LED MODÃO: coleção da marca mineira traz mensagem política para o SPFW N54
A LED trouxe o tema modão sertanejo para sua 8ª participação na semana de moda. Mari Gonzalez abriu e Erika Hilton fechou o desfile
No último dia 19, a LED trouxe o tema modão sertanejo para o seu desfile na 54ª edição do São Paulo Fashion Week. Com presença de celebridades como Esse Menino, Lívian Aragão e Erika Hilton na passarela, a marca mineira trouxe para suas peças estampas e cores inspiradas no interior do Brasil.
Além disso, por enxergar a moda como um catalisador de mudança, a LED apresentou looks com peso político e mensagens de resistência. Continue lendo para ver fotos e o vídeo do desfile completo!
Qual foi a inspiração do desfile da LED no SPFW N54?
No dia 19 de novembro, às 20h, Célio Dias, fundador e diretor criativo, apresentou a coleção intitulada “LED MODÃO” no Komplexo Tempo. Foi a 8ª participação da marca na semana de moda e, a fim de encontrar inspiração, o estilista mineiro voltou seu olhar para suas origens.
Assim, buscou em seu passado um guia para a sua apresentação, recuperando memórias e referências do interior do estado de Minas Gerais.
Além disso, leia:
- São Paulo Fashion Week 2022: programação + quanto custa o ingresso da edição N54
- SPFW: Sou de Algodão apresenta coleção exclusiva com roupas sustentáveis
- Santa Resistência transforma passarela do SPFW em roda de samba com o desfile “Do Rio ao Rio”
- Ponto Firme traz moda artesanal para o SPFW N54 em desfile assinado por estilista indígena
Mensagem de resistência na passarela da LED
Além disso, a marca trouxe para o desfile amigos e pessoas que fazem parte das bandeiras que a LED levanta. O casting foi escolhido pelo diretor Bill Macintyre e a direção de arte, assinada pelo também mineiro Cleu Oliver.
Mari Gonzalez, Esse Menino, Giovanna Heliodoro e Lívian Aragão marcaram presença na passarela. Do mesmo modo, a deputada federal eleita Erika Hilton fechou o desfile usando um terninho vermelho e uma faixa presidencial de crochê.
- Nesse sentido, leia Eleições 2022: 35 looks vermelhos para quem declara apoio ao PT
Criada em 2014, a LED enxerga a moda como um catalisador da mudança. Suas peças carregam um peso político, de resistência e subversivo, com o objetivo de enxergar novas possibilidades na sociedade por meio da produção slow made.
No SPFW, por exemplo, os modelos desfilaram ao lado de um caminho de santinhos, onde se liam mensagens como “O Brasil do futuro será fabuloso”.
- Siga o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, depois, na estrelinha ⭐ lá no News!
Como é a coleção “LED MODÃO”?
A coleção conta com estampas desenvolvidas por ilustradores que já trabalharam com a LED e são amigos pessoais do estilista. Desse modo, Luciano Ferreira desenvolveu uma estampa com ilustrações que flertam com o universo sertanejo, mas sem deixar de lado a personalidade da LED.
O ritmo musical que embala a coleção é um dos preferidos de Célio Dias, que trouxe também para essa temporada
a parceria com sua amiga e ilustradora Thereza Nardelli. Inspirada nos forros de mesa interioranos e em muito feminejo, ela deu vida a estampa batizada de Rural Chic.
“Para mim, poder trabalhar com os dois artistas foi olhar para as nossas referências sob vários ângulos e entender como o interior do Brasil é tão potente e, de fato, move o país. Após sentir tanto na nossa última coleção, eu pensei que essa poderia mostrar de onde vem tanta intensidade e, como um bom ouvinte de música sertaneja e fã de feminejo, achei que era a hora de mostrar essa origem”, explica Célio.
Desfile regado a muito sertanejo
A coleção LED MODÃO tem trilha sonora e foi pensada para pessoas intensas. Diversas musas, como a saudosa Marília Mendonça, uma das vozes favoritas do estilista, serviram de inspiração, com suas letras potentes e de superação.
“Eu cresci em uma casa com mulheres muito fortes e sou rodeado de mulheres potentes, que me inspiram muito. Nasci, cresci e hoje escuto a música sertaneja como um lugar afetivo. Lembro de ver minha avó e minha mãe ouvindo em casa e era um momento muito nosso, de cantar junto e viver aquele sentimento”, revela o estilista.
- Em seguida, leia Looks com chinelo: 10 ideias de como usar a tendência de forma elegante
O processo de criação
As peças da LED foram desenvolvidas em tecidos naturais, como algodão, modal e viscose, aliadas a tecidos tecnológicos. Dessa maneira, foi possível criar shapes exclusivos e uma experiência única e prazerosa no ato de se vestir.
Uma novidade dessa coleção é uma linha enxuta de jeans: era um sonho antigo de Célio poder agregar ao mix de produtos da marca.
O crochê, que já é a marca registrada do estilista, ganha novas possibilidades e relevância com franjas e formatos inusitados. Como resultado, criam-se imagens de moda que carregam o DNA mineiro da marca e traços irreverentes, assim como a LED.
As peças foram construídas com fios Círculo S/A, que permitiram às peças ganharem vida em fios naturais e feitos no Brasil.
Jóias, bolsas e calçados, assinados pela designer Priscila Gouthier, arrematam os looks na passarela e completam a
coleção. A LED ACESSÓRIOS ganha cada vez mais notoriedade e a designer comenta sobre as peças desenvolvidas:
“Estamos expandindo nosso repertório com uma linha que é a cara da LED. Para essa coleção, exploramos novas formas e signos da marca, como uma ampliação da linha de mãozinhas fundidas em latão, banhadas em ouro e prata, além de extrair elementos das estampas para criar o universo da marca.”
Alerta de tendências
Além do crochê, que está em alta junto à moda artesanal, várias tendências foram apresentadas no desfile da LED. É o caso dos looks all jeans e das franjas, por exemplo, muito comuns no estilo country.
Além disso, trends como peças metalizadas, animal print, Barbiecore e Brazilcore estiveram presentes na passarela.
Ficha técnica
Equipe LED:
- Direção criativa: Célio Dias e Priscila Gouthier
- Estilo: Célio Dias
- Designer de acessórios, bolsas e sapatos: Priscila Gouthier
- Crochetaria: Emerson de Paula
- Costura: Liberte-se, Enia Rodrigues, Júlia Arruda e Gleice Damasceno
- Bordado: Renata Gontijo, Creusa Barbosa e Guilherme Carvalho
Equipe desfile:
- Direção: Bill Macintyre
- Styling: Maria Cândida
- Produção executiva: Alice Lobo
- Direção de Arte: Cleu Oliver
- Casting modelos: Bill Macintyre
- Beleza: Helder Rodrigues
- Assessoria: Estúdio Ondina
- Artistas convidados: Thereza Nardelli, Luciano Ferreira e Felipe Poesia
- Por fim, confira Tendências do SPFW N53: 10 apostas da semana de moda de São Paulo para usar já!