Tendências Verão 2022: 10 propostas das semanas de moda internacionais

Nova York, Londres, Milão, Paris: a maratona de desfiles terminou e o Fashion Bubbles destaca as principais tendências para o Verão 2022.

1 622

Tendências Verão 2022 – Desfiles virtuais, experiências reais, distanciamento social: com o término das semanas de moda internacionais já é possível delinear as tendências propostas para o Verão 2022. Nova York, Paris, Londres e Milão já mostraram suas coleções com propostas para a próxima temporada.

Além das macrotendências como a inclusão e diversidade nas passarelas, o que se viu foram referências que seguem direto para as vitrines. Assim como também para o streetwear. Se por um lado o contexto da pandemia fortaleceu a moda homewear com o look pijama, por outro, o desejo reprimido de sair, viajar e se divertir também esteve presente nas roupas e acessórios.

 

Tendências para o Verão 2022

 

As grifes mais desejadas do mundo já apresentaram suas coleções SS21 que, para o hemisfério sul, devem chegar aos consumidores apenas no Verão 2022. Assim, entre os destaques, estão roupas confortáveis, a sensualidade das transparências e um toque artesanal nos outfits.

Confira, então, as 10 principais tendências para o verão 2022 segundo os desfiles internacionais:

1. Redes

Onde se viu: Hermès, Dries Von Noten, Acne Studios, Balenciaga.

Primeiramente, as telas inspiradas em redes de pescadores apareceram com um toque esportivo, como detalhes. Além disso, de forma elegante, em vestidos de festa.

rede tendências verão 2022
Balenciaga -Reprodução / Pinterest  – Tendências Verão 2022
Acne Studios – Reprodução / Pinterest

Lingeries

Já aqui, temos referência das redes também em destaque no super desfile de  lingeries da Savage Fenty Rihanna.

Trabalhos em textura de Rede são destaques nas Tendências Verão 2022

2. Laranja

Onde se viu: Nina Ricci, Salvatore Ferragamo, Ralph & Russo.

Do mesmo modo, a cor quente que é a cara do verão surgiu em looks de Paris à Milão. Contudo, o laranja não apareceu somente em produções monocromáticas, como também em detalhes do outfit.

tendência verão 2022
Ralph & Russo – Reprodução / Pinterest – Tendências Verão 2022

No look acima, também destacamos as Correntes. Elas estão entre as principais tendências em joias e acessórios para as próximas estações. Entenda seu significado e porque continuarão em alta.

Salvatore Ferragamo – Reprodução / Pinterest

3. Volume extra com destaque para ombros, braços e saias

Onde se viu: Balmain, Loewe, Givenchy.

Igualmente, as mangas bufantes também estiveram presentes nas coleção de inverno de grandes varejistas como a Zara. Mas, agora, o volume estruturado desponta também em saias com detalhe balonê e looks inteiros.

Significado

Aqui no Fashion Bubbles havíamos previsto que as ombreiras permaneceriam fortes na Moda Pós-pandemia. Clique no artigo para entender a história e porquê as Ombreiras vão ganhar ainda mais força, além de entender sua simbologia!

Entretanto, uma tendência nunca volta igual, ele retorna sempre repaginada com novas formas e materiais. O desfile de Verão Balmain explorou de forma muito interessante essa tendência. Assim, ombreiras mais pontiagudas e esculturais aparecem renovadas.

Simbologia

Dando continuidade, Denise Pitta, pesquisadora de Moda Simbólica e nossa editora, observa que após períodos de crise, a moda tende a inflar seus volumes. Recurso também utilizado na natureza. Uma vez que muitos bichos, quando se sentem ameaçados, se arrepiam ou inflam para, desta forma, parecerem maiores diante de predadores.

Logo, volumes exagerados e artificiais podem ser uma espécie de compensação para recuperar o padrão perdido.  Recurso também usado pelo Dior na criação do New Look, no pós-guerra.

Givenchy – Reprodução / Instagram. Aqui, destacamos mais uma vez a presença das correntes.
Loewe – reprodução / Instagram

4. Crochê

Onde se viu: Alberta Ferreti, Valentino.

Eventualmente, o atual momento pede uma pegada artesanal que traz a sensação de aconchego. Então, nada mais justo que o crochê e tricô serem protagonistas em looks despojados e sofisticados ao mesmo tempo.

A Fendi também explorou muito os trabalhos artesanais e bordados em sua coleção.

Você também pode gostar!
tendências verão 2022
Valentino – Reprodução / Pinterest – Tendências Verão 2022
Alberta Ferretti – Reprodução / Pinterest

 5. Tendências verão 2022: listras coloridas

Onde se viu: Miu Miu, Dolce & Gabbana

Antes de mais nada, as listras coloridas se revelam em looks divertidos para celebrar a estação quente. Então, nas passarelas, esta estampa clássica foi vista em looks inteiros. Além disso, em um mix de padronagens.

Denise Pitta, idealizadora do Fashion Bubbles, destaca ainda a simbologia das listras, ligadas à continuidade e estabilidade em um momento de pandemia. Assim aparecerão tanto no formato de estampas, como texturas. Seja através de plissados, malhas caneladas, etc.

tendências verão 2022
Dolce & Gabbana – Reprodução / Instagram 
Miu Miu – Reprodução / Instagram

6. O poder das estampas

Onde se viu: Versace, Emílio Pucci.

Em contrapartida, o imaginário criativo dos designers trouxe a temática das férias para as estampas. Já que não é possível fazer grandes viagens em decorrência da pandemia, por que não trazer essas referências para a estamparia das roupas?

Emílio Pucci – Reprodução / Instagram – Tendências do Verão 2022
verão 2022 tendências
Versace – Reprodução / Pinterest

Depois confira mais fotos e tendências trabalhadas na coleção de verão Versace SS21.

 7. Transparência

Onde se viu: Dior, Fendi, Valentino.

Tecidos esvoaçantes que ressaltam as curvas femininas marcaram presença em diversos desfiles. Tudo muito chique, ou seja, sem relevar demais. Destaque, então, para os vestidos transparentes que exalam sensualidade. E, sobretudo, realçam o corpo feminino.

Dior – Reprodução / Instagram 
Fendi – Reprodução / Pinterest

8. Comprimento mini

Onde se viu: Chanel, Miu Miu, Isabel Marant.

Da mesma forma, minissaias, micro vestidos e shorts curtinhos deixam o corpo à mostra com todo o estilo na estação quente. Além disso, ganham combinações que vão além das blusas básicas.

tendências verão 2022
Isabel Marant – Reprodução / Instagram
Chanel – reprodução / Instagram

9. Alfaiataria desconstruída

Onde se viu: Louis Vuitton, Balmain.

Certamente, o conceito de conforto extremo que despontou na pandemia também influenciou a tradicional alfaiataria. Assim, nas tendências para o verão 2022, as modelagens seguem mais amplas e as peças clássicas desconstruídas.

Balmain – Reprodução / Instagram
Louis Vuitton – Reprodução / Instagram

10. Moda em casa – Tendência Verão 2022

Onde se viu: Rodarte, Tom Ford

A moda de casa enfim chegou às ruas durante a quarentena. Além disso, essa tendência deve continuar no período pós-pandemia, principalmente com a trend do  Pijama Chic. Assim como durante o verão 2022. Aconchegantes e confortáveis, peças inspiradas em pijamas e homewear também ganharam destaque.

Rodarte – Reprodução / Instagram
tendência verão 2022
Tom Ford – Reprodução / Instagram

Por fim, confira tudo sobre as tendências para 2022.

você pode gostar também