Parede pintada criativa: 25 fotos + vídeos de como fazer

Seja no quarto, sala, cozinha, banheiro ou home office, ter uma parede pintada é sinônimo de criatividade e dá personalidade ao espaço

- Continue depois da Publicidade -

Quer dar cor e vivacidade a um cômodo através de uma parede pintada criativa mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar e, além de modelos inspiradores, trouxemos as principais dúvidas na hora de começar a transformação.

A cor de um ambiente reflete diretamente na sensação que ele proporciona. Por isso, escolher o tom certo é essencial para conseguir transmitir sua personalidade no espaço.

E, claro, para dar um toque criativo e alegre ao cômodo, nada melhor do que uma parede pintada de forma criativa. Portanto, confira diversos modelos para copiar e já salve seus preferidos.

 

Como pintar a parede que já está pintada?

- Continue depois da Publicidade -

Uma das principais dúvidas na hora de inovar a decoração é como pintar a parede que já está pintada. Afinal, se você passar uma tinta por cima de outra sua parede não ficará da cor que você queria. Portanto, é preciso seguir um passo a passo simples:

  1. Em primeiro lugar, é preciso tirar o máximo possível da tintura antiga. Caso ela esteja velha e já descascando, essa etapa pode ser facilmente concluída com a ajuda de uma espátula.
  2. Em seguida, ou caso a pintura estiver perfeita, será preciso lixar a parede. Assim, os resquícios de tinta sairão com facilidade.
  3. Com um pano úmido, tire toda poeira que restou grudada na parede.
  4. Por fim, basta passar o selador, a massa corrida nos locais com irregularidades e a tinta escolhida.

- Continue depois da Publicidade -

Não é assim tão difícil, não é mesmo?

 

Quarto com tons terrosos.
Fonte: Pinterest

 

 

- Continue depois da Publicidade -

 

Precisa passar selador na parede pintada?

 

O selador serve, basicamente, para evitar a absorção gerada pela porosidade da alvenaria. Por isso, é material obrigatório antes de receber a pintura.

Caso contrário, a chance de ocorrer infiltrações e a tinta descascar serão muito maiores. Portanto, se sua parede é nova, é indispensável o uso do selador.

Por outro lado, se a parede já tiver sido pintada antes, esse item não é obrigatório e serve apenas para dar um reforço a camada anterior.

 

 

 

Como pintar uma parede diferente das outras?

Existem várias técnicas de pintura que podem ser usadas para dar destaque a uma única parede. Por exemplo, uma parede geométrica, florida, com desenhos ou frases. O que importa é usar a imaginação.

Além disso, trouxemos uma série de vídeos para você ver como é simples ter uma parede criativa em casa. Assim, você irá economizar um bom dinheiro na mão de obra.

 

Parede pintada no home office.
Fonte: Pinterest

 

 

Parede pintada com fita

 

Poltrona com cachorro.
Fonte: Pinterest

 

A técnica de estender a faixa da parede para o teto está em alta. Isso porque oferece profundidade ao ambiente e é super original.

 

Decoração cinza e mostarda.
Fonte: Pinterest

 

Para isso, escolha um canto especial. Pode ser um cantinho da leitura ou do café. Assim, você terá móveis exclusivos para aquele espaço.

 

Parede pintada com ilusão de ótica.
Fonte: Pinterest

 

A criatividade pode ser pensada juntamente com os elementos decorativos do ambiente. Neste caso, a luminária foi posicionada para que a faixa amarela da parede, que também combinou com os móveis, simulasse uma luz.

 

Faixa neon.
Fonte: Pinterest

 

Por outro lado, para dar um toque descontraído e quebrar a seriedade de uma parede pintada de cor escura, o quarto adolescente ganhou uma faixa neon.

 

Parede com flores desenhadas.
Fonte: Pinterest

 

Repare que os modelos de paredes pintadas com fita possuem linhas retas. Porém, nada te impede de misturar diferentes estilos. Por exemplo, fazer uma faixa dividindo os cômodos integrados que possuem paredes desenhadas.

 

 

Quarto de bebê.
Fonte: Pinterest

 

Além disso, nesse caso, os moradores optaram por deixar o espaço da fita em branco. Isso reforça o desenho e ressalta a divisória dos espaços.

 

 

 

 

Parede pintada de cinza

Flores na parede.
Fonte: Pinterest

 

Apesar de ser sério, o cinza é uma cor bastante versátil. Neste caso, por exemplo, o desenho da parede ajudou a reforçar a única coisa colorida que há no cômodo: as plantas.

 

Quarto com cores neutras.
Fonte: Pinterest

 

Além disso, é uma ótima cor para quarto infantil. Principalmente quando os pais preferem esperar até o nascimento para saber o sexo do bebê.

 

Quarto com parede pintada criativa

 

Quarto de casal.
Fonte: Pinterest

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

O quarto do casal é um espaço íntimo e que deve ser acolhedor. Por isso, escolher um tom que seja de agrado dos dois é muito importante.

A técnica do degradê na parede pintada pode ser feito com o próprio pincel e/ou rolo. Ao final desta série, você verá um vídeo explicando como fazer.

 

Quarto de menina com Parede pintada.
Fonte: Pinterest

 

Ademais, uma parede pintada criativa pode simular uma cabeceira de cama e ajudar a preencher esse espaço.

 

Cama de casal amarela.
Fonte: Pinterest

 

Por outro lado, que tal complementar a cabeceira? Você pode usar a mesma cor ou outra totalmente oposta para dar destaque.

 

 

 

 

Quarto infantil com parede criativa

 

Parede pintada com animais.
Fonte: Pinterest

 

Pintar um quarto infantil não é fácil. Afinal, o desenho deve ser ter a cara do pequeno morador e, ao mesmo tempo, instigar a imaginação e a criatividade.

 

Desenho de montanha na parede.
Fonte: Pinterest

 

Além disso, o desenho escolhido para a parede pintada pode ajudar no humor. Por exemplo, crianças muito agitadas que demoram para dormir precisam de um quarto com aspecto calmo, sem cores vibrantes.

 

Quarto de menina com frase.
Fonte: Pinterest

 

Já pensou em colocar na parede do quarto infantil uma frase, uma oração ou algo que proporcione bem-estar? Na fase adolescente, a melhor opção é deixar que ela mesma escolha o que quer registrar.

 

Parede pintada com flores coloridas.
Fonte: Pinterest

 

Um quarto colorido é sinônimo de alegria pura. Portanto, esse é o espaço perfeito para ter uma parede pintada que combine com os móveis. Isso cria harmonia no ambiente.

 

 

 

 

Hall de entrada colorido

 

Decoração colorida no hall de entrada.
Fonte: Pinterest

 

Dizem que a primeira impressão é a que fica. Por isso, o hall de entrada precisa mostrar qual a aura do espaço, ou seja, ter a cara dos moradores. Para isso, não é preciso ter uma mobília caríssima, apenas um pouco de tinta e criatividade para ter uma parede pintada.

 

Hall de entrada.
Fonte: Pinterest

 

Além disso, é preciso ter em mente que não há problema em misturar cores. Porém, é preciso saber escolher os tons certos para que não fique cansativo visualmente.

Por isso, antes de comprar as tintas, faça testes de combinações na loja.

 

Parede com plantas.
Fonte: Pinterest

 

Seja no interior ou exterior, quem ser a sua frase ficará marcada com ela.

 

 

Sala de estar com parede criativa

 

Sala de estar azul e rosa.
Fonte: Pinterest

 

Você não precisar pintar uma parede inteira para ter um ambiente diferente. Aqui, foi feito uma espécie de mural que dá vida e personalidade à sala de estar. Além disso, para complementar, é possível adicionar itens decorativos.

 

Sala de estar.
Fonte: Pinterest

 

Criar um fundo para expor seu gosto e suas memórias na sala de estar é uma ótima oportunidade para dar cor de forma que ela não seja o centro das atenções, mas sim o que há em seu meio.

 

 

Home office, lavanderia e banheiro com parede pintada

 

Parede pintada em branco e preto.
Fonte: Pinterest

 

Quem trabalha usando a criatividade sabe o quanto um ambiente inspirador faz a diferença. Portanto, aproveite seu escritório particular para ter uma parede pintada do seu jeito.

 

Lavanderia colorida.
Fonte: Pinterest

 

E que tal ter uma lavanderia diferenciada? Ao invés dos tradicionais tons neutros, os moradores investiram em cores vibrantes para dar um toque de alegria.

 

Banheiro grande.
Fonte: Pinterest

 

Por fim, a parede do banheiro também pode ser uma tela em branco para sua imaginação e criatividade.

 

 

Conclusão

 

Ter uma parede pintada não é uma missão tão difícil assim. Afinal, é possível utilizar técnicas de DIY sem ter que gastar muito.

Além disso, são diversos desenhos e cores para se inspirar.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes