Como usar vasos na decoração: 21 fotos inspiradoras

Veja quais os melhores modelos de vasos decorativos de acordo com o estilo da decoração, qual o tamanho ideal, onde colocar e muito mais

Os vasos decorativos são responsáveis por garantir beleza e é um adorno versátil que serve para decoração de interiores. O destaque com o vaso é garantido. Independente da cor, formato, material e até mesmo se será utilitário ou não. 

De acordo com a arquiteta Ieda Korman, do Korman Arquitetos, “modelos menores ficam perfeitos sobre mesas de centro ou aparadores, enquanto os maiores preenchem cantinhos da casa que muitas vezes são pouco explorados”. 

Qual o melhor modelo de vaso?

Vaso decorativo grande de canto. Fonte: Res Lisandra e Maurício – Korman Arquitetos

Seja na sala, no quarto, no banheiro, no quintal ou na varanda, os vasos decorativos podem receber flores ou plantas ou até ficarem vazios apenas para decoração. Por ser versátil e servir como item de qualquer cômodo da casa, é possível incrementar com um conjunto deles ou apenas um modelo destacado. 

Porém, para saber qual o melhor modelo, a arquiteta dá uma dica valiosa. “Um vaso decorativo pode harmonizar com o estilo da decoração ou, então, brincar com contraste. No segundo caso, ele se tornará um destaque do ambiente e deve ter um design diferenciado”. 

Como resultado, saber identificar o estilo da decoração é fator primordial para saber escolher um vaso que combine com os móveis, paleta de cores ou outros itens decorativos. 

Seguir o mesmo estilo do ambiente é uma aposta segura. Para um projeto clássico, por exemplo, optar por um vaso sofisticado, com detalhes dourados, é uma bela opção”, explica Ieda Korman.

Por exemplo, vasos delicados e redondos são a combinação perfeita para ambientes com estilo romântico. Por outro lado, acessórios de linhas retas e quadrados ficam melhores em ambientes com estilo industrial, moderno e minimalista. Segundo a arquiteta, vasos com formatos diferenciados agregam estilo ao cômodo.

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Como escolher o melhor material?

Vasos pequenos para mesa de centro. Fonte: Korman Arquitetos

“Existem vasos de vidro, cerâmica, pedra, metal. Em ambientes internos, todos são bem-vindos e a escolha é feita de acordo com o estilo da decoração. Em área externa, é necessário optar por materiais mais resistentes, como a cerâmica ou cimento”, destaca. 

Por isso, é importante definir onde o vaso ficará antes de comprá-lo. Por exemplo, em ambientes molhados como o banheiro e a cozinha, o ideal são os vasos feitos com material poroso, devido a umidade. 

Veja também:

Qual o tamanho ideal de um vaso decorativo?

Vaso de vidro com cactos. Fonte: Res. Cidade Jardim – Korman Arquitetos

O tamanho do vaso é quem dirá se uma decoração é harmônica ou não. Quer um exemplo? Se o objetivo é ter um vaso apenas decorativo, sem plantas, é importante que ele seja proporcional ao restante da decoração. “Ambientes pequenos pedem por vasos menores, que podem ficar dispostos sobre mesas, aparadores, estantes”, explica Ieda Korman.

Por outro lado, os vasos mais chamativos são perfeitos para áreas maiores, independente se terão plantas ou não. Porém, para que fique harmônico, o ideal é que eles fiquem em cantos, como de paredes ou corredores. Como resultado, seu ambiente terá um charme a mais. 

Além disso, é importante definir qual será a função do vaso. Isso afeta consideravelmente o tamanho ideal. Segundo a arquiteta, “quando o vaso vai receber uma planta, ele deve ter o tamanho correto para a espécie escolhida”.

Você também pode gostar:

Vasos com ou sem plantas 

Par de vasos artísticos, com e sem planta. Fonte: Korman Arquitetos – Gui Morelli

Esta é uma dúvida bastante recorrente. Em primeiro lugar, é preciso saber que casa tipo de vaso, seja ele ornamentado ou vazio, oferece um efeito diferente na decoração. Afinal, embora ambos tenham cor, um irá transmitir um estilo mais luxuoso e refinado enquanto o outro empregará maior textura no ambiente. 

Um vaso com planta transmite muito mais do que uma simples cor ao ambiente, ele também é responsável por passar a sensação de aconchego e receptividade ao cômodo. Além disso, não podemos deixar de mencionar o frescor da natureza. Porém, este tipo é indicado para quem gosta de cuidar de plantas.

Por outro lado, um vaso vazio possuem um efeito artístico na decoração. Como resultado, são feitos de materiais mais nobres como a cerâmica, o vidro ou o cristal. Além disso, são muito mais coloridos e revestidos com pedras ornamentais. 

Além disso, confira:

  • Aranto: planta para decoração que ajuda no tratamento de rinite!
  • Peperômia melancia: a planta ideal para apartamento (principais cuidados)!

Onde colocar o vaso?

Sala grande com prateleiras. Fonte: Res. Tamara Perlman – Korman Arquitetos

“É muito comum utilizá-los vazios, em estantes, ou até sobre aparadores e mesas de centro, trazendo charme para a decoração”, diz  Ieda Korman. Por outro lado, modelos de vaso mais chamativos e decorados podem ficar no chão, em algum canto. Além disso, vasos vietnamitas, de cerâmica ou ornamentais, ficam melhores em áreas externas. Afinal, “tudo depende do estilo, tamanho e função que o vaso terá no ambiente”, conclui.

A cor ideal

Três vasos coloridos. Fonte: Reprodução/Pinterest

Principalmente em ambientes pequenos, as cores do cômodo costumam ser neutras. Portanto, para dar vivacidade ao cômodo sem perder a sensação de amplitude, nada melhor do que adicionar um toque de cor através de um objeto decorativo. Como resultado, o vaso seria a peça chave na decoração para garantir esse destaque no ambiente.

Por outro lado, se o cômodo da for colorido, o ideal é apostar em vasos de cores neutras ou que combinem com a cor do restante do ambiente. Como resultado, você poderá optar por dar contraste ou harmonia à sua decoração. 

Vasos contemporâneos e sustentáveis

Coleção Deco, da Vasart, com a assinatura dos paisagistas Luiz Felipe e Luiz Gustavo, da Folha Paisagismo, foi uma das selecionadas pela curadoria da mostra | Foto: Luis Gomes

No Brasil, a marca Vasart é referência no segmento de vasos com design contemporâneo e material sustentável.

A novidade da marca está na coleção Cacau, com peças que são a cara do Brasil, e a coleção Deco, com assinatura dos irmão Luiz Felipe e Luiz Gustavo, que oferece soluções funcionais para o dia a dia.

Coleção Cacau

Related Post

O nome da coleção representa o próprio fruto retratado: o Cacau. Perfeitas para os gostam de ousadia no design, a marca oferece 5 tamanhos diferentes dos vasos e 5 opções de cores: Antique Camurça, Rusty, Branco, Preto e Verde, que totaliza 25 combinações diferentes

Vasos da coleção Cacau | Projeto de Wagner Corrêa Paisagismo

Coleção Deco

Por outro lado, esta coleção oferece praticidade no dia a dia, pois os vasos contam com um coletor de água embutido e a boca do vaso mais largo. Inspiração no estilo Art Déco, esta estes modelos possuem 4 tamanhos e 6 cores: Branco, Cinza, Preto, Camurça, Terracota e Rusty Antique.

O vaso Deco apresenta um coletor de água embutido, solução prática que dispensa o uso dos pratos e torna o visual mais limpo | Foto: Luis Gomes

Mais inspirações de vasos

Para quem ama o céu e o mar, um vaso com desenhos que remetem essa calmaria é a opção perfeita. Além disso, para que a o vaso sobressaia em relação ao que tem dentro, vale a pena apostar em galhos secos.

Trio de vasos azuis. Fonte: Reprodução/Pinterest

Os vasos de vidro são facilmente encontrados e costumam ter um preço acessível. Por isso, é possível fazer uma linda combinação com plantas diferentes para decorar o aparador.

Vasos para aparador. Fonte: Residencial André Dias – Korman Arquitetos

Conjunto de vasos grandes

Plantas tem tudo a ver com madeira. Afinal, vem do mesmo lugar. Por isso, combinar esses dois elementos na decoração trará um ar de frescor e aconchego ao ambiente.

Vasos iguais grandes. Fonte: Korman Arquitetos.

Além disso, se a ideia é ter um conjunto de vasos, é melhor apostar em cores neutras. Isso porque eles já são grandes o suficiente para chamar a atenção. Como resultado, se forem grandes e coloridos poderão carregar demais a decoração.

Jogo de vasos pretos grandes. Fonte: Reprodução/Pinterest

Ou seja, mesmo que sejam grandes demais, vasos neutros podem ser colocados até mesmo dentro de casa.

Vasos de cimento queimado. Fonte: Reprodução/Pinterest

Modelos criativos

Você não precisa do vaso mais caro do mundo para ter um cantinho decorado em casa. Com um pouco de tinta é possível esbanjar criatividade e colocar sua personalidade na decoração.

Modelos criativos para mesa de centro. Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, você também pode investir em um trabalho artesanal. Como resultado, sua obra será exclusiva, diferente e criativa.

Vaso com formato de gente. Fonte: Reprodução/Pinterest

É fã de algum filme? Use os vasos para transmitir esse amor! Assim, você irá transformar um simples vaso de barro em algo admirável por todos os visitantes da casa.

Temático do Harry Potter. Fonte: Reprodução/Pinterest

Vaso único

Por outro lado, existem modelos que merecem tanta atenção, que ela precisa ser moderada. Por isso, um vaso grande, colorido e com material nobre deve estar sempre sozinho. Para dar um destaque ainda maior, contraste com a cor do fundo.

Modelo grande com tom brilhante. Fonte: Reprodução/Pinterest

O formato também conta muito. Então, que tal decorar a mesa do home office ou da mesa de estudos com uma flor em um vaso incrível. Além de um lugar perfumado, seu cantinho irá transmitir elegância e criatividade.

Vaso alto para mesa. Fonte: Reprodução/Pinterest

Vasos de cristal

Os vasos de cristais possuem efeito unicamente decorativos. Por isso, quase nunca tem algum planta dentro. Como resultado, são utilizados para decorar mesas de centro, prateleiras e aparadores.

Vasos de cristal. Fonte: Reprodução/Pinterest

Sobre a Korman Arquitetos

Com mais de 35 anos de história nos segmentos residencial, corporativo e comercial, o escritório conta com diferentes gerações no comando dos projetos personalizados e exclusivos realizados no Brasil e exterior. Carina se juntou aos pais, Silvio e Ieda, para juntos darem forma a trabalhos criativos com uma linguagem moderna e atemporal, assinando reformas dos mais variados estilos e concebendo espaços do zero, passando pelo acompanhamento da obra até a finalização da decoração. Com participações nas principais mostras de decoração, como CasaCor, o trio já teve projetos evidenciados nas principais publicações da área.

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital e Especialização em Saúde pôde se aperfeiçoar na redação de artigos para blogs com embasamento científico e unir a experiência da profissão com sua paixão: a escrita.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais