Foto de Natália, Jessi e Linn da Quebrada para ilustrar a matéria de Dia da Mulher no BBB
·

Dia da Mulher: relembre ações de empoderamento e luta das mulheres no BBB ao longo dos anos

Reflita sobre a importância das ações de Dia da Mulher no BBB e relembre alguns momentos marcantes na história do reality show

Compartilhe

Que tal conhecer algumas das ações de empoderamento que tornam o Dia da Mulher especial no BBB? O Big Brother Brasil é um reality show brasileiro que tem sido um sucesso de audiência ao longo dos anos. 

Por isso, com a chegada do mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o programa tem promovido dinâmicas para destacar a importância da luta feminina por igualdade de direitos e oportunidades. 

Sendo assim, vamos falar dessas ações, dando exemplos de dinâmicas que aconteceram no reality show, além de refletir sobre a importância das situações que acontecem na Casa mais vigiada no Brasil para a luta feminina.

O que acontece no Dia da Mulher no Big Brother Brasil? 

Grupo de Mulheres do BBB 20
Fonte: Globo

A primeira edição do Big Brother Brasil foi ao ar em 2002, e desde então, o programa tem acompanhado as mudanças na sociedade brasileira. Ao longo dos anos, o programa tem promovido ações para destacar questões relacionadas à igualdade de gênero, diversidade e inclusão social.

Em relação ao Dia Internacional da Mulher, o programa chama a atenção por promover ações para conscientizar os participantes e o público sobre a importância da luta feminina por igualdade de direitos e oportunidades. 

Em 2004, foi a primeira vez que uma mulher ganhou o reality show. A primeira sister a se tornar vencedora foi Cida e ela trouxe mais visibilidade para a luta pela igualdade!

Por sua vez, em 2005, o programa promoveu uma ação em que as mulheres da casa receberam um presente em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Nesse momento, as participantes ganharam um colar com um pingente em forma de coração, como uma forma de destacar a importância do amor próprio e da autoestima feminina.

Mulheres do BBB 5
Fonte: Globo

Mais ações de Dia da Mulher no BBB

Ao longo dos anos, o mais comum foi que as sisters ganhassem buquês de flores e cartões especiais. Por exemplo, em 2010, 2010, as participantes ganharam flores para comemorar a data especial. A líder Fernanda encontrou três enormes buquês na despensa, um para cada sister que ainda tava na disputa, então chamou Lia e Anamara para ver o que estava nas mensagens.

Sisters do BBB 10 ganham buquês de flores em comemoração ao Dia da Mulher
Fonte: Globo

Em 2016, novamente as sisters ganharam flores e um cartão. Mas, dessa vez, levaram de presente ainda uma camiseta com a mensagem especial “Todo Dia É Dia Das Mulheres”.

Ação especial de Dia da Mulher no BBB 16
Fonte: Globo

No BBB 17, o reality promoveu um café da manhã especial e presenteou as sisters com um vale-compras de R$ 1.500 em calçados para cada, dado por um dos patrocinadores do reality. As mulheres da casa, Emilly, Ieda, Marinalva, Roberta e Vivian, ainda ganharam flores para simbolizar o Dia da Mulher!

Fonte: Globo

Tem festa de Dia da Mulher no BBB?

Embora não tenha uma festa em si, é comum que o programa não deixe a ocasião passar em branco.

Em 2020, o BBB promoveu uma ação em que as mulheres da casa contaram suas histórias de vida e os desafios que enfrentaram por serem mulheres. A ideia era fazer com que as participantes se conhecessem melhor e compartilhassem experiências que poderiam inspirar outras mulheres.

Além disso, vale ressaltar ainda que o feminismo e empoderamento marcaram o BBB 20. Afinal, na edição, as mulheres da Casa descobriram um plano maquinado pelos homens e se juntaram para defender umas às outras, dando um exemplo de sororidade.

No BBB 22, aconteceu uma ação da Avon em que as mulheres puderam celebrar as maiores referências em suas vidas e todos os brothers aproveitaram para fazer um brinde em comemoração a essa data tão especial.

A luta pelos direitos das mulheres no BBB

Além das ações específicas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Big Brother Brasil tem promovido discussões sobre temas relacionados à igualdade de gênero e diversidade ao longo das edições. Em 2022, por exemplo, o programa contou com a participação de uma mulher trans, a cantora e ativista Linn da Quebrada, que trouxe diversas pautas relevantes para o programa. 

A participação de Lina no jogo foi importante para destacar a importância da diversidade na sociedade e a luta pelos direitos das pessoas trans. Durante a edição, ela teve que enfrentar comentários transfóbicos e preconceituosos de alguns participantes, mas ela se manteve firme na sua luta pela igualdade de direitos.

Outra participante que teve um papel importante na luta pela igualdade de gênero no Big Brother Brasil foi a influenciadora digital Rafa Kalimann, que participou da edição de 2020. Rafa se destacou por promover discussões importantes sobre feminismo e empoderamento feminino dentro da casa, e acabou se tornando uma das favoritas do público.

Rafa Kalimann no Instagram

No BBB 21, a participação de Juliette também chamou a atenção. A maquiadora se tornou um verdadeiro fenômeno e conquistou o Brasil por sua trajetória, se tornando um símbolo da luta das mulheres.

https://www.youtube.com/watch?v=MIjpJ6wApWU

Conclusão: qual a importância da igualdade de gênero no BBB?

Apesar das ações promovidas pelo Big Brother Brasil em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e em prol da igualdade de gênero, o programa também já foi criticado por algumas atitudes e comentários machistas de participantes.

Em algumas edições, os participantes já foram flagrados fazendo comentários preconceituosos e de cunho sexual sobre as mulheres da casa, o que acabou gerando críticas e polêmicas nas redes sociais.

Isso aconteceu, inclusive, no BBB 23, quando Cristian, Gustavo e Cezar fizeram comentários sexuais sobre o corpo de Amanda e de Bruna. Na época, eles foram bastante criticados nas redes sociais. 

Diante dessas críticas, o programa tem tentado melhorar a abordagem em relação à questão de gênero e diversidade, promovendo ações de conscientização e reflexão para os participantes e o público em geral. A luta pela igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres é um tema importante e que deve ser discutido em todos os espaços, inclusive na televisão e em programas de entretenimento.

Em resumo, o Big Brother Brasil tem promovido diversas ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, destacando a importância da luta feminina por igualdade de direitos e oportunidades.

Além disso, o programa tem promovido discussões importantes sobre temas relacionados à igualdade de gênero e diversidade ao longo das edições. Ainda há muito a ser feito em relação a essa questão, mas o Big Brother Brasil tem um papel importante na conscientização e na luta contra o machismo e a violência de gênero na sociedade brasileira.

E aí, gostou de saber mais sobre as ações de Dia da Mulher no BBB? Então, continue de olho no Fashion Bubbles para saber tudo sobre o reality show e aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais! 

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias