Ambientes integrados: saiba quais são as vantagens e desvantagens

Saiba o que são ambientes integrados, quais cômodos podem ser unificados e ainda veja a vantagem e desvantagem deles com fotos e vídeos!

  • 38
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

O isolamento causado pela pandemia do COVID-19 fez com que a necessidade de companhia durante o home office e a quarentena fosse intensificado com os próprios familiares e moradores da casa. Por isso, ter ambientes integrados fez com que a ideia americana fosse ainda mais pedida no Brasil.

Isso vem sido adotado, principalmente, em apartamentos pequenos para otimizar o espaço. Além disso, os lofts também estão em alta e trazem justamente essa ideia de integração dos cômodos.

Porém, nem tudo no mundo da arquitetura e na decoração é um mar de rosas. Como resultado, embora haja uma série de vantagens em ter ambientes integrados em casa, existem também as desvantagens.

Então, prepare-se, neste artigo você vai saber o que é um ambiente integrado, quais espaços da casa podem ser integrados e ainda os pontos positivos e negativos para tê-los.

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

- Continue depois da Publicidade -

O que é um ambiente integrado

 

Ambientes integrados.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

Em primeiro lugar, é preciso identificar o que é um ambiente integrado. Basicamente, é um lugar que abriga mais de um cômodo em um único espaço. O detalhe é que não há divisórias entre eles, como a parede. Por outro lado, essa demarcação é feita através de móveis ou artigos decorativos.

 

- Continue depois da Publicidade -

Quais os ambientes da casa que podem ser combinados

 

Apartamento grande.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Todos os cômodos de área de convivência da casa podem ser integrados. Essa área de convivência é um espaço não privado, ou seja, que é compartilhado entre os diferentes membros da família. Por isso, os ambientes mais comuns de serem unificados são a sala e a cozinha.

Porém, nada impede que você use a criatividade para inovar. Principalmente em apartamentos, a ideia de integrar a varanda gourmet ou a própria varanda pequena com a sala tem sido uma alternativa que oferece diversas vantagens.

Portanto, se você já não aguenta de curiosidade para saber quais são elas, leia logo a seguir!

 

 

Vantagens dos ambientes integrados

 

Jardim vertical.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Sensação de amplitude

 

Em primeiro lugar, uma das principais vantagens de ter ambientes integrados é a sensação de amplitude. Porém, ela também amplia de fato um lugar. Afinal, um cômodo sem paredes já ganha pelo menos os centímetros dos tijolos que seria desperdiçados no espaço, não é mesmo?

Através de móveis e artigos decorativos é possível fazer divisórias visuais nestes espaços. Assim, mesmo sem paredes, será possível identificar onde a sala está demarcada, por exemplo.

 

Depois, veja também:

 

Facilidade na circulação

 

Chega de ir até a porta para trocar de ambiente. Com apenas um vão entre os móveis, é possível fazer essa transição de forma muito mais rápida e tranquila. Além disso, essa vantagem está agregada com a funcionalidade dos ambientes integrados.

 

Ambientes integrados incentivam a convivência

 

Ambientes integrados com cozinha americana.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Sabe aquele momento onde você está na cozinha e as crianças estão na sala e você não consegue supervisionar a brincadeira? Esse problema não existe nos ambientes integrados. Além disso, essa vantagem será essencial ao receber as visitas.

Pois mesmo que elas não caibam na cozinha, vocês poderão interagir enquanto elas estão em outros cômodos da casa. Porém, enquanto isso ainda não é possível, a própria convivência com outras pessoas da casa já melhora o confinamento da quarentena.

Como resultado, chega de gritaria para conversar com os outros membros da família!

 

  • Que tal incluir um home office integrado e escondido dentro de casa? Então, não deixe de ler: Cloffice – a nova tendência na decoração de home office!

Melhora a ventilação

 

Em época de pandemia, onde a circulação de ar nos ambientes é fundamental, os ambientes integrados são ainda mais requisitados. Isso porque uma janela que está aberta na cozinha também ajuda na ventilação da sala, do corredor e do hall de entrada.

Melhora a iluminação

 

Varanda com churrasqueira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

A quantidade de janela em um espaço é positiva não apenas para melhorar a ventilação mas também na iluminação do ambiente. Desta forma, além de agregar de forma positiva na decoração, quanto mais luz natural entrar na casa, menor será a conta de energia.

Afinal, as janelas permitem que a incidência do sol dure por mais tempo dentro do espaço e isso faz com que o ambiente fique claro de forma natural por muito mais tempo. E caso fique claro demais, uma cortina ajuda!

 

  • Não perca: Luminária – 30 modelos com as maiores tendências em decoração!

Perfeito para quem tem filhos

 

Você também pode gostar!

Lembra que falamos da convivência em um dos tópicos anteriores? Essa vantagem nos ambientes integrados tem se tornado essencial em uma época onde as crianças passam muito tempo em casa.

Assim, elas deixam de ficar apenas no quarto e circulam melhor pelos espaço. Além disso, vale ressaltar a importância de que os pais supervisionem as brincadeiras e atividades e desta forma, fica muito mais fácil. Isso permite, inclusive, que pais e filhos compartilhem o mesmo espaço para estudar e trabalhar.

 

  • Veja também: Mesa de estudos – 20 ideias de como usar na decoração do quarto!

 

 

Desvantagens dos ambientes integrados

 

Bancada com banquetas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Ambientes integrados exigem organização

 

Apesar de lindo e de ter várias vantagens, a ideia de ter ambientes integrados exige muita disciplina e organização. Afinal, uma louça suja na pia irá ficar exposta para quem estiver na sala de estar, sala de jantar e até no home office ou na varanda.

Como resultado, o ideal é apostar em artigos decorativos que incentivem essa organização. Por exemplo, nichos, prateleiras, cestos, entre outros. E quanto mais minimalista for os ambientes, melhor!

 

  • Bagunça? Saiba como acabar com ela usando a decoração!

Custo elevando com móveis e artigos decorativos

 

Como você deve imaginar, um espaço maior exige mais móveis e objetos de decoração.  Como resultado, além do gasto elevado com isso também é importante que os moradores tenham definido o estilo da decoração. Caso contrário os ambientes integrados ficarão com aspecto confuso e, consequentemente, bagunçado.

 

Veja ainda:

Exige avaliação técnica

 

Madeira rústica.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Apesar dos ambientes integrados serem muito agradáveis visualmente e terem muito mais vantagens do que desvantagens, infelizmente, não é todo mundo que pode tê-los. Afinal, é preciso que a estrutura da casa esteja preparada para isso.

Como resultado, nada de sair quebrando paredes pela casa. Isso pode prejudicar a estrutura do imóvel. Portanto, peça sempre a avaliação de um engenheiro civil antes de fazer qualquer tipo de reforma que faça uma mudança radical na planta da casa.

 

 

Galeria de ambientes integrados

 

Por fim, separamos uma série de fotos e vídeos de ambientes integrados que servirão de inspiração para construção da sua nova casa ou reforma. Anote cada dica!

 

Sala com cozinha

 

Em apartamentos pequenos, o mais prático e fácil de fazer para unir a sala e a cozinha é formando um balcão de divisória. Assim, é possível deixar parte da parede como estrutura, como no espaço da lavanderia. Como resultado, não comprometerá a estrutura do prédio.

Apartamento.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, para criar harmonia, aposte em uma paleta de cores que sejam fáceis de fazer combinações. Por exemplo, a base cinza com elementos em rose gold.

 

Decoração com quadros e almofadas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Os elementos amadeirados, a iluminação e a parede de tijolos brancos deram um toque de modernidade e elegância aos ambientes integrados.

 

Ambientes integrados em casa de mulher.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Sala com varanda

 

Na hora de planejar sua varanda integrada com a sala de estar, não esqueça de nivelar os cômodos. Isso é muito importante para manter um visual harmônico e contínuo. E, claro, para evitar acidentes de pessoas tropeçando o tempo todo.

 

Varanda com tela.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Para fazer uma divisória visual entre os espaços, foram utilizados dois tipos de revestimento. Na sala, piso de madeira que deixa o ambiente aconchegante. Por outro lado, na varanda foi utilizado um azulejo decorado que trás frieza ao espaço.

 

Azulejo e piso de madeira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por fim, aposte também em móveis feitos no mesmo material para diferentes ambientes. Como resultado, além da beleza, ficará mais fácil identificar o estilo da decoração.

 

Balanço.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

  • 38
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes