O que é Ayurveda? Tudo sobre o sistema de saúde mais antigo do mundo

A terapia milenar indiana pode trazer um corpo mais equilibrado, fortalecer a imunidade e até ajudar a emagrecer. Descubra o que é Ayurveda!

1.583

Você já saiu decepcionado de uma consulta em que o médico fez apenas algumas perguntas sobre os seus sintomas e foi logo receitando vários remédios? Então, conhecer um pouco mais sobre o que é Ayurveda pode ser tudo de que você precisa para levar uma vida mais saudável.

Como teve origem na Índia há cerca de 5 mil anos, o Ayurveda é o sistema de saúde mais antigo do qual se tem registro. Aliás, é muitas vezes chamado de “mãe da medicina”. Isso porque, a partir dele, desenvolveram-se várias terapias de cura tradicionais, como a chinesa, a árabe, a romana e a grega.

Suas práticas se baseiam na noção de que o ser humano é uma união da mente com o corpo e o espírito. Assim sendo, ter um organismo sadio depende de um equilíbrio entre esses três fatores. E a cura se dá por meio de uma jornada de autoconhecimento. Continue lendo para entender melhor quais são os conceitos da medicina ayurvédica!

 

O que é Ayurveda?

A palavra Ayurveda significa “ciência da vida” em sânscrito. Nesse sentido, essa filosofia médica oriental busca o desenvolvimento de uma vida saudável por meio da harmonia com as leis da natureza.

O maior objetivo dos praticantes da medicina ayurvédica é alcançar um estado de completude e, como resultado, conquistar a felicidade. Por isso, todas as terapias utilizadas procuram eliminar as toxinas que se acumulam em nosso organismo. Esse acúmulo se dá por causa de hábitos inadequados, uma má alimentação, situações estressantes, entre outros fatores.

Assim sendo, ao contrário do que ocorre na medicina ocidental, o propósito não é curar os sintomas de uma doença. Os cuidados com a saúde passam a ter, então, foco em encontrar os desequilíbrios de cada pessoa. Feito isso, é possível utilizar tratamentos exclusivos para atingir a estabilidade entre o corpo, a mente e a alma.

 

pedras empilhadas simbolizando o equilíbrio que a medicina ayurvédica busca
Foto: Rawpixel

 

Qual o meu Dosha Ayurveda?

O Ayurveda considera que o universo é composto por cinco elementos, a água, o ar, o espaço ou o éter, o fogo e a terra. Esses elementos, por consequência, se manifestam em nosso corpo físico na forma dos três Doshas. O espaço e o ar compõem Vata, o fogo e a água se unem para gerar Pitta e a água e a terra fazem Kapha.

Cada um dos Doshas tem suas próprias características, determinadas pelos elementos de sua composição. Enquanto Vata é mais leve, sutil, seco e móvel, Pitta é quente, picante, liquido e fluido e Kapha é suave, macio, estável e pesado.

Todas as pessoas têm um pouco de cada Dosha e, ao nascermos, a proporção de cada um é igual. No entanto, com o passar do tempo, alguns deles se tornam predominantes e é esse desequilíbrio que determina as nossas tendências a desenvolver certas doenças.

mulher com sinos tibetanos para meditação
Foto: Pexels

 

Como funciona Ayurveda?

Dessa maneira, o primeiro passo para seguir o Ayurveda é procurar por um profissional capacitado. É ele quem vai descobrir quais Doshas predominam em você, para que possa traçar um plano de tratamento adequado.

A medicina ayurvédica costuma ser praticada por fisioterapeutas e psicólogos. Entretanto, qualquer profissional da saúde pode executá-la, contanto que faça um curso de especialização na área. No site da Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA), é possível encontrar uma lista de profissionais com título de especialista.

Você também pode gostar!

A consulta consiste em uma série de perguntas para traçar o perfil do paciente e, desse modo, determinar os Doshas que nele prevalecem. Em seguida, é possível manter o corpo, a mente e o espírito em equilíbrio. E isso é feito combinando uma alimentação adequada ao seu estado atual com uma série de ferramentas de cura.

Algumas das terapias utilizadas são os medicamentos naturais – como os chás e as cápsulas de plantas medicinais –, a aromaterapia, a cromoterapia, as massagens para promover a circulação dos fluidos vitais, a meditação para equilibrar as energias e até a prática de yoga, a fim de manter uma rotina saudável.

 

profissional fazendo massagem ayurvédica em paciente
Foto: Pexels

 

O que é a alimentação ayurvédica?

Todo o plano do Ayurveda se baseia na alimentação, assim, confira nosso especial de Alimentos Curativos. Assim sendo, para cada Dosha, existem comidas mais indicadas e outras que devem ser consumidas com moderação.

Depois que determinar quais são as vertentes que aparecem com mais força no paciente, o especialista monta uma dieta balanceada para suprir as necessidades específicas de cada organismo.

 

Só para exemplificar, listamos abaixo alguns dos tipos de alimentos para cada Dosha.

 

  • Dosha Vata: essas pessoas de corpo frio e de metabolismo rápido têm tendência à agitação, ao inchaço e ao intestino preso, por isso veja nosso especial de probióticos. Por isso, devem consumir alimentos mais oleosos e cremosos. Além de temperos que aquecem – como a pimenta e o gengibre – e cereais cozidos, bem como evitar comidas de digestão difícil e bebidas estimulantes;
  • Dosha Pitta: caracterizado por indivíduos de corpo quente, com pouca paciência, alto nível de energia e a pele propensa à oleosidade. Entre os alimentos recomendados estão os de sabor doce e amargo, as leguminosas, as frutas e os vegetais frescos e crus. Por outro lado, tente não consumir oleaginosas, laticínios e comidas de gosto ácido;
  • Dosha Kapha: composto por pessoas de estrutura física forte e que tendem a ganhar peso com facilidade, apresentar cansaço e problemas respiratórios. Devem comer mais condimentos que acelerem o metabolismo – como a cúrcuma e a canela –, frutas cítricas e cereais integrais, além de controlar a ingestão de sal, de carne vermelha e de doces.

 

Como encontrar produtos e alimentos dentro do conceito da Ayurveda

 

De antemão, sugerimos o Ojas, o único empório formal e legalizado do Brasil. Nasceu da  dificuldade de encontrar tudo que se precisa para poder praticar o Ayurveda de forma simples.

Assim, o Ojas foi gestado a partir da ideia de perguntar a cada profissional suas necessidades e analisar junto a eles produtos e soluções para traduzir o Ayurveda aos modos brasileiro, com ervas e alimentos.

O propósito do empório é também ser uma fonte confiável de insumos básicos, alimentos sazonais, ervas e temperos que nem sempre estão disponíveis em todos os mercados. Além de trazer  fitoterápicos e nutracêuticos.

 

cinco colheres com condimentos em pó
Foto: Unsplash

 

Como emagrecer com medicina ayurvédica?

As dietas restritivas funcionam como uma solução temporária na perda de peso. O Ayurveda, por outro lado, tem como foco a boa alimentação, o bem-estar e a melhoria do sistema imunológico. O intuito não é diminuir os números na balança, mas sim fazer o paciente se sentir bem dentro de seu perfil biológico.

Assim, para a medicina ayurvédica, a obesidade por si só já é um desequilíbrio. Contudo, não é necessário estabelecer metas de emagrecimento. Isso porque comer de acordo com o seu Dosha predominante ajuda a regular o organismo. Como resultado, é possível alcançar o peso ideal para as suas particularidades.

 

mulher carregando cesta de mercado com frutas, verduras e legumes
Foto: Rawpixel

Agora que você já sabe o que é Ayurveda, que tal aproveitar para conhecer outros tipos de terapia alternativa? Por fim, conheça tudo sobre Óleo essencial para iniciantes, quais são os principais e como usar cada um deles, e Saiba como utilizar a aromaterapia em casa.

você pode gostar também