Bicicletas: os benefícios de incorporar esse estilo de vida

Andar de bicicleta para muitos vai além do esporte e se torna um estilo de vida. E durante a pandemia, com academias fechadas, o ciclismo se tornou uma das opções favoritas dos amantes de atividade física. Confira aqui os benefícios de dar algumas pedaladas!

966

- Continue depois da Publicidade -

É só observar as ruas, que se torna notável a quantidade de pessoas que começaram a andar de bicicleta após decretado o estado de pandemia no mundo. Assim, seja para meio de transporte, saúde ou lazer, o ciclismo ganhou o seu espaço em 2020.

As vendas de bicicleta chegaram a aumentar 118% no Brasil de acordo com a Aliança Bike, comparando com 2019. Sendo que a maior justificativa utilizada era a necessidade de fazer algum exercício nesses tempos de isolamento. E por ser ao ar livre se tornou uma opção com menos riscos com relação ao vírus.

Muitas pessoas também recorreram as bicicletas para evitar as aglomerações dos transportes públicos. Sem contar que, enquanto você se desloca até o local de trabalho, já faz uma atividade física. Além disso, é uma forma de deslocamento mais econômica que um automóvel, melhor para o meio ambiente e pode até mesmo ser mais rápida.

c
Indo trabalhar de bike – Fonte: Pexels

Benefícios do Ciclismo

Andar de bicicleta, seja por disposição, necessidade ou até mesmo diversão, traz diversos benefício para a mente e para o corpo. Veja a seguir!

  • Depois veja também: O que é Ayurveda? Tudo sobre o sistema de saúde mais antigo do mundo.

Combate ao sedentarismo

Naturalmente, por exigir um esforço físico do corpo, o ciclismo ajuda na perda de peso e combate o sedentarismo. O que convenhamos, está difícil de fugir nessa quarentena.

Por movimentar o corpo todo, andar de bicicleta aumenta o metabolismo e queima muitas calorias em pouco tempo. Entretanto, por não ser um exercício que exija muito esforço, se torna uma atividade prazerosa e divertida, e facilmente você conseguirá evoluir as suas distâncias.

Fortalecimento da estrutura óssea e muscular

Devido ao movimento, pedalar ajuda muito no fortalecimento das pernas e dos músculos inferiores. Bem como auxilia no equilíbrio, na coordenação motora e previne a osteoporose. Isso pois o ciclismo é um exercício aeróbico e de resistência. E até mesmo ajuda a regulação da respiração, que é sempre testada nos exercícios de resistência.

Bicicletas
Mulher se hidratando após andar de bike – Fonte: Pexels

Circulação sanguínea e pressão arterial

Por ser um exercício aeróbico, sua frequência cardíaca irá aumentar fazendo seu coração bombear mais sangue para o corpo todo. Isso fortalece o coração, e melhora a circulação sanguínea. Consequentemente, reduz o colesterol e previne doenças cardiovasculares.

Saúde Mental

Todos sabemos que fazer exercícios ajuda não só no físico, mas também no mental. A atividade física faz com que os problemas de trabalho sejam esquecidos, e você possa curtir o momento. Isso ajuda a sua mente desligar e descansar um pouco, e também colabora para diminuir a ansiedade. Assim, ao retornar ao trabalho as ideias surgirão com muito mais fluidez e você terá mais paciência para lidar com os contratempos.

Dicas para andar de bike

Para quem pensa em começar ou está começando, aqui vão algumas dicas para começar e continuar essa prática mesmo após pandemia.

Explore

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Antes de mais nada veja se você gosta dessa atividade, pegue uma bicicleta emprestada com um amigo, ou então alugue uma. Assim, você saberá com mais segurança se vale a pena investir ou não. Aproveite e conheça os diferentes tipos de ciclismo, tem quem curte algo mais radical e quem gosta apenas de passear. Portanto, veja qual combina mais com você e compre sua bike de acordo.

Bicicleta
Aventura – Fonte: Pexels

Escute seu corpo

Ao começar é normal ficar empolgado e já querer fazer o máximo, mas como o famoso ditado já dizia “não meta as mãos pelos pés”. Tente começar com um ritmo menor, coloque metas semanais, e conforme for evoluindo aumente-as. Se você exagerar no primeiro dia, no segundo irá ter muitas dores musculares.

E sempre cheque como o seu corpo está lidando com o exercício, não exagere! Caso fique sem ar ou seu coração acelere muito, faça pausas durante o percurso. Beba muita água para não ficar desidratado e cuide com a alimentação antes de ir pedalar. Fazer exercício de barriga cheia não é um bom negócio.

Mantenha um ritmo

Veja qual ritmo é melhor para você. Tente sempre manter ele durante toda a pedalada, isso irá te dar uma maior estabilidade durante seu treino. Acelerar muito de início poderá diminuir sua resistência e causar fadiga, o que às vezes pode ser desestimulador. Portanto, vá com calma e tente ficar na mesma velocidade o caminho todo!

Pedale com os amigos

Pedalar com os amigos ou com a família fará esse tempo mais prazeroso ainda. E com mais pessoas, a desistência após um dia de trabalho se torna menor, afinal você terá companhia.

Caso não conheça alguém que queira pedalar, procure por algum grupo. A maioria das cidades possuem grupos de ciclismo com encontros semanais e em diferentes horários. Por fim, essa é uma ótima forma de fazer novas amizades e como terão ciclistas mais experientes eles podem te ajudar dando dicas e conselhos.

Bicicleta
Ciclistas – Fonte: Pexels

Momento de desestressar

Use esse tempo para se desligar, deixe o trabalho, os problemas familiares, tudo de lado. E aproveite para fazer desse período o seu momento. Tente refletir sobre outras coisas, ou apenas escutar suas músicas favoritas. Aprecie a vista e respire!

Segurança em primeiro lugar

Não esqueça de ver as regras de ciclismo na sua cidade. Geralmente o que vale para os automóveis vale para as bicicletas também. Portanto, cuidado com os pedestres e com os carros, principalmente se não houver faixas de ciclismo na sua cidade ou em determinadas ruas. Use capacete, buzina, roupas claras e uma lanterna. Ah, e não esqueça da sua máscara!

Um estilo de vida

Em suma, andar de bicicleta não é apenas um esporte ou uma atividade para perder peso. Ela se torna um estilo de vida que pode te trazer muitos benefícios. Pode ser ótimo para dar aquela escapada do estresse diário e também da pandemia, fazer novos amigos e se divertir. Além disso, é perfeito para perder aquelas gordurinhas que foram inevitáveis para muitos nessa quarentena.

E por falar em gordurinhas, que tal conhecer um Hambúrguer Vegano e aprender receitas deliciosas e como incluir esse prato no cardápio?

Bicicleta
Desestressar ao andar de bicicleta – Fonte: Pexels

Por isso, se você está procurando por uma alternativa para as academias ou uma maneira diferente de entreter seus amigos e família, o ciclismo pode ser sua solução.

Por fim, não deixe de nos acompanhar aqui no Fashion Bubbles, e tenha sempre em primeira mão as melhores dicas de estilos de vida, saúde, tecnologia e muito mais!

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também