Aesthetic Girl: os 11 estilos da tendência que conquistou a Internet

Você sabe o que é Aesthetic Girl? Conheça mais sobre a nova moda da geração Z que está bombando nas redes sociais!

Você já ouviu falar do termo Aesthetic Girl? Certamente, se você curte moda e está presente em redes sociais como TikTok, Pinterest, Instagram, a resposta é sim! Mas você sabe o que ele significa?

Em português, “aesthetic” quer dizer estética. Assim, por muito tempo, a palavra foi usada para definir padrões de beleza. Contudo, ela ganhou outro significado na Internet. Agora, não se resume a classificar as pessoas de acordo com um padrão muitas vezes inalcançável e excludente.

Na verdade, o intuito é proporcionar às pessoas a possibilidade de serem mais autênticas e de se expressarem livremente por meio da moda. Quer saber como? Então, confira!

 

O que é Aesthetic Girl ?

 

O cottagecore é uma das aesthetics mais famosas da internet. Fonte: Pinterest

 

“Aesthetic” vem do inglês e significa estética. O termo remete a padrões de beleza, de comportamento, de estilo de vida, entre outros. Apesar de ser uma designação antiga, hoje ele é usado para substituir o termo “Tumblr”, que se referia a quem segue a moda da Internet.

Sendo assim, a Aesthetic Girl é uma garota da geração Z, que adora redes sociais como TikTok e Instagram. Ela está sempre compartilhando seus looks e costuma seguir as tendências que surgem nessas redes.

O movimento é tão forte no meio online que já está invadindo até desfiles de marcas importantes. É o caso de Chloè e Dior, por exemplo.

A Aesthetic Girl pode ter vários estilos diferentes. Os mais comuns são e-Girls, VSCO Girls, Soft Girls, “garotas Tumblr” e Kawaii Girls.

Enquanto parte destes subestilos derivam dos sete estilos universais , outros estão inseridos em conceitos que vão além da moda. Dessa forma, refletem o lifestyle, os gostos pessoais, os posicionamentos políticos, etc.

 

  • Leia também Fashion TikTok: sete influenciadores de moda que você deve seguir!

 

Já as e-Girls são versões mais modernas do estilo emo. Fonte: Pinterest

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

 

Aesthetic como uma forma de expressão pessoal e artística

 

Aesthetic é um conceito que ultrapassa o mundo da moda e abrange o mundo do cinema, das artes e da música.

Ou seja, mais do que tratar de roupas, acessórios e maquiagem, aesthetic é uma forma de expressão artística. Nela, você usa a moda para comunicar ao mundo seus gostos, sua personalidade e suas preferências pessoais.

Sendo assim, uma ótima forma de você descobrir seu tipo de Aesthetic Girl é fazendo uma lista de quais são seus filmes, séries, livros e estilo musical favorito.

Além disso, é importante lembrar que a expressão artística não tem gênero. Dessa forma, a moda aesthetic é universal e pode ser usada por homens e mulheres, sejam eles cis ou trans. A grande característica desta estética é permitir que cada um se vista como quiser, sem julgamentos e barreiras de gênero.

 

Dark Academia. Fonte: Pinterest

Quais são os estilos de Aesthetic Girl?

 

1. VSCO Girls

 

As VSCO Girls são uma das maiores evoluções do estilo garota Tumblr. Seu nome se refere ao aplicativo de fotos VSCO Cam.

Assim, elas têm um estilo bem descontraído e praiano. Apesar de usarem peças básicas, suas roupas costumam ser simples e descoladas ao mesmo tempo. O moletom feminino, a camiseta oversized e o short jeans larguinho são algumas das peças-chaves no guarda-roupa das garotas que adotam este estilo.

Quanto às cores, as VSCO Girls preferem as mais delicadas. É o caso, por exemplo, do rosa e de todas as outras que compõem a paleta dos tons pastel. Já a estampa favorita delas é o tie-dye, além de outras padronagens meigas e delicadas.

 

A estampa tie-dye e a sandália papete são marcas registradas das VSCO Girls. Fonte: Pinterest

 

Os acessórios também são essenciais no estilo VSCO. Dessa maneira, os favoritos são os scrunchies, as pulseiras coloridas e, é claro, a garrafinha de água térmica, sempre repleta de adesivos infantis.

Por fim, a maquiagem das VSCO Girls costuma ser bem leve e natural. As unhas geralmente são pintadas com cores delicadas em tons pastel como lilás, rosa e azul claro.

 

 

O Crocs também é um tipo de sapato que as VSCO Girls adoram. Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

 

Saiba mais sobre o estilo no vídeo abaixo!

 

2. E-Girls

 

Se você gosta de música eletrônica, admira o estilo gótico e adora um game, talvez você se identifique com a aesthetic das e-Girls.

O nome é uma abreviação para ”eletronic girls”. Assim sendo, faz referência a meninas que curtem uma boa rave e são boas jogadores de videogames.

Em suma, este estilo é uma versão modernizada do emo com uma mistura do gótico. Além disso, ele tem suas raízes no estilo dramático urbano. Desse modo, roupas pretas, coturnos, maquiagem pesada e cabelo colorido são as principais características dessas garotas.

 

Cabelos coloridos e maquiagem pesada fazer parte da estética das e-Girls. Fonte: Pinterest

 

Ao mesmo tempo, acessórios como luvas, meias longas e gargantilhas são fundamentais para complementar o visual da e-Girl.

 

 

Todo mundo pode se identificar com o estilo e-Girl e adotar esta estética para se expressar livremente. Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

 

 

3. Soft Girl

 

Enquanto as e-Girls têm um estilo bem marcante e pesado, as Soft Girls são mais delicadas e apresentam uma estética mais leve. Assim, elas são uma versão mais infantilizada e moderna do estilo romântico. Sua inspiração vem dos grupos de k-pop, dos quais elas costumam ser fãs.

Desse modo, suas roupas, sua maquiagem e seus acessórios são em tons pastel. Sem dúvida, as cores predominantes são o rosa e o lilás. Acessórios como óculos, colares e pulseiras também costumam ser coloridos.

As estampas favoritas desta Aesthetic Girl são aquelas divertidas e delicadas. Só para ilustrar, podem ser flores, emojis, personagens de desenhos animados ou qualquer outra que as deixem bem fofas.

 

O rosa é a cor que mais representa a estética das Soft Girls. Fonte: Pinterest

 

Além disso, as garotas que adotam este estilo curtem roupas confortáveis. Peças largas e oversized, mom jeans, assim como tênis chunkers são figurinhas garantidas nos looks das Soft Girls.

Nos cabelos delas, é comum encontrar rabo de cavalo, presilhas, scrunchies, tiaras e arcos. Ademais, cabelos coloridos em rosa ou lilás fazem muito sucesso entre as garotas deste estilo.

Então, a maquiagem segue a mesma proposta das roupas e acessórios, com cores claras e delicadas.

 

  • Leia também Soft Girl: estilo, acessórios, calçados e decoração do quarto!

 

Cabelos coloridos, principalmente em cores como rosa e lilás, caracterizam o estilo. Fonte: Pinterest

 

O principal objetivo das Soft Girls é transmitir uma imagem meiga, delicada e fofa. Fonte: Pinterest

 

4. Garotas Tumblr

 

A estética Tumblr nasceu em 2011 graças à rede social de mesmo nome. Por consequência, foi o estilo pioneiro entre todas as Aesthetic Girls.

Desse modo, a garota Tumblr apresenta referências de vários universos. Elas costumam misturar em um só look peças de estilos diferentes. Suas inspirações vão desde o punk até o ladylike, passando pelo geek e ainda assim pelo vintage.

Com um visual alternativo e despojado, as garotas Tumblr prezam por roupas básicas e minimalistas. Contudo, elas costumam seguir tendências e estão sempre antenadas nas novidades. As sobreposições com camisas, meias e terceira peça são ícones no estilo.

Além disso, peças DIY (Do it Yourself) são presença garantida no armário dessas garotas. Ou seja, jeans destroyed, bordados, aplicações de pedrarias e paetês são um must-have para quem quer seguir o visual.

 

  • Leia também Jeans: top tendências, como usar e combinar

 

As garotas Tumblr têm um estilo descontraído e moderno e foram as precursoras das Aesthetic Girls. Fonte: Pinterest

 

Quanto aos acessórios, a garota Tumblr não abre mão de óculos escuros com design arrojado, chokers de correntes e lenços. Nos pés, sapatos confortáveis, fechados e pesados como mocassins, coturnos, tênis e botas são essenciais.

 

 

Fonte: Pinterest

5. Art Girls

 

Se você ama arte, não perde uma exposição e adora ir a museus, talvez a estética Art Girls seja a sua cara. Como o nome sugere, as garotas que seguem esse estilo amam tanto as pinturas, quadros, esculturas e artes em geral, que seus looks são inspirados nesse universo.

Com uma origem vintage, suas roupas e paletas de cores parecem ter surgido da aquarela de algum pintor impressionista. Assim, amarelo, azul, marrom e vermelho têm presença garantida em seus looks, cabelo e maquiagem.

Com toda a certeza, as estampas favoritas das Art Girls são as florais. Principalmente aquelas que remetem a algum quadro famoso de artistas como Monet, Van Goth e Picasso.

Outra marca registrada deste aesthetic é o All Star, sapato favorito das Art Girls.

 

Fonte: Pinterest

 

6. Kawaii Girls

 

As Kawaii Girls são aquelas meninas que parecem ter saído direto dos animes japoneses. Aliás, elas são grandes fãs dos desenhos e mostram isso por meio de suas roupas, maquiagem e cabelo.

Related Post

Assim, elas costumam misturar em seus looks peças sensuais, como tops justos, com peças românticas e fofas, como saias plissadas.

Além disso, laços, presilhas no cabelo e tons pastel não podem faltar no visual dessas meninas. Em suma, qualquer peça ou acessório que adicione fofura, delicadeza e graciosidade é bem-vindo às adeptas deste estilo.

 

As garotas que adotam a estética Kawaii são fãs de animes japoneses e expressam sua paixão em seu estilo. Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

 

6. Cottagecore

 

Também conhecido como Farmcore ou Countrycore, o estilo vai além da moda. Afinal, o Cottagecore simboliza um estilo de vida que valoriza tudo aquilo que vem do campo, prezando pela vida simples.

Ele começou a bombar no Instagram e no TikTok no início da pandemia. Isso porque o isolamento social nos fez desejar estar cada vez mais em contato com a natureza.

Então, as Cottagecore Girls preferem uma vida longe da agitação da cidade. Seu passeio favorito é um piquenique em uma tarde ensolarada de domingo. Ou então dar um mergulho nas águas gélidas de uma cachoeira na serra.

 

As Cottagecore Girls são românticas e adoram a vida no campo. Assim, mostram isso com vestidos delicados, estampas floridas e cores leves. Fonte: Pinterest

 

Cottegecore roupas e acessórios

 

Assim, a ideia da simplicidade da vida no campo logo invadiu a moda por meio de roupas leves e claras.

Com vestidos fluidos e românticos, repletos de babados, mangas bufantes e laços, as garotas deste estilo parecem ter saído de um dos livros da Jane Austen ou de um episódio da série “Anne with an E”.

Desse modo, roupas feitas de algodão e linho são as apostas das Cottagecore Girls nos dias de calor. Em contrapartida, no inverno, casacos de lã e tricô em cores claras ou em tons terrosos são os preferidos deste estilo.

Quanto às estampas, o xadrez vichy, o floral liberty e os padrões delicados que remetem à natureza são bastante comuns.

Como não podia deixar de ser, a maquiagem desta Aesthetic Girl é simples. Assim como os acessórios e sapatos que, em regra, são feitos de palha ou qualquer material trabalhado à mão.

 

  • Leia também Cottagecore: estilo traz a simplicidade do campo como tendência!

 

Fonte: Pinterest

 

Os tons terrosos que representam as cores da natureza e do campo também fazem parte do estilo das Cottagecore Girls. Fonte: Pinterest

 

7. Dark Academia

 

Se as Cottagecore Girls parecem ter saído de um livro da Jane Austen, sem dúvida as adeptas do estilo Dark Academia parecem ter saído do universo de Harry Potter.

Afinal, o visual costuma romantizar a vida acadêmica. As adeptas da estética amam livros e valorizam o conhecimento e a cultura. Elas não dispensam uma boa leitura acompanhada de uma xícara de café bem quentinha, principalmente em dias chuvosos.

 

Dark Academia é a aesthetic das garotas que gostam de estudar, ler e que vivem nas escolas e universidades. Fonte: Pinterest

Dark Academia roupas e acessórios

 

As roupas deste estilo foram inspiradas nos uniformes das escolas particulares dos anos 1930. Desse modo, saias plissadas com estampa xadrez, meias e sapatilhas fazem parte do guarda-roupa desta garota.

Além disso, peças típicas da alfaiataria feminina como calças, blazer e camisa de botão também compõem a aesthetic. O tweed é outro tipo de tecido que é amado por quem segue a proposta.

Quanto às cores, predominam os tons escuros como o preto e o cinza e, principalmente, os tons terrosos como marrom e verde militar. As estampas de listras e xadrez de galês são as favoritas da Dark Academia.

Já o cabelo dessa Aesthetic Girl é descomplicado. A maioria ou usa um coque despojado ou deixa os fios soltos.

Ao mesmo tempo, um truque de estilo que as meninas amam é o uso de sobreposições. Especialmente as que usam casacos trench coat e pullover de lã. Por causa de sua estética bem vintage, costumam encontrar roupas e acessórios em brechós.

 

 

Tons terrosos como marrom e bege e roupas em tweed caracterizam o estilo. Fonte: Pinterest

 

As peças em alfaiataria como calças e blazers são roupas que elas costumam usar no dia a dia. Fonte: Pinterest

 

8. Grunge

 

Se você é rebelde e seu estilo musical é o bom e velho rock and roll, então o estilo Grunge te representa. Este aesthetic surgiu nos anos 90 e foi eternizado por bandas de rock como o Nirvana e o Pearl Jeam.

Despojadas, as adeptas desse estilo não dispensam jeans, camiseta de sua banda favorita, camisa xadrez e tênis All Star. Além disso, botas, coturnos e acessórios de corrente complementam a pegada roqueira da proposta.

O jeans vem representado em saias, shorts, calças, camisas, assim como jaquetas. Contudo, o tecido que mais caracteriza essa proposta é aquele bem surrado, de preferência rasgado ou desfiado.

 

O Grunge é uma das aesthetics mais antigas, pois surgiu nos anos 90 com bandas como Nirvana, Pearl Jam e outras. Fonte: Pinterest

 

Outro detalhe que não pode faltar na estética Grunge são as peças em estampa xadrez. Elas podem vir na clássica camisa de flanela, em saias ou em vestidos.

Outras estampas que também combinam com o estilo são as de listras, principalmente as P&B, e também as florais.

 

A estampa xadrez não pode faltar no look da Grunge Girl. Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

 

9. Normcore

 

O termo é usado para designar pessoas que usam roupas básicas no dia a dia. Ao mesmo tempo, não se deixam influenciar por tendências da moda.

Em outras palavras, o Normcore é o nome que a geração Z dá para o bom e velho estilo básico ou casual, um dos principais estilos universais da moda.

Sendo assim, essa estética dispensa qualquer imposição e sugere que o seu estilo seja o mais natural possível. Além disso, o Normcore prioriza peças confortáveis, simples e descomplicadas de vestir.

Nesse sentido, cores neutras, caimentos larguinhos, jeans, peças esportivas e sapatos comfy são as peças-chaves do estilo.

Outra característica fundamental do Normcore é que ele é uma estética andrógina. Ou seja, é composta por peças e composições de looks que não sofrem com nenhum tipo de esteriótipo de gênero.

Aliás, um ícone masculino do estilo é Mark Zuckberg. Apesar de ser bilionário, ele sempre se apresenta com peças de roupas simples e casuais.

 

O Normcore é a estética mais simples de todas. Composta por roupas comuns e andróginas, esse estilo é adotado por homens e mulheres. Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

10. Baddie

 

Outro estilo que faz muito sucesso na internet, principalmente graças às irmãs Kardashian-Jenner, é o baddie. Assim, esta estética se caracteriza por roupas justas, curtas, peças grifadas e marcantes.

No entanto, por ter uma forte referência do streetwear americano, as roupas largas e confortáveis também compõem o guarda-roupa da Aesthetic Girl do tipo Baddie. Desse modo, os looks misturam peças comfy com peças justas e que valorizam as curvas.

Além disso, a Baddie Girl também é uma fashionista e adora seguir as últimas tendências das passarelas. Peças como calças jogging, tops, jaquetas puffer, bermuda ciclista e tênis são itens que fazem parte da proposta.

Ainda mais, a garota Baddie ama maquiagem, é confiante e aposta em acessórios poderosos, como argolas gigantes e maxi colares.

 

A Baddie é uma Aesthetic Girl sensual e descolada, mas não abre mão do conforto. Por isso, elas costumam misturar peças confortáveis, como a calça cargo, com croppeds sexy. Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

11. Y2K Aesthetic

 

A Y2K Aesthetic é uma das estéticas mais bombadas de todas. Inclusive, a moda dos anos 2000 surgiu com força total nos desfiles das principais semanas de moda internacionais.

Assim, muitas propostas que foram trend nessa época estão voltando com tudo. Isso inclui tendências polêmicas, como o top de borboleta e as calças de cintura baixa. Entretanto, a estética Y2K vai muito além de uma peça aqui e um acessório acolá.

A fim de aderir ao estilo, você terá que literalmente vestir os anos 2000 da cabeça aos pés. Portanto, aposte em tecidos brilhantes, strass, cores claras e tons pastel, bolsas baguetes, entre outros.

Você pode se inspirar nos looks de filmes icônicos da época, como “As Patricinhas de Beverly Hills” e “Meninas Malvadas”.

Além disso, também é possível copiar os looks das principais it girls da época. É o caso de Britney Spears, Christina Aguilera e Paris Hilton, por exemplo.

 

 

Toda a estética dos anos 2000 está bombando, principalmente entre as it girls da geração Z. Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

 

Como saber qual é o meu estilo de Aesthetic Girl?

 

Se depois de ler este artigo você ainda não sabe qual Aesthetic Girl você é, a influenciadora Thalita Sampaio dá ótimas dicas para que você descubra seu estilo.

Assim, a YouTuber propõe que você anote as respostas destas 10 perguntas em um caderno. Confira!

  1. Quais seus cantores, cantoras e bandas favoritas?
  2. E suas cores favoritas?
  3. Quais meus filmes favoritos?
  4. Qual sua série favorita?
  5. Dois personagens da sua vida?
  6. Qual sua visão política? No que você acredita?
  7. Quais obras de arte você mais se identifica e gosta?
  8. Três pessoas que existem no mundo que vc teria todas as roupas?
  9. Qual seu livro favorito?
  10. Ícone da sua vida, a pessoa que você mais admira em toda a sua vida?

Confira o vídeo na integra.

 

Aesthetic girl: conclusão

 

Seja você uma pessoa timída ou extrovertida, que goste de estudar ou de andar de skate, escute rock ou k-pop, certamente existe uma Aesthetic Girl que você irá se identificar. Afinal, o objetivo do conceito é fazer com que todos se sintam representados e que a moda seja um instrumento de inclusão.

Por fim, acompanhe também todas as nossas dicas de moda e estilo e fique por dentro das principais tendências do momento.

Karina Faria: Carioca, escritora, digital content creator, viajante. Especialista em SEO. Apaixonada por viajar e produzir conteúdo. Escreve sobre moda, beleza e viagens desde 2018.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais