Teto colorido: 20 ideias para decorar o lar usando tinta

Saiba qual a cor ideal para pintar o teto, dicas de pintura e ainda +20 modelos de teto colorido para sala, quarto, cozinha e hall de entrada

  • 35
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

A tinta é uma ferramenta capaz de transformar completamente a decoração de uma casa, independente do cômodo. Porém, grande parte das pessoas tem medo de abusar de cores muito chamativas e acabar enjoando com facilidade. Uma alternativa para isso é ter um teto colorido!

Por não ocupar completamente nosso campo visual, como a parede, por exemplo, a área fica muito mais difícil de ser cansativa visualmente. Além disso, transmite a ideia de moradores criativos, antenados e cheios de personalidade.

Neste artigo você tirará suas dúvidas como qual a melhor cor para pintar o teto e como fazer essa pintura. E claro que não pode faltar várias inspirações de teto colorido para copiar!

 

Qual a melhor cor para pintar o teto?

- Continue depois da Publicidade -

Chão e móveis de madeira.
Apartamento pequeno com teto azul claro. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Em primeiro lugar, escolha um tipo de decoração que mais se encaixe com a sua personalidade. A partir daí será mais fácil definir a paleta de cores para os diferentes ambiente da casa. Por isso, a melhor cor para pintar o teto vai depender de cada um.

- Continue depois da Publicidade -

Se as paredes do cômodo forem claras ou neutras é possível escolher basicamente qualquer cor para pintar o teto. Por outro lado, se já existem elementos chamativos espalhados pelo cômodo, como um sofá colorido, por exemplo, é super importante que esses elementos combinem.

Afinal, um teto laranja e um sofá verde limão não parecem ficar harmônicos, não é mesmo? Mas, se você já tem um sofá verde limão, ao invés de comprar outro móvel é muito mais barato comprar uma tinta que entre nessa paleta de cores. Por exemplo, usando um verde de outro tom.

Por isso, para não cometer este erro, planeje. Antes de construir, reformar ou decorar um ambiente peça ajuda a um profissional para pensar em diferentes possibilidades de combinação de cores e distribuição dos móveis.

- Continue depois da Publicidade -

Com certeza duas cabeças pensam melhor do que uma. Como resultado, seu ambiente ficará colorido, criativo e super aconchegante!

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Como pintar teto colorido?

Quarto cinza e amarelo.
Faixa amarela em meio ao cinza da parede ao teto. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Em relação ao design, existem diversas formas de ter um teto colorido. Por exemplo, pintando-o de uma cor única ou várias, fazendo desenhos e até formatos geométricos. Nesta etapa, quem manda é a criatividade e a imaginação.

Se você ainda não decidiu qual modelo de teto colorido quer, não se preocupe. Ao longo deste artigo você verá diferentes versões para se inspirar e escolher!

Já na parte prática, você vai precisar de uma escada de um rolo de pintura com cabo bem cumprido. Outro ponto que não podemos esquecer é de forrar o chão para que não fique manchas de tinta.

 

  • Veja também: Crie sua própria parede geométrica em apenas alguns passos simples +25 fotos criativas!

 

Teto colorido sala

A sala é um lugar para relaxar e se divertir enquanto recebe visitas ou assiste televisão, não é mesmo? Por isso, o ideal é apostar em cores mais aconchegantes neste ambiente. O tons terrosos são capazes de oferecer essa sensação.

 

Teto marrom com luminária.
Sala de estar com teto marrom. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Que tal criar uma espécie de moldura para o próprio teto? Esse conceito dá ainda mais destaque ao teto colorido. Para isso, basta fazer uma faixa em cada uma das paredes que cercam o teto. Tome cuidado para que fique bem alinhado, ok?

 

Teto laranja e sofá cinza.
Teto colorido com parede branca. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Você também pode gostar:

 

Combinação de cores de parede e teto

 

Lembra que falamos no início do artigo sobre a melhor cor para pintar o teto? A opção adotada pelos moradores foi escolher duas cores neutras para a parede, o branco e o preto, e a cor marcante no teto.

Casa preta, branca e amarela.
Amarelo é a cor de destaque em meio ao preto e branco. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

A arquitetura clássica tem como característica desenhos em gesso e em outros revestimentos. E para acentuar esse estilo, o casal decidiu dar cor ao teto. A combinação com o cinza transmite a ideia da junção entre a seriedade e a delicadeza.

 

Teto colorido clássico.
Decoração cinza e rosa para quarto de casal. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Dizem que a primeira impressão é a que fica. Portanto, que tal apostar no teto colorido no hall entrada? Assim, o cinza junto com o amarelo é muito utilizado também no quarto infantil e no adolescente. Isso porque as cores trazem a sensação de alegria e criatividade sem perder a seriedade.

 

Você também pode gostar!
Teto amarelo e paredes cinzas.
Hall de entrada com teto colorido. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Teto escuro

 

Se você adora cinza, azul marinho ou preto mas tem medo de pintar as paredes e deixar o cômodo escuro, você precisa ver essas fotos. Uma alternativa para este problema é apostar na cor no teto. Afinal, além de diferente você terá sua personalidade muito bem representada do que jeito que gostaria.

Teto preto.
Sala com teto preto. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, uma forma de incrementar nesta decoração é unir a parede da cabeceira da cama com a mesma cor do teto. Isso oferece a sensação de amplitude ao ambiente.

 

Quarto de casal.
Teto colorido combinando com a cabeceira. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Parte do teto colorido

 

O recurso do teto colorido também pode ser utilizado para determinar os espaços em um ambiente integrado. Quer um exemplo? Neste quarto adolescente, foi estabelecido um cantinho da leitura. Para não delimitar a área com paredes, a cor acaba fazendo essa substituição de forma criativa.

 

Parede e teto decorados.
Cantinho da leitura colorido. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, a faixa no teto que serve para dividir cozinha da sala de estar também foi feita para medir as prateleiras. Assim, elas ficam muito mais discretas.

 

Faixa preta no teto.
O teto colorido dividiu a sala da cozinha. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

E por que não construir apenas um canto criativo com suas cores preferidas? Este teto colorido serviu como complemento e para dar profundidade a um desenho feito nas paredes.

 

Triângulo invertido.
Sala com desenho geométrico. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Mas, se você gosta uma cor vibrante e não abre mão de usá-la para ter um teto colorido, cuidado! Aposte em áreas menores. Assim, não correrá o risco de ter um ambiente sufocante e cansativo visualmente. Além disso, se você possui sancas de gesso, aposte na cor dentro ou fora desta área.

 

Teto colorido laranja.
Teto combinando com a parede. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Teto colorido desenhado

Existem duas formas de ter um teto colorido. A primeira é utilizando a forma tradicional com tinta. Porém, o que poucas pessoas fazem é aproveitar o papel de parede para decorar esta área. Como resultado, fica muito mais fácil ter um teto desenhado em casa.

 

Sala de estar e jantar.
Papel de parede no teto. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

As listras são perfeitas para cômodo estreitos. Afinal dão a sensação de que o ambiente é mais cumprido. Para não ficar enjoativo, invista em uma cor neutra com uma outra de sua preferência.

 

Teto listrado.
Listras dão sensação de amplitude. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, vale muito a pena escolher um trabalho artesanal para ter um teto colorido. Além de ficar do jeito que você quiser, você também terá um modelo exclusivo e cheio de personalidade.

 

Casa colorida.
Desenho feito `mão. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Há quem diga que olhar para o céu dá a sensação de tranquilidade e paz. Então, que tal aproveitar esse momento dentro do quarto? Foi exatamente esta inspiração para cantinho desta pequena moradora.

 

Desenho do céu.
Áreas redondas desenhadas no quarto adolescente. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Para manter esta mesma filosofia que trazer a natureza para dentro de casa uma forma simples, colorida e super elegante é desenhar folhas e flores no teto. E se na decoração tiver plantas, melhor ainda!

 

Sala alta.
Teto colorido com tons terrosos. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por fim, trouxemos um último exemplo de teto colorido e desenhado. Desta vez, uma mistura de folhas e formas geométricas coloridas. Como resultado, o ambiente não fica sobrecarregado e já combina com a criatividade que precisamos na hora de cozinhar!

 

Cozinha preta e branca.
Cozinha com teto colorido. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

  • Por fim, você também pode gostar: Horta na Cozinha – aprenda a decorar com temperos e hortaliças!
  • 35
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes