Quem é Osmar Prado? De ator expulso da novela à Velho do Rio, em Pantanal

No final de março, a Globo contará uma história que fez muito sucesso nos anos 90: Pantanal. Osmar Prado está no elenco como, o icônico, Velho do Rio

Compartilhe

Você lembra de algum personagem marcante do ator, Osmar Prado? Pois aos 74 anos, o ator estará de volta as novelas em mais um papel emblemático: “Velho do Rio”, de Pantanal. A novela chega as telas da Globo no próximo dia 28/03. Além de Osmar, o elenco também conta com Dira Paes, Murilo Benício, Juliana Paes, Marcos Palmeira entre outros.

Todavia, o “Velho do Rio” com certeza entrará para a galeria de grandes trabalhos do ator. Na Globo, Osmar Prado já trabalhou “Pedra sobre Pedra”, “Renascer”, “O Clone”, “Caminho das Índias”, “Cordel Encantado” entre muitas outras produções.

Sua primeira novela na emissora dos Marinhos foi em “Verão Vermelho”, em 1970. Contudo, a versatilidade de Osmar Prado permite que o ator transite em diversos universos dos autores da Globo, tais quais: Benedito Ruy Barbosa, Walcyr Carrasco, Maria Adelaide Amaral e Glória Perez.

Aliás, no momento, Osmar Prado pode ser assistido no “Vale a Pena Ver de Novo”, no papel dramático de Lobato, (ex-dependente químico). No entanto, em breve ele vai aparecerá também como divertido confeiteiro, Margarido, de “Chocolate com Pimenta”, que substituirá o “Cravo e a Rosa”. Ou seja, papéis escritos para ele por Gloria Perez e Walcyr.

 

 

Osmar Prado “expulso” de novela

 

Osmar Prado, Velho do Rio, Pantanal
Em 2015, Osmar Prado participou do programa “Grandes Atores”, no Viva, onde falou sobre algumas polêmicas. Fonte: Reprodução/Globoplay/Globo

 

Atuar em novela, assim como qualquer outro trabalho, pode gerar conflito entre os profissionais. Em alguns momentos de sua carreira, Osmar Prado afirmou que autores e diretores “pediram sua cabeça”. E assim, o ator teve que deixar a trama.

Em 1993, quando estava participando da novela “Renascer”, Osmar teve um grande desentendimento com um dos executivos da novela. Por esse motivo, o ator sabia que seu personagem iria morrer, e pediu para que essa trama fosse adiantada.

“Renascer” foi um dos grandes sucessos da Globo, dos anos 90. A novela foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho .

Sobre essa passagem em sua carreira, o ator relatou em um programa do Viva, “Grandes Atores”.

“Durante a novela tive um embate com um executivo da Rede Globo e eu pedi pra sair, pra antecipar a morte do Tião, com ele no auge. Ele ia morrer, mas não sabia quando.

Lembro que a gente chegou num impasse e decidi que ia sair. Perguntei para o Benedito (autor) se ele queria ajuda e ele respondeu que não. Era para matar o personagem, ia voltar a fazer teatro em São Paulo. Aí eles botaram o Tião se suicidando. O Tião foi preso, foi pra cadeia, e se matou.

Aí falei pro Luiz Fernando Carvalho [diretor da novela] que a cena não estava completa. Como que esse personagem, com tanta força, vai se matar por nada? Disse que queria uma bofetada na minha cara, bater em uma pessoa digna” – relembrou o ator.

 

 

Mais desentendimentos de Osmar e a Globo

 

Osmar Prado, Velho do Rio, Pantanal
Em 1986, Osmar Prado fez sucesso como Tabaco, na novela Roda de Fogo. Fonte: Reprodução/Globo

 

De maneira idêntica, Osmar também lembrou que a direção da Globo pediu para que ele baixasse o tom do personagem. Ele então respondeu: “A novela que tem que subir. Não sou eu quem devo me conter. E se achar por bem que tem que tirar o personagem, não será nem o primeiro nem o último”.

Ainda durante o relato, Osmar Prado lembrou que esse episódio de “saída” da novela, não foi um caso isolado. Em outros momentos isso também aconteceu.

“Fui afastado de novelas por várias razões. Teve gente que quis me tirar. Nunca minimizei a televisão. Se você fizer bem, meu amigo, passar por ela e chegar ao público, ninguém te derruba, ninguém. Só se matar”– disparou o ator.

Em 1986, Osmar Prado participou da novela “Roda de Fogo”. Na trama, o ator deu vida ao motorista Tabaco. O personagem chamou a atenção do público por ser engraçado e manter 3 relacionamentos ao mesmo tempo. Contudo, o ator descobriu que o papel não tinha sido “pensado” para ele.

O autor não me queria. Não que não gostasse de mim. Soube, depois, que preferia um ator em uma linguagem popular, mais ‘come quieto’. E um dia fui chamado na sala do Paulo Ubiratan [diretor executivo].

Pensei que fossem tirar o personagem, né? Pelo contrário, queriam que desenvolvesse mais o Tabaco. Cara, aí deram chuteira, meia, calção, bola, e marquei gol para caramba”- relembrou Osmar ao canal, Viva.

 

 

Osmar Prado será o novo “Velho do Rio”

 

Osmar Prado, Velho do Rio, Pantanal
Em 2022, Osmar Prado volta como, Velho do Rio, em Pantanal. Fonte: Reprodução/Globo

 

Após o desentendimento com a Globo, na novela Renascer, Osmar Prado resolveu trocar de ares e foi para o SBT. Por lá o ator pegou a era de ouro da teledramaturgia do Silvio Santos. Na época, Niton Travesso era o diretor das produções do SBT.

Osmar Prado, então, atuou na bem sucedida, “Éramos Seis” e na sequência, viveu o grande vilão de “Sangue do meu Sangue”, que lhe redeu o prêmio Troféu Imprensa, de melhor ator em 1996.

Aos poucos o ator retornou à Globo, e em 2002, voltou a trabalhar com Benedito Ruy Barbosa, na novela Esperança. Entre uma novela e outra, Osmar e Benedito também estiveram juntos em “Sinhá Moça” e “Meu Pedacinho de Chão”. Essa última inclusive, foi dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Ou seja, tudo indica que ator e diretor se acertaram, após desavenças no passado.

Agora, mais uma vez, Osmar Prado irá trabalhar com o texto de Benedito Ruy Barbosa. Contudo, o neto do autor que irá atualizar o texto, que envolverá novas tramas. Todavia, a base de Pantanal será a mesma. Inclusive, o personagem de Osmar na produção é um dos mais icônicos da novela.

 

  • E também – O Cravo e a Rosa volta à Globo com a missão de “frear” destaque da Record TV

 

“Entidade”

 

Osmar Prado, Velho do Rio, Pantanal
Ator disse que seu personagem em Pantanal é uma entidade que protege a natureza. Fonte: Reprodução/Globo

 

É uma grande responsabilidade. Ele foi brilhantemente representado pelo Claudio Marzo. O Velho do Rio é como uma entidade de respeito à natureza, hoje tão vilipendiada pela política agrária atual”- disse Osmar Prado à jornalista Patrícia Kogut.

Ainda sobre Pantanal, durante as gravações em Mato Grosso do Sul, alguns atores do elenco se queixaram sobre o comportamento de Osmar nos bastidores das gravações:

A convivência não foi fácil, ele é muito autoritário” – disse um jovem ator do elenco que não teve o nome divulgado pela revista Veja.

Ainda na matéria assinada pela jornalista, Jana Sampaio, Osmar Prado respondeu às acusações: “Por que os que falam isso de mim não mostram a cara?”

 

  • Confira na sequênciaSabrina Sato deve deixar a Record TV e partir para outra emissora ainda esse ano, diz colunista

 

Ator enfrentou o câncer

 

Osmar Prado, Velho do Rio, Pantanal
Em 2014, após se tratar de um câncer, Osmar Prado integrou o elenco de Amores Roubados, na Globo. Fonte: Reprodução/Globo

 

Em 2013, Osmar Prado enfrentou um câncer na garganta. O ator realizou o tratamento, e no mesmo ano foi chamado para participar do sucesso: “Amores Roubados”. A minissérie foi um grande sucesso, e contou com Osmar no papel de Roberto Cavalcanti, empresário, cujo a mulher o trai com o protagonista vivido por Cauã Reymond.

“De fato, quando o José Luiz Villamarim me convidou para ‘Amores Roubados’ eu estava com a gaze da primeira cirurgia. É bom viver, mas tem o momento de morrer. Tenho certeza que eu encararia legal, procuraria fazer da minha vida a melhor possível. Isso tudo me deu muita força.

Todavia, para entender a importância e a desimportância da nossa trajetória. O que vale e o que não vale. O que é fútil e o que não é. E o privilégio que tenho de estar nessa profissão desde criança, onde posso trabalhar e atuar com todos esses sentimentos: o da morte, o da vida” – revelou o ator em entrevista ao Viva.

Por fim, em breve Osmar Prado estará na Globo em três novelas, a inédita Pantanal, “O Clone”, no Vale a Pena Ver de Novo e “Chocolate com Pimenta”, que voltará em breve, no primeiro horário de reprises de novelas da emissora.

 

 

Veja uma entrevista de Osmar Prado ao programa Persona, em 2020, na TV Cultura.

 

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem você quer eliminar no Último Paredão?

Davi venceu a prova de resistência e se tornou o primeiro finalista do Big Brother Brasil. Agora, Alane, Isa e Matteus estão no 21º Paredão e, quem receber menos votos, será eliminado. Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias