Planta natural, preservada e permanente: diferenças e fotos
Após saber qual a diferença, veja uma série de fotos com diferentes tipos de plantas para saber diferenciá-las
Qual o melhor tipo de planta para decorar a sala de estar? E a cozinha, a varanda e o quarto? São tantas opções e espécies que as vezes é difícil escolher entre planta natural, preservada e permanente.
Na verdade, o que irá pautar essa escolha são apenas dois fatores: recursos financeiros e tempo de cuidado. Porém, para isso é preciso conhecer esses três tipos.
Por isso, fizemos este especial falando sobre cada uma delas, suas diferenças e semelhanças. Além disso, são várias fotos para que você possa comparar.
No final, com certeza você já terá sua escolha pronta. Então, boa leitura!
Qual a diferença entre planta natural, preservada e permanente?
A planta natural todos já sabemos como é. São as plantas vivas que precisam de cuidados para se manterem lindas e são, em sua maioria, utilizadas na decoração da área externa por precisar de sol e água para viver.
Por outro lado, a planta preservada é quando a planta viva passa por um processo químico no qual a deixa preservada. Assim, não é preciso nenhum cuidado pois ela não crescerá mais e ficará com as mesmas características da planta natural.
Por fim, a planta permanente são as famosas artificiais. Feitas de plástico ou borracha, elas são cópias de plantas naturais. Desta forma, também não precisam de cuidados. Mas, vale destacar que a textura será diferente.
Se ainda ficou alguma dúvida sobre algumas delas, não se preocupe. Vamos falar sobre elas de forma separada.
- Você também pode gostar Como usar vaso na decoração: 18 fotos inspiradoras
Planta natural
- Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News
Para quem gosta do perfume do campo e adora ver uma vida nascer sob os próprios cuidados, a planta natural é a melhor opção.
Elas são 100% do que a natureza nos oferece. Por isso, são delicadas e precisam de cuidados, muitas vezes diários, para sobreviverem.
Além disso, costuma ser sazonal. Ou seja, ela fica ainda mais bonita em determinada época do ano. Esta é uma das principais diferenças quando comparada à planta preservada. Afinal, esta última permanece estática em todas as estações.
- Veja também Plantas para varanda: espécies para ambientes com ou sem sol
Vantagens da planta natural
Esse presente da mãe natureza oferece não somente beleza e perfume, mas outras diversas vantagens. Por isso, listamos as principais:
- Umidificam o ar
- Purificam o ar
- Algumas podem ser utilizadas na produção de chás
- Filtram as energias negativas do ambiente
- Pode minimizar alergias
- Transmitir a sensação de relaxamento
Porém, por precisarem de bastante cuidado, é preciso colocá-la em um espaço que bata sol pelo menos durante um período do dia. Então, não há lugar melhor para abrigá-las do que no quintal, na varanda ou no jardim externo.
- Não perca Plantas para varanda: espécies para ambientes com ou sem sol
Planta Preservada
Se você quer uma decoração com plantas naturais mas não tem tempo nem espaço para cultivá-las em casa, a melhor opção para transformar seu espaço é a planta preservada.
Basicamente, ela é uma planta natural que passa por um tratamento químico no qual a deixa bonita de forma permanente.
Esse procedimento envolve a desidratação da planta e, em seguida, a adição de produtos químicos. Por isso, a planta consegue manter a mesma textura, movimento e formato.
Ou seja, elas substituem as plantas vivas por algo que não precisará de luz ou água mas que irá proporcionar a mesma beleza no espaço.
- Confira Jardim de inverno: saiba o que é e aprenda a decorar o seu
Vantagens da planta preservada
Por não ser uma planta natural ou viva, ela reduz todo o trabalho necessário para mantê-la viva. Assim, separamos uma lista de todas as vantagens de adicionar uma planta preservada na decoração:
- Não precisa ser regada
- É livre de pragas
- Não precisa podar
- Não precisa de luz natural
- É resistente a diferentes temperaturas
Como resultado, é a opção perfeita para escritório, hotel, empresa e outros lugares que ficam fechado e possuem ar-condicionado.
- Você também pode gostar Plantas para banheiro: 10 espécies para arrasar na decoração
Planta permanente
Se você não tem tempo para cuidar de plantas naturais mas não abre mão do espaço verde dentro de casa e quer economizar na decoração, a planta permanente é a melhor opção.
Empresas estão cada vez mais próximas de um design que pareça ainda mais com a planta natural. Por isso, são ótimas opções para ter um toque colorido dentre de casa com aparência vistosa e sempre bonita.
Por serem artificiais, são feitas de borracha, plástico ou silicone. Porém, a aparência da planta permanente também oferece a sensação de bem-estar a quem frequenta o espaço decorado.
- Veja ainda Plantas pendentes: o que são, como cuidar e onde colocar
Vantagens da planta permanente
É impossível ir a uma loja de 1,99 e não encontrar nenhuma opção de planta artificial. Por isso, esta é uma das principais vantagens, além de não precisar de cuidados. Mas, você sabia que ela é muito mais do que isso?
Como resultado, fizemos uma lista das vantagens de ter uma planta permanente na decoração:
- Não precisa de luz natural
- Não precisa ser regada
- Sempre estará com a mesma aparência
- Não precisa de adubo
- Tem alta durabilidade
- Preço acessível
Sendo assim, é perfeita para decorar qualquer cômodo da casa, seja interno ou externo. Basta usar a criatividade e construir uma área verde.
Fotos de plantas naturais, preservadas e permanentes
Por fim, separamos algumas fotos desses diferentes tipos de planta para você tentar adivinhar quais são. Mas, atenção! A resposta estará logo abaixo da foto. Então, dê seu palpite antes de rolar a página para baixo, combinado?
Este lindo canto verde é formado por plantas naturais! O tom sobre tom das folhagens com a parede trouxe textura e vivacidade ao ambiente. Além disso, veja ainda a cor do ano 2022 de acordo com a Suvinil.
Aposto que você chutou que a planta acima era natural. Porém, é uma planta preservada. A condição um pouco maior do que a altura da sala de estar reforça ainda mais a sensação de uma planta natural.
Se você estava esperando uma planta super “de mentira” para sugerir que fosse permanente, está muito enganada! Este jardim móvel possui apenas plantas artificiais.
As folhagens naturais tornaram essa varanda um local ainda mais aconchegante, não é mesmo?
Para um jardim vertical, é importante misturar diferentes espécies de plantas preservadas para dar contraste.
Por outro lado, essa varanda possui apenas plantas preservadas.
Para dar um toque natural à decoração, as plantas preservadas foram cortadas em diferentes tamanhos.
Para inovar na decoração, que tal uma mistura de vasos e espécies de plantas naturais?
Se você é amante do estilo industrial, vale a pena incrementar a decoração com nichos e plantas permanentes.
Por outro lado, o jardim vertical é uma excelente opção para dar contraste na parede de cimento queimado.
Esta última imagem é de vasos com plantas permanentes. E aí, acertou quantas?
Conclusão
Aparentemente não existem muitas diferenças entre as plantas naturais, preservadas e permanentes. O que vai mudar são as texturas, cuidados e, com certeza, os preços.
Portanto, analise seu orçamento e veja qual melhor custo-benefício e qual irá se encaixar melhor na decoração da sua casa!