Você também se emocionou com o capítulo de Pantanal, que foi ao ar na última segunda-feira, 16? Pois boa parte dos telespectadores não seguraram as lágrimas após a morte de dois personagens queridos da trama, Quim e Tião.

Interpretados por Chico Teixeira (Quim) e Fábio Neppo (Tião) os peões de Pantanal arrancaram boas risadas dos telespectadores na primeira fase da novela. Quim e Tão eram funcionários de confiança de José Leôncio.

Eles apoiaram o protagonista da trama, quanto ao sumiço de Joventino (pai), bem como, quando Madeleine resolveu se mandar do núcleo rural da trama, levando consigo o herdeiro de Zé Leôncio.

Ademais, Quim e Tião também protagonizaram boas cenas ao lado de Maria Marruá, principalmente quando demonstravam medo da mãe de Juma.

No entanto, ao final da primeira fase, José Leôncio decidiu mandar os amigos para uma outra fazenda, a fim de que eles cuidassem das terras mais distantes compradas por ele. Assim, os dois peões também poderiam descansar e parar com as longas viagens de transportes de gado pelo Pantanal.

Morte trágica em Pantanal

Globo, Pantanal, Quim, Tião, José Leôncio, morte
Capítulo de segunda-feira, 16, de Pantanal foi dedicado a “amizade” e morte de personagens importantes na trama. Fonte: Reprodução/TV Globo

Dessa forma, com a chegada da segunda fase de Pantanal, tanto Quim como Tião só apareciam na novela através das falas de Filó (Dira Paes) e Zé Leôncio (Marcos Palmeiras), bem como em cenas de flashback.

Até que no capítulo da última segunda-feira, 16 o público foi pego de surpresa pela trama. Através do radio comunicador da fazenda de Leôncio, Filó foi informada que Tião morreu após sofre um acidente com um trator.

O pai de Jove ficou devastado com a notícia. Na sequência, mais uma fatalidade, Quim não resistiu a dor da morte do “amigo”, e também morreu após um mal súbito.

Assim sendo, o capítulo de segunda-feira foi recheado de cenas e sequências musicais bem tristes, por sinal. Bruno Luperi (autor de Pantanal) fez uma linda homenagem aos personagens que caíram no gosto do público, na primeira fase da novela.

Aliás, o personagem Quim, até apareceu mais velho no episódio, antes de morrer. Ele foi interpretado pelo músico, Renato Teixeira. Renato é pai do ator, Chico Teixeira, que fez Quim na primeira fase.

Além disso, Renato Teixeira também é pai da atriz, Isabel Teixeira que faz o papel de Maria Bruaca, também em Pantanal. E como não bastasse tudo isso, o músico também é parceiro de Almir Sater, em diversas composições musicais. Tanto Almir Sater, como seu filho, Gabriel Sater também estão na novela das nove da Globo.

Quim e Tião eram gays?

Globo, Pantanal, Quim, Tião, José Leôncio, morte
Os personagens Quim e Tião conquistaram o público na primeira fase de Pantanal. Fonte: Reprodução/TV Globo

Com as mortes dos peões Quim e Tião, o público criou um “subtexto” de Pantanal, acreditando que o dois formaram um casal gay na trama. Isso porque, nenhum dos dois tiveram filhos, e nem esposas.

Ou seja, todo esse tempo em que ficaram na fazenda distante, os dois permaneceram juntos, até morrerem praticamente juntos também. Além disso, tudo indica que José Leôncio sabia desse (possível) romance entre os amigos, e fez questão de protege-los mandando os dois para um lugar mais tranquilo e reservado.

Assim sendo, a fanfic (narrativa ficcional criada pelos fãs de Pantanal) ganhou força nas redes sociais. Aliás Quim e Tião foram comparados aos protagonistas do filme “O Segredo de Brokeback Mountain”, (2006). O filme premiado contou a história de dois homens rústicos que se apaixonam em meio a uma sociedade conservadora e preconceituosa.

Brokeback Mountain

“O nosso Brokeback Mountain” – disse uma internauta ao postar uma foto do Quim e Tião ao lado de um emoji de coração partido.

“Definido, Quim e Tião eram nossos Ennis Del Mar e Jack Twist pantaneiros, ícones. Pantanal servindo nossa versão pocket de Brokeback Mountain”- sugeriu outro fã da novela da Globo.

“Gente os peões eram alma gêmeas, morreram juntos”- ressaltou mais um telespectador.

“Não sei se foi a intenção mas… a voz do povo é a voz de Deus”– escreveu mais uma expectadora diante da repercussão nas redes sociais após a morte de Quim e Tião.

Por fim, ainda essa semana, mais mortes estão previstas para Pantanal. Preparem os lencinhos.

  • Logo depois, nos siga no Google News e acompanhe as novidades do Big Brother Brasil 22 direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Veja a cena de homenagem aos personagens: