Plantas para banheiro: 10 espécies para arrasar na decoração

Samambaia, Orquídea, Hera e Planta-mosaico. Conheça essas e muitas outras plantas para banheiro para fazer uma decoração natural!

- Continue depois da Publicidade -

Muita gente tem dúvida em relação aos artigos decorativos que podem ser usados no banheiro ou no lavabo. Afinal, vários objetos podem ficar deformados ou estragarem devido a alta umidade destes cômodos. Então, por que não utilizar uma decoração natural e que se adapte e até goste deste clima úmido? Pensando nisso, elaboramos este especial com 10 plantas para banheiro.

Afinal, não são todas as espécies que sobrevivem bem a este espaço. Algumas precisam de um pouco mais de luz natural ou ventilação.

Mas, não se preocupe! Aqui você verá espécies grandes, pequenas, de folhagens e flores para decorar e dar um toque de vida ao espaço. Além disso, trouxemos fotos lindas e inspiradoras para copiar e arrasar na decoração.

 

 

Bambu da sorte

 

- Continue depois da Publicidade -

Plantas para banheiro pequenas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

- Continue depois da Publicidade -

Em primeiro lugar, apresentamos o Bambu da Sorte. Esta planta para banheiro sobrevive super bem na sombra, apenas com uma iluminação indireta. Além disso, é fácil de cuidar. As regas devem ser feitas semanalmente em períodos frios. E quando quente, basta borrifar um pouco de água a cada dois dias. Afinal, esta espécie não gosta muito de solos encharcados.

Outro ponto que irá te convencer a colocar o Bambu da Sorte na decoração do seu banheiro é a sua beleza. O caule costuma formar desenhos lindos. Então, o ideal é colocá-la em vasos em que esse caules fiquem visíveis. Como resultado, esta planta para banheiro chamará atenção na decoração do cômodo.

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

- Continue depois da Publicidade -

Samambaia

 

Samambaias na prateleira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

A Samambaia é uma das plantas pendentes mais famosas no Brasil. E isso de deve a duas principais características: a resistência dela a locais onde quase não há luz natural e a facilidade no cuidado. Assim como no Bambu da Sorte, as regas da Samambaia devem ser feitas uma vez na semana sem deixar o solo encharcado.

Por se tratar de uma planta onde as folhas possuem caimento, o ideal é pendurá-las no teto ou colocá-las em alguma prateleira e até mesmo no canto da pia. Assim, formará uma cascata de folhas com verdes bem vivos. Por outro lado, para um toque ainda mais sofisticado e tornar o banho ainda mais tranquilo, que tal um jardim vertical dentro do box?

 

Você também pode gostar:

 

Avenca

 

Vaso de avenca.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Embora não seja muito comum, você precisa conhecer esta planta para banheiro. A Avenca é uma espécie pequena que pode ser colocada em um pequeno vaso na pia. Ela gosta bastante de umidade e não sente nenhuma falta de luz natural, por isso é perfeita para decoração deste cômodo. Por gostar de água, ela precisa de um cuidado mais atento. Como resultado, as regas devem ser feitas a cada dois dias.

Para dar um toque especial na decoração, aposte em vasos que combinem com o estilo do ambiente, seja ele minimalista, rústico ou industrial. Assim, além de natural, ele estará harmônico.

 

  • Spa caseiro: 10 truques para transformar seu banheiro em um spa em casa!

 

Bromélia

 

 

Jardim com plantas para banheiro.
Fonte: Reprodução/Pinterest

As Bromélias são plantas muito cultivadas em jardins de inverno e poucas vezes a vemos em uma área externa, como no quintal. Isso porque o sol pode queimar suas folhas. Desta forma, o ambiente ideal para esta espécie é em um local com iluminação indireta.

Além disso, ela é uma planta baixa e que costuma ser larga. Como resultado, na hora de decorar o banheiro, o ideal é fazer um jardim embaixo da pia. E para decorar, as próprias folhas e flores ficam encarregadas deste papel. A única dica é fazer uma superfície clara para dar ênfase as cores marcantes da Bromélia.

 

Veja também:

 

Orquídea

 

Orquídea amarela.
Fonte: Reprodução/Pinterest

As Orquídeas são super cobiçadas e versáteis. Afinal, as flores com cores fortes podem servir de decoração para qualquer cômodo, inclusive na cozinha e na sala de estar. São várias tonalidades que você pode escolher de acordo com o seu gosto.

Em relação aos cuidados, é importante que não a regue pelas flores pois são muito delicadas. A rega deve ser feita a cada três dias pois a umidade do banheiro ajuda a controlar essa frequência.

Além disso, na hora de decorar aposte em locais onde elas ficarão bem visíveis. Por exemplo, ao lado da pia.

 

Não perca:

 

Planta Aranha

 

Planta aranha.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, se você estava preocupada pois seu banheiro bate bastante sol e até agora não havia nenhuma espécie para este ambiente, chegou a sua hora! A Planta Aranha é uma espécie que vive bem tanto com iluminação direta quanto indireta.

Porém, ela gosta de bastante água. Como resultado, esta planta para banheiro precisa ser regada em dias intercalados para manter a terra sempre úmida.

Por trata-se de uma espécie pequena/média, ela pode ser cultivada em vasos em cima do armário, da pia ou de alguma prateleira.

 

 

Planta-mosaico

 

Plantas coloridas para banheiro.
Fonte: Reprodução/Pinterest

O nome representa exatamente o que faz desta planta para banheiro uma das opções mais bonitas na decoração. Afinal, o festival de cores e desenhos das folhas fazem da Planta-mosaico uma atração e tanto.

Para que ela mantenha suas cores vivas é preciso que não fique exposta diretamente ao sol e que jamais fique seca. Portanto, toda vez que você for tomar banho, vale a pena colocar um pouquinho de água no vaso.

Ao contrário das outras espécies, a Planta-mosaico pode ser colocada em um vaso no chão. Por exemplo, embaixo da pia ou do lado do vaso sanitário.

 

Você também pode gostar:

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

 

Rhipsalis

 

Plantas para banheiro pequenas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, se você não tiver muito tempo de cuidar das suas plantas para banheiro, aposte em uma que seja mais resistente e que não exija muitos cuidados. Como resultado, uma excelente opção é a Rhipsalis!

A rega desta espécie deve ser feita uma vez na semana ou sempre o solo estiver seco. Caso passe uma semana e solo ainda estiver úmido, não regue. Além disso, consegue se adaptar a ambientes sem luz e com temperatura amena.

Para decorar, invista em vasos em cima da pia. A vaso artesanal de cerâmica é uma ótima opção para destacar as folhas verde-escuras.

 

Veja ainda:

 

Hera

 

Plantas para banheiro suspensa.
Fonte: Reprodução/Pinterest

A Hera é mais uma das plantas para banheiro que é pendente. As folhas grandes verde-escuras ficam lindas quando contrastadas em espaços de cores neutras claras. Em relação aos cuidados, é preciso avaliar a necessidade de rega de acordo com o clima. Por exemplo, no verão ela deve ser feita a cada dois dias. Por outro lado, em épocas mais frias, o espaçamento pode chegar até a uma vez por semana.

Esta planta pendente, quanto mais alta ela estiver decorando seu banheiro, mais bonita ficará. Além disso, quanto mais baixa, mais vezes você precisará podar.

 

 

Zamioculca

 

Vaso médio de Zimioculca.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre a Zamioculca. Mas, você precisa saber que esta é uma das plantas para banheiro mais resistentes. Afinal, ela adora umidade e não gosta de sol. Os ramos compridos fazem dela uma excelente opção para decorar a pia do banheiro ou lavabo.

As folhas são escuras, portanto, para dar destaque na decoração, o ideal é colocá-la em um vaso branco ou que seja claro.

 

 

Galeria + dicas de decoração

 

Para te ajudar na inspiração com mais exemplos de plantas para banheiro, selecionamos algumas imagens para que você possa copiar. Como resultado, você terá uma decoração digna de Pinterest!

 

Orquídea branca.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Se a parede do seu banheiro já é decorada. Ou seja, possui algum desenho ou textura, cuidado com o uso de plantas exagerado. O ideal, neste caso, é apostar em uma planta que não cubra totalmente a parede. Desta forma, a espécie irá apenas incrementar a decoração e não atrapalhar.

 

Planta para banheiro suspensa.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Uma excelente opção para manter a organização da pia, é apostar nos cestos. Nele, você pode colocar os itens de higiene como sabonete, por exemplo, e até o vaso de plantas.

 

Pia dupla.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

A samambaia é um tipo de planta para banheiro que cresce bastante. Por isso, as podas precisam ser regulares. Como resultado, tomando os devidos cuidados, ela pode ser colocada na bancada da pia, no chão ou até suspensa.

 

Decoração rústica com samambaia.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O Bambu da Sorte é uma planta para banheiro super delicada. Por isso, você pode adicionar vários vasos em um único cômodo. Além disso, que tal incrementar a decoração com fotos?

 

Muitos vasos com planta para banheiro.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

A escada tem sido reutilizada para muitas coisas, seja para organizar os livros ou para fazer prateleiras no banheiro. Por isso, uma versão diferenciada e que vai tornar sua decoração mais delicada é adicionando cestos com itens decorativos e de higiene.

 

Prateleira na escada.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Misturando as espécies

 

Se você está na dúvida sobre qual planta para banheiro escolher, não se preocupe! Com cautela, é possível misturar diferentes espécies em um único espaço. Além disso, para manter a ordem na decoração, invista em vasos que estejam na mesma paleta de cores. Aliás, o dourado era uma tendência na decoração dos anos 80 que voltou com tudo!

 

Vasos em vários lugares.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Uma alternativa para quem tem pias pequenas, onde não cabem qualquer tipo de planta, são as prateleiras! Basta escolher um design que combine com seu estilo e decorar sem medo.

 

Plantas na prateleira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Que tal um jardim vertical que também é um modelo de moldura para o espelho? Esta decoração trará um toque ainda mais natural ao ambiente. Como resultado, o banho será ainda mais relaxante.

 

  • Veja também nossos artigos sobre banheira! Além disso, tem um exclusivo sobre banheiras pequenas com modelos que cabem no seu banheiro!

 

Jardim como moldura.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

No início deste artigo, trouxemos uma proposta de usar a Bromélia como uma planta para banheiro que pode ser colocada em um jardim embaixo da pia. Agora, apresentamos uma ideia diferente para sua decoração: colocá-la em um vaso na pia. Desta forma, você poderá usar o espaço embaixo da pia para colocar outra espécie.

 

Bromélia na pia.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Vídeos de plantas para banheiro

 

Por fim, separamos uma série de vídeos do TikTok sobre essas plantas que falamos. Além disso, tem também dicas de decoração com plantas para banheiro para você se inspirar!

 

@planteoficial

#samambaia #planteoficial #plantastiktok #dicasdecasa #alergias #umidificador #natural

♬ som original – moradadoscanyons

@arqbrunamiranda

Lavabo Delicado #arquitetura

♬ You Got It – Vedo

 

@arqlarissaprando

PLANTAS PARA APARTAMENTOS OU AMBIENTES MAIS FECHADOS! ♥️

♬ som original – Arquiteta Larissa Prando

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes