luminárias, nos objetos da decoração, entre outras possibilidades”, explica a arquiteta.

Harmonia no golden decor

Mesa de jantar com pés dourados.
Fonte: Pinterest

Uma forma simples de pensar como harmonizar uma decoração é compará-la a um quadro. Afinal, o desenho precisa de um plano de fundo para apresentar as ideias e cores.

Portanto, na golden decor é importante que haja um contraste entre os tons e elementos disponíveis.

No caso do projeto apresentado por Mariane, além das cores clássicas, os moradores ousaram na escolha de cores intensas e escuras, como o verde e cinza.

“Nossa cliente não teve medo de ousar, fato muito gratificante, pois pudemos colocar a imaginação em todos os detalhes”, destaca.

Como fazer uma golden decor

1. Aposte em itens dourados para chamar atenção, mas cuidado para não sobrecarregar o ambiente. Por isso, use uma paleta preta de fundo;

Quarto preto, rosa e dourado.
Projeto de Mariana Cecchini e foto de Emerson Rodrigues

2. Espaços de convivência como salas e varandas podem ganhar luminárias e/ou objetos decorativos dourados;

Sala de televisão com cores escuras.
Projeto de Mariana Cecchini e foto de Emerson Rodrigues

3. Para decorar banheiro, lavabos e quartos, é possível investir em detalhes na mobília, louças e pendentes;

Box de banheiro com dois chuveiros golden decor.
Fonte: Pinterest

4. Para um ambiente luxuoso combine branco, preto e dourado;

Salas integradas com detalhes dourados.
Projeto de Mariana Cecchini e foto de Emerson Rodrigues

5. Cores intensas na golden decor criam um espaço moderno. Porém, para não passar do ponto, peça ajuda a um profissional;

Parede de jardim vertical na sala de jantar golden decor.
Fonte: Pinterest

6. Cômodos aconchegantes e agradáveis exigem luminárias em cores quentes. Além disso, elas ficam perfeitas combinadas a peças douradas;

Decoração com cores escuras e golden decor.
Projeto de Mariana Cecchini e foto de Emerson Rodrigues

7. Por fim, luzes de LED contribuem no destaque de objetos decorativos e móveis.

Banheiro branco com golden decor.
Projeto de Mariana Cecchini e foto de Emerson Rodrigues

Sobre a Yamamura

Em 2022, a Yamamura completa 50 anos e possui destaque no mercado por oferecer soluções completas com iluminação – tanto técnica quanto decorativa – em conjunto à qualidade, um time de especialistas e preço competitivo.

Além disso, é considerada a maior megastore do segmento da América do Sul, a marca possui aproximadamente 18 mil produtos, com foco nos itens importados e exclusivos de cristais contemporâneos.

Existem também arandelas, lustres, pendentes, spots, luminárias, abajures, ventiladores e plafons.