Natal: história, tradições e curiosidades da festa comemorativa

Saiba tudo sobre as tradições do Natal, como árvore de Natal, boneco de neve e ceia natalina, curiosidades da história e muito mais

Fonte: Pexels

O Natal, festa comemorada em 25 de dezembro como símbolo do nascimento de Jesus Cristo, é uma das celebrações mais importantes do ano. Nessa época o espírito natalino fica espalhado pelo mundo todo.

Assim, a comemoração é celebrada de diversas formas, mas a mais tradicional apresenta algumas curiosidades. Os símbolos natalinos e as tradições, por exemplo, possuem significados bastante valorosos.

Confira em seguida, fatos interessantes sobre a festa de Natal!

Quais são as tradições de Natal?

Natal inspira e muitos já conhecem algumas tradições da festa que celebra o nascimento de Jesus Cristo. Ou seja, ao passar de geração para geração conservaram-se algumas origens da data comemorativa.

Contudo, vamos saber um pouco mais sobre 5 delas: ceia de Natal, árvore de Natal, guirlanda, os três Reis Magos e o postal de Natal.

Ceia natalina

A origem da ceia no Natal vem da Europa. Antigamente os europeus costumavam receber os viajantes amigos e familiares e cear com eles no mês de dezembro.

Assim, esse costume acabou tornando-se a ceia de Natal: um jantar especial que acontece com a família unida.

Fonte: Pexels

Árvore de Natal

Pinheiro como decoração no Natal tem origem na Idade Média no ano de 1530.

Dizem que Martinho Lutero quem teve a ideia de usar como enfeite natalino uma árvore. Ele teria levado um pinheiro para a casa e em seu topo colocado uma estrela. A ideia era simbolizar a estrela que guiou os três magos de Jesus, como conta a Bíblia.

Fonte: Pexels

Veja em seguida, 15 dicas para montar a sua árvore no fim de ano:

Guirlanda

O enfeite de porta comum nas festas de fim de ano era muito usado pelos romanos antigos. Antigamente, uma dessas pendurada na casa simbolizada saúde para os moradores.

Fonte: Pexels

Os três Reis Magos

Os três Reis Magos, Belchior, Gaspar e Baltazar, são celebrados desde a Idade Média.

A menção dos magos que presentearam Jesus na Bíblia, respectivamente com ouro, incenso e mirra, acontece no Evangelho de São Mateus.

  • Logo depois, leia Ceia Vegana: dicas e receitas para um Natal sem crueldade

Assista, em seguida, veja um documentário que conta a história dos três Reis Magos:

A cartinha postal

A tradição de enviar cartões com mensagens alegres para os amigos e familiares começou com Sir Henry Cole. O inglês milionário tinha esse costume na época de Natal.

Ele tinha pouco tempo para escrever, então resolveu criar um cartão postal!

Fonte: Pexels

Qual é a tradição do Natal no Brasil?

No Brasil, a tradição do Natal é montar a árvore, trocar presentes através do “Amigo Secreto”, presentar desconhecidos como meio de praticar a solidariedade, além de se vestir de Papai Noel na véspera e comer peru (ave) na ceia.

Qual o significado da estrela na árvore de Natal?

A estrela na árvore de Natal simboliza a estrela de Belém. Esta, segundo as tradições, teria revelado o nascimento de Jesus aos três Reis Magos e os guiado até ele.

Fonte: Pexels

  • Logo após, veja Crochê natalino – 30 ideias para vender ou presentear com receitas e gráficos

Qual o significado do boneco de neve no Natal?

Este é um dos símbolos de Natal. O boneco de neve tem origem no hemisfério norte, onde neva no fim de ano e as crianças costumam sair durante o dia para fazer bonecos.

Fonte: Pexels

Qual o significado das bolas de Natal?

De todas as cores, as bolas de árvore representam as boas vontades humanas para a época, como alegria, amor, esperança e felicidade. Elas podem aparecer em diversos tamanhos e materiais diferentes, mas sempre completam a decoração natalina de uma casa.

Fonte: Pexels

Confira abaixo um vídeo ensinando a decorar bolas de árvore de Natal:

Qual é o significado do Papai Noel?

O bom velhinho foi inspirado no bisco São Nicolau, que viveu no século 4 e era muito conhecido por sua bondade.

A lenda diz que o Papai Noel, que mora no Polo Norte, sobrevoa o mundo de trenó visitando as casas na noite de Natal (24 de dezembro) e deixando presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano.

Fonte: Truskin

Qual é o significado da vela de Natal?

Related Post

Em época de fim de ano, a vela simboliza a vinda de Cristo para a Terra, iluminando o caminho da humanidade.

Fonte: Pexels

  • Logo depois, leia Embrulhos natalinos: 17 ideias baratas e fáceis de reproduzir

Que tal também usar velas na decoração? Confira o tutorial ensinando a decorar abaixo:

O que é peru de Natal?

Mais uma tradição de fim de ano, a ave peru preparada no forno é um clássico de Natal para a ceia.

Porque damos presentes no Natal?

Presentear no Natal tem origem na história bíblica dos Reis Magos, que levaram ao recém-nascido Jesus alguns presentes.

Belchior, Baltazer e Gaspar presentaram a divindade com mirra, ouro e incenso.

Fonte: Pexels

  • Logo após, veja Cesta de Natal: 56 ideias criativas para vender ou presentear

Qual é o dia certo para abrir os presentes de Natal?

Após a ceia as crianças vão dormir e o Papai Noel vem deixar os presentes embaixo da árvore de Natal ou na meia. Assim, 25 de dezembro é o dia para os pequenos abrirem os presentes e brincarem com eles.

Não sabe o que dar de presente no Natal? Então confira abaixo 30 ótimas ideias divertidas do que presentear:

Qual é o verdadeiro significado de Natal?

Segundo a Bíblia, Natal representa o nascimento de Jesus, o filho de Deus. A data comemorativa acontece em 25 de dezembro ou em 7 de janeiro, no caso dos cristãos ortodoxos.

No Novo Testamento, a natividade é citada nos evangelhos de Mateus e Lucas. No entanto, eles dão versões diferentes para o evento.

  • Leia também Filme natalino para entrar no clima natalino: os melhores da Netflix!

Assista no vídeo abaixo, a verdadeira história do Natal:

Qual o significado do presépio de Natal?

Ao lado do pinheirinho e dos presentes, o presépio é talvez uma das mais antigas formas de caracterização do Natal. A palavra presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”. Porém, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo.

Os cristãos já celebravam a memória do nascimento de Jesus desde finais do século III, mas a tradição do presépio, na sua forma atual, tem as suas origens no século XVI. Antes dessa época, o nascimento e a adoração ao Menino Jesus eram representadas de outras maneiras. As primeiras imagens do que hoje conhecemos como presépio natalino foram criadas em mosaicos no interior de igrejas e templos no século VI e, no século seguinte, a primeira réplica da gruta no Ocidente foi construída em Roma.

Atualmente, tradições de Natal antigas como a árvore de Natal, o Papai Noel, a ceia, o presépio e as músicas dão forma à celebração do Natal ao redor do mundo. Leia matéria completa no site Presente.

Fogos de artifício marcam a noite em igreja de Gaojiabao, na China. Veja mais imagens  no site Globo.com


  • Enquanto isso, confira Mesas decoradas para ceia – Ideias fáceis para montar uma mesa inesquecível

Qual é a verdadeira história do Natal?

A comemoração religiosa do Natal só foi iniciada no século IV quando o Papa Júlio I levou a cabo um estudo intensivo sobre a data de nascimento de Jesus Cristo e acabou por estabelecer oficialmente o dia 25 de Dezembro para as celebrações. Durante os três primeiros séculos da nossa era, os cristãos não celebraram o Natal.

A festa foi introduzida na Igreja Romana no século IV e, somente no século V, estabelecida oficialmente como festa cristã. Uma das tradições mais marcantes do Natal é a Árvore de Natal. O mundo inteiro comemora o Natal, sendo que todos possuem maneiras próprias de comemorar.

A festa na Itália: SAUDAÇÃO: “Buon Natale”. O Natal na Itália é cheio de conhecimento ligado ao significado religioso. Quando acaba a ceia, as pessoas esperam a meia-noite jogando cartas, até o momento em que poderão abrir os presentes e ir à Missa da Meia-Noite. As festas se concluem com a “Epifania”, dia 6 de janeiro, dia em que os Reis Magos deram os presentes ao Menino Jesus.

A festa na Suécia: SAUDAÇÃO:”God Jul”. O Natal na Suécia é dos mais típicos e tradicionais, em especial porque o país está situado no extremo norte da Europa e sempre tem um Natal coberto de neve. Na Suécia é costume enterrar, no dia 25 de dezembro, uma semente de cevada. Quando chega a germinar, o que não é nada fácil, o acontecimento é considerado prenúncio de boas colheitas.

Você sabe o que é Advento?

Imagem do Blog DDD.

A palavra Advento vem do latim Adventus: que significa “chegada“, vem do verbo Advenire: “chegar a“) é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal.

Para nós cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde cada um de nós, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivemos o arrependimento e promovemos a fraternidade e a Paz.

No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. Saiba mais no Blog DDD.

O Advento: Tempo de Espera

A palavra adventus significa vinda, advento. Provém do verbo “vir”. É utilizada na linguagem pagã para indicar o adventus da divindade: sua vinda periódica e sua presença teofánica no recinto sagrado do templo. Neste sentido, a palavra adventus deve significar “retorno” e “aniversário”. Também se utiliza a expressão para designar a entrada triunfal do imperador: Adventus divi.

Na linguagem cristã primitiva, com a expressão adventus se faz referência à última vinda do Senhor, a sua volta gloriosa e definitiva. Mas em seguida, ao aparecer as festas de Natal e epifanía, adventus serve para significar a vinda do Senhor na humildade de nossa carne.

Deste modo a vinda do Senhor em Belém e sua última vinda se contemplam dentro de uma visão unitária, não como duas vindas distintas, mas sim como uma só e única vinda, desdobrada em etapas distintas. Mesmo que a expressão faça referência direta à vinda do Senhor, com a palavra adventus a liturgia se refere a um tempo de preparação que precede às festas de Natal e epifanía.

É curiosa a definição do advento que nos oferece no século IX Amalario de Metz: “Praeparatio adventus Domini”. Neste texto o autor mantém o duplo sentido da palavra: vinda do Senhor e preparação à vinda do Senhor. Isto indica que o conteúdo da festa serviu para designar o tempo de preparação que a precede. Leia matéria completa no site Advento.

Imagem do blog Tradições 

Conclusão

Embora comemoremos de forma tradicional o Natal todos os anos, algumas curiosidades sobre a festa podem surpreender.

Em resumo, são elas: o significado da estrela na árvore de Natal, o significado do boneco de neve, das bolas decorativas, o significado do Papai Noel, das velas, a tradição do peru na ceia, do presépio, a definição de advento e também o costume de dar presentes na data.

  • Por fim, confira Tok&Stok lança campanha para o final do ano

Laila Lopes: 26 anos, mineira (atualmente morando na região serrana do RJ) e amante de seus bichos: 2 cachorros e muitos peixinhos. Redatora digital há 4 anos, com mais de 2000 artigos publicados na internet
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais