Sapateira: 45 modelos criativos para organizar os calçados

Veja diferentes estilos para fazer sua própria sapateira, além de excelentes ideias de como organizar seus calçados de forma criativa.

Uma casa organizada é capaz de transmitir a sensação de calma, conforto e tranquilidade. Especialmente quando se trata de roupas e sapatos, achar uma peça de forma rápida e ágil poupa tempo e muita paciência. Então, para te ajudar a manter a ordem, pelo menos dos sapatos, considere ter uma sapateira em algum cômodo da casa.

Nesse sentido, são diversos modelos, cores e lugares estratégicos para colocá-la. Neste caso, usar a criatividade é o primeiro passo para deixar tudo em um lugar que seja de fácil acesso e que não dificulte a procura. Por isso, o Fashion Bubbles trouxe 45 modelos criativos para você organizar seus calçados.

Por que ter uma sapateira?

A sapateira mantém a ordem dos calçados e auxilia na organização do cômodo. Além disso, ela pode aumentar a vida útil dos seus sapatos.

Closet com sapateira. Fonte: Pinterest

Porém, se o seu receio for decoração, não se preocupe. Isso porque a versatilidade de modelos, tamanhos e cores se encaixam em diversos estilos. Outro ponto interessante é que a sapateira pode ser utilizada em diversos ambientes da casa.

Sapateira com arara no hall. Fonte: Pinterest

Ademais, a estrutura dela pode ocupar pouco espaço no cômodo, dependendo da sua vontade e necessidade. Ela também é multifuncional, ou seja, conforme seu design é possível guardar nela outros itens, além dos sapatos.

#actampads1#
Sapateira branca discreta. Fonte: Pinterest
  • Ao mesmo tempo, leia Suculentas – como cuidar, quais os tipos e 70 fotos de inspiração

Pode colocar sapateira na sala?

A resposta é sim, você pode ter uma na sua sala! A sapateira pode ser um móvel extremamente criativo e versátil, se encaixando em diversos cômodos.

Sapateira centopeia com decorações ao redor. Fonte: Pinterest

Utilizada principalmente no hall de entrada, deve ser pensada discretamente nesses ambientes. Ela pode ser inserida na decoração em bancos, puffs, e versões menores apenas para guardar poucos sapatos. Confira abaixo mais sobre essas ideias!

Sapateira integrada

Em primeiro lugar, se você prefere um estilo de decoração minimalista onde tudo fique bem guardado, sem poluir a visão do ambiente, a versão escondida é a melhor opção. Por exemplo, seja embaixo da escada, da cama ou até mesmo em um armário, uma sapateira fechada diminui o acúmulo de poeira nos calçados.

Sapateira em móvel no pé da cama. Fonte: Pinterest

Então, com planejamento, é possível usar os espaços de sobra para projetar esse móvel sob medida, que se encaixe perfeitamente no lugar disponível.

#actampads1#

Espelho

Você já imaginou esconder seus sapatos com um espelho? Pois é, além de organizar seus calçados, um móvel assim também confere amplitude ao ambiente e a sapateira discreta. Além disso, o espelho te ajuda na hora de visualizar o look com a peça armazenada ali.

Sapateira com espelho. Fonte: Pinterest

Confira mais um exemplo com espelho!

Armário com porta de espelho. Fonte: Pinterest
  • Em seguida, leia Quarto de casal – 58 ideias para transformar seu cantinho

Cama

Outra alternativa interessante é utilizar o espaço embaixo da cama para fazer uma sapateira!

Sapateira embaixo da cama. Fonte: Pinterest

Escada

Então, com planejamento, é possível usar os espaços de sobra para projetar uma sapateira sob medida que se encaixe perfeitamente no lugar disponível. A escada é uma ótima alternativa.

#actampads1#
Sapateira inserida em uma escada. Fonte: Pinterest

Confira mais uma ideia!

Sapateira embutida na escada. Fonte: Instagram

Portas

Se você fica com a porta do quarto aberta, certamente ninguém no cômodo saberá que você possui uma sapateira suspensa atrás dela. Além disso, o ambiente estará sempre organizado.

Sapateira atrás da porta. Fonte: Pinterest

Pequenos espaços vazios

Mas, se você possui algumas prateleiras sem uso no quarto, que tal transformá-las em uma sapateira? Para deixar o local ainda mais organizado, coloque caixas iguais com uma foto do modelo do lado de fora. Como resultado, não será necessário abrir caixa por caixa para saber onde está o que você deseja.

Prateleiras com caixas de sapato. Fonte: Pinterest

Além disso, se você acha muito trabalhoso abrir cada caixa, faça uma espécie de varal dentro da área disponível e apenas o cubra com uma cortina. Para isso, as cores neutras são as mais indicadas por serem discretas.

#actampads1#
Sapateira em varal. Fonte: Pinterest

Bancos e puffs

O espaço aberto dentro do puff foi utilizado para colocar uma divisória de sapatos. Como resultado, cada pé ficou individualmente embalado.

Sapateira dentro de puff. Fonte: Pinterest

Veja só como ficou esse banco com prateleiras embaixo!

Sapateira inserida em um banco. Fonte: Instagram

Por outro lado, o design deste banco, que também é baú, permitiu a colocada de divisórias em seu interior. Como resultado, há uma sapateira escondida e integrada ao móvel.

Sapateira em um baú. Fonte: Pinterest

Confira mais um exemplo!

#actampads1#
Sapateira integrada em banco moderno. Fonte: Instagram

Mais modelos de bancos com sapateiras integradas!

Banco com sapateira colocados no hall de entrada. Fonte: Instagram

Já este modelo, tem até gavetas!

Banco branco com sapateira. Fonte: Instagram

Enquanto este banco tem uma proposta mais sóbria.

Banco marrom com sapateira. Fonte: Instagram

Veja só outro modelo com a mesma proposta! Ele é perfeito para uma sala ou hall de entrada.

#actampads1#
Foto: Pinterest

Relacionadas

Na sequência, outras três sapateiras nesse estilo para você se inspirar!

Related Post

Armários

O clássico também deve ser utilizado. Assim, este armário, conhecido como depósito de arquivos, foi transformado em uma sapateira. Porém, este modelo serve apenas para calçados sem salto e de cano curto.

Armário branco com sapateiras. Fonte: Pinterest

Assim, como no exemplo anterior, este pequeno móvel possui três tipos de divisórias em cada porta. Como resultado, os sapatos baixos ficam na parte superior, os médios, na parte do meio e os altos na parte de baixo.

Armário branco com três tipos de divisórias de sapateiras. Fonte: Pinterest

Por ser uma cor discreta, um móvel preto pode ser usado para guardar sapatos sem chamar muita atenção. Além disso, a parte de cima ainda é aproveitada para colocar livros, plantas ou outros objetos decorativos.

Armário preto usado como sapateira. Fonte: Pinterest

Sapateira criativa

Por outro lado, o estilo “faça você mesmo” tem ganhado destaque nas decorações de casas e apartamentos. Agora, você poderá fazer a própria sapateira, saída perfeita para transmitir a personalidade dos moradores.

Uma das ideias é confeccionar sua própria sapateira giratória. Confira um vídeo sobre como fazer a sua!

Fonte: YouTube @CasadeVerdade

Esse lado criativo é aflorado, principalmente, por meio da reutilização de algum material que você já tenha em casa e que está sem uso. Uma dica para dar vivacidade e alegria ao ambiente é colocar um toque de cor no móvel.

Aposte em cestos como uma sapateira é uma alternativa mais simples, mas muito charmosa.

Cestos pendurados em escada usados para armazenar calçados. Fonte: Pinterest

Assim, é possível transformar aquela escada que está sem uso em uma sapateira. Por outro lado, esta opção serve apenas para acomodar sapatos de salto.

Escada com saltos pendurados. Fonte: Pinterest

Uma boa ideia é colocar algumas prateleiras em um encontro de paredes.

Prateleiras brancas para armazenar sapatos na quina de uma parede. Fonte: Pinterest

Um jeito simples e minimalista para fazer uma sapateira é usando apenas um caixote, algumas cordas e muita criatividade.

Sapateira feita de caixote e corda. Fonte: Pinterest

Este modelo elaborado, embora pareça comum, possui um truque na hora de planejar um móvel: uma gaveta na parte superior para colocar as meias.

Sapateira branca com gaveta. Fonte: Pinterest

Concreto

Nesse estilo de “faça você mesmo”, uma ideia é confeccionar seu próprio banco com concreto e utilizá-lo também para armazenar seus calçados. Veja só!

Sapateira de concreto. Fonte: Pinterest

Cabide

Essa sapateira é feita apenas com cabides e prateleiras de madeira. E, para dar cor ao local, há apenas alguns detalhes amarelos que transmitem alegria. Mas você pode abusar da criatividade e pintar da cor que preferir.

Prateleiras de madeira com cabide armazenam calçados. Fonte: Pinterest

Veja só que incrível essa sapateira cujas prateleiras são cabides!

Sapateira com prateleiras de cabide. Fonte: Pinterest
  • Ao mesmo tempo, leia Decoração LGBTQIA+ – 25 ideias de como decorar ambientes com as cores da bandeira

Madeira Rústica

Neste caso, a sapateira feita de madeira rústica combina com piso o do cômodo. Como resultado, a decoração fica mais rica em detalhes. Pode ainda ser uma ótima dica de decoração para apartamento pequeno para homens.

Sapateira feita de madeira rústica. Fonte: Pinterest

Já este modelo com madeira rústica é ideal para apartamento pequeno.

Móvel de prateleiras de madeira rústica. Fonte: Instagram

Reaproveite paletes e crie móveis incríveis.

Sapateiras feitas de palete. Foto: Instagram

Canos

Se você costuma tirar os sapatos ao entrar em casa, vale a pena utilizar canos antigos e transformá-los em uma pequena sapateira ao lado da porta. Assim, evita que os sapatos fiquem espalhados pela área de entrada.

Prateleiras para colocar sapatos, feitas a partir de canos. Fonte: Pinterest

Além disso, com cano de PVC é possível fazer muito mais do que o encanamento de uma casa. Com criatividade, dá para criar diversas figuras geométricas na parede para organizar os sapatos.

Canos de PVC em losango armazenando calçados. Fonte: Pinterest

Você pode dispôr os canos da forma como preferir.

Canos de PVC armazenando calçados. Fonte: Instagram
  • Ao mesmo tempo, leia Decoração com plantas – como escolher e cuidar das plantas em casa + 38 fotos de inspiração para entrar na tendência da selva urbana

Sapateira exposta

Por fim, se você gosta de expor sua coleção de calçados, vale apostar em um modelo de sapateira aberta. Esta alternativa facilita na hora de pegar ou guardar algum calçado. Além disso, contribui com a decoração do cômodo.

Embora seja simples, este modelo de sapateira, onde os pares de sapatos ficam expostos e separados, cumpre a função de coração de todo o ambiente. Por fim, para destacar a área, inclua uma iluminação de LED nas pequenas prateleiras.

Prateleiras com tênis expostos. Fonte: Pinterest

Quem é colecionador profissional de sapatos, certamente irá gostar desta opção. Nesse sentido, use a mesma medida de profundidade de um guarda-roupa e crie duas paredes com portas de correr. Assim, como resultado, haverá o dobro de espaço para os calçados.

Closet com prateleiras em formato de quadrados. Fonte: Pinterest
  • Confira também CASACOR SP 2023 – tendências de decoração, cores, fotos dos ambientes, arquitetos e tudo sobre a edição

Sapateira: conclusão

Portanto, as sapateiras são indispensáveis para organizar seus calçados e preservar a vida útil deles. Além disso, elas podem integrar a decoração de diversos cômodos. Ademais, pode ser de um modelo convencional ou ser feita com muita criatividade! Então, se você quiser saber mais sobre decoração, confira nossa categoria.

  • Por fim, leia Porcelanato – quais os tipos do revestimento e 25 fotos com dicas de decoração

Atualizado e editado por Luiza Mazon.

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital e Especialização em Saúde pôde se aperfeiçoar na redação de artigos para blogs com embasamento científico e unir a experiência da profissão com sua paixão: a escrita.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais