Efeito cimento queimado: a nova tendência em decoração

Saiba o que é o efeito cimento queimado, veja qual empresa oferece este serviço e mais 20 inspirações para sala, quarto, cozinha e banheiro

- Continue depois da Publicidade -

Já foi em algum lugar, casa, comércio ou empreendimento e viu as paredes com um efeito cimento queimado? Essa moda nasceu a partir da decoração industrial. Isso porque o estilo é representado, principalmente pelas paredes de uma forma bruta.

Porém, a procura por esse tipo de parede foi tanta que essa tendência começou a ser adicionada também como complemento de outros estilos. Por isso, hoje trouxemos um especial sobre decoração com efeito cimento queimado!

Você verá qual tipos de tinta, como fazer esse efeito em casa e ainda uma série de fotos incríveis para você copiar. Pronta?

 

 

Como é feito o efeito cimento queimado?

 

 

Parede com efeito cimento queimado e chão de madeira.
Parede de empreendimento com efeito cimento queimado. Fonte: Reprodução/Plat Pinturas Decorativas

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Existem duas formas de ter uma parede com efeito cimento queimado em casa. Em primeiro lugar, fazendo isso sozinha. Apesar de dar trabalho e o resultado não ficar 100% como esperado, é uma excelente alternativa para quem quer economizar no orçamento da reforma.

Por outro lado, você também pode contratar uma empresa especializada. E para isso indicamos a Plat Pinturas Decorativas!

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

 

Tinta ecológica

 

 

Escritório com paredes cinzas.
Trabalho feito pela Plat Pinturas. Fonte: Reprodução/Plat Pinturas Decorativas

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Que tal contribuir com o meio ambiente através das escolhas de materiais para a decoração? A Plat Pinturas tem essa missão com o ambiente e com a saúde. Por isso, usa apenas tinta ecológica.

A tinta ecológica não tem metais pesados, é feita de matéria-prima orgânica e tem unicamente a água como solvente. As outras tintas são feitas com substâncias nocivas à saúde e poluem a atmosfera e o ar do local onde são aplicadas”, diz o site da empresa.

Essa missão sustentável tem como objetivo dar cor ao lar sem prejudicar a vida. Afinal, é possível reunir elegância e sofisticação sem causar prejuízos ao meio ambiente.

 

 

A técnica utilizada

 

 

Área de convivência grande.
Decoração com parede com efeito cimento queimado. Fonte: Reprodução/Plat Pinturas Decorativas

 

 

A Plat Pinturas utiliza nas suas obras as técnicas de marmorato, de cimento queimado e de concreto aparente. Ambas as técnicas podem ser aplicadas nos mais diversos ambientes e estilos“.

Apesar de ter tendência no século XXI, o marmorato nasceu durante o Império Romano. “Platenir criou uma técnica própria com a utilização da cera de carnaúba no acabamento final da sua arte”.

A carnaúba é um material brasileiro. Típico do nordeste, o material é resistente à água e garante a tonalidade viva da cor por muito mais tempo. Como resultado, a junção da técnica da Itália com o material do Brasil tem feito sucesso entre arquitetos e decoradores.

 

 

 

 

O profissional

 

 

Homem pintando a parede.
Francisco Platenir da Silva. Fonte: Reprodução/Plat Pinturas Decorativas

 

 

Mas, afinal, quem é que faz este tipo de trabalho? Francisco Platenir da Silva é o profissional responsável por transformar as ideias em realidade. Especialista em pinturas decorativas a mais de 15 anos, ele também faz acabamentos finos. Tanto em ambientes residenciais quanto corporativos.

Apesar da experiência, Francisco, que aprendeu as técnicas práticas no Ceará, atualmente mora em São Paulo onde estuda Arquitetura e Urbanismo.

 

 

Inspirações com efeito cimento queimado

 

 

Por fim, separamos uma série de inspirações de como usar o efeito cimento queimado na sala, quarto, cozinha e até banheiro.

 

 

Sala

 

Na sala, a tendência é apostar em uma parede de destaque para fazer o efeito cimento queimado. Pode ser na parede com o rack e a tv ou a do sofá. Tudo vai depender na área em que houver o maior número de decorações. Por exemplo, se você tem um quadro atrás do sofá que gostaria de destacar, o efeito deve ser lá.

Por outro lado, caso o rack contenha seus objetos e plantas preferidos, use o efeito ali.

 

Sala com parede de efeito cimento queimado.
Sala com efeito cimento queimado. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Para criar um efeito cimento queimado, é preciso causar certa irregularidade da cor na parede. Afinal, o cimento nunca ficará uniforme como uma tinta comum, não é mesmo? E é aí que está o charme da decoração com esta parede decorada.

 

 

Parede clara.
Parede destacada cinza. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Por se tratar de um complemento da decoração industrial, a iluminação é uma grande aliada. Neste caso, os moradores optaram por um trilho com luzes direcionadas. Como resultado, ele ajuda a destacar os detalhes decorativos.

 

 

Parede do sofá com efeito cimento queimado.
Decoração industrial com parede escura. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

O boom do cimento queimado nas tendências de decoração têm feito com que vários estilos fossem associados a ele. Por exemplo, a próxima imagem mostra a parede com efeito. Além disso, trás elementos contemporâneos na sala.

 

 

Parede decorada com quadros coloridos.
Decoração contemporânea com parede com efeito cimento queimado. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Você também pode gostar:

Você também pode gostar!

 

 

Quarto

 

 

O quarto é um lugar de aconchego e que melhor representa a personalidade dos moradores. Por isso, uma ideia para quebrar a sobriedade do cinza é adicionar artigos coloridos. Você pode usar, por exemplo, roupas de cama e almofadas com cores claras.

 

Parede de quarto com efeito cimento queimado.
Quarto de casal com parede com efeito cimento queimado. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Outro elemento que oferece a sensação de aconchego ao ambiente é a madeira. Como resultado, fazer um painel ripado na parede central do quarto irá oferecer conforto. Além disso, uma decoração com textura e super elegante.

 

 

Parede de cimento queimado e com ripas de madeira.
Quarto moderno com ripado. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Pintar a parede e o teto da mesma cor dá profundidade ao ambiente e faz com que o cômodo pareça ser maior. Porém, no caso do efeito cimento queimado, dependendo da tonalidade, o quarto ficará escuro. Como resultado, é importante já acrescentar no orçamento luzes extras.

 

 

Parede e teto pintados.
Quarto de casal com decoração industrial. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Além disso, também dá para investir em outros revestimentos claros. Afinal, isso irá proporcionar essa luz que o ambiente precisa. Neste caso, os moradores apostaram em pisos e roupas de cama brancos.

 

 

Quarto com parede e teto com efeito cimento queimado.
Decoração minimalista com paredes e teto com efeito cimento queimado. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Depois, veja também:

 

 

Cozinha

 

O estilo industrial tem feito sucesso na cozinha americana. Assim como o efeito cimento queimado. Isso porque as cores cinza, preto e branco são modernas quando estão juntas. Desta forma, o efeito pode ser adicionado na parede de destaque e também na bancada.

 

 

Cozinha preta, branca e cinza.
Cozinha moderna. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Por outro lado, se você não abre mão dos azulejos na parede, não tem problema. O teto também é um espaço que pode ser utilizado na decoração.

 

 

Teto cinza.
Teto com efeito cimento queimado. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Para evitar que a área molhada ficasse em contato direto com a parede, foi feito uma faixa com azulejos brancos. Além de ser decorativo e funcional, o revestimento oferece a claridade que o espaço exige.

 

 

Parede pintada de cinza e com azulejo branco.
Parede meio a meio. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Na cozinha, a regra de utilizar a madeira para trazer aconchego também vale. Para isso, apostar em nichos e prateleiras pode ser uma boa ideia.

 

 

Parede com prateleira de madeira.
Decoração com plantas e livros. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, confira:

 

 

Banheiro

 

 

Muita gente descarta a ideia de ter uma parede com cimento queimado no banheiro. Isso porque acham que esse cômodo só deve ser revestido com azulejos. Porém, com uma tinta resistente à água, é possível trazer um estilo diferenciado ao espaço.

 

 

Banheiro cinza e amadeirado.
Banheiro com efeito cimento queimado. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Por outro lado, neste lavabo pequeno, os moradores apostaram em um balcão feito sob medida. A cor escolhida foi a mesma da parede. Como resultado, o ambiente fica harmônico e com a sensação de amplitude.

 

 

Lavabo pequeno.
Lavabo pequeno decorado. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

O estilo minimalista ficou garantido nesta ambiente.  Além disso, as paredes com efeito de cimento queimado e a pia esculpida cinza oferecem harmonia ao espaço.

 

 

Espelho redondo e parede com efeito cimento queimado.
Banheiro cinza. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Por fim, o gabinete de madeira quebra a seriedade do ambiente e trás leveza à decoração.

 

 

Banheiro com espelho redondo.
Banheiro minimalista. Fonte: Reprodução/Pinterest

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes