Mezanino: o que é + dicas de decoração + 20 fotos

Saiba o que é mezanino, onde utilizar e ainda uma série de dicas de decoração com 20 fotos incríveis para se inspirar e fazer logo o seu!

  • 1.7K
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Hoje em dia, cada metro quadrado de uma construção precisa ser valorizada. Por isso, o mezanino está tão em alta. Afinal, ele proporciona com cômodo extra nos sobrados. Mas, se você não faz nem ideia sobre o que se trata este artigo, não se preocupe!

Hoje você saberá tudo sobre o mezanino, incluindo o que é, para que serve, onde fica, como pode ser decorado e muito mais!

 

O que é um mezanino

 

  • Nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Casa grande branca com mezanino.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

Em muito lugares, quando se define um mezanino surgem vários termos técnicos. Por exemplo, o mezanino é um cômodo que fica no meio do pé-direito alto. Mas, como você provavelmente não é uma arquiteta, talvez a imagem a seguir deva ajudar.

 

Mezanino e pé direito.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

Agora que o pé-direito está esclarecido, fica mais fácil identificar o mezanino. Basicamente, ele é um cômodo de ligação entre o térreo e o primeiro andar.

 

Para que serve

 

Soft estilo industrial.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

O mezanino é muito parecido com uma varanda dentro de casa. Além disso, pode ser duas funções: um cômodo extra que amplia o espaço ou ambiente de passagem entre os cômodos. Como resultado, é muito utilizado em casas pequenas ou lofts para otimizar o espaço.

O ambiente pode ser transformado em um quarto, sala e até home office.

 

Benefícios do mezanino

 

Casa moderna com mezanino.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além de utilizar melhor o espaço da casa, o mezanino promove a integração dos ambientes. Afinal, os andares não ficam divididos por paredes e sim por um guarda-corpo.

 

Vários cômodos no andar superior.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Desta forma, quanto maior a área útil e a a integração dos ambientes, maior a sensação de amplitude da casa.

 

 

Materiais

 

Chalé de madeira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Um mezanino pode ser feito com diferentes materiais, não só a alvenaria. Por exemplo, a madeira e as estruturas metálicas também são bastante requisitadas.

 

Dicas de decoração

 

Está na hora de ver diversos exemplos de como esse cômodo pode ser um grande diferencial de uma construção. Por isso, essa área foi dividia em: mezanino fechado, usado para passagem, de madeira, estilo industrial, moderno e ainda uma foto incrível com vista externa!

 

Fechado

 

Muitas vezes o mezanino é usado como quarto. Neste caso, é preciso garantir privacidade aos moradores. Desta forma, vale a pena substituir o guarda-corpo por uma estrutura mais fechada.

Quarto com grade de madeira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Mas, cuidado! Para não comprometer a claridade no local, o mais indicado é fechar essa área com vidro e acrescentar uma cortina. Assim, o quarto pequeno ficará decorado, privativo e bem iluminado.

 

Casa industrial com cortina.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, existem vários tipos de porta com materiais que podem substituir o vidro. Por exemplo, a madeira é um material que oferece conforto ao ambiente. Além disso, está presente no estilo japandi e está entre as tendências para decoração 2021.

 

Porta de correr de madeira.
Fonte: Reprodução/Pinterest
Você também pode gostar!

Mezanino para passagens

 

Outra função do mezanino é ser passagem para os cômodos. A recomendação é utilizar um guarda-corpo de vidro para que não comprometa a vista. Além disso, quanto menos elementos tiver a área, mais espaçosa ela parecerá.

 

  • Se você gosta de ambientes simples, mas cheios de personalidade, confira nosso artigo sobre Decoração Minimalista, você vai amar!

 

Duas portas no mezanino.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Quem já assistiu a série Grey’s Anatomy sabe bem a importância do mezanino. Na série, o corredor superior serve para ligar duas áreas hospitalares. E, nos momentos vagos, os médicos e residentes aproveitam o espaço para contemplar a linda vista que este lugar oferece.

 

Corredor no mezanino.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Com madeira

 

A decoração com madeira oferece um toque natural ao ambiente. Além disso, basta usar móveis planejados ou um sofá de pallet, por exemplo, para que a decoração seja simples e harmônica.

 

Quarto pequeno.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, a própria estrutura do mezanino pode ser feita em madeira. Basicamente, ela funcionará como uma laje. Por isso, não hesite em gastar um pouco mais e investir em madeiras de ótima qualidade.

 

Teto e mezanino de madeira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Mezanino estilo industrial

 

No estilo industrial, o ferro e o metal ganham destaque. Por isso, além de construir o mezanino com estes materiais, vale a pena incrementar outros elementos na decoração que combinem. Neste exemplo vemos o papel de parede que imita tijolos à vista, a parede de lousa e as luminárias no balcão da cozinha pequena.

 

Estilo industrial
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Todo mundo tem um cantinho em casa preferido para relaxar. Seja um cantinho do café, ou da leitura a construção de um espaço particular é muito importante!

 

Espaço de leitura.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Versão moderna

 

Não há quem não fique admirado com uma decoração moderna. Aqui, vale ressaltar o papel da iluminação na escada. Além das luzes direcionadas no teto, há um pequeno ponto de luz ao lado de cada degrau.

 

Lustres pendentes de bolas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

O revestimento utilizado na parede para dividir o quarto da sala é uma cabeceira de cama grande. Além de moderna, ela proporciona textura ao cômodo.

 

Quarto no mezanino.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Criatividade é tudo!  Já pensou em fugir do tradicional e construir um cômodo na diagonal?

 

Mezanino na diagonal.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, você não precisa fazer apenas um cômodo no mezanino. Quanto maior o espaço, maior as possibilidade. Assim, é possível construir um banheiro minimalista e um espaço para leitura no andar superior.

 

Dois cômodos no mezanino.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Visão externa do mezanino

 

Por fim, vale a pena conferir a vista externa de uma casa com mezanino. A porta de vidro garante melhor luminosidade e circulação de ar. Além disso, tem uma vista incrível para a área de lazer com piscina pequena.

 

Casa com quintal e piscina.
Fonte: Reprodução/Pinterest
  • 1.7K
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes