Correntes – Significado desta tendência em alta nas joias e acessórios

No que depender das temporadas, as correntes são a grande aposta da vez. Entenda seus significados e como usar com looks e dicas.

Os desfiles das últimas temporadas deram muita ênfase para as correntes e para 2021 elas permanecem em alta, como demonstrou o desfile virtual da grife Chanel Cruise Collection. É também o que aponta a ferramenta de inteligência artificial Donna, desenvolvida pela empresa catarinense Coleção.Moda.

Coleção Chanel Cruise Collection 2021 –  Aqui, cinto trabalhado em camadas com versões mais finas e grossas de corrente, demonstrando assim, que a tendência permanecerá forte para 2021. Confira ainda: Biografia de Coco Chanel e frases famosas da estilista

 

Significado das correntes na Moda

 

As Correntes podem representar simbolicamente  três aspectos principais:

1. Seguindo a correnteza: neste contexto, trazem à tona significados relacionados a toda a aceleração provocada pela tecnologia e processo de transição tecnológico pelo qual o mundo está passando. Incorporar correntes  no vestuário é como uma espécie de símbolo de que estamos conectado aos novos tempos e movimentos.

2. Comunidade, Rede e Ecossistema: conceitos considerados entre as principais macrotendências para os próximos anos. Se unir em elos, será uma alternativa para enfrentar os desafios de um mundo em crise e transição.

3. Aprisionado: Corrente também pode representar prisão, neste sentido, podemos estar acorrentados em uma forma de pensar que já não funciona mais, o que nos faz ir contra correnteza, e, em muitos aspectos, resistir ao novo.

 

Destrinchando os significados da Corrente

 

Denise Pitta, idealizadora do Fashion Bubbles e pesquisadora de moda há mais de 20 anos, foi na origem etimológica da palavra Corrente, para, desta forma, entender seus significados e compreender porque elas permanecerão fortes para as próximas estações, inclusive na moda pós-pandemia.

1. Seguindo a correnteza

 

A palavra Corrente é derivada do Latim currere, “correr”. Esta, por sua vez, foi ligada a uma raiz pré-histórica que denotava “movimento rápido”. No Latim, por exemplo,  currus significava “carro puxado por cavalo”.

Corrente está relacionada ainda ao movimento rápido da água ou de qualquer líquido em certa direção: correnteza, por exemplo. E também ao movimento contínuo de pessoas, animais ou coisas num mesmo sentido: como em corrente migratória.

Transição – Seguindo o Fluxo

Para a pesquisadora, vivemos um momento histórico, em que assistimos nascer uma nova consciência, com novos parâmetros, inclusive econômicos e culturais. No portal Fashion Bubbles acompanhamos esse movimento desde 2006, com maior retomada do tema em 2015. Além disso, estamos passando por uma nova Revolução Industrial, baseada em tecnologia e conhecimento.

A pandemia do Coronavírus tem acelerado ainda mais esse processo, podendo se consolidar como um marco histórico, isto é, um divisor de eras em que a nova consciência ganha força em detrimento da antiga.

Assim podemos concluir que as correntes podem refletir a aceleração provocada pela tecnologia e toda esse processo de transição. Ao incorporá-las é como um símbolo de que estamos conectados aos novos tempos, isto é, seguindo a correnteza, acompanhando o fluxo.

Fotos de Correntes na moda

 

A influencer Camila Coelho usando colar de correntes com brincos de argola. Fotos: Reprodução / Instagram
Preto e dourado, combinação infalível. Acessórios estilosos transformam o clássico look preto e branco (P&B) .  Aqui, a referência de corrente aparece minimalista, destacando apenas um elo.
Isabel Marant trouxe uma versão mais delicada para o colar de correntes trabalhado em prata.

 

2.Comunidade, rede, ecossistema

 

Voltando ao significado da palavra Corrente,  temos o  liame composto de anéis ou elos metálicos; cadeia. Corrente pode representar ainda, um grupo de indivíduos que se une por compartilhar características comuns ou compartilhar algo entre seus membros.

Aqui temos um dos aspectos mais interessantes da simbologia da corrente na moda. Para entender melhor o que isso significa, vamos visitar algumas das principais Macrotendências para os próximos anos:

Comunidade, Rede e Ecossistema

Como explicado antes, o mundo passa por uma enorme transição, velhos códigos e valores já não sustentam a realidade e os novos não se consolidaram.

Logo, temos um momento de grande medo, angústia e caos. O mundo que conhecemos está entrando em colapso, como uma espécie de apocalipse e o novo ainda está líquido, em processo de consolidação. Neste cenário temos apenas dois caminhos: ou ficamos atrelados ao mundo que se desfaz ou apesar de todas as dores e desafios, fazemos nossa transição também.

Entretanto, os desafios serão imensos e se conectar através de elos, explorando assim, conceitos de redes e comunidades, tornará mais fácil essa transição, acelerando o processo e facilitando de encontrar seu espaço nos novos conceitos, inclusive econômicos, tanto na pessoa física, como na jurídica.

Fotos de Correntes na moda

Foto: Reprodução
Cinto da coleção Cruise Collection 2021 – Observe as correntes trabalhadas em camadas, conectadas por elos em comum e pérolas presas há uma espécie de rede num harmonioso ecossistema.

3. Acorrentado

 

Related Post

Mas, nem tudo são flores, e a vida é feita de luz e sombra, positivo e negativo, yin-yang. Com as correntes acontece da mesma forma: elas também podem trazer o conceito de aprisionado, acorrentado.

A palavra acorrentar vem da união de corrente (currere) + A. O prefixo de origem latina A significa afastamento, separação: como nos exemplos abdicar, abster.

Desta forma, podemos estar acorrentados em formas de pensar que já não funcionam mais, o que nos faz ir contra correnteza, e, em muitos aspectos, resistir ao novo, deixando, contudo, de acompanhar o fluxo.

Retrocesso e retorno ao passado

Vemos esse mesmo fenômeno, também no âmbito político, quando surgem movimentos autoritários, que pregam retorno ao passado e valores ultrapassados, como o racismo e desrespeito às minorias.

Outro exemplo bastante revelador, é o desejo de intervenção militar, uma espécie de metáfora da própria prisão em que se está inserido, assim como vontades relacionadas a reviver o passado.

Correntes na moda

Assim, manifestando toda essa gama de significados, temos visto referências de correntes das mais variadas formas na moda, seja em estampas, acessórios e movimentos, como parcerias, união em redes e colabs. Nos fazendo concluir que essa tendência permanecerá forte para os próximos anos.

Fontes: Pesquisas e reflexões da pesquisadora Denise Pitta, Fashion Bubbles, Origem das palavras e Dicio

Off White –  Colar de Maxi correntes em alta. Veja mais artigos em nosso Caderno de Tendências
Ainda na Off White, o cinto em formato de corrente também é tendência.

 

Acessórios com correntes – A tendência da vez

 

Colar de corrente prata da Louis Vuitton

 

No que depender das próximas temporadas, as correntes são a grande aposta da vez. A Donna, ferramenta que mapeia tendências através do uso de inteligência artificial, identificou esse detalhe em alguns dos principais desfiles da vez.

  • Já conhece nosso Instagram? Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências, siga a gente no @fashionbubblesoficial.

 

Body chain Alexander McQueen – Mix com correntes em diferentes estruturas. Body chain é uma corrente de corpo. A peça é uma espécie de colar que envolve o pescoço e se cruza sobre a barriga.

Mix de tamanhos e materiais variados

De antemão, marcas como Louis Vuitton e Off White estão entre alguns dos grandes nomes investiram na tendência. Na Chanel, as correntes douradas foram misturadas à pérolas e pedrarias. Enquanto isso, Alexander Mcqueen aposta no body chain, que tem tudo para conquistar o street style.

Na Chanel, exagero e inspiração bizantina para assim renovar as correntes.

Destaque também para o Mix de correntes com pérolas.

Já as Pérolas repaginas ficaram ainda mais estilosas no mix com correntes, que vimos tanto no artigo  Brincos Inverno 2020 – 4 tendências da temporada internacional, como nos Acessórios Verão 2021.

Aposte ainda nas pérolas, pois, elas estão fortíssimas em um retorno ao clássico revisitado. Foto: Reprodução
Já para as mais clássicas, Chanel ainda aposta no mix de correntes com pérolas.

Um toque de estilo e personalidade

Antes de mais nada, as correntes se consagram como um detalhe versátil, moderninho e que pode ser adaptado para qualquer estilo. Isso faz, é claro, com que o sucesso nas ruas seja imediato, uma vez que a tendência vem se desenvolvendo há algumas temporadas.

Veja também:

Cores Verão 2021 – Inteligência Artificial aponta as principais tendências – Coleção.Moda

Coleção.Moda – Inteligência artificial (IA) antecipa tendências e automatiza processo de desenvolvimento de coleções

Tendências Masculinas Inverno 2021 – Os destaques das passarelas Internacionais

 

Looks com acessórios de correntes

 

Além das joias e bijus, as bolsas com corrente também estão em alta. A tendência está nas passarelas, contudo, já vinha forte nas ruas.

 

Seja nos brincos, colares, bolsas ou até calçados, as correntes já são uma febre. E como podem ser encontradas em diversas espessuras e estilos, fica fácil combinar.

Dando continuidade, a dica básica é equilibrar, por isso se você optar por um acessório bem poderoso, é legal deixar o destaque do look nele, optando por roupas mais básicas. Entretanto, o contrário também é válido: se o look for chamativo, equilibre com peças mais básicas.

Ao menos, é claro, que você seja daquelas que adora ousar. Nesse caso, vale exagerar e mergulhar de cabeça nessa tendência fortíssima, que deve repercutir ao longo dos próximos anos.

Como usar

Dando continuidade: Look neutro e acessórios poderosos, o que traz destaque para o colar dourado de correntes e brincos de argola, consequentemente o look fica super estiloso
Já para  a balada, body chain é uma ótima opção
Acompanhando a tendência, aqui temos as correntes nos óculos que também voltaram com força total. Veja também: As correntes de óculos estão de volta  + Dicas de como usar.

 

Para finalizar, agora que já conhece um pouco dos significado das correntes na Moda, que tal experimentar e incorporar no visual?

Veja também

Francieli Hess: Francieli Hess é estilista, empresária e produtora de conteúdo especialista em SEO. Atualmente reside na Índia, onde dirige sua marca Hess e atua como consultora internacional de negócios de moda, com foco em inovação e sustentabilidade. Instagram: @francielihess Site: www.hessbyhess.com
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais