Está chegando! No segundo semestre de 2022, nações de variados continentes serão representadas na 22ª edição da Copa do Mundo, que acontece no Catar, país do Oriente Médio.

Apesar de ainda faltar um pouco, você já pode se preparar para o futuro torneio, conferindo os horários dos jogos. Continue lendo para saber o que esperar da participação do Brasil, assim como curiosidades sobre o campeonato mundial!

Antes, nos siga no Google News e acompanhe as novidades dos Esportes direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Que mês começa a Copa do Mundo 2022?

Copa do Mundo 2022
Fonte: Canva

O maior torneio de todos tem seu início marcado para o dia 21 de novembro. Seu término, assim, está previsto para 18 de dezembro.

Quais os horários dos jogos da Copa de 2022?

Em relação aos horários, há uma programação a ser seguida, obviamente. Os jogos da fase de grupos, portanto, vão acontecer às 7h, 10h, 13h e 16h (horário de Brasília). Na última rodada, as partidas serão disputadas às 12h e 16h, no entanto.

Já a fase de oitavas e quartas só ocorrerá em dois horários desde o início: às 12h e às 16h. Chegando às semis, o horário marcado é para 16h. Por outro lado, é importante ressaltar que a disputa do terceiro lugar e a grande final da Copa do Mundo 2022 acontecem às 12h.

  • Logo após, veja Games e e-Sports: a bilionária indústria dos esportes on-line

Quais os horários dos jogos do Brasil na Copa 2022?

Copa do Mundo 2022
Fonte: Pexels

Como resultado dos sorteios da Copa do Mundo 2022, o Brasil está no Grupo G e enfrentará a seleção da Sérvia no dia 24 de novembro, quinta-feira, às 16h.

Na sequência, a seleção Canarinho se vê em confronto com a Suíça, na segunda, 28 de novembro, às 13h. Por fim, ainda na fase de grupos, o elenco brasileiro encara Camarões no dia 2 de dezembro, sexta, às 16h.

  • Nesse sentido, confira Slackline – O esporte que traz diversão e saúde

Lista com 12 curiosidades sobre as Copas do Mundo

Conheça um pouco mais sobre a competição mais importante de todos os tempos:

1ª curiosidade

O único jogador a vencer 3 Copas do Mundo é nosso e se chama Pelé. As conquistas foram nos anos de 1958, 1962 e 1970. Dessa forma, o Rei marcou em 14 partidas, balançando a rede 12 vezes. Merecidamente, recebeu, no fim do torneio, a coroa de ouro.

2ª curiosidade

Na Espanha, em 1982, a música “How Can I Go On”, cantada por Freddie Mercury e Montserrat Caballé, marcou a competição.

Pois foi lá também que aconteceu a maior goleada da história das Copas. A Hungria venceu El Salvador pelo placar de 10 a 1. Em 2014, o Brasil esteve quase neste rumo com o placar de 7 a 1 contra a Alemanha.

3ª curiosidade

Embaixo da taça, estão anotados os nomes das seleções vencedoras até o momento – isto é, até a edição de 2018. Entretanto, lá só tem espaço para as equipes campeãs até 2038. Quando preencher todo o espaço, um novo troféu deverá ser criado. Sabia dessa?

  • Além disso, leia Olimpíadas 2021: veja os vídeos de todos os medalhistas brasileiros

4ª curiosidade

Qual foi o único país a disputar todas as edições da Copa do Mundo desde sua criação? Consegue adivinhar? O Brasil. Ou seja, desde 1930, a seleção verde e amarelo está firme e forte na luta pelo caneco.

5ª curiosidade

Você acredita em praga de santo? O fato de a Argentina não ter ganhado mais nenhuma Copa depois de 1986 pode estar relacionado com isso.

Naquele ano, o técnico Carlos Salvador Bilardo levou os jogadores – Maradona também estava lá – para treinarem em Tilcara, a fim de se adaptarem à altitude mexicana. Em frente a uma igreja, prometeu que, caso os Hermanos ganhassem a Copa, voltariam em peregrinação com o troféu na mão.

E não é que o “santo” atendeu o pedido? Entretanto, a promessa nunca foi cumprida e a fatura consta em aberto desde aquela data. Já imaginou os juros?

6ª curiosidade

O Brasil nunca venceu uma Copa sem jogadores do São Paulo e do Palmeiras na equipe. Este ano de 2022, em que o Palmeiras está com um bom elenco, pode ser um ótimo presságio.

7ª curiosidade

Enquanto isso, a Alemanha é a equipe que mais disputou finais do torneio. Até aqui, foram oito. O aproveitamento, contudo, é de 50%, resultando em quatro troféus. Já o Brasil, vice em finais, chegou a disputar sete vezes e ficou com o primeiro lugar em cinco oportunidades.

8ª curiosidade

Seja como for, para esta curiosidade é necessário conhecer a expressão “ranca toco”. Nas várzeas, o termo é dito ao jogador bruto, que machuca o colega. Do que se tem notícia, o de 1962 foi o campeonato mundial mais violento. Em apenas cinco dias de jogos, cinquenta jogadores foram parar no departamento médico devido a jogadas violentas.

9ª curiosidade

Em 1982, a música “How Can I Go On” vem novamente à memória. Na Espanha, na prática, o sistema ditatorial do sheik do Kuait simplesmente invadiu o campo, pedindo anulação do jogo em que seu time perdia para a França. Entretanto, não foi atendido. O placar final ficou de 4 x 1 para os franceses.

10ª curiosidade

A Copa de 1986 foi no México e um “estagiário” – brincadeiras à parte – surpreendeu os brasileiros trocando as faixas do disco. Botou para tocar o “Hino à Bandeira” no lugar do “Hino Nacional”.

11ª curiosidade

O maior goleador em uma única Copa do Mundo foi o francês Just Fointaine. Isso ocorreu em 1954, quando o atleta marcou 13 gols. Já o maior artilheiro da história das Copas do Mundo é o alemão Miroslav Klose. Afinal, ele participou de 4 Copas do Mundo (de 2002 a 2014), marcando 16 gols.

Em comparação, Ronaldo Fenômeno também participou de quatro edições, mas ficou no banco na primeira em que participou. Ao todo, disparou com 15 gols em 19 jogos, de 1988 a 2006.

12ª curiosidade

Uau! Quem diria. A seleção mais malvada, ou seja, com maior número de cartões vermelhos, é a Argentina. São dez advertências. Na cola, está o Brasil, pois conta com nove.

Quais países têm Copa do Mundo?

Na lista abaixo, você confere as nações campeãs, os anos de suas conquistas, os adversários da decisão, o local da partida, assim como o placar da final:

Uruguai é bicampeão

  • 1930: Uruguai 4 x 2 Argentina, Copa realizada no Uruguai;
  • 1950: Uruguai 2 x 1 Brasil, Copa realizada no Brasil.

Itália é tetracampeã

  • 1934: Itália 2 x 1 Thecoslováquia, Copa realizada na Itália;
  • 1938: Itália 4 x 2 Hungria, Copa realizada na França;
  • 1982: Itália 3 x 1 Alemanha Ocidental, Copa realizada na Espanha;
  • 2006: Itália 1 x 1 França no tempo regulamentar e Itália 5 x 3 França nos pênaltis, Copa realizada na Alemanha.

Alemanha é tetracampeã

  • 1954: Alemanha Ocidental 3 x 2 Hungria, Copa realizada na Suíça;
  • 1974: Alemanha 2 x 1 Holanda, Copa realizada na Alemanha Ocidental;
  • 1990: Alemanha Ocidental 1 x 0 Argentina, Copa realizada na Itália;
  • 2014: Alemanha 1 x 0 Argentina, Copa realizada no Brasil.

Brasil é pentacampeão

  • 1958: Brasil 5 x 2 Suécia, Copa realizada na Suécia;
  • 1962: Brasil 3 x 1 Thecoslováquia, Copa realizada no Chile;
  • 1970: Brasil 4 x 1 Itália, Copa realizada no México;
  • 1994: Brasil 0 x 0 Itália no tempo regulamentar e Brasil 3 x 2 Itália nos pênaltis, Copa realizada nos Estados Unidos;
  • 2002: Brasil 2 x 0 Alemanha, Copa realizada no Japão e Coreia do Sul.

  • Contudo, relembre Michel Vidal – Das drogas para as Paralimpíadas 2016

Inglaterra é campeã

  • 1966: Inglaterra 4 x 2 Alemanha Ocidental, Copa realizada na Inglaterra.

Argentina é bicampeã

  • 1978: Argentina 3 x 1 Holanda na prorrogação, Copa realizada na Argentina;
  • 1986: Argentina 3 x 2 Alemanha Ocidental, Copa realizada no México.

França é bicampeã

  • 1998: Brasil 0 x 3 França, Copa realizada na França;
  • 2018: França 4 x 2 Croácia, Copa realizada na Rússia.

Espanha é campeã

  • 2010: Holanda 0 x 1 Espanha na prorrogação, Copa realizada na África do Sul.

Conclusão: esportes no Fashion Bubbles

O esporte é, sobretudo, uma forma de atividade física praticada com finalidade sociocultural, educativa, recreativa, profissional ou como forma de melhorar a saúde.

Desde a antiguidade clássica, diversos esportes são praticados e, com o passar dos anos, a humanidade criou campeonatos como as Olimpíadas, a Copa do Mundo de futebol, os campeonatos regionais e nacionais.

Atualmente, o que está ganhando mais espaço na sociedade são os e-sports – esportes e jogos praticados online que podem ser ao vivo ou gravados.

Aqui no Fashion Bubbles, você encontra, no canal Esporte, tudo sobre as mais diversas modalidades: futebol, atletismo, ginástica, entre outros. Fique de olho para saber mais sobre a Copa do Mundo 2022!