Angeli é diagnosticado com afasia.

Angeli anuncia aposentadoria após diagnóstico de afasia

O cartunista mais marcante da história brasileira, Angeli, foi acometido com uma doença parecida de Bruce Willis, astro do cinema

Compartilhe

Provavelmente você já se deparou com um cartum feito por Angeli. O cartunista é um dos nomes mais conhecidos no Brasil na área. Porém, na manhã desta quarta-feira, 20, Angeli anunciou sua aposentadoria.

Funcionário do jornal Folha de S. Paulo desde 1973, o veículo informou que o motivo da decisão foi o diagnóstico de afasia progressiva primária (APP), um transtorno que dificulta a assimilação de leitura, compreensão e fala.

Além disso, recentemente, Bruce Willis foi diagnosticado com afasia, um quadro parecido, que acarretou em seu afastamento das telonas.

O que é afasia progressiva primária (APP)?

Letreiro escrito: afasia.
Fonte: Canva

É uma doença neurodegenerativa que dificulta a comunicação, o que pode resultar em perda das habilidades de linguagem.

Ainda não foi descoberto a cura ou tratamento para a APP. Porém, existem acompanhamentos necessários para acompanhar a progressão da doença. Na maioria dos casos, são indicados sessões de fonoaudiologia, acompanhamento com um neurologista e .

Durante o acompanhamento com os profissionais de saúde, o paciente é instruído a realizar atividades de exercício cerebral como fazer desenhos, ler palavras ou frases, realizar gestos, entre outros.

  • Além disso, veja também Afasia: conheça o distúrbio que acometeu o astro do cinema Bruce Willis

Afasia x afasia progressiva primária

Homem com APP igual ao Angeli.
Fonte: Canva

Embora o primeiro nome seja o mesmo, existem algumas diferenças entre a afasia em si e a APP. Esta última é uma doença que pode ser dividida em três subtipos: Afasia Progressiva Primária Logopênica (APPL), Afasia Progressiva Primária Semântica (APPS) e Afasia Progressiva Primária Agramática (APPA).

Em qualquer um desses subtipos haverá alteração na linguagem, podendo ser na verbalização, na comunicação ou na fala.

Por outro lado, a afasia, na maioria das vezes, é um sintoma causado por outra doença como vascular cerebral (AVC), um tumor cerebral ou um trauma grande na cabeça.

Como resultado, o estado neurodegenerativo causado pela APP, nos casos mais graves pode levar o paciente à morte. Já a afasia, não.

Quais são os sintomas?

Falta de memória é sintoma da doença de Angeli.
Fonte: Canva

Os primeiros sintomas da doença são: dificuldade na leitura, escrita ou fala. Além disso, a memória também pode ser afetada. Por isso, pacientes em estágios iniciais da APP costumam esquecer certas palavras no dia a dia.

Embora isso seja normal no cotidiano de qualquer pessoa, é preciso ficar atento caso a frequência do esquecimento esteja cada vez maior.

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Como é feito o diagnóstico?

Médico fazendo diagnóstico de afasia.
Fonte: Canva

Assim como o Alzheimer, a APP é uma doença demencial bastante agressiva. Por isso, é importante saber os sintomas para realizar o diagnóstico o quanto antes.

Afinal, por ser uma doença degenerativa, a progressão pode acontecer nos 10 primeiros anos. Vale destacar ainda que cada corpo reage de uma forma. Como resultado, alguns casos podem evoluir mais rápido do que outros.

Quem é Angeli

Angeli na frente de um quadro com suas obras.
Fonte: Instagram @galeriaangeli

O cartunista acometido pela doença é Arnaldo Angeli Filho, mais conhecido como Angeli. Em sua carreira de artista, o profissional coleciona premiações e homenagens.

Ao todo, Angeli foi considerado melhor chargista brasileiro durante 16 anos consecutivos pela HQ Mix. Além disso, já teve sua estampada nas interfaces do Google como forma de homenagem.

Também teve papel importante na história da revista brasileira, com o lançamento da Chiclete com Banana nos , no qual publicava quadrinhos adultos com tiragens que chegaram a cerca de 110 mil exemplares.

Angeli contribuiu ainda com a tv nacional, já passou pela TV , TV Colosso, TV Cultura, Cartoon Network e participou de uma série de produções de curta e longa metragem.

Ademais, confira alguns trabalhos do cartunista:

Conclusão

Em conclusão, a afasia progressiva primária (APP) é uma doença neurodegenerativa grave que não possui cura ou tratamento. Por isso, quanto antes for feito o diagnóstico, mais exercícios podem ser feitos para diminuir a progressão rápida do quadro.

  • Por fim, você também pode gostar Couve e espinafre retardam o processo de envelhecimento do cérebro
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias