Carnaval em casa: como fazer com dicas de decoração e aperitivos

Carnaval em casa: como fazer com dicas de decoração e aperitivos

O carnaval é uma das datas mais esperadas do ano, principalmente pelos brasileiros, pois essa comemoração faz parte da cultura do país.

O Brasil é conhecido pelas suas festas grandiosas, cheias de cores, muita música e alegria. Tanto o carnaval de rua quanto as festas fechadas fazem o maior sucesso e atraem milhares de pessoas nessa data.

 

No entanto, assim como aconteceu com 2020, 2021 já está sendo um ano atípico, em que foi preciso cancelar as comemorações e evitar aglomerações para reduzir o risco de transmissão do Covid-19.

 

Foto: Freepik

 

Então, mesmo que você esteja morrendo de vontade de cair na folia, dessa vez você vai ter que se reinventar e encontrar alternativas para as comemorações.

Mas não se preocupe porque mesmo com a pandemia é possível se divertir muito e fazer cada momento do seu carnaval valer a pena.

Os próximos tópicos estão cheios de ideias bacanas de como fazer carnaval em casa e, assim se divertir em segurança.

 

Como fazer uma festa de carnaval de verdade em casa

 

Carnaval é sinônimo de festa e, a maioria das pessoas adoraria estar se preparando para passar alguns dias na folia.

O Brasil é conhecido pelas suas festas grandiosas, mas infelizmente esse ano elas não poderão acontecer. Então você vai precisar improvisar para não deixar de aproveitar essa comemoração.

Você pode criar uma festa muito bacana na sua casa e curtir essa data sem precisar sair da segurança do seu lar.

 

Comece pela decoração do ambiente

 

Foto: Freepik

 

Se você vai fazer uma festa em casa, precisa de uma super decoração. E nesse caso, quanto mais colorida e extravagante, melhor. Então pense em algumas maneiras de deixar cada ambiente da sua casa pronto para a folia.

O ideal é que você procure economizar, isso vai fazer bem para o seu bolso e para o meio ambiente. Sendo assim, antes de colocar a mão na massa, crie uma lista com todos os itens que você já tem em casa e que pode usar na sua festa.

Aqui vale usar tecidos, objetos, plumas e outros acessórios, além de louças. O importante é deixar a imaginação fluir e ver tudo o que pode servir para deixar a sua casa preparada.

Se a sua casa for pequena, escolha um cômodo, preferencialmente a sala e encoste os móveis na parede para deixar o centro livre e improvisar uma pista de dança.

 

Foto: Freepik

 

Mas pense também em deixar cadeiras e poltronas confortáveis para que as pessoas se sentem para descansar. Improvisar algumas almofadas coloridas e um tapete macio no chão também é uma ideia bem legal, que vai deixar o ambiente charmoso.

Objetos

 

Você vai precisar também de uma mesa ou aparador para colocar as comidas e bebidas que serão servidas no dia. E não se esqueça de caprichar na decoração, colocando uma toalha bacana e alguns enfeites bem coloridos.

Alguns objetos também podem ficar bem legais na mesa, como por exemplo:

  • Fitas;
  • Apitos;
  • Plumas;
  • Flores;
  • Pulseiras coloridas como porta guardanapos e cornetas como marcadores para as taças e copos.

Arranjos de flores ficam muito bem se você souber utilizar as cores certas e espalhar esses itens adequadamente pelo ambiente.

Uma outra dica bem legal é colocar bexigas coloridas em meio à decoração. Elas ficam bem bacanas e dão um ar muito divertido.

 

Foto: Freepik

 

Além disso, se você quer criar realmente um super efeito de festa profissional, crie uma cortina com tecido ou fitas de papel para que dê a impressão de um ambiente intimista.

Você pode caprichar também na iluminação e usar LEDs coloridos, luzes especiais ou até mesmo globos de discoteca. Luzinhas de natal também são uma boa ideia para essa ocasião.

Assim você e seus convidados vão se sentir realmente dentro de uma balada de verdade.

 

Faça os seus próprios enfeites

 

Foto: Freepik

 

Se você quer fazer carnaval em casa mas não tem muitas coisas à disposição para compor a decoração, não se preocupe.

Você pode fazer enfeites de papel bem bonitos e coloridos para usar na decoração. Não se preocupe com a perfeição, o importante é criar um ambiente bacana onde todos possam se divertir muito.

Usando apenas papel e canetas e lápis coloridos você pode criar flores, bolas de papel crepom e até mesmo fitas para pendurar no teto.

Recorte alguns círculos coloridos, como confetes para grudar na parede e dar um efeito bem divertido nas paredes brancas da sua casa.

Plaquinhas com frases engraçadas e trechos de marchinhas de carnaval famosas também podem complementar a sua decoração. Você pode utilizar elas também para tirar fotos bem engraçadas.

Por fim, imagens com personalidades famosas relacionadas ao carnaval também podem ajudar a compor a sua decoração. Você pode imprimir algumas delas e espalhar pela casa.

 

 

Crie máscaras e acessórios de carnaval

 

Foto: Freepik

 

Não tem como falar sobre como fazer carnaval em casa e não lembrar das máscaras coloridas e divertidas para esse dia.

As máscaras são ícones do carnaval em todas as partes do mundo. Elas ajudam a trazer mais cor e diversão à essa comemoração.

Então, se você quer ter uma festa digna na sua residência, arregasse as mangas e comece a criar máscaras para todos os convidados.

Elas podem ser de vários tipos e estilos. Você pode se inspirar em super-heróis, animais, fazer máscaras do tipo clássica ou qualquer outra que a sua imaginação pedir!

Quanto ao modelo, você pode colocar elástico para prender na cabeça ou fazer com palito de churrasco, para a pessoa segurar na frente do rosto.

Utilize muitas cores e brilho. Você pode usar tinta, lantejoulas e glitter para obter um efeito ainda mais bonito. Ah, e se quiser aproveite e coloque algumas na decoração do ambiente.

Você pode ainda fazer tiaras e outros acessórios!

 

 

Capriche na comida e na bebida

 

Foto: Freepik

 

Uma festa em casa não fica completa se não tiver algumas comidinhas e bebidas deliciosas. Uma ideia bem bacana é fazer uma festa ao estilo boteco.

Assim você economiza e consegue agradar todo mundo. Algumas ideias bem bacanas de comidas para servir são:

  • Amendoim;
  • Mix de castanhas com frutas secas;
  • Batata frita;
  • Tábua de frios;
  • Salgadinhos (bolinha de queijo, coxinha…);
  • Chips de vegetais;

Além disso, pense em alguma sobremesa simples para agradar aos seus convidados. Pense em ideias simples como paçoca, bombom e balas, por exemplo.

A bebida também é uma parte muito importante da sua festa. Pense nas pessoas que vão participar e decida o que vai servir para agradar a todos. Água, sucos e refrigerantes são sempre muito importantes.

Quanto às bebidas alcoólicas, a cerveja é a bebida mais consumida, mas os coquetéis também estão em alta.

Caipirinhas e bebidas diversas com Gin e Vodka fazem sucesso e são uma delícia. Inclusive você pode criar uma espécie de bar bem colorido, com garrafas, copos, frutas e gelo e inserir isso na decoração do ambiente.

Comidinhas especiais para festas com crianças

 

Foto: Freepik

 

Se você estiver pensando em uma festa de carnaval em casa com crianças, vai precisar pensar em comidas deliciosas que agradem aos mais novos.

Nesse caso aposte naquilo que eles mais gostam:

  • Salgadinhos;
  • Batata frita;
  • Pipoca;
  • Bolo;
  • Brigadeiro;
  • Balas.

Tenha a certeza de que os pequenos vão amar essas delícias e vão se divertir muito.

 

Festa do pijama faz sucesso com os pequenos

 

Carnaval – Foto: Freepik

 

Se você está procurando uma boa opção de como fazer carnaval em casa para agradar os seus filhos, uma festa do pijama pode ser uma excelente alternativa.

Você pode investir em comidas que agradem aos menores, muitas musicas legais e algumas brincadeiras. Que tal uma gincana bem legal?

Depois disso invista em um filme ou contação de histórias para que eles se acalmem antes da hora de dormir.

Mas vale lembrar que muitos adultos também adoram festas do pijama. Então é possível criar uma versão muito divertida para crescidinhos.

Festa na piscina no carnaval

 

Foto: Freepik

 

Que sorte o carnaval acontecer no verão, não é mesmo? Muita gente gosta de aproveitar essa data na praia.

Por causa da pandemia é recomendado que as pessoas não viagem e passem essa data na segurança das suas casas.

Então porque não fazer uma festa na piscina e aproveitar o calor da melhor maneira possível? Mesmo que você tenha uma piscina pequena, ou daquelas infláveis, dá para se divertir bastante.

Nesse caso é melhor fazer uma comemoração diurna. Aposte em muita música, bebidas bem geladas e alimentos leves.

E não se esqueça de caprichar na decoração. Além de todas as dicas que você já viu nos tópicos anteriores, tente colocar bexigas coloridas na piscina para deixar tudo bem colorido.

 

Não existe carnaval sem música

 

Foto: Freepik

 

O carnaval é marcado por muita animação e, isso só é possível graças aos ritmos dessa comemoração.

Por isso, independentemente de qual seja o seu gosto musical, não se esqueça de preparar uma playlist bem animada para deixar a sua festa de carnaval em casa muito alegre, como tem que ser.

Você pode apostar em marchinhas e músicas típicas dessa data ou selecionar aquelas que mais agradam a você e aos seus convidados.

Programações online no carnaval

 

Se por acaso você estiver sem ideias, saiba que a programação de carnaval está repleta de coisas bem legais, inclusive shows e lives para você acompanhar sem precisar sair do sofá.

Como forma de manter as comemorações mesmo durante a pandemia, existem programas especiais para divertir os foliões.

Você pode procurar por blocos virtuais. Existem vários, sendo alguns deles gratuitos e outros em que você precisa pagar uma pequena taxa para assistir.

Cortejos e comemorações tradicionais de vários locais do país também fazem parte das opções para quem quer comemorar o carnaval da maneira mais tradicional.

Vários artistas também farão transmissões do tipo Live pelas redes sociais, a nova tendência para os artistas desde que a pandemia começou.

 

Mas como fazer carnaval em casa para os mais tranquilos?

 

Foto: Freepik

 

Até aqui esse texto trouxe muitas informações legais sobre como fazer carnaval em casa, mas muita gente não gosta de festas.

Mesmo assim essas pessoas costumavam aproveitar o feriado de carnaval fazendo viagens, um passeio em família ou outros tipos de programas. Mas com a recomendação de distanciamento social, o melhor esse ano é ficar em casa mesmo.

Então veja algumas ideias de o que fazer em casa nesses dias:

  • Autocuidado: você pode aproveitar esses dias em casa para cuidar de si mesmo. Crie um spa particular, cuide dos cabelos, hidrate a pele, cuide das unhas, faça uma limpeza de pele e ingira alimentos detox; Banhos energéticos também estão super em alta.
  • Maratonar séries: se você tem assinatura de algum serviço de streamming, essa é uma ótima oportunidade para assistir aqueles títulos que você queria ver e, maratonar uma série longa que você deixou para depois;
  • Mexer na decoração da casa: essa é uma excelente oportunidade para deixar a sua casa mais bonita e arrumada;
  • Leitura: Se você adora ler, pode se ocupar com aquele livro que você deixou de lado. Essa é uma ótima oportunidade para relaxar na rede ou em uma poltrona confortável;
  • Prepare receitas deliciosas: que tal aproveitar o tempo livre para fazer uma receita bem legal e impressionar a família? Liberte o chef que existe em você.

Viu só? Mesmo que você prefira ficar longe das festas, pode fazer muitas coisas legais no carnaval em casa.

 

Arrase na sua festa de carnaval 

 

O carnaval é uma data comemorativa que faz parte da cultura do brasileiro. O país é conhecido mundialmente pelas suas festas enormes, alegres e coloridas.

Infelizmente, por causa da pandemia de Covid-19 as comemorações foram canceladas e, a recomendação é de que os foliões fiquem em casa durante esses dias. Mas mesmo assim é possível aproveitar cada momento e se divertir muito.

Então, apesar desse momento difícil pelo qual o mundo está passando, você deve buscar forças e encontrar alegria mesmo em meio à tristeza.

Como você viu nesse texto, existem opções para fazer carnaval em casa independentemente da sua personalidade e preferências. Você pode criar uma decoração incrível gastando muito pouco.

Inclusive você pode fazer uma festa muito divertida e arrasar na comemoração em família. E se tiver crianças, aposte em uma festa do pijama com muitas comidas deliciosas e arrase com os pequenos.

Por fim, mesmo que você seja do tipo mais tranquilo, que não gosta de festa, pode aproveitar o feriado maratonando a sua série favorita.

acessório de carnavalArtigos de carnavalbaile de carnavalBrinquedos de CarnavalCarnavalcarnaval belezaCarnaval em casaCarnaval na pandemiaDicas para carnaval em casalooks carnavalO que fazer no carnaval