Carnaval em casa: como fazer com dicas de decoração e aperitivos

Para uma comemoração mais intimista, aprenda a fazer um carnaval em casa memorável com as melhores músicas, fantasias e brincadeiras

Fonte: Pinterest

O carnaval é uma das datas mais esperadas do ano, principalmente pelos brasileiros, pois essa comemoração faz parte da cultura do país.

O Brasil é conhecido pelas suas festas grandiosas, cheias de cores, muita música e alegria. Tanto o carnaval de rua quanto as festas fechadas fazem o maior sucesso e atraem milhares de pessoas nessa data.

Sendo assim, 2023 promete ser um ano ainda mais animado. Afinal, nos últimos 3 anos, em 2020 e 2021, 2022, foi preciso cancelar as comemorações e evitar aglomerações para reduzir o risco de transmissão do Covid-19.

Fonte: Instagram @anamattos_decor

Então, muitas pessoas decidiram fazer ao menos um dia de festa mais intimista, apenas com amigos e familiares para comemorar o feriado. Por isso, embora tenha começado em pequenas versões na pandemia, o carnaval em casa continua em alta.

Os próximos tópicos estão cheios de ideias bacanas de como fazer carnaval em casa e, assim se divertir em segurança.

Como fazer uma festa de carnaval de verdade em casa

Carnaval é sinônimo de festa e, a maioria das pessoas adoraria estar se preparam o ano inteiro para passar alguns dias na folia.

Foto: Freepik

O Brasil é conhecido pelas suas festas grandiosas, mas muitos preferem um clima mais intimista para aproveitar sem qualquer preocupação. Então você vai precisar fazer algumas adaptações em casa e dar um toque de improviso para não deixar de aproveitar essa comemoração.

Você pode criar uma festa muito bacana na sua casa e curtir essa data sem precisar sair da segurança do seu lar.

Comece pela decoração do ambiente

Se você vai fazer uma festa em casa, precisa de uma super decoração. E nesse caso, quanto mais colorida e extravagante, melhor. Então pense em algumas maneiras de deixar cada ambiente da sua casa pronto para a folia.

Fonte: Instagram @bibibrindes

O ideal é que você procure economizar, isso vai fazer bem para o seu bolso e para o meio ambiente. Sendo assim, antes de colocar a mão na massa, crie uma lista com todos os itens que você já tem em casa e que pode usar na sua festa.

Aqui vale usar tecidos, objetos, plumas e outros acessórios, além de louças. O importante é deixar a imaginação fluir e ver tudo o que pode servir para deixar a sua casa preparada.

Se a sua casa for pequena, escolha um cômodo, preferencialmente a sala e encoste os móveis na parede para deixar o centro livre e improvisar uma pista de dança.

Mas pense também em deixar cadeiras e poltronas confortáveis para que as pessoas se sentem para descansar. Improvisar algumas almofadas coloridas e um tapete macio no chão também é uma ideia bem legal, que vai deixar o ambiente charmoso.

Foto: Freepik

Objetos

Você vai precisar também de uma mesa ou aparador para colocar as comidas e bebidas que serão servidas no dia. E não se esqueça de caprichar na decoração, colocando uma toalha bacana e alguns enfeites bem coloridos.

Alguns objetos também podem ficar bem legais na mesa, como por exemplo:

  • Fitas;
  • Apitos;
  • Plumas;
  • Flores;
  • Pulseiras coloridas como porta guardanapos e cornetas como marcadores para as taças e copos.

Fonte: Instagram @entre_panoselinhas

Arranjos de flores ficam muito bem se você souber utilizar as cores certas e espalhar esses itens adequadamente pelo ambiente.

Uma outra dica bem legal é colocar bexigas coloridas em meio à decoração. Elas ficam bem bacanas e dão um ar muito divertido.

Em seguida, veja uma dica de decoração para café da manhã para o feriado:

Uma forma simples de decorar a mesa de jantar sem precisar gastar muito é colocar confetes entre o jogo americano e o prato. Entretanto, lembre-se que a louça precisa ser transparente para que o enfeite apareça melhor.

Fonte: Instagram @dymeseira

Além disso, se você quer criar realmente um super efeito de festa profissional, crie uma cortina com tecido ou fitas de papel para que dê a impressão de um ambiente intimista.

Você pode caprichar também na iluminação e usar LEDs coloridos, luzes especiais ou até mesmo globos de discoteca. Luzinhas de natal também são uma boa ideia para essa ocasião.

Assim você e seus convidados vão se sentir realmente dentro de uma balada de verdade.

Foto: Freepik

Faça os seus próprios enfeites

Se você quer fazer carnaval em casa mas não tem muitas coisas à disposição para compor a decoração, não se preocupe.

Você pode fazer enfeites de papel bem bonitos e coloridos para usar na decoração. Não se preocupe com a perfeição, o importante é criar um ambiente bacana onde todos possam se divertir muito.

Foto: Freepik

Usando apenas papel e canetas e lápis coloridos você pode criar flores, bolas de papel crepom e até mesmo fitas para pendurar no teto.

Recorte alguns círculos coloridos, como confetes para grudar na parede e dar um efeito bem divertido nas paredes brancas da sua casa.

Plaquinhas com frases engraçadas e trechos de marchinhas de carnaval famosas também podem complementar a sua decoração. Você pode utilizar elas também para tirar fotos bem engraçadas.

Por fim, imagens com personalidades famosas relacionadas ao carnaval também podem ajudar a compor a sua decoração. Você pode imprimir algumas delas e espalhar pela casa.

Em seguida, veja como fazer uma decoração de mesa de carnaval sem gastar muito:

Quer mais tutoriais? Então aprenda a fazer 4 decorações de carnaval fáceis e coloridas no vídeo abaixo:

Além disso, o canal Mania de Fita também produziu um vídeo ensinando a fazer 5 tipos de decoração de carnaval em casa:

Decoração com cartolina

A cartolina é um material fácil de encontrar, barato e muito versátil. Portanto, no vídeo a seguir aprenda a fazer grandes flores.

Por outro lado, se você busca opções mais elaboradas e coloridas, veja um tutorial com outros modelos de flores decorativas feitas de papel:

Crie máscaras e acessórios de carnaval

Não tem como falar sobre como fazer carnaval em casa e não lembrar das máscaras coloridas e divertidas para esse dia.

As máscaras são ícones do carnaval em todas as partes do mundo. Elas ajudam a trazer mais cor e diversão à essa comemoração.

Foto: Freepik

Então, se você quer ter uma festa digna na sua residência, arregasse as mangas e comece a criar máscaras para todos os convidados.

Elas podem ser de vários tipos e estilos. Você pode se inspirar em super-heróis, animais, fazer máscaras do tipo clássica ou qualquer outra que a sua imaginação pedir!

Fonte: Instagram @kmixfestas

Quanto ao modelo, você pode colocar elástico para prender na cabeça ou fazer com palito de churrasco, para a pessoa segurar na frente do rosto.

Utilize muitas cores e brilho. Você pode usar tinta, lantejoulas e glitter para obter um efeito ainda mais bonito. Ah, e se quiser aproveite e coloque algumas na decoração do ambiente.

Você pode ainda fazer tiaras e outros acessórios!

Fonte: Instagram @kmixfestas

Por outro lado, se sua festa de carnaval tem um toque de glamour, assista o vídeo abaixo e arrase no look:

Após a pandemia, muitas pessoas ficaram com máscara descartável sobrando em casa. Por isso, que tal reaproveitá-las para criar uma máscara de carnaval? Aprenda no vídeo abaixo:

Por outro lado, os modelos tradicionais nunca saem de moda. Portanto, veja o tutorial de como fazê-la:

Fantasia de carnaval

É claro que também não pode faltar a famosa fantasia de carnaval. Afinal, mesmo que você não saia de casa, esse feriado pode render fotos incríveis para as redes sociais, não é mesmo?

Portanto, confira alguns modelos de fantasia que são tendência e alguns vídeos que vão te ensinar a fazer seu próprio modelo e, o melhor, sem gastar muito!

Related Post

Fonte: Pinterest

Que tal se transformar em uma linda flor? Escolha sua espécie preferida e arrase na make!

Fonte: Pinterest

A tiara é um recurso versátil e que pode transformar um look completamente. Para isso, basta usar a criatividade para criar um modelo exclusivo ou comprá-las em lojas de R$ 1,99.

Fonte: Pinterest

Uma opção incrível de fantasia ao estilo DIY é apostar em uma capa feita com fitas metalizadas.

Fonte: Pinterest

Em seguida, veja 50 ideias de fantasias e looks para arrasar no carnaval em casa:

Por outro lado, se você quiser criar sua própria fantasia, assista o vídeo abaixo com algumas inspirações:

Capriche na comida e na bebida

Uma festa em casa não fica completa se não tiver algumas comidinhas e bebidas deliciosas. Uma ideia bem bacana é fazer uma festa ao estilo boteco.

Assim você economiza e consegue agradar todo mundo. Algumas ideias bem bacanas de comidas para servir são:

  • Amendoim;
  • Mix de castanhas com frutas secas;
  • Batata frita;
  • Tábua de frios;
  • Salgadinhos (bolinha de queijo, coxinha…);
  • Chips de vegetais;

Foto: Freepik

Além disso, pense em alguma sobremesa simples para agradar aos seus convidados. Pense em ideias simples como paçoca, bombom e balas, por exemplo.

A bebida também é uma parte muito importante da sua festa. Pense nas pessoas que vão participar e decida o que vai servir para agradar a todos. Água, sucos e refrigerantes são sempre muito importantes.

Quanto às bebidas alcoólicas, a cerveja é a bebida mais consumida, mas os coquetéis também estão em alta.

Caipirinhas e bebidas diversas com Gin e Vodka fazem sucesso e são uma delícia. Inclusive você pode criar uma espécie de bar bem colorido, com garrafas, copos, frutas e gelo e inserir isso na decoração do ambiente.

Comidinhas especiais para festas com crianças

Se você estiver pensando em uma festa de carnaval em casa com crianças, vai precisar pensar em comidas deliciosas que agradem aos mais novos.

Foto: Freepik

Nesse caso aposte naquilo que eles mais gostam:

  • Salgadinhos;
  • Batata frita;
  • Pipoca;
  • Bolo;
  • Brigadeiro;
  • Balas.

Tenha a certeza de que os pequenos vão amar essas delícias e vão se divertir muito.

Carnaval – Foto: Freepik

Festa do pijama faz sucesso com os pequenos

Se você está procurando uma boa opção de como fazer carnaval em casa para agradar os seus filhos, uma festa do pijama pode ser uma excelente alternativa.

Você pode investir em comidas que agradem aos menores, muitas musicas legais e algumas brincadeiras. Que tal uma gincana bem legal?

Fonte: Instagram @mamaefesteiradecor

Depois disso invista em um filme ou contação de histórias para que eles se acalmem antes da hora de dormir.

Mas vale lembrar que muitos adultos também adoram festas do pijama. Então é possível criar uma versão muito divertida para crescidinhos.

Festa na piscina no carnaval

Que sorte o carnaval acontecer no verão, não é mesmo? Muita gente gosta de aproveitar essa data na praia.

Por causa da lotação do litoral, muitas pessoas preferem não viajar e passarem essa data na segurança das suas casas.

Foto: Freepik

Então porque não fazer uma festa na piscina e aproveitar o calor da melhor maneira possível? Mesmo que você tenha uma piscina pequena, ou daquelas infláveis, dá para se divertir bastante.

Nesse caso é melhor fazer uma comemoração diurna. Aposte em muita música, bebidas bem geladas e alimentos leves.

E não se esqueça de caprichar na decoração. Além de todas as dicas que você já viu nos tópicos anteriores, tente colocar bexigas coloridas na piscina para deixar tudo bem colorido.

Por outro lado, caso sua festa se estenda ao período noturno aposte em uma decoração neon. A seguir, veja um vídeo com uma decoração de festa de neon na piscina simples:

E se você está em dúvida sobre o look, o vídeo abaixo dá dicas de como um body dourado pode ser usado tanto em uma festa normal quanto em um pool party carnavalesca.

Não existe carnaval sem música

O carnaval é marcado por muita animação e, isso só é possível graças aos ritmos dessa comemoração.

Por isso, independentemente de qual seja o seu gosto musical, não se esqueça de preparar uma playlist bem animada para deixar a sua festa de carnaval em casa muito alegre, como tem que ser.

Foto: Freepik

Você pode apostar em marchinhas e músicas típicas dessa data ou selecionar aquelas que mais agradam a você e aos seus convidados.

A seguir confira uma playlist com as melhores músicas de axé para curtir seu carnaval em casa:

 

Por outro lado, se você busca músicas para brincar e trazer entretenimento para as crianças, confira a playlist abaixo:

Programações online no carnaval

Se por acaso você estiver sem ideias, saiba que a programação de carnaval está repleta de coisas bem legais, inclusive shows e lives para você acompanhar sem precisar sair do sofá.

Especialmente após a pandemia, muitos artistas criaram programas especiais para divertir os foliões.

Foto: Freepik

Você pode procurar por blocos virtuais. Existem vários, sendo alguns deles gratuitos e outros em que você precisa pagar uma pequena taxa para assistir.

Cortejos e comemorações tradicionais de vários locais do país também fazem parte das opções para quem quer comemorar o carnaval da maneira mais tradicional.

Mas como fazer carnaval em casa para os mais tranquilos?

Até aqui esse texto trouxe muitas informações legais sobre como fazer carnaval em casa, mas muita gente não gosta de festas.

Mesmo assim essas pessoas costumavam aproveitar o feriado de carnaval fazendo viagens, um passeio em família ou outros tipos de programas. Mas com a recomendação de distanciamento social, o melhor esse ano é ficar em casa mesmo.

Foto: Freepik

Então veja algumas ideias de o que fazer em casa nesses dias:

  • Autocuidado: você pode aproveitar esses dias em casa para cuidar de si mesmo. Crie um spa particular, cuide dos cabelos, hidrate a pele, cuide das unhas, faça uma limpeza de pele e ingira alimentos detox; Banhos energéticos também estão super em alta.
  • Maratonar séries: se você tem assinatura de algum serviço de streamming, essa é uma ótima oportunidade para assistir aqueles títulos que você queria ver e, maratonar uma série longa que você deixou para depois;
  • Mexer na decoração da casa: essa é uma excelente oportunidade para deixar a sua casa mais bonita e arrumada;
  • Leitura: Se você adora ler, pode se ocupar com aquele livro que você deixou de lado. Essa é uma ótima oportunidade para relaxar na rede ou em uma poltrona confortável;
  • Prepare receitas deliciosas: que tal aproveitar o tempo livre para fazer uma receita bem legal e impressionar a família? Liberte o chef que existe em você.

Viu só? Mesmo que você prefira ficar longe das festas, pode fazer muitas coisas legais no carnaval em casa.

Arrase na sua festa de carnaval 

O carnaval é uma data comemorativa que faz parte da cultura do brasileiro. O país é conhecido mundialmente pelas suas festas enormes, alegres e coloridas.

Foto: Freepik

Infelizmente, por causa da pandemia de Covid-19 as comemorações foram canceladas nos últimos anos e, a recomendação é de que os foliões fiquem em casa durante esses dias. Porém, esse período criou uma nova tradição no país: o carnaval em casa. Afinal, mesmo assim é possível aproveitar cada momento e se divertir muito.

Então, apesar desse momento difícil pelo qual o mundo passou, você deve buscar forças e encontrar alegria.

Como você viu nesse texto, existem opções para fazer carnaval em casa independentemente da sua personalidade e preferências. Você pode criar uma decoração incrível gastando muito pouco.

Inclusive você pode fazer uma festa muito divertida e arrasar na comemoração em família. E se tiver crianças, aposte em uma festa do pijama com muitas comidas deliciosas e arrase com os pequenos.

Por fim, mesmo que você seja do tipo mais tranquilo, que não gosta de festa, pode aproveitar o feriado maratonando a sua série favorita.

Editado e atualizado por Diana Diniz.

Handreza Hayran: Handreza Hayran é pernambucana e adora descobrir os segredos do mundo, pois acredita na fonte inesgotável da sabedoria. Atualmente é redatora nos sites Mil Dicas de Mãe, Portal do Dog e editora do site Foco e Fama
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais